1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[PORTAL] Desenvolvimento software

Discussão em 'Sugestões e Questões Relativas ao Fórum' iniciada por Armadillo, 27 de Maio de 2008. (Respostas: 10; Visualizações: 1047)

  1. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Discussão apenas de desenvolvimento de software para o portal Techzone.
    Todos os outros temas relacionados com a criação do Portal, como design, conteudos, podcast e afins por favor dirijam-se a este tópico ou ao tópico mais indicado.

    Aqui ficam as minhas questões:

    1. Quais os propósitos do portal, em concreto?
    2. Quais irão ser as fontes do portal? O fórum da TZ, novos conteudos, conteudos adaptados do fórum, etc?
    3. Qual será o melhor método de submeter os conteudos no portal (redirects para o fórum? requests á bd do fórum TZ? outros...)
    4. Qual será o software a ser usado? Um CMS out-of-the-box ou um criado pela comunidade? Porquê essa escolha?
    5. Qual será o nível de integração entre o forum e o portal? (relacionado com o ponto 2)
    6. Que software (em concreto) será necessário desenvolver para o portal?

    Julgo que, para iniciarmos a discussão, estas questões bastarão para se ficar com uma ideia geral do trabalho necessário que se terá que desenvolver. Entretanto, colaborem com sugestões, questões, respostas e mais qualquer coisa que seja verdadeiramente útil.

    Usem o bom senso
    Cumprimentos
     
  2. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    O propósito do portal é dar a conhecer conteúdos relacionados com tecnologia, apresentar análises de hardware e software, guias e tutoriais releacionados com informática, jogos e gadgets.

    O Portal terá conteúdos próprios, criados por uma equipa pequena inicialmente que posteriormente pode ser aumentada.
    Pode contar com participações fixas em assuntos específicos com crónicas semanais ou com outra perioricidade.
    Vamos ter podcasts.
    De acordo com os colaboradores e os assuntos que tenham mais interesse pode ir variando os assuntos.

    O Fórum Techzone será outra fonte de conteúdos. Colocaremos num formato que pode ser um pouco diferente da do fórum mas penso que podemos ter ganhos em termos gráficos e de apresentação.

    Iremos ter conteúdos vídeo Youtube maioritariamente sempre que se justificar para uma review, demo ou outra situação.


    Há uma equipa que o fará no início. Os membros que queiram podem submeter os conteúdos que podem ser aceites ou não. Logo que faça sentido aumenta-se o número de colaboradores que vão poder submeter conteúdos directamente.
    A integração com o Fórum deveria idealmente ser pequena. Isso indicaria que o Portal se conseguia autosustentar. No entanto em termos de comentários eles seriam feitos no fórum. Não faz sentido ter comentários no Portal se temos o fórum. O Fórum é e continuará a ser a alma da Techzone.


    Esta questão tem que ser respondida pelos especialistas. O importante logo à partida é que não podemos ficar pendurados a um sistema que não possa ser modificado.
    Também temos que usar algo que seja gratuito.
    A minha opinião que já dei é usarmos o Drupal. O Drupal é um CMS muito poderoso, usado por muitos sites de grande dimensão. É gratuito.
    Temos que ter um editor de texto tipo o FCKeditor porque facilita imenso a vida a quem escreve e outro para imagens.

    Fazer algo criado pela comunidade é mais complexo possivelmente e pode ter alguns bugs que podem dificultar o desenvolvimento do trabalho. Não precisamos do Portal para ontem mas era bom que fosse realizado em tempo útil até porque quanto mais longo for o seu desenvolvimento provavelmente tb vai crescer o desinteresse e pode nunca ficar concluido.

    Idealmente não muito grande. No entanto, vai haver sempre integração:
    1- os comentários são feitos no fórum.
    2- Alguns conteúdos vão passar a existir no Portal.

    Essa resposta tem que ser dado por quem da área.
    Nós na Techzone podemos criar um sob-fórum para tratar do Portal e arranjar uma máquina de testes.
    Se for necessário mais alguma coisa vamos ver o que é preciso para se levar para a frente.
    Podemos fazer um announcement talvez para quem ainda não tenha visto que estámos a desenvolver este projecto.
     
    Última edição: 27 de Maio de 2008
  3. kryo

    kryo Power Member

    aqui concordo com o metro. o portal deveria funcionar como extensao do forum, ja que a tz durante muito tempo funcionou apenas por forum.
    logo, a interacção a existir poderia passar, por exemplo, na existencia de artigos, reviews, etc etc, com ligaçao á correspondente secçao no forum para tirar duvidas.
    assim, nao só se facilitaria a pesquisa (que convenhamos, num forum com esta dimensao é dificil), como ficaria com um aspecto mais limpo. limpo no sentido de na pagina existir apenas a thread, nao existir mais elementos (post reply, dados do utilizador, outras respostas, etc)


    poderiam "aproveitar" os colaboradores para escrever e desenvolver temas e artigos, na sua correspondente secção, para desenvolver o portal. assim, seria pessoal ja com bagagem e experiencia na manutençao do forum, bem como conhecimentos na area.


    relativamente ao software em si, sinceramente, nao posso responder a isso. um cms como o drupal tras vantagens (fiabilidade, rapidez na execuçao, facilidade no desenvolvimento, pois codigo base ja esta estabelecido), como criar um cms de raiz tambem tras (seria algo criado apenas e só para as necessidades existentes); claro, o inverso da medalha é obvio: o drupal tem aplicaçoes e modulos que nao iriam interessar; um cms de raiz demoraria tempo, alem de que seria dificil conjugar com vários programadores, tanto a nivel de tempo (uns tem mais outros menos), como de qualidade de codigo (levando como e obvio a questoes de segurança, de refazer codigo ja feito, tirando tempo assim a dois programadores ao inves de um só).
     
  4. Psycop

    Psycop I fold therefore I AM

    Como é que podemos submeter conteudos? Teremos que enviar o conteudo para um dos membros da equipa, que se for aceite colocará no site?

    Na minha opinião deveria haver um "semi-equipa" (2/3 users) para cada secção do portal, assim seria de mais facil organização e seria mais facil para os users na medida que as funções estariam divididas, tornando mais facil o trabalho.
     
  5. Metro

    Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

    Temos que discutir as coisas nas threads certas. façam esse esforço sff. Sugestões é na thread inicial.

    Claro que com o tempo vamos tendo essas equipas mas queria ter equipas com pessoas que dominem as áreas e não começarmos com voluntários só porque chegaram primeiro.

    Podemos criar um sub-fórum para as pessoas meterem os artigos por exemplo.
    Vamos amadurecendo ideias mas agora concentrarmo-nos com o design e com o software para o Portal ser uma realidade.
     
  6. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Após conversa com o Metro, ficou decidido que se iria usar um CMS out-of-the-box, neste caso o Drupal.
    Como o portal será o mais estanque possível do fórum, não haverá grande necessidade de integração entre o fórum e o portal, ficando logo de excluída a criação de um software pela comunidade. Também foi escolhida esta opção devido ao tempo que se ganhará ao utilizar um software já pronto a usar e com todas as funcionalidades básicas (e não só) necessárias a um portal.

    Cumprimentos
     
  7. Chip

    Chip Zwame Advisor

    Bem, até agora as contribuições são excelentes!

    O portal na minha maneira de ver deve ser um agregador de notícias, de artigos / reviews feitas por membros, de tutoriais / wikis e dirigir todos os comentários para a base da techzone que é o fórum. Fazê-lo a partir de um cms out-of-the-box pode poupar muito tempo de desenvolvimento.

    Os passos a meu ver seriam ter um design (não tem de ser obrigatoriamente igual ao actual do fórum mas para ser diferente teria de ser refeito o design do fórum em termos de cores/icones), um cms (o drupal) e manter as coisas separadas o mais possível pelo menos numa fase inicial. O que seria necessário no cms seria um grupo de utilizadores a contribuir com conteúdos, não partilhando a mesma base de dados do fórum, e a única ligação (inicial pelo menos) seria ter um bot a criar threads num local específico para se colocarem os comentários no fórum, criando ao mesmo tempo um link para a thread de discussão no fórum.

    O design apresentado é um bom exemplo de um possível portal.
     
  8. ramalhofnm

    ramalhofnm [email protected] Member

    Vamos lá a animar isto, a equipa responsável, já sabe que vai ser preciso desenvolver ou primeiro vão instalar o drupal e depois logo se vê o que é preciso?
     
  9. Armadillo

    Armadillo Folding Member

    Sim, primeiro vamos testar o Drupal. Depois logo se verá o que iremos ter que desenvolver.
    Assim que tivermos novidades, nós informamos a comunidade ;)

    cumps
     
  10. IvoPereira

    IvoPereira Power Member

    temos em mente arrancar com um design assim que for aceite por todos... depois de esse desing estar em HTML passa-se aos testes..
     
  11. joao.miguel

    joao.miguel Power Member

    Se quisessem desenvolver em C# eu ainda ajudava :P
     

Partilhar esta Página