1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Porquê o ubuntu?

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Tonux, 22 de Abril de 2007. (Respostas: 75; Visualizações: 3960)

  1. Tonux

    Tonux Power Member

    Última edição: 22 de Abril de 2007
  2. tommy v.

    tommy v. Hard BOINC

    quanto aos outros nao sei, mas eu escolhi porque como sou novo no linux penso que e o mais facil de utilizar
     
  3. astrisko

    astrisko 1st Folding then Sex

    Em primeiro lugar porque é uma excelente distro, mas principalmente pela comunidade que torna tudo mais fácil.
     
  4. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Porque está na moda, porque tem uma cominudade enorme, porque está na moda, porque tem um suporte de hardware brutal, porque está na moda ...

    Ps: não uso Ubuntu regularmente (tenho instalado o feisty, mas só para testes), mas sim Fedora ;)
     
  5. grafo

    grafo Folding Member

    ruimoura, porque fedora? :P
     
  6. heeven

    heeven Power Member

    muito simples de usar. e tens uma comunidade grande, onde é bastante fácil arranjares ajuda para qq problema que tenhas na migração para linux e não só. (as outras todas também têm). eu mudei agora pa ubuntu, e com o suse parecem-me os mais fáceis de usar.
     
  7. andré ferrari

    andré ferrari Colaborador
    Staff Member

    Faço minhas as palavras do ruimoura porque está na moda! Mas o principal motivo é pela excelente comunidade que tem. Só traz vantagens, mais informação sobre known issues e claro como os resolver. Montes de tuts disponíveis nos foruns, muitos screens, userfriendy interface e pela facilidade em reconhecer hardware, algo que como sabemos costuma ser o calcanhar de Aquiles do Linux.

    Tenho neste momento Feisty, já passei por Edgy e Dapper, e é claramente notória a evolução das distros Ubuntu. Já testei Suse 10.2, achei igualmente muito bom. A minha próxima distro de teste vai ser Fedora assim que sair ;) Depois talvez mais tarde uma só para brincar de MediaCenter ;)
     
  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Porque, a nível geral, é mais leve no meu sistema que qualquer Ubuntu ... A nível de hardware vai dar ao mesmo, facilidade idem aspas, comunidade igualmente gigantesca (os fórums fedora), e pouco mais. No fundo, vai tudo dar ao mesmo, como já disse várias vezes.

    Em relação ao que eu disse, de estar na moda, digo-o como sendo um ponto positivo, não negativo, nem pouco mais ou menos. É bom estar na moda, é bom que se fale de linux, é bom que todos os dias apareçam tópicos sobre Ubuntu ou Linux em geral no digg. Agora pode é criar a sensação, a muitos newbies, que só Ubuntu é que é fixe e que não existe mais nada ...
     
  9. grafo

    grafo Folding Member

    eu nao duvido que é bom, e eu nunca achei que o ubuntu é melhor que as outras distros - apesar de ter votado ubuntu e estar a usar ubuntu... simplesmente nunca usei fedora - vou usar qd sair a v7 - e perguntei qual era a diferença, mas pelos vistos é mais ou menos igual :)
     
  10. rolando2424

    rolando2424 Power Member

    Para mim, qualquer distro que tenha o sistema de apt-get é boa :D

    Mas neste momento, o Ubuntu é o que tem mais "momentum".
     
  11. HecKel

    HecKel The WORM

    olha que o emerge é provável que seja melhor que o apt-get...

    Eu uso Ubuntu porque não tenho paciência para instalar o gentoo..., é mesmo por uma questão de paciência pois o gentoo está cada vez mais userfriendly :)

    abraços, HecKel
     
  12. grafo

    grafo Folding Member

    nessa parte do user friendly concordo, mas na parte do emerge nao
    vou explicar os msus motivos
    1) o emerge da mais erros
    2) a ideia do emerge - e do gentoo - compilar pacotes nao é a mais adequada para o desktop, pois os updates demoram aaaaaaanos
    3) o pacman é capaz de ser melhor que o apt-get, mas nao sei... tambem dizem mt bem do package manager do PLD
     
  13. ruimoura

    ruimoura Power Member

    O Fedora 7 vais ser um pouco na onda do Feisty, mas as melhorias enormes que vai ter são em relação a si próprio (muitas diferenças em relação ao 6) e não em relação ao Ubuntu Feisty.
    No fundo, vai mesmo quase dar ao mesmo, tirando a diferença óbvia de pacotes (rpm vs deb) e o apt vs yum (que vai ser significamente melhorado, reescrito de raíz, e muito mais rápido). Vai deixar também de haver os repositórios Core e Extra, passando a ser só um.

    Vai ter "Codec auto suggestion", como o Feisty, mas com as devidas diferenças, porque o Fedora, tal como o Debian, não inclui pacotes não livres, e além do mais, como estão baseados nos EUA, não podiam nunca sugerir codecs para mp3/dvd/whatever de forma gratuita, por causa das leis americanas. Em vez disso, fizeram um acordo com os detentores das patentes destes pacotes multimedia nos EUA, e depois se quiseres podes comprar os codecs para instalar, tirando o Lame (mp3) que vai ser gratuito. Sei que parece estupidez, mas eles têm que seguir as leis do país onde se encontram ... Um simples "rpm -ihv http://freshrpms.nseiq.naoseiqmais.rpm" e está adicionado o repositórios dos freshrpms, que tem essas tretas todas de codecs e tudo o mais ...

    É esperar para ver ... Basicamente, é muito muito bom que haja uma meia dúzia de distros realmente a evoluir de um modo muito significativo, como o Fedora, Ubuntu, OpenSuse, Mandriva e mais uns bons projectos que por aí andam. Beneficia todos os utilizadores de Linux, e beneficia o Linux em geral, porque cada vez é mais falado, e cada vez são mais os newbies que estão a aderir ao Linux, independentemnete da distro que usam (claro que o "boom" do Ubuntu tem contribuído significativamente para isso)
     
    Última edição: 22 de Abril de 2007
  14. grafo

    grafo Folding Member

    obrigado por esse post, era uma pergunta que eu tinha por esclarecer...
    sai daqui a 3 semanas não é?
     
  15. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Dia 26 deste mês sai o Test 4, que vai ser já muito próximo da versão final, porque já vai ter "Continual Freeze", ou seja, já não vai haver mais nada a desenvolver nem a incluir, e depois a versão final sai dia 24 de Maio, ou seja, vão ter 1 mês para eliminar bugs e dar os últimos retoques.
     
  16. GettinBetter

    GettinBetter Power Member

    eu uso o ubuntu porque dão cd's com autocolantes lol, mas principalmente por ser aquela que me parece ser mais userfriendly e porque tem uma comunidade gigantesca, logo se precisar de suporte há muita boa gente que está sempre disposta a ajudar os newbies como eu :)
     
  17. tmafcerqueira

    tmafcerqueira Power Member

    Epa, pergunta algo parva... Hoje tive vai nao vai para formatar o debian e meter o fedora core 6, mas depois vi cada coisa nos foruns8|!!! Para instalar codecs multimedia usavam comandos que eu nunca tinha visto na vida, e outras coisas... Aquilo é mesmo assim ou eram eles a exagerar um bocado na coisa(para instalar coisas que nao sao precisas na maioria dos casos)
     
  18. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Não sei mesmo do que estás a falar, acredita ...
    Tens aqui as cenas básicas, um guia feito por mim - http://www.ruimoura.net/imagem/Fedora6installnotes.html
     
  19. grafo

    grafo Folding Member

    isso apesar de nao ser complicado é muito pouco user friendly.. o yum vai mudar muito na versao 7? a maneira de o usar vai ser diferente? é que isso de ter de mover ficheiros blabla e ter autonomia zero naõ dá muito jeito :S
    o ubuntu está mais user-friendly que o windows, se for preciso! :P instala os codecs direitinho, e tal...muito bom!
     
  20. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Dude, se tiveres que instalar um pacote com "sudo apt-get install blablabla" ou "sudo yum install blablabla", qual é exactamente a diferença? Nenhuma ... Não é user friendly? Também tens o instalador gráfico, tipo synaptic ...

    Onde é que o Ubuntu é mais user friendly? Se te estás a referir ao Automatix, é injusto e desapropriado, porque o automatix não pertence ao Ubuntu, nem sequer é oficial, e não existe para Fedora, portanto isso já é um programa disponibilizado por terceiros ...

    Quanto aos codecs, vai ser precisamente como no Ubuntu, só que eles não podem disponibilizar, como o ubuntu disponibiliza, os codecs sujeitos a patentes, porque estariam a ir contra as leis dos EUA. Como já disse, é uma questão de instalar um repositório, que é muito mais simples que no ubuntu, e instalar os codecs. Aliás, como podes ver se iniciares o automatix, aparece-te um aviso legal por causa disso mesmo.

    Pensa assim: acabas de instalar o Ubuntu feisty, e faz de conta que não existe o Automatix. Como é que ias instalar o acrobat reader, mplayer, banshee, skype, etc, etc, etc?
     
    Última edição: 22 de Abril de 2007

Partilhar esta Página