Porquê o ubuntu?

referia-me a instalacao do java.
eu nao uso o automatix. no 6.10 usei e deu erro.
apt-get install pacote :) o flashplayer, etc etc instalei ao abrir no firefox uma pagina com o dito cujo e depois pus instalar plugin
a questao é que nós não tamos nos estados unidos, pelo que toume nas tintas para as leis deles :P
já agora que formatos BONS nao estao sujeitos a patentes? - ou estao e podem-se usar na mesma de borla?
 
Última edição:
www.ubuntupt.org

Dá uma vista de olhos e vê porque é que é mais fácil recomendar ubuntu a um newbie que outra distro qualquer...

Mas eu recomendo sempre ubuntu a um newbie, não sou cego ... Com o automatix, que infelizmente só existe para Ubuntu, a tarefa torna-se muito simples ... Fora isso, não vejo a menor diferença entre Ubuntu ou Fedora (já OpenSuse acho meio complicado, por culpa do Yast)
 
já agora que formatos BONS nao estao sujeitos a patentes? - ou estao e podem-se usar na mesma de borla?

.ogg por exemplo. Uso esse quando posso...

Mas eu recomendo sempre ubuntu a um newbie, não sou cego ... Com o automatix, que infelizmente só existe para Ubuntu, a tarefa torna-se muito simples ...

O post era para o Tonux :D Eu também prefiro Debian mas sei que se recomendar ubuntu a pessoas já se sabe desenrascar melhor graças ao grande trabalho feito pelo ubuntupt e claro automatix.
 
eu nao uso o automatix. no 6.10 usei e deu erro.
apt-get install pacote :) o flashplayer, etc etc instalei ao abrir no firefox uma pagina com o dito cujo e depois pus instalar plugin
a questao é que nós não tamos nos estados unidos, pelo que toume nas tintas para as leis deles :P
já agora que formatos BONS nao estao sujeitos a patentes? - ou estao e podem-se usar na mesma de borla?

Mas o facto de tu ou eu não estarmos nos EUA não tem nada a ver com o assunto. A sede deles é lá, têm que seguir as leis deles. Simples. Não gostas, passa à frente, é simples. Agora dizer que o Fedora é menos user friendly que o Ubuntu é a maior das falsidades ...

referia-me à instalação do java

Pá, sem o automatix, é mesmo assim que se instala ... Em qualquer distro do universo ...
 
Última edição:
a instalacao do java é (nao sei se viste o meu edit no ultimo post)
quanto ao resto nao posso comentar, porque nao usei o fedora.
eu nao perguntei aquela coisa dos formatos como quem já sabe a resposta. perguntei para poder usar esses formatos e nao os outros... de audio o .ogg e o .flac - mais alguns? - de video o mpeg4 e o xvid estou certo? o divx já e' proprietário? ha outros?
 
Última edição:
a instalacao do java é (nao sei se viste o meu edit no ultimo post)
quanto ao resto nao posso comentar, porque nao usei o fedora.
eu nao perguntei aquela coisa dos formatos como quem já sabe a resposta. perguntei para poder usar esses formatos e nao os outros... de audio o .ogg e o .flac - mais alguns? - de video o mpeg4 e o xvid estou certo? o divx já e' proprietário? ha outros?

Os que estão sujeitos a patentes são:
Windows Media Audio Decoder
Windows Media Video Decoder
Windows Media ASF Demuxer
Windows Media MMS Networking

MPEG2 Video Decoder
MPEG4 Video Decoder
MPEG2 Program Stream and Transport Stream demuxer
MPEG4 ISO Demuxer
MP3 Audio Decoder
AC3 Audio Decoder

Depois há os que dizem respeito a dvd's, como dvdcss e afins, que são simplesmente proibidos ...
 
o enter foi apenas a separar os microsoft e non-microsoft? ou os de baixo já nao estao sujeitos a patentes... se o xvid baseiase no mpeg4, como é que este é patenteado?
 
o enter foi apenas a separar os microsoft e non-microsoft? ou os de baixo já nao estao sujeitos a patentes... se o xvid baseiase no mpeg4, como é que este é patenteado?

O espaço foi involuntário ... Quanto ao xvid, o divx também é baseado em mpeg4, e é patenteado. Se derivam de um sistema patenteado, não podem ser distribuídos, lá, a não ser pelas empresas proprietárias dos respectivos codecs, ou empresas que tenham autorização para os distribuir (e isso implica pagar muitos milhões). Os americanos são um espetáculo ...
 
ou seja, o xvid nao é propriamente nao-patenteado.. para video que formato recomendas a usar? :S

Segundo as leis dos EUA, o xvid deriva de um sistema patenteado, logo é ilegal a sua distribuição.

Pá, eu uso estes codecs todos na mesma, dependendo dos formatos dos filmes e séries que tenho (99% são xvid). Ao criar vídeos uso o .ogg, porque é livre, é bom e tem qualidade. Para som, ao ripar cd's tb meto em .ogg, porque o meu leitor de mp3 lê .ogg (samsung). O .ogg serve para vídeo e audio, como podes ver :)
 
ah, pensava que era so audio :P
e em termos de qualidade é melhor que xvid e isso? ou os melhores sao mesmo os proprietarios...
 
ah, pensava que era so audio :P
e em termos de qualidade é melhor que xvid e isso? ou os melhores sao mesmo os proprietarios...

Depende da compressão aplicada ao vídeo. O áudio é do mesmo nível de um CD áudio, mas o vídeo, por default, tem uma qualidade algo fraca (utiliza muita compressão, mas também produz ficheiros muito mais pequenos)
 
Última edição:
Pessoal a fumar umas ganzas, com certeza... Bem, vou exprimentar... Olha la, avisaram-me pra la no forum que a anaconda as vezes passava-se dos aneis e metia os kerneis das arquitecturas errados... Como é que resolvo isso?

Isso é verdade. Pode meter-te i586 ou i686, conforme lhe apetecer :|

Fazes "uname -a" na consola e verificas que arquitectura te instalou. De qualquer modo isso só vai afectar se depois quiseres instalar o kernel-header, para compilar cenas que necessitem o kernel source. Aí é que tens mesmo que instalar o equivalente ao kernel que tens instalado.

Mas agora sinceramente, eu se fosse a ti esperava uns dias, até ao dia 26, e depois instalava o Fedora 7 teste 4, equivalente mais ou menos ao Ubuntu 7.04 RC.
 
Isso é verdade. Pode meter-te i586 ou i686, conforme lhe apetecer :|

Fazes "uname -a" na consola e verificas que arquitectura te instalou. De qualquer modo isso só vai afectar se depois quiseres instalar o kernel-header, para compilar cenas que necessitem o kernel source. Aí é que tens mesmo que instalar o equivalente ao kernel que tens instalado.

Mas agora sinceramente, eu se fosse a ti esperava uns dias, até ao dia 26, e depois instalava o Fedora 7 teste 4, equivalente mais ou menos ao Ubuntu 7.04 RC.

Só a titulo de curiosidade, o Fedora não faz o upgrade de uma versão de teste para outra, pois não? Quem têm o Test 3 é obrigado a actualizar através do dvd ou também dá pelo Yum?

É que fiquei com a ideia de que o rpm não era tão versátil como os apt neste aspecto uma vez que no PCLinux OS era obrigatória uma nova instalação.
 
Só a titulo de curiosidade, o Fedora não faz o upgrade de uma versão de teste para outra, pois não? Quem têm o Test 3 é obrigado a actualizar através do dvd ou também dá pelo Yum?

É que fiquei com a ideia de que o rpm não era tão versátil como os apt neste aspecto uma vez que no PCLinux OS era obrigatória uma nova instalação.

Honestamente não sei ao certo, porque instalei o test 3, logo não tive que fazer upgrade de versão, mas pelo que li no fórum basta fazer um simples yum update. O que acontece, tal como no Ubuntu, é que com os updates diários a distro vai evoluindo para a versão seguinte, naturalmente, se sequer dares por isso. O problema no fedora 7 é que os repositórios estão a ser profundamente restruturados, mas em princípio não deve haver stress.
 
Back
Topo