Porque o Windows?

A vantagem de Linux acaba por ser o de ser "completamente" livre.

Os utilizadores de Windows acabam um bocado por se esquecer disso porque grande parte usa versões copiadas.

Se tivessem mesmo que pagar, talvez olhassem de outro modo para outros sistemas operativos.

Uso Windows e Linux, embora neste ultimo não me sinta completamente à vontade.

Por ter programas que apenas correm em Windows e também porque muito de vez em quando gosto de jogar, ou porque não me quero chatear, continuam os 2 instalados :)
 
Última edição:
Quanto à instalação de programas no Linux, ao contrário do que tenho lido por aqui, não poderá ser mais básico sendo tão básico que qualquer analfabeto informático o conseguiria fazer através do Adept ou Synaptic.

Verdade. O problema é que nem tudo se encontra disponível no Synaptic. Mas concordo que para uma utilização mais básica do computador (internet, mails, processador de texto e folha de cálculo) Linux é mais do que suficiente e é simples, MAS....
 
MAS... a verdade é que... falando do synaptic por exemplo..... este até permite pesquisas por tipo de aplicações.

MAS continua-lhe a faltar qualquer coisa!

E é aí que entra a shell :x2:


Ok... ok.... falando a sério.... quem for curioso e começar a entrar no mundo do linux com algo mais em mente do que apenas utilização normal (net, mails, chat, etc) vai-se aperceber que uma shell é uma grande vantagem. E depois damos por nós no windows a fazer WIN_KEY + R => cmd :003:

Voltando entao ao tópico.....................

Tenho noção que a cada post que faço defendo mais o linux.
However.... sou windows user até dizer chega.... o vicio dos joguinhos nao me sai mesmo. E enquanto nao houver directX em linux (sonha meu caro.. sonha) sem ser emulado >.< , vou continuar a ser o dual user do costume! (como ja disse milhoes de vezes)
 
Sei porque não faço downloads duvidos, lol. É mais nessa base. O que é certo é que não me lembro de ter problemas com virus.

O wxmaxima faz quase a mesma coisa que o xmaxima, embora seja um bocadinho diferente.

Eu não quero entrar pelo "problema" dos virus. Não vou entrar por aí porque eu quando uso Windows, uso-o sem protecções nenhumas para além do meu bom senso.
Eu estava simplesmente a falar da questão da facilidade de instalar programas.

E tu também não tens que abrir o browser? também não fazes download? E se fizermos download dos sites oficiais também não precisamos de verificar spyware/virus, e mesmo que fosse, o antivírus faz isso de forma transparente sem intervenção do utilizador.

Eu abro o browser para navegar na internet. Não para fazer download de softwares.

E já agora diz lá qual foi o comando que fizeste para instalar o teeworlds... Não tiveste que abrir nada onde inserir o comando?

"pacman -S teeworlds". E não, não abri nada. O terminal abre automaticamente no inicio da sessão :)

MAS... ainda não é para todos. A simplicidade atingida até agora ainda não é suficiente. O tal exemplo da vaca na pradaria e a carne no talho falada mais atrás serve perfeitamente.

Linux não é para todos. Enquanto se continuar a dizer que é "muito difícil" só porque é diferente, enquanto se continuar a difundir o Linux pelas razões erradas (mudar porque não têm virus? quero lá saber dos virus, também não os tinha no Windows), enquanto continuarem com o estigma, claro que Linux não é para todos. É só para quem quer :)

Mas isto já é way off topic.
 
"Porquê Windows?"

A resposta resume-se a 3 palavras: Bola de Neve
Os consumidores finais apostam em Windows porque é o mais polivalente em termos de aplicações que corre. Qualquer PC com windows tem o necessário para trabalhar com os documentos da empresa. Os Jogos fazem parte de uma importante fatia mas apenas vieram por tabela.

As empresas, ao contrario do que se possa pensar, o Windows em muitos casos (juntamente com os pacotes de software caríssimo que o acompanham nas empresas) é muito mas muito mais barato que outros SOs como o Linux. Não se pode olhar para um SO apenas com base no seu preço de venda ao publico. O Windows é um padrão que qualquer trabalhador leigo em termos informáticos conhece, esses trabalhadores leigos são de longe a maioria. Nos mercados de hoje, em que a velocidade e iniciativa são tudo, os custos de formação dos trabalhadores para usar Linux ou outro SO (custos a nivel de tempo e dinheiro) seriam mais caros que usar Windows.

Ou seja...

"Porquê Windows"

Em casa porque nas empresas se usa Windows.
Nas empresas porque em casa dos trabalhadores se usa Windows.


cump.
 
Eu abro o browser para navegar na internet. Não para fazer download de softwares.
...
"pacman -S teeworlds". E não, não abri nada. O terminal abre automaticamente no inicio da sessão :)

Tens sempre TODO o software que precisas disponível sem precisares de download?

Quanto ao comando para instalares tens que admitir que é mais fácil clicar num ficheiro do que escrever tudo isso, e olha que me iniciei nos PCs no tempo do DOS por isso já usei muita linha de comando.

Para não ficar OT, aqui vai porque o windows IMHO:

- Fácil de instalar e com enorme compatibilidade de hardware (ainda a semana passada instalei um Windows 3.11 e um XP numa VM e realmente o Windows evoluiu muito, o XP instala-se só com "seguintes" e fica tudo a funcionar)
- Fácil de operar - Qualquer pessoa usa o windows, é apontar e clicar
- Jogos - nem vale a pena explicar

E quem quiser instalar o Linux tem logo à partida n escolhas de distros consoante a utilização, depois ainda há a escolha do ambiente gráfico, enfim, torna-se complicado. Será que escolhi bem? Quais são os comandos? Tenho que ler tutoriais... Para trabalhar faço-o no trabalho não em casa.
 
MAS... ainda não é para todos. A simplicidade atingida até agora ainda não é suficiente.
synapticmarkinstalliy1.png

Realmente, ainda não é para todos..
 
Última edição pelo moderador:
Pelos jogos e programas que só correm em Windows. O que faz escolher Windows não é o Windows, é o que corre em Windows e não nos outros.
 
Tens sempre TODO o software que precisas disponível sem precisares de download?

Claro que faço download, mas não preciso de abrir páginas na internet para isso.
E sim, tenho todo o que -eu- preciso.

Quanto ao comando para instalares tens que admitir que é mais fácil clicar num ficheiro do que escrever tudo isso, e olha que me iniciei nos PCs no tempo do DOS por isso já usei muita linha de comando.

Estás a comprar coisas diferentes.
O processo de escrever o comando não equivale a carregar duas vezes no executável. Equivale a tudo o que disse até aqui: abrir o browser, ir à página oficial do programa (e aqui até excluo a possível ida e pesquisa ao google), procurar a secção dos downloads, guardar o executavel certo num sitio qualquer, sair do browser, e, aí sim, executa-lo. Acho que agora é suficientemente claro.

Para não ficar OT, aqui vai porque o windows IMHO:

- Fácil de instalar e com enorme compatibilidade de hardware (ainda a semana passada instalei um Windows 3.11 e um XP numa VM e realmente o Windows evoluiu muito, o XP instala-se só com "seguintes" e fica tudo a funcionar)

Estás a avaliar a compatibilidade de hardware através de uma instalação de uma VM? lol.

E quem quiser instalar o Linux tem logo à partida n escolhas de distros consoante a utilização, depois ainda há a escolha do ambiente gráfico, enfim, torna-se complicado. Será que escolhi bem? Quais são os comandos? Tenho que ler tutoriais... Para trabalhar faço-o no trabalho não em casa.

Eu sei que a escolha é um fardo muito pesado para muita gente e acarreta muita coisa. Mas eu aceito-o de bom grado. :)
 
Última edição:
E quem quiser instalar o Linux tem logo à partida n escolhas de distros consoante a utilização, depois ainda há a escolha do ambiente gráfico, enfim, torna-se complicado. Será que escolhi bem? Quais são os comandos? Tenho que ler tutoriais... Para trabalhar faço-o no trabalho não em casa.
Distros? Dão todas para o mesmo, a escolha não há de ser difícil. Sistema pronto a funcionar -> Ubuntu, Fedora e derivados. Sistemas DIY -> Arch, Gentoo, Slack, etc. Difícil?

Ambiente gráfico? Custa muito escolher entre o simples Gnome e o completo KDE? Ou então o leve XFCE e entre outros? A mesma resposta das distros: acabam por ir darem todos para o mesmo, é escusado perder imenso tempo a ver os prós e contras umas das outras. Se não gostares de uma ou se ela não funcionar como tu queres, mudas para outra. É a vantagem da escolha.

Quais são os comandos? Wiki's? O conhecimento não nasce do nada. Tu também não lês tutoriais no em aplicações Windows?

Quem lê o teu comentário, até pensa que o Windows sabe o que vai no nosso pensamento e faz exactamente aquilo que quer sem nos termos de preocupar a ler tutoriais, wiki's, etc.

Mais uma vez, as pessoas complicam aquilo que não é complicado. Lá por ser diferente, não singifica que seja difícil.

Windows tem uma compatíbilidade imensa com hardware? Pega lá num CD limpo de Windows e instala num computador sem drivers adicionais e diz-me como é a experiência. :>
 
Última edição:
A principal vantagem para muitos uses de linux e que para alem de ser livre é mesmo ser 100% mas 100% personalizavel e não falo de ambientes de trabalho mas sim de tudo, eu percebo porque o windows vem carregado de lixo pois tem que ser o mais compativel possivel para a maior parte do hardware e software mas isso e tambem subretudo o sei calcanhar de aquiles fica sempre lixo quer em memoria quer em disco. A vantagem dos Macs e mesmo essa um sistema feito para um leque pequeno de hardware, e do Linux por ser um sistema que pode ser talhado a medida do usuario eu sei que não é para todos mas para quem quer ta la, o windows embora tendo alguma não tem o poder de costumização do linux.

Quem já mexeu co nLite para o XP sabe bem a "carrada" de "lixo" que la vem para suportar legacy hardware e software.
 
Última edição:
Quanto ao comando para instalares tens que admitir que é mais fácil clicar num ficheiro do que escrever tudo isso, e olha que me iniciei nos PCs no tempo do DOS por isso já usei muita linha de comando.

Instalar cenas no linux é bem mais simples hoje em dia do que instalar no windows... é um facto.
 
Um exemplo prático.

Tenho uns MP3s no computador com Windows e quero passar todos esses ficheiros para outro computador que tenha, sei lá, Ubuntu (e ouvir os MP3s, claro). Os ficheiros vão ser transportados por meio de uma Pendrive. O que faço?
 
Um exemplo prático.

Tenho uns MP3s no computador com Windows e quero passar todos esses ficheiros para outro computador que tenha, sei lá, Ubuntu (e ouvir os MP3s, claro). Os ficheiros vão ser transportados por meio de uma Pendrive. O que faço?

Não percebi bem o teu problema. Eu pego na pen, passo os MP3's do Windows para a pen e ouço-os no Ubuntu sem problema nenhum.

Ou até transferia pela rede normal do Windows se tivesse Samba instalado no Ubuntu.
 
Back
Topo