Dúvidas Port fowarding de whatsapp

dRopEe

Power Member
Recentemente apareceu-me isto nas configs do router da meo, já tinha tido uma mas apaguei agora aparece-me estes todos, o que poderá ser ?



2020-11-15-LI.jpg
 
Cheirame a virose.
Se não dás uso ao upnp devias desligá-lo.

Esse IP que oculta te não é o local? Se sim não vale a pena estar e a ocultar.

Isso é IP de pc ou smartphone?
 
Cheirame a virose.
Se não dás uso ao upnp devias desligá-lo.

Esse IP que oculta te não é o local? Se sim não vale a pena estar e a ocultar.

Isso é IP de pc ou smartphone?

Estive a ver os dispositivos que já foram ligados à rede e o IP coincide com um Galaxy-A40


Se assim for não é nada de preocupar, mas nunca tinha ouvido falar que apps tinham acesso a upnp e port fowarding.
 
Última edição:
Se assim for não é nada de preocupar, mas nunca tinha ouvido falar que apps tinham acesso a upnp e port fowarding.

muito pelo contrario.
que eu saiba, o whatsapp nao requer obrigatoriamente de alguem se ligue de fora para o teu aparelho, digo isto porque com ele desligado continuo a ter chamadas, simplesmente elas deixam de ser p2p.

o que o updp faz é se um programa requer que alguém de fora se ligue ao teu equipamento, o updp fura sozinho a firewall do router.

ou seja se eu fizer um "virus" e te der de alguma forma e tu o abrires, o antivirus não o vai detectar porque eu o fiz para ti, não é nada de comum para ele saber que é um virus, mas não é por isso que eu me ligo ao teu computador, por teres uma firewall.

mas se eu disser ao virus para usar o UPnP, o teu router é simpatico e automaticamente encaminha as portas para eu ter acesso, simpatico não???

ps, obviamente que tens maneiras de fazer o oposto, eu posso fazer o virus ligar-se a mim e nao como descrevi, isso levanta outros problemas, assim o UPnP é uma autentica bosta que nunca devia ter sido inventado e posto como defaut...
 
Há uns tempos atrás encontrei algo semelhante num router da NOS. Não cheguei a perceber se a configuração foi feita propositadamente pela antiga equipa de ITs que fazia a gestão IT do cliente ou se teve algo relacionado com UPnP.

Como best practice, sempre desativei o UPnP em todos os routers / firewalls. Sugiro que desatives essa "feature" pelos motivos que o @rjSampaio mencionou.

Cumps
 
Back
Topo