Porquê Starcraft?

nmat

To fold or to FOLD?
Joguei o jogo quando era miúdo mas na altura não lhe dei muita importância. Há cerca de um ano voltei a pegar nele e tenho jogado na net quando posso. Descobri que o nível competitivo na battle.net é elevadíssimo (ou seja: sou noob, mesmo após 1 ano) e que ainda há montes de gente a jogar Starcraft online. Na Coreia o jogo tem milhões de fãs, existe uma liga profissional com 12 equipas activas, os jogos são transmitidos na TV em canais dedicados a videojogos, etc. É doentio :wow:

No outro dia estava a conversar com um amigo sobre isto e surgiu a pergunta: porquê Starcraft?
Passado 10 anos, porque é que ainda se joga Starcraft? Porque é que ainda é o jogo mais popular do WCG? É certo que isto se deve principalmente à legião de fãs Coreanos, mas porque é que os eles pegaram neste jogo e não em CS, UT, Need for Speed ou outro qualquer?
 
Porque é um RTS a estratégia que tens de jogar um RTS não envelhece, continua a dar que pensar, já jogos de tiros e assim são "mais do mesmo" e com o envelhecimento dos gráficos tira a vontade a muita gente de jogar , e são todos iguais, não obrigam muito a pensar (salvo excepções)
 
No outro dia estava a conversar com um amigo sobre isto e surgiu a pergunta: porquê Starcraft?
Passado 10 anos, porque é que ainda se joga Starcraft? Porque é que ainda é o jogo mais popular do WCG? É certo que isto se deve principalmente à legião de fãs Coreanos, mas porque é que os eles pegaram neste jogo e não em CS, UT, Need for Speed ou outro qualquer?

Porque é que o CS ainda é tão jogado? Também não sei :P

A explicação mais plausível para o fenómeno da coreia será a de que na altura foi dos primeiros RTS a ter um bom suporte online, e desde então, ficou para sempre.
 
e nao te esquecas que na coreia como noutros paises da asia, como o japao, china etc, videojogos e tudo o que tenha a ver sobre isso da pra fazer negocio! Como os gold farmers no WoW..
 
e nao te esquecas que na coreia como noutros paises da asia, como o japao, china etc, videojogos e tudo o que tenha a ver sobre isso da pra fazer negocio! Como os gold farmers no WoW..

Neste caso, acho que isso nao se aplica. Ao contrario de um MMORPG, num RTS nao tens objectos/dinheiro que possas adquirir que depois fiquem associados à tua conta(?) e que sirvam para alem daquela ronda/jogo. A nao ser o que? Usar a tua conta para subires num ranking qualquer? Acho que nao.

É verdade que o starcraft foi um dos RTS que mais sucesso teve online, este deve ser mais um caso em que o primeiro é smp o melhor, msm que jogues outros jogos, nunca vais ter a msm sensaçao que tiveste a jogar aquele especifico jogo.
 
Eu tambem não compreendo o hype do Starcraft...Gostei bastante do jogo, mas nao me deixou na "loucura" pra ter um Starcraft 2. Se sair um starcraft 2 nos mesmos termos do 1 não vejo o porque do hype...o jogo na altura era bom, assim como o warcraft e o C&C mas, para mim, era só mais um bom RTS, um warcraft com unidades do futuro +/-. Actualmente existem RTS bastante superiores : Company of heroes, World in conflict...e realmente inovadores do genero... Agora vem um Starcraft 2 que não trás inovações, apenas novas unidades e melhores graficos...e é a loucura ??? Retirar cristal, fazer uma base, colocar defesas e enviar batalhoes para destruir...sem mt controlo dos batalhoes, nem grande micro gestao de unidades...

Não compreendo a maluquice com este jogo e nao com um Warcraft 4 ?? ou um Starcraft com mais que unidades novas....?????ou outro RTS ou jogo qq....Muita coisa que joguei e gostei à 10 anos, era bom porque era o melhor na altura...entretanto algumas coisas melhoraram...(não tou a falar só dos gráficos, não dou assim tanto valor a isso)...

Só a minha opinião...
 
Última edição:
Eu tambem não compreendo o hype do Starcraft...Gostei bastante do jogo, mas nao me deixou na "loucura" pra ter um Starcraft 2. Se sair um starcraft 2 nos mesmos termos do 1 não vejo o porque do hype...o jogo na altura era bom, assim como o warcraft e o C&C mas, para mim, era só mais um bom RTS, um warcraft com unidades do futuro +/-. Actualmente existem RTS bastante superiores : Company of heroes, World in conflict...e realmente inovadores do genero... Agora vem um Starcraft 2 que não trás inovações, apenas novas unidades e melhores graficos...e é a loucura ??? Retirar cristal, fazer uma base, colocar defesas e enviar batalhoes para destruir...sem mt controlo dos batalhoes, nem grande micro gestao de unidades...

Não compreendo a maluquice com este jogo e nao com um Warcraft 4 ?? ou um Starcraft com mais que unidades novas....?????ou outro RTS ou jogo qq....Muita coisa que joguei e gostei à 10 anos, era bom porque era o melhor na altura...entretanto algumas coisas melhoraram...(não tou a falar só dos gráficos, não dou assim tanto valor a isso)...

Só a minha opinião...

Isso é mentira.
Vê quantas unidades consegues seleccionar ao mesmo tempo...

...agora tenta enviar um batalhão de 200 zerglings para a base inimiga.
 
O Starcraft é diferente de todos os RTS que encontras lá fora.

Tem 3 raças completamente distintas e na mesma balanced. Além disso a historia no jogo foi exclente. Como viste chegas á net e lá o que importa é o skill de comandar as units. É simples e não tens de te andar a preocupar tanto com as resources, o que interessa é a tua tactica de ataque e defesa. É rápido.

o termo zerg rush, que já podes ter ouvido (eu já ouvi muitas vezes em variadas situações) vem deste mesmo jogo em que uma tactica é criar tantos zerglings como conseguires tão rapido como conseguires e mandá-los para a base inimiga, matando tudo no caminho e sem preocupares com mortes

Basicamente poucos RTS conseguiram tornar-se tão bons para um ambiente competitivo.

btw. é um problema de muitos jogos hoje em dia, tem de fazer de tudo e mais alguma coisa. Já não dá para fazer uma jogada e já está. Tens de gerir resources, montar as casas, seguir uma tree de evolução gigante. mas tambem não dão a hipotese de se tu e o teu adversario tentarem mesmo tornar o jogo mais complicado e versatil.

bem não serei a melhor pessoa para defender o starcraft porque eu não peguei muito nele nos passados anos (mas tou a pensar em fazer outra vez as campaigns), mas é o RTS que me diverte mais e eu já joguei muitos
 
Última edição:
Mas, por exemplo qual é a grande diferença do Starcraft para o Warcraft para tanto hype? eu joguei bastante aos dois e gostei mais do war 2... adorava o som dos dark nights dos orc e mesmo os workers, quando carreavas vezes sem conta tinham mts falas diferentes...tambem tinha 3 raças distintas ( o warcraft 3) e equilibradas...

Tambem não animo muito com estratégia demasiado complexa, mas a mecânica do starcraft é demasiado simples ao nivel das unidades e gathering de recursos...vão em grupo e o que varia é se são melee ou ranged (seleccionar um sem numero de unidades e atacar nao me parece uma acto de gestão fantastico, e só tem piada no inicio, depois de fazer isso 2 ou 3 missoes começa a perder piada)...ha inumeros jogos com esta "filosofia" : Age of Empires 2, Warcraft 2 e 3, Lord of the rings : Battle for Middle Earth...sei lá

Gostei muito do Starcraft na altura dele, agora não me parece nada de novo ou inovador, só vejo melhores gráficos e nada que me deixe hyped...
 
Mas, por exemplo qual é a grande diferença do Starcraft para o Warcraft para tanto hype? eu joguei bastante aos dois e gostei mais do war 2... adorava o som dos dark nights dos orc e mesmo os workers, quando carreavas vezes sem conta tinham mts falas diferentes...tambem tinha 3 raças distintas ( o warcraft 3) e equilibradas...

Tambem não animo muito com estratégia demasiado complexa, mas a mecânica do starcraft é demasiado simples ao nivel das unidades e gathering de recursos...vão em grupo e o que varia é se são melee ou ranged (seleccionar um sem numero de unidades e atacar nao me parece uma acto de gestão fantastico, e só tem piada no inicio, depois de fazer isso 2 ou 3 missoes começa a perder piada)...ha inumeros jogos com esta "filosofia" : Age of Empires 2, Warcraft 2 e 3, Lord of the rings : Battle for Middle Earth...sei lá

Gostei muito do Starcraft na altura dele, agora não me parece nada de novo ou inovador, só vejo melhores gráficos e nada que me deixe hyped...

O Warcraft 3 é praticamente o mesmo...
 
O Starcraft é um jogo simples e complexo, uma pessoa que não entenda nada de RTS pode muito bem pegar no jogo e divertir-se, como quem queira aprofundar os seus conhecimentos tem muito por onde melhorar, também ajuda bastante o pormenor de, à excepção do Warcraft III, não tem saído nenhum RTS, até à data, que implemente tão bem este sistema.

Bem, ok, o Age of Empires II merece uma menção honrosa mas não entra na lista pois é tudo igual ao litro, só muda o look e uma ou outra unidade, já o Warcraft e Starcraft oferecem formas bastante distintas de combate e, no entanto, muito bem balanceadas. Eu até que poderia dizer Warhammer 40k, mas faltou-lhe algo assim...
 
Se sair um starcraft 2 nos mesmos termos do 1 não vejo o porque do hype...

Good point. É que se pegares no que já se sabe do 2o Starcraft vê-se que é igual. Zerg, Protoss e Terran. Minerais e Gás. É certo que a AI parece melhorada, gráficos melhores e novas unidades, mas a base do jogo permanece bastante simples e inalterada. No entanto há um hype enorme à volta do jogo, existem neste momento vários Progamers a trabalhar com a Blizzard e a testar o jogo intensivamente.
 
Good point. É que se pegares no que já se sabe do 2o Starcraft vê-se que é igual. Zerg, Protoss e Terran. Minerais e Gás. É certo que a AI parece melhorada, gráficos melhores e novas unidades, mas a base do jogo permanece bastante simples e inalterada. No entanto há um hype enorme à volta do jogo, existem neste momento vários Progamers a trabalhar com a Blizzard e a testar o jogo intensivamente.
don't change something that isn't broken. só queremos uma versão nova do antigo com uma nova campagin, novas unidades e uma engine com sistema melhor que funcione bem nos PCs de hoje.
só por ter novas unidades e outras que mudaram o jogo vai mudar imenso. só já a introdução do medic no addon ao primeiro starcraft já tinha mudado o jogo.
 
Percebo perfeitamente que muitas vezes mais vale manter o que é bom que inventar...só mesmo o hype todo é que não compreendo.

Tambem gostei muito do primeiro, e é muito provável que goste do segundo, apenas acho que novas unidades e gráficos renovados não merecem o hype que se tem visto...

Se fosse o Warcraft 4 RTS o hype era diferente ?? 3 raças equilibradas, recursos "parecidos", ranged e melee...ou um Age of Empires 4 ??
 
Última edição:
O Starcraft é consideravelmente diferente do Warcraft 3 em mecânica de jogo.

E as raças do Starcraft são mesmo distintas, não tem nomes diferentes para bonecos aparentados como o próprio Warcraft tem.
 
Se fosse o Warcraft 4 RTS o hype era diferente ?? 3 raças equilibradas, recursos "parecidos", ranged e melee...ou um Age of Empires 4 ??
mais ou menos.
mas esses são tudo jogos consideravelmente diferentes. Com mecanicas diferentes.
e como foi dito, o appeal de starcraft é de ser acessivel, mas para alguem que investe tempo pode fazer estrategias mais complexas e unicas com cada raça e unidade completamente distinta em jogadas com movimentos rapidos
 
Eu tambem não compreendo o hype do Starcraft...Gostei bastante do jogo, mas nao me deixou na "loucura" pra ter um Starcraft 2. Se sair um starcraft 2 nos mesmos termos do 1 não vejo o porque do hype...o jogo na altura era bom, assim como o warcraft e o C&C mas, para mim, era só mais um bom RTS, um warcraft com unidades do futuro +/-. Actualmente existem RTS bastante superiores : Company of heroes, World in conflict...e realmente inovadores do genero... Agora vem um Starcraft 2 que não trás inovações, apenas novas unidades e melhores graficos...e é a loucura ??? Retirar cristal, fazer uma base, colocar defesas e enviar batalhoes para destruir...sem mt controlo dos batalhoes, nem grande micro gestao de unidades...

Não compreendo a maluquice com este jogo e nao com um Warcraft 4 ?? ou um Starcraft com mais que unidades novas....?????ou outro RTS ou jogo qq....Muita coisa que joguei e gostei à 10 anos, era bom porque era o melhor na altura...entretanto algumas coisas melhoraram...(não tou a falar só dos gráficos, não dou assim tanto valor a isso)...

Só a minha opinião...

o starcraft é diferente dos outros RTS's, e sinceramente melhor que todos esses que mencionaste, esses podem ser inovadores, mas para que ser inovadores para ter uma jogabilidade assim assim? o starcraft tem uma jogabilidade simplesmente brutal, e então a nivel de multiplayer está mesmo muito bem conseguido

Mas, por exemplo qual é a grande diferença do Starcraft para o Warcraft para tanto hype? eu joguei bastante aos dois e gostei mais do war 2... adorava o som dos dark nights dos orc e mesmo os workers, quando carreavas vezes sem conta tinham mts falas diferentes...tambem tinha 3 raças distintas ( o warcraft 3) e equilibradas...

Tambem não animo muito com estratégia demasiado complexa, mas a mecânica do starcraft é demasiado simples ao nivel das unidades e gathering de recursos...vão em grupo e o que varia é se são melee ou ranged (seleccionar um sem numero de unidades e atacar nao me parece uma acto de gestão fantastico, e só tem piada no inicio, depois de fazer isso 2 ou 3 missoes começa a perder piada)...ha inumeros jogos com esta "filosofia" : Age of Empires 2, Warcraft 2 e 3, Lord of the rings : Battle for Middle Earth...sei lá

Gostei muito do Starcraft na altura dele, agora não me parece nada de novo ou inovador, só vejo melhores gráficos e nada que me deixe hyped...

não leves isto como uma ofensa nem nada, mas não sabes jogar starcraft, se para ti o jogo é fazer gather aos recursos e fazer unidas melee e ranged assim ao calhas então tens de pesquisar melhor ou jogar o jogo

Good point. É que se pegares no que já se sabe do 2o Starcraft vê-se que é igual. Zerg, Protoss e Terran. Minerais e Gás. É certo que a AI parece melhorada, gráficos melhores e novas unidades, mas a base do jogo permanece bastante simples e inalterada. No entanto há um hype enorme à volta do jogo, existem neste momento vários Progamers a trabalhar com a Blizzard e a testar o jogo intensivamente.

e por ser igual é mau? é muito bom, já para adicioanar 1 ou 2 unidades em cada raça neste jogo pode ditar o fim do mesmo, quanto mais adicionar raças e coisas bem maiores que isso

se saise só um update ao starcraft para arranjar certos bugs teria já um hype enorme, e para muitos, eu incluido, um simples repair aos bugs do jogo chegava

don't change something that isn't broken. só queremos uma versão nova do antigo com uma nova campagin, novas unidades e uma engine com sistema melhor que funcione bem nos PCs de hoje.
só por ter novas unidades e outras que mudaram o jogo vai mudar imenso. só já a introdução do medic no addon ao primeiro starcraft já tinha mudado o jogo.

pois é, bem me lembro na expansão, a introdução do medic, lurker e dark templar alterou completamente a maneira de como se jogava, as tacticas etc etc
 
se saise só um update ao starcraft para arranjar certos bugs teria já um hype enorme, e para muitos, eu incluido, um simples repair aos bugs do jogo chegava
tenho ideia que há volta de um ano atrás voltou a sair um patch que tambem teve o seu hype. mas nada como o starcraft 2
 
sim claro que nunca chegava ao hype de um jogo novo, mas mesmo assim teve o seu hype, e mesmo assim o jogo continua com alguns bugs ^^
 
Back
Topo