Porquê editar?

Filipe_O

Power Member
Boas.

Não sou fotógrafo, mas quero constituir um portfolio em varias áreas, e então tenho tirado umas fotografias..
A questão é:
Não sei editar fotos...
Porque precisarei?
Será uma opinião amadora, que ao natural é melhor?

Obrigado
 
Porque não precisas? Se sentes que não precisas de editar não editas. É sempre bom entenderes os fundamentais do contraste, brilho, sombras. Mais não seja por pequenos "tweaks" que queiras dar a uma foto que achas que teve um bom enquadramento e composição mas podia ter um céu menos claro ou ficou com sub-exposição. Nada disso retira o valor fotográfico à imagem.

Concretamente, basta ler meia-dúzia de bons sites sobre o assunto e experimentares por ti próprio num programa (mesmo que seja open-source ou básico como o Office Picture Manager).

Uma má foto pode ter a melhor edição do mundo e no entanto vai ser sempre uma má foto. E nem sempre a máquina acerta naquilo que queremos.
 
Boas.

Não sou fotógrafo, mas quero constituir um portfolio em varias áreas, e então tenho tirado umas fotografias..
A questão é:
Não sei editar fotos...
Porque precisarei?
Será uma opinião amadora, que ao natural é melhor?

Obrigado

Falar em natural numa foto que não foi editada não faz sentido qualquer. Natural é aquilo que vez com os olhos, a maquina foge muito do real e a percepção não é igual à nossa. Distancia focal e gama dinâmica são logo dois temas que difere do real e o balanço de branco pode não ser o correcto também, assim como também o contraste e vivacidade das cores. A maquina faz a sua edição à foto se tiras em jpeg, se tirares em raw a foto fica sem qualquer tipo de edição, mas isso não significa que a foto é natural, precisa sempre de uns tweeks. A melhor maneira de meter a foto natural é dar uma edição à foto em raw de como tu te lembras como viste o cenário quando tavas a fotografar. E muitas vezes não consegues porque o raw não tem toda a gama de informação que os teus olhos viam e para isso é preciso muitas vezes tirar mais que um foto com diferentes exposições. A fotografia sem edição neste momento a nível artístico não vais conseguir nada. É preciso aprender a editar fotos, porque isso faz parte da fotografia.
 
A edição sempre de alguma forma fez parte da Fotografia, mesmo em analógico (termos de contrastes, etc), é sempre bom saber um pouco de edição nem que seja o básico pois é útil quando se captura "aquele" momento e sentimos que falta brilho, ou queremos que a foto tenha uma tonalidade mais carregada, tudo difere do gosto de cada um. Há quem prefira fazer apenas tweaks para melhorar certos aspectos das fotografias e há quem prefira encher a foto de efeitos digitais, difere, mas não fica mal aprender, existem inúmeros tutoriais pela internet a explicar desde o mais básico ao mais avançado. Se quiseres editar ou não fica a tua descrição, por um lado o Ansatsu tem razão a nivel artístico não consegues muito se não editares, pois apenas se torna mais uma foto do mesmo. Agora o que querer editar parte de cada um, há quem goste de fotos a preto e branco digital, há quem goste de sépia, há quem goste de fotos com tonalidades carregadas, eu por exemplo sou apologista até em digital em tirar fotos ao estilo Velvia em certos casos como paisagens, etc ;) . Tudo depende depois do que vais querer aplicar.
 
Última edição:
lembro-me que nos primeiros tempos era apologista de fotos sem edição, até que gradualmente fui percebendo o quanto poderia melhorar as minhas fotos com uns retoques aqui e ali. e não estou a falar de photoshop e adicionar/remover elementos, estou a falar de ajustar exposição aqui e ali, mexer na saturação, no contraste ou corrigir um enquadramento menos bem conseguido no terreno (especialmente quando estamos com pressa)
 
Ja somos 2 warlord, gosto é daqueles comentarios do tipo a e tal sou contra a edição porque foi é menos real, tipo e o que é real? aquilo que vimos nos na altura ou aquilo que viu a camara? e se a camara não viu aquilo que viste? e se a camara viu realmente o que viste mas não gostaste de como ficou?

é tudo muito relativo :)
 
Última edição:
Isto é uma velha discussão. Faz aquilo que achares bem mediante o contexto da fotografia. Se gostas dela sem edição, não vale a pena dares-te ao trabalho, sendo certo que uma eventual edição pode melhorar muito as tuas fotos. Uma boa foto é um mix entre captura e edição, é assim desde os primórdios dos tempos, o digital veio tornar tudo mais fácil, apenas isso. Mas não vale a pena sermos puristas porque como já foi dito, nem o que sai da máquina é o "real". Eu até gosto de fotografar no modo Vivid da Nikon porque gosto de imagens mais saturadas e portanto pode não justificar estar a editar a foto por vezes e assim ela fica mais ao meu gosto logo à partida. Obviamente que não utilizando algo "Neutro" a fotografia não vai ser uma percepção tão fidedigna da realidade...mas, who cares? :)
 
O melhor é quando dizem gosto como antigamente que havia o rolo e pronto não há photoshop.... o pessoal nem imagina a magia que havia na revelação da fotografia... (adorava fazer mascaras no céu e ir queimando e ver as nuvens a aparecer...lol)
 
Back
Topo