Porquê o Linux?

Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

Epa eu não sou,mas digo-te já porquê tendo em conta as tuas "cláusulas":

-Porque as empresas que fazem software precisam não querem.

É só isto...se eu tivesse o catia nativo no linux eu precisava do ruindows para que?nada...
E assim o é com os jogos...
 
E se essas empresas nao apostam nos outros SO's ...por alguma coisa deve ser!

Quanto aos jogos.... tenho a mesma opiniao.

É por isso que uso ambos e nao me queixo de nenhum (a nao ser o vista xD)
 
E se essas empresas nao apostam nos outros SO's ...por alguma coisa deve ser!

Quanto aos jogos.... tenho a mesma opiniao.

É por isso que uso ambos e nao me queixo de nenhum (a nao ser o vista xD)

porque não lhes compensa...e porque a maioria das pessoas/empresas usam windows...
Eu tenho o vista e não me queixo lool..só as vezes :P mas é do windows em geral :P
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

1) Não tenho windows no portatil, tenho-o no desktop e no trabalho instalado em dualboot apesar de o usar menos de uma vez a dada dois meses. Motivo para isso: tenho licença de windows que vinha com esse hardware e nunca se sabe quando pode dar jeito para alguma coisa.

2) Uso wine, porque nem todo o software existe em versão nativa linux. Não considero que o meu sistema não seja um linux impuro apenas por ter capacidade para executar algum software nativo de windows.
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

Alterran: FreeBSD
Ufo: Gentoo, Debian, FreeeBSD, Windows XP
Tsunami: Gentoo
Murakami: Windows XP, Gentoo, OpenSUSE

0% Wine, 0% virutalização de Windows.
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?
Posso-te dar o meu exemplo, 3 computadores, 2 deles só têm software linux, e sem dualboot's ou wine's ... o 3º já não dá, pois trabalho assim o obriga (Autocad e programas de cálculo)
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

1) Sim, tenho Windows em dual-boot para o caso dos meus amigos quererem jogar alguma coisa que não consigo em Linux.

2) Sim uso Wine com motivos já referidos num post de outro tópico e também uso Windows em Virtual Machine, mais propriamente o 7 que é só mesmo para experimentar.
 
eu sinceramente uso o vista e o ubuntu ... E não posso dizer que só uso linux nem só uso windows...Acho que os 2 têm pontos fortes e fracos...

Cada um usa o SO que mais se adequa a si próprio...
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

1) Nem sequer corro windows em nenhuma máquina cá de casa, só num velhinho ipaq (que não consegui por a correr linux e que a minha filha usa para jogar ao jogo das "bolinhas").

2) Os meus não podem ser 100% linux (segundo a tua ideia) porque tenho 2 programas que só correm pelo wine, um deles não convém dizer e o outro por incrível que pareça até existe para download na pagina oficial uma versão para Ubuntu, mas que instala o wine juntamente pois não se deram ao trabalho de fazer uma versão completa (é um primeiro passo...).

Mas só uso o windows no trabalho pois preciso de imprimir coisas e a impressora (aqueles monstros que só falta tirar café, mas que são burros o suficiente para não detectar uma folha de papel ligeiramente diferente) está ligada à rede da escola e aquela malta só vê windows à frente.
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tão afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

Ora aqui esta o que se chama "baiting", ou post inflamatório. Não digo que seja intencional!

Penso que há aqui 2 confusões que importa esclarecer:

1 - O Linux tem (menos de) 1% de cota de mercado. Por consequência, existem poucos programas que correm nativamente no dito. Se o meu jogo/programa-do-trabalho/programa-da-faculdade/etc só correrem em MS-DOC 1995, é MS-DOS 1995 que eu vou usar. O resto é fundamentalismo.

2 - Eu (pelo menos) não uso ubuntu porque é melhor. Uso porque gosto.

Em resumo: Usa-se o windows quanto é preciso e o linux quando se pode.
 
Corpsegrinder:

Eu não uso Windows, nem em dual boot, nem em máquinas virtuais. Também não uso emuladores nem nada que se pareça para correr software de Windows em GNU/Linux.

Mais: 99% dos programas que uso estão sob uma licença livre, seja ela GPL ou qualquer uma das suas variantes.
 
Falando de programas comerciais, não comeciais de "facturação" mas os desenvolvidos para as grandes massas, é natural que só desenvolvam para o SO dominante pois é o que dá dinheiro.
Em relação aos Mac's ( não são computadores de massas ), é um pouco diferente já que desde muito cedo cultivaram a ideia de que esses computadores são computadores de qualidade, são computadores com hardware de topo e com todo o mérito tenho eu a dizer ! É por isso que qualquer estúdio de música, editora de livros ou empresa de publicidade os têm, logo, as empresas desde muito cedo desenvolveram aplicações para os Mac e os fabricantes de hardware fabricaram equipamentos profissionais para eles.
Num futuro próximo a fatia de mercado será mais distribuida e os grandes fabricantes de hardware e as grandes software houses não poderão mais ignorar o Linux tal como acontece actualmente com os Mac. A pressão exercida pelos países emergentes tais como a China e a India onde o Linux é extremamente popular, será mais importante do que possamos imaginar.... o tempo é de mudança e isso é inegável.

Não nos esqueçamos que há muitas empresas que cada vez mais procuram software opensource. Empresas que investem dezenas ou centenas de milhares de Euros para que se desenvolva software específico poderão facilmente pedir que o façam para o Linux, afinal, o custo de desenvolvimento é igual mas com a vantagem dos seus computadores não estarem liitados a uma licença da MS e o que para nós poderá parecer insignificante, para uma multinacional estaremos a falar na ordem de milhões de euros de poupança....
 
Falando de programas comerciais, não comeciais de "facturação" mas os desenvolvidos para as grandes massas, é natural que só desenvolvam para o SO dominante pois é o que dá dinheiro.
Em relação aos Mac's ( não são computadores de massas ), é um pouco diferente já que desde muito cedo cultivaram a ideia de que esses computadores são computadores de qualidade, são computadores com hardware de topo e com todo o mérito tenho eu a dizer ! É por isso que qualquer estúdio de música, editora de livros ou empresa de publicidade os têm, logo, as empresas desde muito cedo desenvolveram aplicações para os Mac e os fabricantes de hardware fabricaram equipamentos profissionais para eles.
Num futuro próximo a fatia de mercado será mais distribuida e os grandes fabricantes de hardware e as grandes software houses não poderão mais ignorar o Linux tal como acontece actualmente com os Mac. A pressão exercida pelos países emergentes tais como a China e a India onde o Linux é extremamente popular, será mais importante do que possamos imaginar.... o tempo é de mudança e isso é inegável.

Não nos esqueçamos que há muitas empresas que cada vez mais procuram software opensource. Empresas que investem dezenas ou centenas de milhares de Euros para que se desenvolva software específico poderão facilmente pedir que o façam para o Linux, afinal, o custo de desenvolvimento é igual mas com a vantagem dos seus computadores não estarem liitados a uma licença da MS e o que para nós poderá parecer insignificante, para uma multinacional estaremos a falar na ordem de milhões de euros de poupança....

Futuro próximo? Não me parece. Tenho pena - mesmo - mas não me parece. Faço aqui já uma aposta em como o linux no desktop não vai ultrapassar os 5% nos próximos 5 anos.
 
John Silva, não quero criar atritos, mas andas só a olhar para um dos lados, tens que ter um pouco de espírito critico, o mundo não é assim linear.
E depois, vir para o forum expores-te, como Messias do linux, também não cai bem, pois para quem percebe disto, que acredito sermos muitos aqui no forum, apanhamos-te as gralhas e fazes figura de parolo, coisa que não és.
Largando este assunto, pois é consequência de muita participação no forum, e isso traz coisas boas e coisas más.

Voltando ao topic, eu, tal como uso e defendo Windows, também uso e defendo linux, decidi arrancar o computador com o Windows, mas isso não implica não utilizar linux.
Ter linux a correr numa VM é super agradável, sejamos realistas, não precisamos de aceleração gráfica para linux, no entanto em Windows a conversa muda, todos nós gostamos de jogar, e é nisso que a VM limita.
Instalem o VirtualBox, instalem linux com 256 de ram, e usem o modo seamless, é muito rápido, agradável e conveniente.

Linux tem muitos problemas, nem tudo é um mar de rosas, muitos defendem que só por uma maquina usar linux, este é sempre rápido e responsivo, pura mentira que só mostra que não sabem do que estão a falar.

Vamos imaginar que o planeta todo tem Ubuntu instalado nas máquinas.
As maquinas são rápidas? Não! Tal como em Windows/OSX, linux também permite executar software em user-mode, este pode entrar facilmente em loop, monopolizar os recursos do sistema, não só a ram, também disk crushing, swap filling, saturar as tabelas internas ao SO com mensagens, semáforos, sinais etc... há muito por onde pegar.
Lembrem-se que o user normal não sabe fazer kill pid ou editar o quer que seja.
Igualmente linux, tal como Windows/OSX permite que esse software "mau" seja automaticamente executado em startup juntamente com os processos desse utilizador, logo, nem o reboot o safa. Consequência de software poder ser executado, é ficar em memoria à espera do quer que seja, quem usa linux tem os ficheiros no desktop/documents/home, logo também a sua privacidade está comprometida, dados facilmente violáveis, basicamente, informação corruptível.

Agora adicionem a isto tudo, um utilizador que dá acesso admin a todas as aplicações.

Não são exactamente estes os problemas dos utilizadores Windows actualmente?
User avançado de Windows não tem o sistema lento, não tem lixo, não tem uma tray-bar até ao menu Iniciar, tem cuidado com o que executa, mata/desinstala a aplicação que teima em entrar em loop, apaga do arranque o popup que teima em chatear no startup, etc.
Manutenção essa que também seria necessária em linux, caso este fosse popular, e quando digo popular é ter como user base, pessoas normais sem conhecimentos de informática.
Quando dizem que um sistema é baseado em *nix logo é seguro e estável, eu respondo - claro! tem alguém que percebe entre a cadeira e o teclado!

Mudando de assunto,
Usar linux para entrar no mundo freeware, opensource é parvoice, sem duvida que linux é free e open-source, não chorem mais, é verdade, alguém ofereceu-vos algo sem pedir nada em troca, mas fica só pelo sistema, pois arrisco a dizer, que existe 5x mais software opensource e free para Windows que para Linux, e juntamente com os números vem a qualidade.

Vou ignorar as vulnerabilidade, pois todos os sistemas as têm e são muito difíceis de depurar.

Quanto há questão de qualidade, lembrem-se que a Microsoft tem, em tudo, uma estratégia financeira, quando se compara Apache com IIS, ou MySQL com SQL server, não podemos só olhar a benchs, não quero desvalorizar software quando este é de facto melhor, temos é de explorar bem o problema e tentar compreender porque é que a Microsoft oferece um suposto "pior produto" e a pagar! se calhar é porque nem é! e depois constatamos que e a Microsoft também oferece no pacote serviços muito bons e proprietários p.e. asp.net que já faz valer a pena. Ninguém compra um automóvel só porque tem uns faróis bué da fixes!

Ui grande post e completamente offtopic.
Em resumo, explorem bem todas as alternativas, utilizem aquilo que mais vos agrade, não sejam é chatos porra!
 
John Silva, não quero criar atritos, mas andas só a olhar para um dos lados, tens que ter um pouco de espírito critico, o mundo não é assim linear.
E depois, vir para o forum expores-te, como Messias do linux, também não cai bem, pois para quem percebe disto, que acredito sermos muitos aqui no forum, apanhamos-te as gralhas e fazes figura de parolo, coisa que não és.
Largando este assunto, pois é consequência de muita participação no forum, e isso traz coisas boas e coisas más.

Voltando ao topic, eu, tal como uso e defendo Windows, também uso e defendo linux, decidi arrancar o computador com o Windows, mas isso não implica não utilizar linux.
Ter linux a correr numa VM é super agradável, sejamos realistas, não precisamos de aceleração gráfica para linux, no entanto em Windows a conversa muda, todos nós gostamos de jogar, e é nisso que a VM limita.
Instalem o VirtualBox, instalem linux com 256 de ram, e usem o modo seamless, é muito rápido, agradável e conveniente.

Linux tem muitos problemas, nem tudo é um mar de rosas, muitos defendem que só por uma maquina usar linux, este é sempre rápido e responsivo, pura mentira que só mostra que não sabem do que estão a falar.

Vamos imaginar que o planeta todo tem Ubuntu instalado nas máquinas.
As maquinas são rápidas? Não! Tal como em Windows/OSX, linux também permite executar software em user-mode, este pode entrar facilmente em loop, monopolizar os recursos do sistema, não só a ram, também disk crushing, swap filling, saturar as tabelas internas ao SO com mensagens, semáforos, sinais etc... há muito por onde pegar.
Lembrem-se que o user normal não sabe fazer kill pid ou editar o quer que seja.
Igualmente linux, tal como Windows/OSX permite que esse software "mau" seja automaticamente executado em startup juntamente com os processos desse utilizador, logo, nem o reboot o safa. Consequência de software poder ser executado, é ficar em memoria à espera do quer que seja, quem usa linux tem os ficheiros no desktop/documents/home, logo também a sua privacidade está comprometida, dados facilmente violáveis, basicamente, informação corruptível.

Agora adicionem a isto tudo, um utilizador que dá acesso admin a todas as aplicações.

Não são exactamente estes os problemas dos utilizadores Windows actualmente?
User avançado de Windows não tem o sistema lento, não tem lixo, não tem uma tray-bar até ao menu Iniciar, tem cuidado com o que executa, mata/desinstala a aplicação que teima em entrar em loop, apaga do arranque o popup que teima em chatear no startup, etc.
Manutenção essa que também seria necessária em linux, caso este fosse popular, e quando digo popular é ter como user base, pessoas normais sem conhecimentos de informática.
Quando dizem que um sistema é baseado em *nix logo é seguro e estável, eu respondo - claro! tem alguém que percebe entre a cadeira e o teclado!

Mudando de assunto,
Usar linux para entrar no mundo freeware, opensource é parvoice, sem duvida que linux é free e open-source, não chorem mais, é verdade, alguém ofereceu-vos algo sem pedir nada em troca, mas fica só pelo sistema, pois arrisco a dizer, que existe 5x mais software opensource e free para Windows que para Linux, e juntamente com os números vem a qualidade.

Vou ignorar as vulnerabilidade, pois todos os sistemas as têm e são muito difíceis de depurar.

Quanto há questão de qualidade, lembrem-se que a Microsoft tem, em tudo, uma estratégia financeira, quando se compara Apache com IIS, ou MySQL com SQL server, não podemos só olhar a benchs, não quero desvalorizar software quando este é de facto melhor, temos é de explorar bem o problema e tentar compreender porque é que a Microsoft oferece um suposto "pior produto" e a pagar! se calhar é porque nem é! e depois constatamos que e a Microsoft também oferece no pacote serviços muito bons e proprietários p.e. asp.net que já faz valer a pena. Ninguém compra um automóvel só porque tem uns faróis bué da fixes!

Ui grande post e completamente offtopic.
Em resumo, explorem bem todas as alternativas, utilizem aquilo que mais vos agrade, não sejam é chatos porra!

Concordo a 100% com quase todos os ponto levantados. A comunidade linux tem sempre um problema de extremos:
->o linux é a melhor maravilha de sempre e a microsof são uma cambada de chulos e só queremos ver o windows a arder
OU
-> o linux é uma maravilha porque não é user friendly, porque não dá para jogar, porque não corre o photoshop.

Tipicamente é preciso entrar mais fundo na comunidade, nos foruns, conhecer mais malta para encontrar opiniões como as acima. Eu sei porque já passei por todas as 3 fases.

Só não concordo que se equacione market-share com qualidade. Actualmente as pessoas (leia-se 90% do mercade) usam windows pelo simples motivo que sempre usou. Windows é a escolha mais simples, é a garantia de que tu e os teus amogos sabem usar. Achas que podes comprar portateis com linux nas lojas? Boas sorte! Instalas em casa e é se queres, e nem sabes se vai ter som ou net por exemplo. Isto está errado.

A solução seria obrigar os fabricantes a vender os computadores à parte dos SOs, e no fim (já no sector de retalho) pergunta-se à pessoa qual o SO que quer, ficando portanto 400€ com ubuntu e 500€ com windows, por exemplo.

Finalmente, repito o que já tinha dito antes: eu não uso linux porque é isto ou aquilo, uso porque gosto.
 
Gostava só de saber, de todas as pessoas que defendem tao afincadamente o linux por ser melhor que o windows, quantas delas:

1) Não tem o windows em dual-boot. (ser para o pai/mae/irmaos nao é desculpa)
2) Não usam emuladores ou afins para correr software do windows no linux


Ou seja.. quantos desses sao 100% linux ?

1) não tenho windows, só no portátil do trab, mas tb não é meu...de resto PC desktop Ubuntu 8.10 e Acer Aspire One Linpus

2) Wine só mto esporadicamente/raramente. às vezes tem de ser pq há uma ferramenta que preciso só naquele momento e aí, para não perder tempo à procura de equivalentes, siga com o wine. Mas lá está, se precisar de usar frequentemente, então sim procuro por alternativas nativas.
 
Caro Favas, deve haver aí um problema qualquer de interpretação daquilo que escrevi ! NUNCA me auto-intitulei de expert de Linux ou de Windows e perdeste certamente alguns comentários meus onde elogiei a MS em determinados assuntos... Mas tal como disseste, tenho de ter espírito crítico e foi por isso mesmo que critico a MS nos pontos onde eu considero que eles estão a falhar e também critico o Linux quando o tiver que fazer. NUNCA, mas nunca, disse que sou anti-sei-lá-quê porque não o sou.
Para mim um SO é um instrumento de trabalho e em casa o meu instrumento é o Linux, a minha esposa trabalha com o Vista eu no meu emprego trabalho com vários SO's... portanto, diversidade não me falta nem tenho qualquer repulsa a qualquer empresa ou software seja ela da Microsoft, a Apple ou outra qualquer....

O Mac não tinha lá grande percentagem de quota de mercado mas foi crescendo lentamente e acredito que os próximos anos serão de franco crescimento, mesmo assim, as quotas ainda abaixo dos 10% tendo em conta que esta empresa já existe à quase 3 décadas. Em relação ao Linux esqueces-te que os Chineses, Indianos, e Russos representam uma grande parte da população mundial e são países bem mais abertos ao Opensource do que os países ocidentais.... Não me vou alongar mais porque mesmo que o Linux não ultrapasse os 5% na próxima década, a verdade é que a MS já está abaixo dos 90%, coisa que nunca aconteceu e há tendências para baixar bem mais.... Não sou eu que o digo, basta pesquisares na net e encontrarás essas notícias....
Mas para que entendas, são guerras que não me dizem respeito. Cada um utiliza o que quer...

Todos gostam de jogar ? De certeza ? Eu ía jurar que os meus clientes nem ligam a isso... se calhar estou enganado ! Repara que nem todos andam percebem de computadores e nem todos gostam ou têm tempo para jogar. Já fui viciado em jogos mas com o passar do tempo as prioridades mudam, e no meu caso, mudaram imenso com o aumento da família e com as responsabilidades profissionais.

Mais uma vez não leste o que escrevi ! NUNCA afirmei que existem SO's perfeitos e incorruptíveis ! Linux não foge à regra, mas ignorar que este SO é bem mais fiável e seguro é ignorar o óbvio... mas adiante.
Diz-me só que versão do Windows terei que comprar para que possa ter controlo total de utilizadores, atribuir cotas, limitar acesso a hardware, limitar a internet, fazer um servidor de mails, ter acesso remoto ao computador, ... ? Como disse, tenho isso tudo gratuitamente e para mim o Linux é o SO que mais vantagens me traz. Para ti poderá ser um outro .. depende das necessiades de cada um, não é ? É precisamente isso que eu defendo. Não estou a ver onde está a minha mensagem "messiánica"!

Quanto à estratégia da MS é lá com ela ! É inegável que a MS tem bons produtos onde o conjunto Office é provavelmente o seu expoente máximo, além disso, também gosto bastante de alguns ratos e teclados ... boa qualidade ! Também gosto da XBox... mas lá está, não a tenho, mas se a comprar ( só para esclarecer ) será para o meu filho e não para mim ....

Passa bem.
 
Última edição:
Favas tens aí umas coisas nesse post que eu gostava de apontar:

Voltando ao topic, eu, tal como uso e defendo Windows, também uso e defendo linux, decidi arrancar o computador com o Windows, mas isso não implica não utilizar linux.
Ter linux a correr numa VM é super agradável, sejamos realistas, não precisamos de aceleração gráfica para linux, no entanto em Windows a conversa muda, todos nós gostamos de jogar, e é nisso que a VM limita.
Instalem o VirtualBox, instalem linux com 256 de ram, e usem o modo seamless, é muito rápido, agradável e conveniente.

Muitas vezes apontam aos utilizadores de Linux que estes apesar de tudo não passam sem Windows mesmo que seja através de wine/virtualização... então e tu porque é que precisas de correr Linux em VM? Não dá para ser 100% Linux-free? (Esta é semi-provocação mas é mais por curiosidade... não leves a mal ;) )

Linux tem muitos problemas, nem tudo é um mar de rosas, muitos defendem que só por uma maquina usar linux, este é sempre rápido e responsivo pura mentira que só mostra que não sabem do que estão a falar.
Mas alguém disse alguma coisa dessas? :eek: Se a máquina está ou não responsiva obviamente depende da situação, em particular da carga e da capacidade da máquina! Claro que também é possível pôr um sistema baseado em Linux a arrastar-se, ninguém disse o contrário. Claro que há métodos mais rigorosos e científicos para fazer comparações, na ausência deles tens a experiência subjectiva dos utilizadores. Se a experiência subjectiva dos utilizadores que se exprimem por exemplo aqui no fórum é em determinado sentido, se quiseres podes desconfiar, ou até podes ter experiência contrária... agora meter afirmações absolutas na boca dos outros para depois as poderes contrariar é que não.



Vamos imaginar que o planeta todo tem Ubuntu instalado nas máquinas.
As maquinas são rápidas? Não! Tal como em Windows/OSX, linux também permite executar software em user-mode, este pode entrar facilmente em loop, monopolizar os recursos do sistema, não só a ram, também disk crushing, swap filling, saturar as tabelas internas ao SO com mensagens, semáforos, sinais etc... há muito por onde pegar.
Lembrem-se que o user normal não sabe fazer kill pid ou editar o quer que seja.
Igualmente linux, tal como Windows/OSX permite que esse software "mau" seja automaticamente executado em startup juntamente com os processos desse utilizador, logo, nem o reboot o safa. Consequência de software poder ser executado, é ficar em memoria à espera do quer que seja, quem usa linux tem os ficheiros no desktop/documents/home, logo também a sua privacidade está comprometida, dados facilmente violáveis, basicamente, informação corruptível.

E exemplos concretos de malware/spyware que existam realmente "in the wild" para sistemas baseados em Linux? Ou são só hipóteses teóricas (embora a teoria, diga-se, também tenha o seu interesse). Meter medo é fácil...


Agora adicionem a isto tudo, um utilizador que dá acesso admin a todas as aplicações.

Não são exactamente estes os problemas dos utilizadores Windows actualmente?
User avançado de Windows não tem o sistema lento, não tem lixo, não tem uma tray-bar até ao menu Iniciar, tem cuidado com o que executa, mata/desinstala a aplicação que teima em entrar em loop, apaga do arranque o popup que teima em chatear no startup, etc.
Manutenção essa que também seria necessária em linux, caso este fosse popular, e quando digo popular é ter como user base, pessoas normais sem conhecimentos de informática.
Quando dizem que um sistema é baseado em *nix logo é seguro e estável, eu respondo - claro! tem alguém que percebe entre a cadeira e o teclado!

Ninguém disse que um sistema, por ser baseado em *nix, é automaticamente seguro e estável. (Ou mais seguro e mais estável - relativamente a quê?) Não necessariamente, porque havia o ser?

Tipicamente uma distribuição de Linux (falando no geral, pelo menos nas distros mais mainstream, não estou a defender nenhuma distro em particular) vem sem esse "lixo" e não tem essa tendência a "apanhar lixo" que torna os sistemas lentos e que os utilizadores avançados de Windows sabem como limpar. Isto sem ser preciso qualquer manutenção. Por exemplo, antivírus, firewall, mais não sei quantas ferramentas de manutenção do sistema, são coisas com as quais o comum utilizador, aquele sem conhecimentos informáticos, à partida num sistema Linux não tem de se preocupar. Isto não é uma vantagem para o utilizador comum?

Não estou a dizer que o Linux é uma maravilha e tal, mas pelas coisas que dizes não sei se estás muito familiarizado com a coisa... ou estás novamente a falar de situações puramente hipotéticas?

Mudando de assunto,
Usar linux para entrar no mundo freeware, opensource é parvoice, sem duvida que linux é free e open-source, não chorem mais, é verdade, alguém ofereceu-vos algo sem pedir nada em troca, mas fica só pelo sistema, pois arrisco a dizer, que existe 5x mais software opensource e free para Windows que para Linux, e juntamente com os números vem a qualidade.

Aqui discordo e muito. Desde logo estás a misturar freeware com open source, a diferença é importante e isto não é ser picuinhas. Sim, existe muito mais software para Windows. Vais aqui ou aqui e encontras milhares de programas, freeware ou comerciais. E quantos programas diferentes não encontras que servem para fazer a mesma coisa? Isto não é necessariamente bom. Também eu passei por isso, no Windows andar a experimentar 3 ou 5 ou mais programas até encontrar (ou não) um que fizesse o que eu queria de forma eficiente e com menos falhas. A vantagem do open source é que permite evitar a reinvenção da roda e reduzir a multiplicação de esforços. Quem quiser desenvolver determinado software pode basear-se em determinado projecto, ou juntar-se a esse projecto, ou alterar ou melhorar o que já existe, evitando partir do zero. Há assim menos software em número... mas há maior tendência para que o que existe possa ser melhorado. A bem dizer... quantos desses milhares de programas freeware para Windows não são assim grande coisa? (Atenção, não estou a generalizar.) Quando dizes que com a quantidade vem a qualidade... essa agora, desde quando?! Uma das coisas no open source que tanto criticam (e com alguma razão), tanto apoiantes como detractores do Linux, é a dispersão de esforços por vários projectos que poderiam ser unificados, e que os sistemas deviam ser mais coerentes.

Vou ignorar as vulnerabilidade, pois todos os sistemas as têm e são muito difíceis de depurar.

Dizer um truísmo como "todos os sistemas têm vulnerabilidades" não justifica ignorar a questão. Não podendo falar das vulnerabilidades não conhecidas (porque, enfim, não são conhecidas) o máximo que podes fazer é apoiar-te na comparação do historial de vulnerabilidades do Windows relativamente ao Linux ou a outro SO qualquer. Não é?



Quanto há questão de qualidade, lembrem-se que a Microsoft tem, em tudo, uma estratégia financeira, quando se compara Apache com IIS, ou MySQL com SQL server, não podemos só olhar a benchs, não quero desvalorizar software quando este é de facto melhor, temos é de explorar bem o problema e tentar compreender porque é que a Microsoft oferece um suposto "pior produto" e a pagar! se calhar é porque nem é! e depois constatamos que e a Microsoft também oferece no pacote serviços muito bons e proprietários p.e. asp.net que já faz valer a pena. Ninguém compra um automóvel só porque tem uns faróis bué da fixes!

O que escreveste não chega para explicar nem ao de leve a prevalência da MS no mercado, esse é um assunto que dá matéria para livros...

Cumps
 
Até parece que no Vista tens de andar a instalar drivers.....


Hmmm... Deixa lá ver para que precisei de instalar drives no Windows:

-Para ter resolução de ecrã correcta
-Para ter a impressora a funcionar
-Para ter o scanner a funcionar
-Para ter a placa USB wireless
-Para ter webcam a funcionar


Até para, e repara bem, conseguir que os phones fossem reconhecidos na porta da frente da torre tive que andar a instalar drivers!

Em linux dependendo das distribuições, consigo ter ou tudo detectado e a funcionar logo após a instalação ou apenas tenho que instalar uma ou duas coisas.

Já para não falar que poupa trabalho em ter que andar a trás do OpenOffice, programa para IM, firefox, anti virus, firewall, anti-spyware, leitor de vídeo em condições, leitor de música, gerenciador de downloads, etc.

Linux é actualmente muito, mas muito mais user friendly e rápido de meter tudo a funcionar do que Windows.

Basta ver que demorei menos de 5 minutos (sim, cinco!) a instalar o Fedora 10 e que o boot para o ambiente live foi mais rápido do que o arranque do Vista instalado.
 
Back
Topo