Porquê o ubuntu?

Porque está na moda, porque tem uma cominudade enorme, porque está na moda, porque tem um suporte de hardware brutal, porque está na moda ...

Ps: não uso Ubuntu regularmente (tenho instalado o feisty, mas só para testes), mas sim Fedora ;)
 
muito simples de usar. e tens uma comunidade grande, onde é bastante fácil arranjares ajuda para qq problema que tenhas na migração para linux e não só. (as outras todas também têm). eu mudei agora pa ubuntu, e com o suse parecem-me os mais fáceis de usar.
 
Faço minhas as palavras do ruimoura porque está na moda! Mas o principal motivo é pela excelente comunidade que tem. Só traz vantagens, mais informação sobre known issues e claro como os resolver. Montes de tuts disponíveis nos foruns, muitos screens, userfriendy interface e pela facilidade em reconhecer hardware, algo que como sabemos costuma ser o calcanhar de Aquiles do Linux.

Tenho neste momento Feisty, já passei por Edgy e Dapper, e é claramente notória a evolução das distros Ubuntu. Já testei Suse 10.2, achei igualmente muito bom. A minha próxima distro de teste vai ser Fedora assim que sair ;) Depois talvez mais tarde uma só para brincar de MediaCenter ;)
 
ruimoura, porque fedora? :P

Porque, a nível geral, é mais leve no meu sistema que qualquer Ubuntu ... A nível de hardware vai dar ao mesmo, facilidade idem aspas, comunidade igualmente gigantesca (os fórums fedora), e pouco mais. No fundo, vai tudo dar ao mesmo, como já disse várias vezes.

Em relação ao que eu disse, de estar na moda, digo-o como sendo um ponto positivo, não negativo, nem pouco mais ou menos. É bom estar na moda, é bom que se fale de linux, é bom que todos os dias apareçam tópicos sobre Ubuntu ou Linux em geral no digg. Agora pode é criar a sensação, a muitos newbies, que só Ubuntu é que é fixe e que não existe mais nada ...
 
eu nao duvido que é bom, e eu nunca achei que o ubuntu é melhor que as outras distros - apesar de ter votado ubuntu e estar a usar ubuntu... simplesmente nunca usei fedora - vou usar qd sair a v7 - e perguntei qual era a diferença, mas pelos vistos é mais ou menos igual :)
 
olha que o emerge é provável que seja melhor que o apt-get...

Eu uso Ubuntu porque não tenho paciência para instalar o gentoo..., é mesmo por uma questão de paciência pois o gentoo está cada vez mais userfriendly :)

abraços, HecKel
 
nessa parte do user friendly concordo, mas na parte do emerge nao
vou explicar os msus motivos
1) o emerge da mais erros
2) a ideia do emerge - e do gentoo - compilar pacotes nao é a mais adequada para o desktop, pois os updates demoram aaaaaaanos
3) o pacman é capaz de ser melhor que o apt-get, mas nao sei... tambem dizem mt bem do package manager do PLD
 
eu nao duvido que é bom, e eu nunca achei que o ubuntu é melhor que as outras distros - apesar de ter votado ubuntu e estar a usar ubuntu... simplesmente nunca usei fedora - vou usar qd sair a v7 - e perguntei qual era a diferença, mas pelos vistos é mais ou menos igual :)

O Fedora 7 vais ser um pouco na onda do Feisty, mas as melhorias enormes que vai ter são em relação a si próprio (muitas diferenças em relação ao 6) e não em relação ao Ubuntu Feisty.
No fundo, vai mesmo quase dar ao mesmo, tirando a diferença óbvia de pacotes (rpm vs deb) e o apt vs yum (que vai ser significamente melhorado, reescrito de raíz, e muito mais rápido). Vai deixar também de haver os repositórios Core e Extra, passando a ser só um.

Vai ter "Codec auto suggestion", como o Feisty, mas com as devidas diferenças, porque o Fedora, tal como o Debian, não inclui pacotes não livres, e além do mais, como estão baseados nos EUA, não podiam nunca sugerir codecs para mp3/dvd/whatever de forma gratuita, por causa das leis americanas. Em vez disso, fizeram um acordo com os detentores das patentes destes pacotes multimedia nos EUA, e depois se quiseres podes comprar os codecs para instalar, tirando o Lame (mp3) que vai ser gratuito. Sei que parece estupidez, mas eles têm que seguir as leis do país onde se encontram ... Um simples "rpm -ihv http://freshrpms.nseiq.naoseiqmais.rpm" e está adicionado o repositórios dos freshrpms, que tem essas tretas todas de codecs e tudo o mais ...

É esperar para ver ... Basicamente, é muito muito bom que haja uma meia dúzia de distros realmente a evoluir de um modo muito significativo, como o Fedora, Ubuntu, OpenSuse, Mandriva e mais uns bons projectos que por aí andam. Beneficia todos os utilizadores de Linux, e beneficia o Linux em geral, porque cada vez é mais falado, e cada vez são mais os newbies que estão a aderir ao Linux, independentemnete da distro que usam (claro que o "boom" do Ubuntu tem contribuído significativamente para isso)
 
Última edição:
obrigado por esse post, era uma pergunta que eu tinha por esclarecer...
sai daqui a 3 semanas não é?

Dia 26 deste mês sai o Test 4, que vai ser já muito próximo da versão final, porque já vai ter "Continual Freeze", ou seja, já não vai haver mais nada a desenvolver nem a incluir, e depois a versão final sai dia 24 de Maio, ou seja, vão ter 1 mês para eliminar bugs e dar os últimos retoques.
 
eu uso o ubuntu porque dão cd's com autocolantes lol, mas principalmente por ser aquela que me parece ser mais userfriendly e porque tem uma comunidade gigantesca, logo se precisar de suporte há muita boa gente que está sempre disposta a ajudar os newbies como eu :)
 
Epa, pergunta algo parva... Hoje tive vai nao vai para formatar o debian e meter o fedora core 6, mas depois vi cada coisa nos foruns8|!!! Para instalar codecs multimedia usavam comandos que eu nunca tinha visto na vida, e outras coisas... Aquilo é mesmo assim ou eram eles a exagerar um bocado na coisa(para instalar coisas que nao sao precisas na maioria dos casos)
 
Epa, pergunta algo parva... Hoje tive vai nao vai para formatar o debian e meter o fedora core 6, mas depois vi cada coisa nos foruns8|!!! Para instalar codecs multimedia usavam comandos que eu nunca tinha visto na vida, e outras coisas... Aquilo é mesmo assim ou eram eles a exagerar um bocado na coisa(para instalar coisas que nao sao precisas na maioria dos casos)

Não sei mesmo do que estás a falar, acredita ...
Tens aqui as cenas básicas, um guia feito por mim - http://www.ruimoura.net/imagem/Fedora6installnotes.html
 
isso apesar de nao ser complicado é muito pouco user friendly.. o yum vai mudar muito na versao 7? a maneira de o usar vai ser diferente? é que isso de ter de mover ficheiros blabla e ter autonomia zero naõ dá muito jeito :S
o ubuntu está mais user-friendly que o windows, se for preciso! :P instala os codecs direitinho, e tal...muito bom!
 
isso apesar de nao ser complicado é muito pouco user friendly.. o yum vai mudar muito na versao 7? a maneira de o usar vai ser diferente? é que isso de ter de mover ficheiros blabla e ter autonomia zero naõ dá muito jeito :S
o ubuntu está mais user-friendly que o windows, se for preciso! :P instala os codecs direitinho, e tal...muito bom!

Dude, se tiveres que instalar um pacote com "sudo apt-get install blablabla" ou "sudo yum install blablabla", qual é exactamente a diferença? Nenhuma ... Não é user friendly? Também tens o instalador gráfico, tipo synaptic ...

Onde é que o Ubuntu é mais user friendly? Se te estás a referir ao Automatix, é injusto e desapropriado, porque o automatix não pertence ao Ubuntu, nem sequer é oficial, e não existe para Fedora, portanto isso já é um programa disponibilizado por terceiros ...

Quanto aos codecs, vai ser precisamente como no Ubuntu, só que eles não podem disponibilizar, como o ubuntu disponibiliza, os codecs sujeitos a patentes, porque estariam a ir contra as leis dos EUA. Como já disse, é uma questão de instalar um repositório, que é muito mais simples que no ubuntu, e instalar os codecs. Aliás, como podes ver se iniciares o automatix, aparece-te um aviso legal por causa disso mesmo.

Pensa assim: acabas de instalar o Ubuntu feisty, e faz de conta que não existe o Automatix. Como é que ias instalar o acrobat reader, mplayer, banshee, skype, etc, etc, etc?
 
Última edição:
Back
Topo