Porquê o Linux?

Tens duas máquinas com mais de 13 anos a correr software que numa máquina com 1 ou 2 anos se arrasta? Defende Linux à vontade, mas ao menos arranja argumentos minimamente credíveis..

Epa acredito que na parte do cad,com a palavra "mesmo" foi um bocado abusadinho,mas que linux faz milagres em termos de hardware velho...isso faz.
Tenho aqui um mmx200@233,128ram,pci 2mb e ver um SO bonitinho e a desempenhar todas as funções "normais" do dia a dia com rapidez e fiabilidade é lindo...bem melhor que andar com 98SE...
 
fez-me lembrar um artigo que uma vez vi em que comparavam a performance de vários SO's do género windows 3.1, windows 95, windows 98, windows XP, etc e colocavam em hardware e com o software da altura. ou seja, o 3.1 tinha o "word" da altura e estava num pc da altura e assim por adiante.
e a conclsão tinha tanto de curioso como de ridículo, o boot time, a performance nas aplicações, etc, era semelhante. o problema é que as aplicações de agora são muito mais evoluídas, já para não falar do próprio SO.
ter uma performance aparentemente semelhante até pode ser/parecer, mas daí a dizer que um é superior ao outro..
 
Tens duas máquinas com mais de 13 anos a correr software que numa máquina com 1 ou 2 anos se arrasta? Defende Linux à vontade, mas ao menos arranja argumentos minimamente credíveis..

Por acaso as máquinas têm 10 anos e o kernel já é o 2.0.x e não o 1.x como indiquei, mas uma coisa é certa, são bem mais rápidas com esse software CAD que uma máquina Windows! Nas máquinas Linux tenho a versão 4 e no Windows instalei a versão 5. A grande diferença é que a versão 4 foi a última feita para o Linux em 1999 e a versão 5 foi a versão para Windows que não adiciona nada de novo à versão 4 excepto o SO onde trabalha.

Não quero com isto deitar abaixo o Windows pois cada um tem as suas vantagens, mas em termos de aproveitar o hardware e tirar partido dele, acho que o Linux está bem melhor que o Windows e este meu exemplo é a prova disso.

Antes de limpar o Vista do meu portátil, fiz uma experiência simples e após o arranque do Vista, tinha menos de 1Gb de memória livre (tenho 2Gb) somente com o desktop do Vista e sem mais nada aberto! No Linux, nas mesmas condições, fico com 1,7Gb de memória livre!

O meu Linux não troco até a MS ter um SO realmente bom e não me apetece voltar para trás e utilizar o MS-DOS :002:.

Miguel
 
Bem aqui vai a minha história:
Eu tinha o Windows e estava descontente. Então tentei mudar para o Ubuntu, mas era muito complicado(8.04), bah larguei. Voltei pró Windows. Depois deu-me curiosidade o Mandriva(com KDE). A pior coisa que alguma vez fiz! XP again. Agora vi o lançamento do Ubuntu 8.10...
E fiquei deveras impressionado! Nunca vi o Ubuntu assim. Nunca me deu tanto prazer usar o Linux como agora. Já tenho algum conhecimento de Linux e GNOME(desenrasco-me) e o que não sei, ando a explorar :P. Ele instala todas as drivers por mim a uns 2 ou 3 cliques de distância :D. Actualiza de uma forma rápida, acelera a minha conexão da internet, encerra com o dobro da velocidade(já a iniciar...). Vejam lá, que até me instalou as drivers da minha gráfica antiga(que estou a usar) 3rd party automaticamente! Depois foi só o pedido de reiniciar e está a andar. Já consigo usar os efeitos(no máximo) e eu pensava que como estava no máximo que ia ser lento... mas pensei mal :D. Corre bastante rápido e tem uns efeitos visuais bem bonitinhos.Enfim, defini um tema(daqueles pré-instalados) e adorei!(DarkRoom)
Enfim, nunca me senti tão bem por usar um SO.

Cumps a todos.
PS: Já para não falar de não ter aquelas vulnerabilidades de vírus todas, instala programas que eu quero com uns cliques, consigo usar o sistema surrond sem usar drivers de terceiros...
AH, para além de que instalei o Ubuntu montando a imagem e escolhendo a opção Instalar Através do Windows, um espectáculo. Copia os ficheiros, e depois reinicias, escolhes o sistema Ubuntu e é só esperar, instala tudo sozinho, depois reinicia outra vez, escolhes Ubuntu, load e está a andar :D:D
 
Última edição:
Eu utilizo windows vista e ubuntu neste momento.
Cada vez mais ubuntu principalmente porque estou farto dos craches do vista quando fecho a tampa do portátil e depois volto a abrir, fico com a imagem toda desfocada e o rato não mexe, é por causa dos drivers da minha gráfica.
Conclusão, executo quase tudo no ubuntu, mudo normalmente para o vista por causa dos jogos, e de algum software que necessito, que não funciona no ubuntu.

Cumps
 
Linux significa costumização feita por medida para quem sabe, ou um sistema estável, seguro e out-of-the-box para quem não sabe.

Linux será equivalente ao conhecimento do utilizador.
 
Porquê o Linux? Porque basicamente, ao fim de 2 ou 3 anos a trabalhar em Windows já me sentia um expert em SOs, e com 5 anos de Linux, ainda me sinto um novato e a cada dia que passa aprendo uma coisa nova. :)
 
We have a winner! Aconteceu-me o exactamente o mesmo.

Same here!

Deixei de usar o Windows (quer pessoal quer profissionalmente) de um dia para o outro. Foi uma mudança radical e, confesso, dolorosa. Usei Windows desde a primeira versão (e antes dele todas as versões do MS-DOS) e acabei no Windows NT4 Server. Conhecia o sistema de 'trás para a frente' (instalei e configurei servidores e workstations e desenvolvi várias aplicações sobre essa plataforma) e quando mudei para Linux senti que não percebia '''nada''' de informática, mas apenas de Windows. Talvez seja por causa dessa necessidade de aprender que se diz que o 'Linux é difícil'.
 
Same here!

Deixei de usar o Windows (quer pessoal quer profissionalmente) de um dia para o outro. Foi uma mudança radical e, confesso, dolorosa. Usei Windows desde a primeira versão (e antes dele todas as versões do MS-DOS) e acabei no Windows NT4 Server. Conhecia o sistema de 'trás para a frente' (instalei e configurei servidores e workstations e desenvolvi várias aplicações sobre essa plataforma) e quando mudei para Linux senti que não percebia '''nada''' de informática, mas apenas de Windows. Talvez seja por causa dessa necessidade de aprender que se diz que o 'Linux é difícil'.
E o que te levou a fazer essa mudança tão radical?
Ou seja, que benefícios práticos te trouxe essa mudança extrema?
E já agora, quais as maiores dificuldades que encontraste nesse processo?

cumps
 
Porquê o Linux? Porque basicamente, ao fim de 2 ou 3 anos a trabalhar em Windows já me sentia um expert em SOs, e com 5 anos de Linux, ainda me sinto um novato e a cada dia que passa aprendo uma coisa nova. :)

A mim aconteceu-me o contrário... Usei windows mais de 15 anos, e uso Linux há menos de 5. Mas ao fim de um ano a usar o Linux como SO principal, já estava muito mais à vontade com o Linux do que com windows.
 
A mim aconteceu-me o contrário... Usei windows mais de 15 anos, e uso Linux há menos de 5. Mas ao fim de um ano a usar o Linux como SO principal, já estava muito mais à vontade com o Linux do que com windows.

É diferente.

Eu também me sinto à vontade com GNU/Linux mas considero-me um novato, como já fo referido. Isto porque a quantidade de coisas para aprender usando um sistema livre é enorme!
 
Porquê o Linux? Porque basicamente, ao fim de 2 ou 3 anos a trabalhar em Windows já me sentia um expert em SOs, e com 5 anos de Linux, ainda me sinto um novato
e a cada dia que passa aprendo uma coisa nova. :)

A mim aconteceu o contrário!

Ao fim de mais de 10 anos com Windows era como um expert naquilo. Sabia todos os tweaks, todas as configurações, todas as ferramentas...

Ao fim de 1 ou 2 anos com Linux... senti que não era preciso tornar-me num expert em Linux para usar o sistema como eu quero, porque isto simplesmente funciona :)

E fiquei com mais tempo livre para coisas mais úteis e/ou divertidas :D

E o que te levou a fazer essa mudança tão radical?
Ou seja, que benefícios práticos te trouxe essa mudança extrema?
Não é uma mudança assim tão extrema.

Um SO é um SO. Apenas isso.

Às vezes tem a ver com o que o poster anterior disse... muita gente percebe de Windows, e não de informática. É uma questão de hábitos. Quando se está familiarizado com determinada maneira de fazer as coisas, ao fim de anos, fica-se com uma sensação estranha ao mudar. Muitas vezes as pessoas que usam computadores não têm noções básicas de informática, do género o que é um sistema operativo, o que é a memória RAM, etc... só sabem "clicar aqui, clicar ali"...
 
O melhor é que temos muito aprender, não por ser difícil, mas por haver muita coisa que podemos fazer.

Gostei! Realmente é esse um dos pontos importantes.
Eu começei a "mexer" em computadores com um velhinho ZX81 com uns portentosos 1kb de memória, depois passei para o Magalhães da minha geração - O ZX Spectrum com todo o seu poder (16kb>48kb>128kb) e daí foi sempre a crescer.
Nunca fui dado à programação, desde que o computador servisse para fazer o que queria.
Mudei para linux à perto de 4 anos quando comprei um portátil que para ser mais barato vinha com um Mandrake(???) e o corte foi radical, deixei de ter windows a funcionar.

Neste momento sinto-me satisfeito pois tenho o computador com o SO que quero e faz o que quero, e estou sempre a aprender...
 
porque para a plataforma proprietária tens há mais de década e meia uma porrada de ferramentas de desenvolvimento fantásticas, para além de alguma facilidade de utilização/configuração com o "point-&-click" (terminal-less), enquanto que para *nix, tens algumas ferramentas visuais mediocres, que parece que não têm qq desenvolvimento durante anos.

Queixo-me principalmente, á falta de IDE nativos da linguagem XYZ, e ferramentas de análise e manutenção de BD's.
 
Última edição:
um pouco, nada de muito profundo.
Mas quando preciso de uma ferramenta mais XPTO, deparo-me sempre com a mediocridade de IDEs (e não editores) e ferramentas visuais para manipulamento de base de dados
 
Armadillo disse:
deparo-me sempre com a mediocridade de IDEs (e não editores)
A que IDEs (e para que linguagens) te estás a referir?
És a primeira pessoa que conheço que critica o Linux na área das facilidades oferecidas a programadores..
 
Última edição pelo moderador:
Back
Topo