Porta USB Empurrada Para Dentro

Rethew

Power Member
Boas,

Infelizmente cometi o erro de transportar o portátil na mochila com a dongle do rato wireless colocada na porta USB do lado direito, ficando na mochila na parte de cima. Por azar, ao pousar a mochila, esta tombou e caiu com a parte de cima no chão, ou seja, bateu onde estava precisamente a dongle USB.

Resultado: o impacto foi de tal ordem que a dongle entrou mais para dentro da porta do portátil, ficando as vítimas neste estado:

tvtM8sW.jpg

mf64ofu.jpg

DkvIMb1.jpg


Pelo que consigo ver a porta USB perdeu os pins dourados na parte de trás. Não sei se estão lá dentro ou algo do género.

A minha dúvida é se vale a pena ter isto reparado ou deixar andar. Pelo que vi isto implicaria soldagem de uma porta nova, violando a garantia e com todos os riscos associados.

A dongle do rato funciona.

Agradeço esclarecimentos,
Obrigado.
 
Se ainda tens a máquina dentro da garantia, espera que a mesma termine para poderes fazer a reparação.

No estado em que ficou, terá de ser soldado uma nova interface USB. É coisa barata, 1/2€. Uma loja especializada em eletrónica faz-te isso. É pedires um orçamento.

Caso necessites mesmo dessa porta, sempre tens a opção do fabricante... Caso aceite fazer a reparação é capaz de ficar um orçamento bem alto e o que mais acredito é substituírem a motherboard completa e não a porta USB.

Qual é marca, modelo e PN do portátil?

Cumps
 
Se ainda tens a máquina dentro da garantia, espera que a mesma termine para poderes fazer a reparação.

No estado em que ficou, terá de ser soldado uma nova interface USB. É coisa barata, 1/2€. Uma loja especializada em eletrónica faz-te isso. É pedires um orçamento.

Caso necessites mesmo dessa porta, sempre tens a opção do fabricante... Caso aceite fazer a reparação é capaz de ficar um orçamento bem alto e o que mais acredito é substituírem a motherboard completa e não a porta USB.

Qual é marca, modelo e PN do portátil?

Cumps
EDIT: Afinal a porta ainda funciona, mas só se empurrar a dongle mais para dentro do que dava antes e era suposto... Não percebo.

Lenovo Legion Y540-17IHR 81Q4CTO1WW
 
EDIT: Afinal a porta ainda funciona, mas só se empurrar a dongle mais para dentro do que dava antes e era suposto... Não percebo.

Lenovo Legion Y540-17IHR 81Q4CTO1WW

Não te sugiro a fazeres isso. A não ser que conectes a dongle e não andes a tirar e a meter. Sem abrir a máquina não consegues saber se danificou a motherboard se não.

Cumps
 
Boas,

No meio do azar tiveste sorte, a porta USB danificada está numa board à parte da motherboard.
(à esquerda)

internals-1.jpg


Recomendo que o abras e vejas qual o part-number para o procurares no google.

Já agora: Espero que te tenha servido de lição que portáteis não devem ser transportados em mochilas, a não ser as próprias para isso.
Exemplo a bom preço: Port Designs (compras em PT a preços mais baratos que os do site)

Cumps.
 
O problema foi ter o dongle lá metido, não tem nada a ver com a mochila, ele nunca mencionou que tipo de mochila era, até pode ser própria para portateis, mas mesmo nessas, ao tombar com o dongle metido ia acontecer o mesmo, a não ser que a mochila fosse de 100€ e tivesse revestimento em gel nas bordas de 2cm para proteger e amortecer o "excesso" do dongle... x)
 
Boas,

No meio do azar tiveste sorte, a porta USB danificada está numa board à parte da motherboard.
(à esquerda)

internals-1.jpg


Recomendo que o abras e vejas qual o part-number para o procurares no google.

Já agora: Espero que te tenha servido de lição que portáteis não devem ser transportados em mochilas, a não ser as próprias para isso.
Exemplo a bom preço: Port Designs (compras em PT a preços mais baratos que os do site)

Cumps.
Tens toda a razão! Eu até andei a ver se tinha a sorte de ser separada mas pensei que não.

adQHq4t.jpg


Agora a questão é onde arranjar isto. Tenho a part number mas é para agentes autorizados apenas.
 
Boas,

O problema foi ter o dongle lá metido, não tem nada a ver com a mochila, ele nunca mencionou que tipo de mochila era, até pode ser própria para portateis, mas mesmo nessas, ao tombar com o dongle metido ia acontecer o mesmo, a não ser que a mochila fosse de 100€ e tivesse revestimento em gel nas bordas de 2cm para proteger e amortecer o "excesso" do dongle... x)

Discordo, eu tenho este modelo e é quase impossível um portátil sofrer qualquer dano estando dentro das bolsas próprias.
Eu até ando com dois dentro do saco, um de 15,6" e outro de 14", dentro das respectivas bolsas para cada dimensão.

chicago-evo-bp-13-156anti-theft.jpg


O saco é rígido (nunca perde a forma mesmo vazio), almofadado a toda à volta, as bolsas dos portáteis estão elevadas em relação ao fundo do saco e é impermeável.
A localização das bolsas são nas costas para que a estrutura sirva de "airbag", as costas tem um misto de material rígido e almofadado para que nunca deforme mas absorva impactos.
Custou-me cerca de 50€ à uns anos, barato para tudo o que oferece.

Quanto à opção de substituir o conector USB, apenas recomendo se for feito por alguém capaz de o fazer sem deixar marcas de alguma vez ter sido substituído.

Cumps.
 
Visto que felizmente se trata de uma peça separada que liga à motherboard, decidi enviar um email para o suporte da Lenovo. O ideal era enviarem-me a peça que apesar de ser uma FRU acho que se o cliente assim optar eles enviam na mesma. Tenho é receio do custo da peça e envio e depois a parte de abrir o portátil.

PS: Num site de partes dos US está a 20€...
 
Última edição:
Abrir e trocar a peça parece relativamente simples. Até aproveitas para fazer uma limpeza às ventoinhas e trocar a pasta térmica.
 
Abrir e trocar a peça parece relativamente simples. Até aproveitas para fazer uma limpeza às ventoinhas e trocar a pasta térmica.
Achas que é seguro continuar a usar a porta? Ela funciona mas como a parte preta com os conectores ficou mais para dentro basta inserir a pen por exemplo um pouco mais para dentro
 
Da Lenovo deram-me um orçamento de 80€ +IVA.

Acho que vou deixar ficar. Tenho mais 2 portas, espero que a danificada não afete o resto do PC.
 
Já experimentaste contactar uma loja de informática para comprar a peça?
Dando a referência do portátil e da peça é muito provável que também a consigam arranjar.
As lojas costumam reparar e têm fornecedores para este tipo de coisas, nem que sejam as próprias marcas.
Já o fiz no passado.

Pode ser que fique mais barato que mandar vir diretamente da Lenovo.
 
Última edição:
Já experimentaste contactar uma loja de informática para comprar a peça?
Dando a referência do portátil e da peça é muito provável que também a consigam arranjar.
As lojas costumam reparar e têm fornecedores para este tipo de coisas, nem que sejam as próprias marcas.
Já o fiz no passado.

Pode ser que fique mais barato que mandar vir diretamente da Lenovo.
Mandei ontem email para esta loja oficial www.lenovopartsales.com

A peça aparece na pesquisa mas depois pede para entrar em contacto por causa da disponibilidade.
 
Se vives em Portugal, experimenta contactar uma loja portuguesa que conheças e logo vês o que te dizem.

Edit:
O melhor seria até contactar várias lojas.
 
Última edição:
Se vives em Portugal, experimenta contactar uma loja portuguesa que conheças e logo vês o que te dizem.

Edit:
O melhor seria até contactar várias lojas.
Vou tentar fazer isso para a semana. Já agora, sabes se haverá problemas de garantia em abrir o portátil e substituir uma peça que supostamente deve ser apenas substituída por técnicos autorizados?
 
Eu diria que sim, podes perder a garantia.
Podes sempre contactar a loja/vendedor onde compraste o portátil para ver em quanto te fica o arranjo e ver se podes manter a garantia.
 
Back
Topo