O mais importante é que te divirtas, compres qual compres! Quanto ao hardware, nunca ninguém fala do disco rigido que pode ser usado de origem na programação, caracteristica que fazia da Xbox original muito melhor consola do que a PS2, pois podia carregar mais conteudo antes e ingame. Se agora pegarem nas contas mirabolantes feitas anteriormente para mostrar que a 360 pode carregar mais conteudos percebem que antes de mais nada há que multiplicar o que a ps3 pode comportar em teoria, usando o disco rigido como stream. Isto porque a 360 apenas tem disco para gravar dados e não é usado de raiz como na antiga. Foi realmente a única medida por parte da m$ que não percebi, pois era um dos trunfos da consola original.
E quanto aos shaders unificados, funcionariam como disseram muito melhor, se fossem preparados para directx 10 ou algo similar, pois é a única api que permite funcionar dessa forma. Tudo o que foi feito anteriormente funciona com os shaders separados, portanto no que toca á 360 serem unificados ou não é irrelevante, pois no que toca aos jogos "transformam-se" para serem usados conforme necessário, mas a partir do momento em que são utilizados, são estáticos. Se a m$ tivesse preparado a 360 para directx 10 teriamos provavelmente uma vencedora anunciada.
Quanto ao processador, 50 Gflops são uma diferença muito grande na capacidade de processamento de dados, ainda que não sejam muito fáceis de programar, se bem que eu acho que isso é boato, pois não deixam de sair jogos para a PS3, os mesmos que saiem na 360, sendo que a diferença costuma ser a seguinte: melhor AA na 360, melhores cores e framerates na PS3(não vejam trailers e depois dêem opiniões sobre framerates, como sempre se faz por aqui) mas isto depende do tipo de programação seguido.No fim de contas as consolas acabam por equiparar-se em termos de desempenho de jogos(agora vão aparecer os velhos do restelo a dizer que a 360 é melhor nos testes: leiam com atenção esses mesmos testes e vejam que os jogos que são conversão directa têm melhor aspecto na 360 e os que são idênticos mas feitos de raiz para a PS3 são melhor nesta) e tem que ser pelo resto que o utilizador deve ou não comprar. Tudo depende do uso que se quer dar. E na realidade em tudo o resto a PS3 é melhor, agora vou ser acusado de marketing, mas enfim:
PS3
599 euros com 2 jogos, 2 comandos
Xbox 360
Core:
300 a 314 euros;
Pro
400 a 419 euros;
A core nem vale a pena, pois mais disco ficava a 414 euros e tem menos uma série de funções que não sei bem; mais vale a Pro; isto se quiseres só jogar e não ver filmes em alta definição; aí os 414 somam 199 e de repente temos 613 euros; além disso o HD DVD já tá meio morto, a Sony anda a pagar milhões por contractos de exclusividade(com a BlockBuster, por exemplo) o HD é BluRay. Se não quiseres filmes de alta definição mas quiseres mais um comando e dois jogos, a juntar aos 414 somas pelo menos mais 100 euros, por um comando e dois jogos tipo platinum(30 euros), se quiseres dois jogos novos juntas mais 160 euros. Bem, da primeira opção tens 514 euros, da segunda tens 574 euros(se quiseres além disto filmes HD DVD não esqueças, mais 200 euros, ou seja 714 euros!!!!). Isto sem contar é claro, com o facto de que se quiseres jogar na net tens que pagar mais dinheiro, pois o Live que interessa é o gold e é pago. Quem disse que o online da PS3 funcionava mal, como já vi por aí, bebeu muitas cervejas antes e não se dá bem com o alcóol. É á borla e goza de muita saúde.
O barato faz-se caro. E agora digam que os preços são mentira(se encontrarem mais barato, ainda bem, preços vistos na worten).
Finalmente, quanto ao poder sacar demos enquanto jogo, não disse que a 360 não o podia fazer, apenas comentei pois é uma simple but nice feature que a PS3 tem.