[PORTAL] Design project. Concluido.

Inspirado no do IvoPereira aqui fica um pouco feito à pressão mas amanha troco o Background e dou lhe uns retoques :)

Não sejam maus porque já não mexia no photoshop à muito tempo

portaltechzonert7.jpg


 
Basiado no do SpeedDragon aqui vai a minha contribuição:
techzonekd9.gif



Cumprimentos
tem ali um bug na cor do logo nada de grave depois corrijo :D
 
Última edição:
bem, aqui vai a minha contribuiçao.
está finalizado (acho).

pagina de entrada, clean.
aqui podem ver um primeiro quadro, que tanto pode servir para um artigo de destaque ou para uma intro do portal; em baixo podem-se ver excertos dos artigos. irao ficar por ordem de entrada, sendo o primeiro o mais recente (sem nenhuma categorizaçao), tem um link directo para comentar (util para quem ja leu o artigo e visita de novo a pagina), em baixo no footer no aldo direito indica a categoria a que pertence tal artigo, e do lado esquerdo ou no titulo linka para o artigo completo; do lado direito, temos comunicados da administraçao, que correspondem aos anuncios no forum; mais abaixo um quadro para pesquisa rapida de entre as categorias existentes (apenas por temas principais, nao subcategorias. para isso serve a pesquisa avançada); depois temos a bela da publicidade para manter o servidor up and running; depois, temos os artigos, tutoriais mais recentes, os 10 mais recentes, arrumados por categoria. por defeito os menus estão fechados, clicando abrem-se (ajax), assim a pagina fica mais limpa; temos depois a tag cloud; e por fim os topicos do forum (sem nenhuma arrumaçao, apenas os ultimos cinco posts efectuados)



pagina de entrada, dirty. o mesmo que em cima, mas apenas com os menus abertos



pagina de categoria, onde se podem escolher os artigos, tutoriais, whatever. aqui podem ver uma pequena sinopse dos artigos, e uma imagem ilustrativa do mesmo. aqui ja estamos dentro de uma categoria (por exemplo artigos) e temos uma subsecçao ja escolhida [ps: reparei agora que na breadcrumb falta entre portal techzone e hardware artigo] no caso hardware. temos depois debaixo de cada quadro o tema a que pertence. (embora esteja hardware, tem la xbox pc etc, mas é para se perceber a ideia.)



pagina dos artigos, tutorias, etc. aqui vemos quem postou o artigo, a data em que foi colocado, o texto e imagens (duh), os direitos de autor, os social bookmarks, um menu de navegaçao para quem ja leu o artigo, os ultimos comentarios feitos neste artigo, um link para postar (aparece a quem está logado) ou a indicaçao de que é necessario logar-se para comentar, e do lado direito alguns artigos relacionados/ou da mesma secção



e pronto, é esta a minha proposta.
desde ja agradeço a quem contribuiu para este template, e ao pessoal, que inadvertidamente, lá aparece lolol

edit: eish, ganda post!!
 
Basiado no do SpeedDragon aqui vai a minha contribuição:
techzonekd9.gif



Cumprimentos
tem ali um bug na cor do logo nada de grave depois corrijo :D

Delicioso. Acho apenas os reflexos um pouco intensos demais, por baixo dos links.
De resto, tanto a nível estético, como funcional, excelente.

Uns pequenos bugs nos tipos de letra no topo, a cor como já tinhas dito e pronto.

Temos aí um protótipo pronto a passar à fase seguinte :) (XHTML + CSS) (que posso concretizar se precisarem e me derem o PSD)

Mais uma sugestão:

60437283jf2.png


Uma breadcrumb para o utilizador se localizar :)
Aquela deliciosa barra verde por baixo do menu poderia ser aumentada em altura para integrar uma breadcrumb do género que desenhei.

Tirei a ideia do iTunes... (a apple sabe o que faz):
- Botão para home.
- O utilizador sabe onde está imediatamente
- Pode voltar para onde quiser imediatamente caso se sinta perdido.
- Tem visível um historial de onde esteve.

Para além disso a pesquisa, que penso ser útil e que deveria estar sempre imediatamente disponível

Mais interessante seria agregar junto à breadcrumb o nome do utilizador, etc.
Com isto tudo, ficariamos com um design extremamente funcional e apelativo.

Agradeço feedback (e um pouco de imaginação: o resultado final fica bem mais apetitoso).

Cumprimentos:)
 
Última edição:
Depois de eu e o Khabman conversarmos, estivémos a aplicar a breadcrumb e a fazer umas pequenas alterações estéticas ao design e ficou...

techzonebykhabmanv2xf8.png


Qual a palavra? :D

Estou a divertir-me imenso com este projecto do portal e penso que temos aqui um projecto com pernas para correr.
 
Esse mockup tá bastante interessante :)

Só 3 pormenores que penso que deviam ser melhorados:

1-Altura do cabeçalho - Está um pouco abusado... 300 pixeis é demasiado, tentem por algo no máximo de 250 pixeis ou então esteticamente e funcionalmente vai ficar estranho.

2- link para ler mais - Falta um link ao lado do discutir no fórum para ler o resto da notícia (não tem mta importância pois isto é apenas um mockup e dá para ter bem ideia de como ficava)

3- tamanho do corpo do headline - Isso só dá espaço para 1a ou 2as orações o que em algumas notícias se torna difícil de resumir em tão pouco espaço. Aqui pode gerar um pouco de debate pois ou se aumenta o tamanho vertical das caixas ou então aumenta-se a largura da página. No entanto acho que o grande problema se prende com o posicionamento da imagem pois se juntar-mos isso com as caixas do forum e análises, fica tudo muito amontoado... Porque não mudar a posição das imagens? Podia-se tentar algo mais ao estilo do site www.guru3d.com (refiro-me apenas ao facto de colocar a imagem dentro da caixa do texto e permitir que o texto passe para baixo dela).

Khabman: Faz um mockup de como ficaria no caso de leitura de um artigo para ver como ficava ;)
 
Esse mockup tá bastante interessante :)

Só 3 pormenores que penso que deviam ser melhorados:

1-Altura do cabeçalho - Está um pouco abusado... 300 pixeis é demasiado, tentem por algo no máximo de 250 pixeis ou então esteticamente e funcionalmente vai ficar estranho.

2- link para ler mais - Falta um link ao lado do discutir no fórum para ler o resto da notícia (não tem mta importância pois isto é apenas um mockup e dá para ter bem ideia de como ficava)

3- tamanho do corpo do headline - Isso só dá espaço para 1a ou 2as orações o que em algumas notícias se torna difícil de resumir em tão pouco espaço. Aqui pode gerar um pouco de debate pois ou se aumenta o tamanho vertical das caixas ou então aumenta-se a largura da página. No entanto acho que o grande problema se prende com o posicionamento da imagem pois se juntar-mos isso com as caixas do forum e análises, fica tudo muito amontoado... Porque não mudar a posição das imagens? Podia-se tentar algo mais ao estilo do site www.guru3d.com (refiro-me apenas ao facto de colocar a imagem dentro da caixa do texto e permitir que o texto passe para baixo dela).

Khabman: Faz um mockup de como ficaria no caso de leitura de um artigo para ver como ficava ;)

1- Hum não sei eu penso que o tamanho está bom se metermos mais pequeno vamos ficar com demasiado espaço cinzento sem preenchimento.

2 -Sim falta, mas não deve ser nada de grave, provavelmente o link deve ficar lado a lado com o discutir no fórum até podemos incorporar a função imprimir.

3- Não concordo ali estão 3 linhas mas dão 5 linhas de texto em justificado e mesmo nas noticias que não dê para resumir há sempre as "..."

Quanto a mockup com uma noticia estou neste momento no portatil e não estou em casa, o último PSD tem o souto que teve a fazer os reflexos, aseguir ao almoço vou para casa, peço-lhe e trato disso ;)
 
Esse mockup tá bastante interessante :)

Só 3 pormenores que penso que deviam ser melhorados:

1-Altura do cabeçalho - Está um pouco abusado... 300 pixeis é demasiado, tentem por algo no máximo de 250 pixeis ou então esteticamente e funcionalmente vai ficar estranho.

Também concordo. A altura do cabeçalho está muito grande. Penso que se deve a ter aquele tal texto a dizer Portal... e o nome do utilizador. Tem que ser colocado num sítio mais discreto.
2- link para ler mais - Falta um link ao lado do discutir no fórum para ler o resto da notícia (não tem mta importância pois isto é apenas um mockup e dá para ter bem ideia de como ficava)

Sim.
3- tamanho do corpo do headline - Isso só dá espaço para 1a ou 2as orações o que em algumas notícias se torna difícil de resumir em tão pouco espaço. Aqui pode gerar um pouco de debate pois ou se aumenta o tamanho vertical das caixas ou então aumenta-se a largura da página. No entanto acho que o grande problema se prende com o posicionamento da imagem pois se juntar-mos isso com as caixas do forum e análises, fica tudo muito amontoado... Porque não mudar a posição das imagens? Podia-se tentar algo mais ao estilo do site www.guru3d.com (refiro-me apenas ao facto de colocar a imagem dentro da caixa do texto e permitir que o texto passe para baixo dela).
Penso que esse seja o comportamento esperado de uma caixa deste tipo.

Link para o último PSD: http://www.hdd.pt/download/1321131201/techzone by khabman v2.psd.html
 
Muito bom speed :P

Aqui fica mais um update de ideias e com umas coisitas corrigidas

edit + 1 update 2:54 da manhã:
techzonebykhabmanv23fv9.gif


Header mais pequeno;
Barra com menu de utilizador e PM's
Headline 1 com mais destaque;
Link Ler mais;
Link ver todos os tutoriais;

Work by Khabman & Souto
 
Última edição:
Só uma pergunta em relação a isto: já está a haver imenso trabalho para fazer o aspecto do portal ser coerente com a skin default do fórum. Estão a pensar considerar designs alternativos que sejam coerentes com as restantes skins?

(não me apedrejem... é só uma pergunta! :x )
 
Só uma pergunta em relação a isto: já está a haver imenso trabalho para fazer o aspecto do portal ser coerente com a skin default do fórum. Estão a pensar considerar designs alternativos que sejam coerentes com as restantes skins?

(não me apedrejem... é só uma pergunta! :x )

Penso que não deve existir qualquer problema pois isso basta mudar as cores de letras e algumas imagens para coincidir com as outras skins...

Khabman: Gostei :cool:
 
Penso que não deve existir qualquer problema pois isso basta mudar as cores de letras e algumas imagens para coincidir com as outras skins...
Se o design final se basear na skin default, então é assim tão simples, mas se alguma coisa for recriada, então acho que o caso já muda de figura, daí a minha pergunta :)
 
É assim, eu gostava de fazer uma preview, mas não queria ficar preso ao design do fórum. ;)

Será que podemos fazer algo "diferente"?

P.S. É que os templates que aqui vi estão praticamente todos iguais... apenas o sítio "das coisas" mudam... :eek:

Cumps
 
Não quereria tirar liberdade criativa mas par se fazer um design diferente teria de haver um "port" para uma nova skin do fórum compatível com o portal, ou seja mais algum trabalho (CSS, icones)
 
É assim, eu gostava de fazer uma preview, mas não queria ficar preso ao design do fórum. ;)

Será que podemos fazer algo "diferente"?

P.S. É que os templates que aqui vi estão praticamente todos iguais... apenas o sítio "das coisas" mudam... :eek:

Cumps


Podes fazer tudo o que quiseres.
Força.
Penso que a maioria das pessoas fez assim porque tem dificuldade em pensar na Techzone diferente mas no Portal tudo é permitido. Se for bonito e funcional tenho a certeza que o pessoal vai ficar a pensar :) e depois disso é bem possível que haja outros designs diferentes.

Edit: Parece que quem trata dos templates é de outra opinião:D
Mas sem vermos o teu trabalho não pode ser avaliado...
 
Última edição:
Não. Mas a ideia é que seja com alguma brevidade porque assim quando houver um consenso podemos pensar na parte seguinte.
 
Podes fazer tudo o que quiseres.
Força.
Penso que a maioria das pessoas fez assim porque tem dificuldade em pensar na Techzone diferente mas no Portal tudo é permitido. Se for bonito e funcional tenho a certeza que o pessoal vai ficar a pensar :) e depois disso é bem possível que haja outros designs diferentes.

Edit: Parece que quem trata dos templates é de outra opinião:D
Mas sem vermos o teu trabalho não pode ser avaliado...
He he he, antes pelo contrário, o meu post de cima não ficou muito claro, o que queria dizer é que criatividade força nisso, não tem de ser igual à skin default do fórum mas a ser diferente depois haverá um trabalho acrescido para criar uma skin para o fórum também.
 
Back
Topo