Porquê o Linux?

Uso linux porque:
  • Sendo grande parte dos programas opensource e freeware, não me preocupo com sacar serials, que, em windows tinha de andar a arranjar serials cheias de spy-ware entre outros que me enchiam o PC (não tinha anti-virus porque simplesmente gosto de formatar o PC quando acontece algo xD)
  • Foi da maneira que me "desintoxiquei" do Counter-Strike. Não sendo o meu PC (Ver My System) muito poderoso, a Steam e o Counter-Strike arrastavam-se no WINE.
  • Faço o que quero, faço delete ao que quero sem estar sempre a ver mensagens de erro porque não tenho isto, ou porque falta aquilo ou bla bla bla... wiskas saquetas..
  • Porque tudo o que fazia em Windows (navegar na net, estar no msn e no IRC) faço em Linux com muito mais rapidez (devido ao Linux pesar menos do que o windows)
  • Porque quando o pessoal vem cá a casa fica a pensar que sou leet (:eek:)
  • Porque adoro a Console
  • Porque gosto de aplicar esta frase: O OS é "meu", faço com ele o que quero, mudo as coisas que quero e meto lá o que quero, sem me preocupar com pirataria
[flame mode] Porque Linux é melhor que Windows, e não posso correr MAC OSX no meu pc :002: [/flame]
 
2. Linux isn't widely used

This is a paradox. We often complain Linux isn't more widely used. But that's one of the reasons we use it. It gives us a feeling of being a special clique. Like we're better than "those ignorant masses".

If Linux becomes widely used, we'll probably switch to something else. Or at least develop an obscure distro that only we will use. Because, let's face it, we want to feel special.

É mais isto que outra coisa. Mentalizem-se que não são especiais por usarem Linux, o resto das pessoas só não têm vantagens que justifiquem abandonar o windows.

Se o linux fosse melhor (para a generalidade das pessoas) toda a gente usava para linux.
 
Última edição:
É mais isto que outra coisa. Mentalizem-se que não são especiais por usarem Linux, o resto das pessoas só não têm vantagens que justifiquem abandonar o windows.

Se o linux fosse melhor (para a generalidade das pessoas) toda a gente usava para linux.

Concordo letra por letra com o que foi dito no artigo. Até me ri bastante quando o li. Para mim o linux é um hobbie, uma coisa divertida, que me coloca problemas a toda a hora (drivers, programas que só correm em xp etc) mas que eu gosto por isso mesmo. Com a vantagem de que quando alguém vem ca a casa mostro-lhes o compiz todo quitado e eles até se apagam (não sabendo eles que eu não uso 90% daquelas fantasias inuteis). Quando tenho que trabalhar, é certinho que é no XP. E até o solidworks, o MS office, o photoshop e tantos mais correrem em linux, eu direi: i use linux because it's fun!
 
Eu uso acima de tudo porque:

- Facildade em procura e instalação de programas (completamente oposto ao que as pessoas que não conhecem pensam). Longe vão os dias em que tinha que andar a procura de um programa pelo google, depois instalar, depois nao havia nada freeware, la tinha eu que andar outra vez no google à procura de serials ou cracks e apanhar uns tantos virus pelo caminho.

- É tudo legal! Isto vem aliado ao que eu disse acima, eu no Windows nao tenho nada praticamente legal, nem o próprio windows nem softwares nem coisa nenhuma, aqui em Linux é um espectaculo, ta tudo 100% legal, e orgulho-me muito disto e dá-me um certo gozo (e nem tenho que gramar com publicidades nem caixas a dizer "O prazo expira em 10 dias").

- A integração dos programas com o SO. Acho simplesmente lindo, todos os programas tem as barras, os botoes, os icones, tudo igual, tudo integrado no tema do gnome. :D

- Dá-me jeito a nivel académico.

- É mais divertido porque às vezes dá problemas giros de resolver :lol:
 
Ora bem, porque é que eu uso Linux?

Bem, porque é um kernel que foi amadurecendo ao longo destes anos (que parecendo que não, faz 17 anos este ano) de forma muito positiva, com um desenvolvimento sempre numa autentica roda viva e muito raramente tomam uma decisão a meu ver errada. É um kernel free software, e todas as liberdades que isso me traz. É um kernel que prima pela actualização constante (lembram-se no caso dos CPUs da AMD que são suportados poucos dias depois do lançamento?) e pelo grande range de hardware detectado out-of-the-box. É um kernel que prima pela sua leveza, pela sua possibilidade de optimização ao extremo, pela sua possível costumização. E poderia continuar...

Mas esperem, estavamos a falar do Linux ou do GNU/Linux? :)

Se for GNU/Linux, algumas razões podem encontrar-se, mas é diferente usar um kernel do que usar um Sistema Operativo completo.
Uso GNU/Linux principalmente pela parte GNU. Leia-se, concordo com a filosofia da FSF (apesar de não a 100%) e acho que as aplicações que eles desenvolvem são de uma qualidade elevada (e não falo só dos pequenos utilitários da coreutils, mas sim coisas maiorzinhas como o Bash, o GIMP, o GNOME, o GCC, etc). Uso GNU/Linux porque satisfaz plenamente as minhas necessidades de utilização. Uso GNU/Linux porque, apesar de me dar alguns problemas, acho que o tempo que gasto para os resolver e todo o processo de aprendizagem envolvente são plenamente recompensadores, logo, não dou o tempo por perdido. Uso GNU/Linux porque as aplicações que cá encontro fazem aquilo que eu peço, perdão, exactamente aquilo que eu peço, mais rápido, de maneira mais simples (apesar de isto não ser uma verdade absoluta!) e não tenho de pagar mais por isso (ponto importante para quem, como eu, não é auto sustentável). Uso GNU/Linux porque a comunidade que a rodeia é bastante boa; claro que tem os seus pontos fracos (e ainda são alguns), mas não chegam para anular os pontos fortes, e se assim não fosse, não lhe dedicaria tanto tempo. Uso GNU/Linux não porque sou especial, não porque quero ser diferente, não porque sou mais (inteligente, prepotente, lifeless, desocupado) que outros, mas sim porque encontrei um Sistema Operativo que se encaixa (quaaaaase) como uma luva àquilo que eu idealizo como um óptimo SO. E poderia continuar...
 
Última edição:
obrigado a todos pela colaboração eu estava um bocado reticente em usar o linux mas agora estou super motivado pois parece-me ter uma grande adaptabilidade ao que cada utilizador pretende
 
obrigado a todos pela colaboração eu estava um bocado reticente em usar o linux mas agora estou super motivado pois parece-me ter uma grande adaptabilidade ao que cada utilizador pretende

Não te vais arrepender, só terás de ter um pouco de paciência ao inicio enquanto aprendes... :)

Experimenta começar pelo Ubuntu... ;)
 
Não te vais arrepender, só terás de ter um pouco de paciência ao inicio enquanto aprendes... :)

Experimenta começar pelo Ubuntu... ;)

E se nao gostares do impacto inicial, experimenta Kubuntu... que é o mesmo que ubuntu, mas com um window manager diferente (fica com um apecto diferente... ha quem goste há quem desgoste... aqui tens a vantagem de ver sem pagar :) )
 
1. Estabilidade
2. Segurança
3. Preço (= gratuito!)
4. Totalmente personalizável
5. Interface agradável

Tudo isto é superior ao windows e foi o que me levou a usar Linux, depois de me cansar dos "buracos" do windows 3.1, 95, 98, XP e Vista!! Uso Linux à sensivelmente um ano e até agora não tenho razões para voltar ao windows. Peca no suporte hardware (que tem vindo a melhorar imenso nos últimos tempos) e na falta de versões de aplicações profissionais como Photoshop, Suite Macromedia, Pinnacle, Cubase e o meu querido iTunes de que tive de abdicar. O itunes foi o único para o qual não encontrei alternativa equivalente, para todos os outros exisitem alternativas livres e muito boas!

Aconcelho a qualquer pessoa migrar para Linux, mas que faça um estudo das várias distribuições antes, pois cada uma tem o seu ponto forte. que é subjectivo.
 
Peca no suporte hardware (que tem vindo a melhorar imenso nos últimos tempos)

É algo que já não sinto há muito tempo. Tenho sentido mais isso em sistemas Windows (Xp/Vista/Server), infelizmente.

Mesmo assim, algum do hardware mais específico que tenho de utilizar não suporta Linux, mas também não existem apps para sistemas baseados em Unix (excepto o MacOS) que façam o mesmo que as apps baseadas em Windows. Senão mudava-me de vez.
 
Bom, eu uso Vista x64, mas ja tentei Ubuntu, Mandriva e Kurumin. Eu adorei o Linux, mas ele não dava suporte pra nada mesmo =/ sem contar que tb não era compatível com qusse nenhum jogo...

AFgueira, seria meu chará? Bom, eu sou filho de Portugueses, normal como brasileiro ter sobrenome Figueira =P
 
Mais segurança, mais facilidade em trabalhar, grátis, código livre onde podemos fazer Linux a nossa maneira, etc.
Sempre ouvir falar bem de Linux até que certo dia criei uma maquina virtual e lá ando eu a trabalhar nele, e gostei!
UbunTu RulleZ!:007:
Caixa Mágica Suck's.
 
Vou enumerar alguns pontos fortes do Linux que fez com que o adoptasse como meu SO:
- Estabilidade - Não utilizo distribuições bleeding edge portanto, é pouco provavel que tenha surpresas desagradáveis.
- Segurança - Além da sua quase imunidade a virus, o controlo sobre o SO é total ! Experimentem no Windows atribuir cotas a periféricos, a discos, limitar as contas, limitar a internet, impedir a instalação ou desistalação de programas, impedir a visualização de pastas e ficheiros etc... Faço isso facilmente no Linux e não é necessário ser um "crãneo" da informática !
- Privacidade - As minhas pastas são privadas e o seu conteudo também o é e posso seleccionar quem pode ou não ver determinados ficheiros e se podem ou não editá-los etc... ! Com o Windows é impossível ! Isso é mais precioso do que muitos possam pensar....
- Facilidade de utilização - O Windows é user friendly ? Por favor ! Isso é uma frase feita ! Lá por se estar habituado a fazer uma determinada coisa de uma determinada maneira não quer dizer que seja a melhor... O Linux nesse aspecto é aquilo que nós quisermos devido ao seu total poder de configuração dos Windows Managers coisa impensável quer no Windows quer no Mac ou noutro SO qualquer ....
- Eficiência - O Linux faz mais por menos. Esse é um facto inegável e que para mim é um factor determinante.
A rapidez de instalação ( 5 minutos no meu caso ) com o pormenor de estar tudo a funcionar a 100% com os respectivos drivers e mais umas largas dezenas de software instalado é uma pequena amostra do que é capaz de fazer. Além disso, fazer um boot em 50 segundos tendo em conta que nesse tempo está contabilizado o boot do harware, selecção do Linux no Grub, o login e password.

Sou um profissional na área da electrónica e informática e uso vários sistemas operativos diariamente, portanto, é por conhecimento de causa que fundamento a minha opinião. Contudo, sei perfeitamente que as necessidades variam de pessoa para pessoa e há muitas que estão plenamente satisfeitos com outros SO's e não vejo mal algum nisso. A liberdade escolha é fundamental e sou contra o monopolismo e tácticas agresivas que muitas multinacionais têm em relação a potênciais ameaças principalmente contra o mundo Open Source.

Só tenho que agradecer a todos aqueles que contribuem para o GNU/Linux por nos oferecerem um SO que poderá ser aquilo que nós quisermos. Não há dinheiro que pague isso!
 
Quero ver se passo mais para o lado do Linux, depois de tantos anos no Windows, e agora que no curso tenho de aprender a programar em C num ambiente Linux, achei que seria a dica para avançar mais neste mundo.

Já experimentei Ubuntu, mas deu-me uns problemas, depois fui para o Mint, gostei e mantive durante 1 mês, mas andei a ler uns tópicos e fiquei curioso sobre o Slackware. Será que para quem não percebe nada de consola e compilações é uma boa opção?? É uma distro de fácil aprendizagem?? É que gosto pouco que seja o SO a mandar, afinal quem manda no PC sou eu:P
 
Experimentem no Windows atribuir cotas a periféricos, a discos, limitar as contas, limitar a internet, impedir a instalação ou desistalação de programas, impedir a visualização de pastas e ficheiros etc... Faço isso facilmente no Linux e não é necessário ser um "crãneo" da informática !

O AD do Windows Server também te permite fazer isso.

A rapidez de instalação ( 5 minutos no meu caso ) com o pormenor de estar tudo a funcionar a 100% com os respectivos drivers e mais umas largas dezenas de software instalado é uma pequena amostra do que é capaz de fazer.

Tens de me explicar como consegues instalar um sistema em 5 minutos com isso tudo, se não te importares.
 
O AD do Windows Server também te permite fazer isso.



Tens de me explicar como consegues instalar um sistema em 5 minutos com isso tudo, se não te importares.
Exactamente... e nós temos todos o Windows server em casa. :biglaugh:

Tenta o PCLOS2007 ou o PCLOS MiniME.... depois de entrares no LiveCD e escolheres a opção para instalar e fazeres o blá-blá todo de escolha da lingua, teclado, timezone etc... o tempo de transferência de dados para o disco não me demorou mais de 5 minutos.
A primeira vez que arranca depois de instalado poderá demorar um pouco mais do que 50 segundos mas depois disso é sempre a abrir ! Além disso, há quem afirme que consegue abrir o SO em 20 ou 30 segundos mas eu com o meu PIV a 2,6GHz e 1Gb DDR1 não consigo melhor do que isso. Mesmo assim consigo tirar uns dois ou três segundos que tirar a detecção aotomática dos discos na bias da motherboard, mas para mim, não me faz assim tanta diferença já que estou a usar um desktop, mas se fosse num portátil faria isso.
Ao nível do SO posso inclusive compilá-lo de acordo com o meu hardware para optimizá-lo ainda mais e ganhar mais uns segundinhos, não o faço pela mesma razão que coloquei no parágrafo antrerior.
 
Back
Topo