1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Porquê o Linux?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por brochas99, 2 de Abril de 2008. (Respostas: 195; Visualizações: 15303)

  1. Digam ao pessoal porquê a decisão de usarem o Linux. O que é que vos atraiu: a robustez, a facilidade de personalização, a liberdade de fazer o que nos dá na telha, não gostar do Bill Gates.

    Partam a loiça...!!!
     
  2. 1Coelho1

    1Coelho1 Power Member

    Hacking? :p lol, tava a brincar (ou se calhar nao... :002:)

    Eu estou a usar Linux live CD porque o XP de um dia para o outro deu o berro e nao me apetece tar a formatar o PC nem a perder os dados... de qualquer das maneiras o PC ja poucos jogos corria, agora uso o Linux so para ir a net.
     
  3. lothar_m

    lothar_m Power Member

    uso linux pq simplesmente se adapta melhor as minhas necessidades diárias de computação e as suas vantagens ultrapassam largamente os seus defeitos. coisa que não acontece com uma outra familia de sistemas operativos que não vou mencionar.

    no entanto não aconselho ninguem a migrar se estiver contente com o seu actual SO.
     
  4. Edmundo Alves

    Edmundo Alves Power Member

    Será que a antiguidade do Hardware contribui para a opção? ou o prazer de ser open source é fascinante?
    Penso que a União Europeia deveria contribuir para que se desenvolvessem aplicações em Linux e então seria de esperar um SO com PÉS para correr e não só para andar.:D:offtopic::D
    Edmundo Alves
     
  5. flsantos

    flsantos Power Member

    Porque sim!
    É a resposta mais óbvia a esta questão, ou então poderia dizer "porque não?"
    Um sistema onde tenho possibilidades de fazer o que quero, quando quero, como quero... não vejo melhor opção.
    PS. Por ter possibilidades de fazer não quer dizer que faça, mas... sempre se aprende mais.
     
  6. Sahaqiel

    Sahaqiel Power Member

    O que me atraíu foi simplesmente o facto de ser grátis e que dava um bom ambiente de programação.

    Fiquei porque gosto instalar e actualizar programas com um comando sem reboot algum, não precisar de estar constantemente a desfragmentar, correr o anti-vírus, o spyware, a firewall sempre a chatear.

    O bónus é poder costumizar o sistema à minha vontade e a habitual estabilidade.
     
  7. xupetas

    xupetas Banido

    simplesmente para o que eu faço é melhor. mais fiavel, mais robusto, que me deixa mais tempo para me dedicar ao meu trabalho/divertimento e menos tempo a fazer troubleshooting de pq eh q algo n funciona.

    a quantidade enorme de software disponivel para a minha area (redes, servicos e segurança) tambem teve muito peso na decisão
     
  8. Toutatis

    Toutatis [email protected] Member

    Inicialmente foi para experimentar, por estar farto de usar o mesmo e já não aprender nada.

    Actualmente uso no servidor caseiro por ser simpático com o chaço de 1999, por ter pacotes livres de tudo e mais alguma coisa à distancia de um apt-get ou de um ipkg. (não uso no desktop por motivos profi$$ionais, e por não ter office e photoshop decentemente :D)


    EDIT: update 17.11.08 - agora já o uso no portatil como SO principal. O OpenOffice 3 serve perfeitamente e é mais rápido e leve que o Office da MS, e quando preciso de usar software que só corre em windows, uso o VMware Player com uma imagem virtual do windows XP.
     
    Última edição: 17 de Novembro de 2008
  9. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Porque faz tudo o que necessito de forma mais rápida, segura e estável, porque é extremamente flexivel e configuravel, porque não dá dores de cabeça sempre que tenho que fazer updates, porque é mais rápido instalar software e claro é divertido :D
     
  10. green_biri

    green_biri Power Member

    Neste momento não estou a usar, pois não consigo correr o Live CD (até estive 2 meses sem computador, por teimosia de não querer instalar o WinDOS :p ), mas de qualquer forma, uso porque:

    - é rápido... muito rápido.
    - tudo grátis, e digamos, vários programas com boa qualidade (já para não falar que não preciso de passar horas à procura de uma serial)
    - Antivírus? O que é isso? :winknu:

    Entre outros óptimos aspectos... ;)
     
  11. spytech

    spytech Mega BOINC

    uso porque quis experimentar algo novo

    uso também porque há coisas que são mais simples do que no windows, nomeadamente a instalação de programas

    também uso porque não sou tão facilmente afectado por spywares/virus

    e uso porque é gratis
     
  12. skorzen

    skorzen Power Member

    Se uso GNU/Linux é porque me dá mais gosto trabalhar nele. É mais seguro, flexível e bonito. É fácil de usar, é livre e, em muitos casos, gratuito. Em GNU/Linux não tenho de me preocupar com bicharada, como acontece no Windows, o que também é uma enorme vantagem. Está muito bem construído, é altamente personalizável e adoro a filosofia pela qual se rege.

    São as principais razões. Acho que não faltou nada.

    Infelizmente, desde que comprei o portátil que só posso usar Windows, por uma carga de factores que agora não me apetece enumerar.
     
  13. Aparicio

    Aparicio /dev/mod
    Staff Member

    The REAL reason we use Linux

    No fundo é esta verdade, pelo menos falo por mim.
    Por agora tenho de me contentar com linux em máquinas virtuais pelo que não poso fazer grande coisa, mas gosto de poder construir um sistema de raiz com total liberdade de escolha naquilo que instalo.
     
  14. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Já tinha lido esse artigo e completamente de acordo :D Alias foi precisamente por causa desse artigo que coloquei o "porque é divertido" no meu post, até o ler nunca me tinha apercebido verdadeiramente do quão divertido é "brincar" com este SO.
     
  15. lousada

    lousada I'm cool cuz I Fold

    Boas.
    Vou começar a usar agora linux, tem muita mais segurança, e para quem e programador ajusta-se muito as necessidades, o opensuse (nao sei os outros) ja traz um programa de interfaçe Gráfica e um compilador, traz uma serie de prgramas instalados, como: firefox, utilitarios para gravar CDs e DVds, programa para ripar etc.
    Agora que tou no inicio vou ver isto em termos de compatibilidade.:D
     
  16. neonl

    neonl Banido

    Eu vou dizer a razão pela qual uso. Que é muito simples. Eu durante o verão experimentei o Windows Vista. Achei que estava verde (atenção que não é um flame, estou só a dizer que na altura achei) mas não queria muito voltar a trás. Por isso decidi experimentar aquilo que muitos diziam ser a melhor coisa no mundo do GNU/Linux: Ubuntu (que eu, diga-se de passagem, não conhecia).

    Instalei-o e fiquei surpreendido pela facilidade de utilização. Claro que ao princípio não só não usava a shell como pensava que era ridículo usá-la porque as GUIs substituiam e usá-la era só para armar em l33t. Cedo percebi que a shell era uma mais valia e comecei a descobrir aguas mais fundas. Fui descobrindo programas, tendo os meus problemas, expondo dúvidas, lendo documentações e (nunca usei nenhum livro, se alguém tiver curiosidade) acabei por nunca mais voltar "a sério" ao Windows, ainda que tenha tido algumas recaídas no processo de habituação, já não toco em Windows no meu PC há 4 meses.

    Se algum dia vou voltar... eu por vontade própria não voltariam mas por vezes motivos diversos (trabalho, necessidade de ambiente, etc) posso vir a ter de usar. Por enquanto estou bem onde estou.

    Claro que depois há os argumentos do costume. Não tenho de me preocupar com malware, o meu sistema é mais rápido, mais estável, mais personalizável (e eu dou muito valor a este último...), etc.
     
  17. dronepwn

    dronepwn [email protected] Member

    Só isto chega para o usar! São as minhas principais razões.
     
  18. dvicente

    dvicente Power Member

    Inicialmente mudei para Linux porque o safado do Windows teve um "AVC". Deixei de conseguir entrar no Win e sempre que tentava instalar o Win de novo dava-me um erro manhoso.. Algo do género "Não me instalo porque tens o disco fod***."
    Como não tinha tudo na mesma partição e não queria perder os meus trabalhos decidi tentar o Linux para apenas ver se recuperava os dados para postriormente comprar um disco rígido novo.
    Conclusão... Para além de ter recuperado os dados, não tive qualquer problema com a instalação e o disco continua a funcionar sem qq defeito.
    Actualmente tenho uma partição com winXP onde acedo nem uma vez por mês para imprimir algumas fotos. Infelizmente ainda não temos a baratuxas lexmark a funcionar devidamente em Linux.

    Após usar o Lin com alguma regularidade, 3 meses, decidi que era o meu SO.
    Costumizado á minha maneira e sem problemas de updates, registos, serials e sei lá mais o que que me aborrecia do win.
    Até mesmo os jogos que corria em Win corro em Lin. Para mencionar alguns... DOOM3, Warcraft, N4S undergroud e ProStreet, Second Life, etc...

    Conclusão.
    É fácil, é barato e não dá dores de cabeça.
     
  19. o meu ubuntu

    Eu era utilizador do windows (ainda sou no trabalho usamos xp). Há uns tempos (pra aí 3 anos) tinha sacado um live cd do knoppix (axo k era este) e experimentei. Na altura não liguei muito. Quando saiu o vista, há cerca de 1 ano, ainda tentei coloca-lo no meu pc. Meus amigos coitado do pc... ele berrava por todo o lado, bem vocês fazem uma ideia. Numa bela tarde resolvi andar a passear no youtube e deparei-me com uns vídeos muita porreiros do ubuntu a correr beryl. Eu passei-me... "ké ké isto meu, o mixibumbo do windows não faz isto" - pensei eu. Lá saquei o cd do ubuntu 7.04 e arranjei um espaço no disco para o instalar ao lado do windows. Desde essa altura até agora tenho vindo progressivamente a usar menos o windows (até k agora quase já nem uso). O linux é uma moca e tou completamente viciado naquilo. faço tudo o k faço no windows e mais e ainda por cima é tudo gratuito. O maior entrave é correr o autocad, mas com o virtualbox ( e uma ajuda do windows é certo) ele corre muito bem. Sinceramente ( e falando para akeles k estão na duvida se devem mudar ou não ou que ainda não experimentaram o outro lado da FORÇA) axo k a troca vale a pena. É sempre uma jabardice trabalhar com o computador (já tava cheio do xp - 5 anos a aturá-lo).

    Fiquem bem,
     
  20. Uso linux porque gosto de alimentar o cérebro e windows não me deixava evoluir nada.
    Por curiosidade e "picado" por um amigo lancei-me no mundo linux e é mesmo do melhor.
    Sistema mais rápido, sem preocupações de anti virus, anti spyware, fazer uso de um live cd, desfragmentar o disco, etc.
    Mas também, e muito impoortante, porque sou contra os monopólios em geral.
    Abaixo Bill Gates, PTs (Tv Cabo incluida) e companhia.
    As minhas filhas de 5 e 7 anos gostam de andar na net a jogar online e eu fico descansado nem as controlo porque usam linux.:D
     

Partilhar esta Página