1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Porque é que..

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por soundlover, 15 de Junho de 2003. (Respostas: 22; Visualizações: 1386)

1. soundlover

soundlover Banido

...os teclados são do tipo qwerty?É uma duvida/curiosidade que sempre tive,é que acho que um teclado que seguisse a ordem alfabética faria mais lógica,e até seria mais facil de "manobrar"..pelos vistos assim não é..alguem sabe a verdadeira razão?tks desde já:)

take care

2. Erbium

Erbium Power Member

Eu acho que isso é mesmo por questões de ergonomia, não sei será o melhor termo...
    Mas se reparares as letras que mais se usam estão juntas no local onde as mãos alcançam. Isso está tudo estudado.:D
    Isto usando vários dedos de cada mão, não para a táctica do "voo da águia"...:D :D

3. Biker_

Biker_ Power Member

Erbium, as aulas de IPM sempre serviram para alguma coisa hein? :-D

4. Shadow_

Shadow_ Power Member

Peço desculpa Erbium mas tenho q discordar com o q disses-te.
    O teclado qwerty é o menos eficiente q existe(as vogais estão nos extremos do teclado, as teclas mais utilizadas estão do lado esquerdo e a maioria dos utilizadores são dextros....). Vou tentar explicar de forma resumida. O primeiro teclado a ser inventado(não me lembro da data) foi utilizado nas makinas de escrever, daquelas bem velhotas q tinham umas alavancas. Esse teclado era bem mais eficiente q o hoje utilizado, só q apresentava um grande problema, como quem escrevia neles o fazia mt rápidamente(devido á eficiência do teclado) as alavacas encravavam muito. Assim, os fabricantes com a detecção deste problema inventaram um novo formato de teclado, o QWERTY", que é um teclado de tal maneira ineficiente que impedia quem escrevia nas makinas de o fazer tão rapidamente e assim elas não avariavam.
    Agora perguntam-me, se ele é tão ineficiente, pq é q se continua a utilizar hoje em dia em q já só há maquinas eléctricas e computadores. A resposta é simples, ele encontra-se de tal modo generalizado que os custos de estar a "treinar" as pessoas para se acostumarem a ele são de tal modo elevados q se tornam inviáveis. Para terem uma ideia, por volta de 1970, apareceu o teclado DSR, de carácter mais experimental e mais ergonómico mas q apesar de ser melhor não se conseguiu impor.

Se estiver errado, corrigam sff.

5. Erbium

Erbium Power Member

Vamos a isso. Permite-me também discordar, por exemplo o 'U' não está no extremo mas sim bem perto do meio e o "I" e o "O" logo ao lado. Se reparares ao colocares as mãos em cima do teclado as vogais ficam bem por baixo da mão, não ao centro desta mas sim um pouco fora, mesmo ao alcance dos dedos. Eu penso que assim seja.
    Se bem que como tu disseste este tipo de teclado podendo não ser o mais eficaz (embora a mim me pareça muito) é realmente dificil depois de tantos anos as pessoas aderirem a um novo. O hábito tornaria praticamente impossível trocar.
    Imaginem por exemplo se nos trocassem os teclados depois destes anos de habituação iamos passar também à táctica da aguia (Biker_: está teoria do Carriço é que nunca mais me esqueço:-D ).

6. Shadow_

Shadow_ Power Member

A explicação que dei é a visão de um economista, nada mais.
    Aquilo que disse é baseado em duas cadeiras que tive, daí alguma certeza nas minhas afirmações.
    Eu tb acho que o teclado QWERTY não é assim tão ineficiente apenas quis mostrar que nem sempre as tecnologias mais eficientes são as que vingam.

7. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Retirado do livro "O grande livro do maravilhoso e fantástico" (pág. 209):

Quando o dactilografo escrevia rápidamente, as barras ligadas às letras que se encontravam juntas enredavam-se umas nas outras. A fim de resolver essa dificuldade, procurou-se averiguar quais as letras mais frequentemente usadas em inglês, colocando-as no teclado o mais afastadas possível entre si.
    Esta solução veio diminuir a velocidade da dactilografia e, simultaneamente, diminuir a possibilidade de colisão das barras. Assim nasceu o teclado QWERTY, que deve o nome por que é designado às primeiras 6 letras da linha superior.

Ora ai têm :)
    Porque eh q nao se muda? bem, eu por mim nao mudava mesmo, já que consigo escrever qualquer coisa sem precisar de olhar para o teclado, já tou bué habituado, mesmo :)

8. Erbium

Erbium Power Member

Eu só discordei com tu dizeres que o teclado qwerty era o menos eficiente que existia, se fosse por exemplo o tal por ordem alfabética seria bem pior. Eu disse que por exemplo achava-o bem eficiente. E se tu dizes que foi essa a razão pela qual hoje em dia se utiliza estes teclados eu acredito e por acaso não sabia, estamos sempre a aprender.
    Penso que não disse em lado nenhum que estavas errado para além deste pormenor que referi no inicio, espero que não tenhas ficado chateado...

9. Shadow_

Shadow_ Power Member

Chateado?! Claro que não. :)
    Quando escrevi que era o mais ineficiente enganei-me. Não era aquilo que queria dizer. Tenho que ler as coisas antes de fazer o post. O que eu queria dizer era que aquele teclaro foi criado para ser pouco eficiente no que respeita á escrita mas mt eficiente no que respeita á sua mecanica de funcionamento, ou seja, não avariar.

10. FELiYCORA

FELiYCORA 1st Folding then Sex

eu nunca olho pro teclado qnd escrevo, olho sempre pro monitor...qnd me engano apago logo... e é raro enganar-me nas letras... mt raro msm...

qnd tou a passar coisas de livros tou sempre a olhar pro livro, nem pro monitor olho mas eu ja sei qnd me engano, nao sei como sei mas qnd me engano nalguma tecla reparo logo... é instinto...e tmb é de ja conhecer como os meus dedos acentam nas teclas, etc...

11. ptzs

ptzs Power Member

Eu tinha um teclado nao QWERTY no meu 286. Tinha vindo dos States.

Era um atrofio. :P

12. SUp3rFM

SUp3rFM Guest

Provavelmente, tinhas um AZERTY, já que um QWERTY consta que é muito popular. :D

(btw, excelente explicação deste fenómeno. Não conhecia a história por detrás do formato do teclado. obrigado.)

13. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Já houve tentativas para mudar o layout das letras nos teclados. Quem se lembra das velhinhas máquinas de escrever com teclados AZERT? Porque não vingou? Penso que pela lei dos $$$

14. Baía

Baía Power Member

Os teclados QWERTY estão bastante estudados... se repararem as teclas que usam mais são aquelas do centro!!! NÃO???? ahhh pois não... PORQUÊ??? pq todos escrevemos em Português... experimentem escrever em inglês e vão ver que reparam nisso... as vogais estão afastadas do centro.... tudo bem... mas quem é que usa tantas vogais como nós???? Especialmente as vogais 'A' e 'U'???... Quem esreve em inglês não...

15. Raptor

Raptor OC Legend

Bahhh... pq tanta coisa com o formato dos teclados?

Já estamos habituados a este formato, pq mudar?

Eu não mudava...

16. FELiYCORA

LOOOOOOOLLLLLLL!!!!!!!

o teclado k tens á tua frente é um QWERTY...

17. Biker_

Biker_ Power Member

Acho que te faltou ler a palavrinha que ele escreveu antes do QWERTY! :D

18. FELiYCORA

LLOOOOOLL!!!!!

a estas horas o corpo ja pede uma soneca...:D

19. streetpreacher

streetpreacher Power Member

Mas para quem não sabe tb existe um formato tuga que é o HCESAR, mas sinceramente so vi uma maquina de escrever com este teclado e foi uns bons aninhos.
    Antes de ter em casa o Schneider Tower AT 8088 com uns estupidificantes 8mhz e 13mhz em turbo, ou seja à mais de 20 anos

20. Celta_pp

Celta_pp Power Member

O teclado HCESAR era principalmente nas maquinas da marca alemã ADLER, não sei se outra marca faria na altura teclados para portugal. isto nos anos 50 e talves até antes.
    Posteriormente apareceram os Azert que eram igualmente bons para portugal.
    Só com os PCs é que se vulgarizou em Portugal os Qwert mais comuns nos paises anglofonos (ou deveria dizer anglografos).
    Para falar em efeciencia neste assunto é preciso não esquecer que antes do Pc e da maquina de escrever electrica não havia a possibilidade de apagar, voltar atrás nem revisões ortograficas automaticas como tal um erro no fim do doc. implicava voltar a fazer ou então cortar o que estava errado com traços por cima.
    aprendia-se a escrever com todos os dedos e não a catar milho.
    era preciso regular a força das molas para de poder escrever e no inverno havia que aquecer os dedos senão doia que se fartava.
    Penso que foi pelas facilidades de escrita nos computadores e a generalização da lingua inglesa que se deixou de optimizar os teclados

Partilhar esta Página