[PORTAL] Discussão sobre Podcast

Metro

Benevolent Dictator For Life
Staff
Esta tem sido uma das sugestões mais dadas e de fácil implementação. Em particular a opção de Podcast puro.
Testei á uns dias com mais dois membros da Techzone via skype e ficou bastante bem.

A única questão que pode levantar é da largura de banda. Mas podemos sempre usar torrents na primeira semana. É apenas uma hipótese.
 
Última edição:
Contributos dos membros retirado da thread original.

Já que se estão a propor novos conteúdos que sejam interessantes para a comunidade, e no seguimento deste twit do skit:
aqui

Acho que seria interessante a criação de um podcast da techzone. Com, por exemplo, 6 participantes fixos sendo que em cada um dos podcasts poderiam participar 2/3 desses participantes fixos mais um convidado.
Na minha opinião seria uma boa forma de colmatar a ausência da TZN e a falta de bons podcasts de tecnologia em português, sem dar um grande trabalho (talvez um podcast bimensal/mensal, com alternância dos participantes) já que seria apenas uma discussão entre alguns dos membros do fórum.

Eu não estava a falar de 6 pessoas ao mesmo tempo, o que eu disse foi escolher 6 pessoas para cast efectivo do podcast. Quando se fizesse um episódio, escolhiam-se 2/3 desses seis aos quais se juntava mais 1 convidado. Assim, consegue-se ter dois users por podcast que já se conhecem melhor e estão melhor entrosados durante a gravação e um user que, apesar de não estar tão habituado, viría trazer algo de diferente.

Edit: Quanto ao tráfego, existem serviços gratuitos na internet que disponibilizam espaço para os podcasts (lusocast p. ex.) e, tendo em contaa falta deste tipo de conteúdos em português, talvez até fosse fácil encontrar algum tipo de patrocínio.

J[PT];3000937 disse:
Exacto a ideia de PODCAST é excelente, mas desde já informo que para ser bem feito é trabalhoso, reviews com video a acompanhar, guias técnicos seria uma mais valia.

Acho que temos muito boa "mão de obra" para que este projecto possa ser um GRANDE Projecto e com muito sucesso.

Há que pensar bem as coisas e dar um passo de cada vez, e apenas quando o anterior estiver bem consolidado.

Acho que é nisto que assentava que nem uma luva as cadeiras que tive de "Gestão de projectos" e de "Gestão de produtos" que muito ensinam a estruturar bem as coisas e a seguir uma linha de raciocinio lógico e de sucesso.

Caso avancem com PODCAST poderei tratar de tudo o que seja edição de som, edição e tratamento.

Tambem podem contar comigo como já disse para areas como as das tecnologias de comunicação, telecomunicações, redes e segurança.

A ideia de um podcast internos seria excelente, e com dois users fixos, mais um user convidado, seria uma excelente aposta... Quanto a regularidade do podcast talvez mensal fosse uma boa opção....

Quanto a criar o portal, seria tambem mais uma maneira de ganhar mais alguma coisa com a publicidade, tal como se faz actualmente no forum...

A criação do portal é uma excelente ideia e eu poderei colaborar em tudo o que for necessario.

A adição de um videocast e provavel que venha colocar o portal um bocado "pesado", mas se optarem por esta hipotese, eu poderei ajudar na edição de video....

Quanto a regularidade, acho que semanalmente é um bocado puxado, talvez uma edição mensal fosse mais realista, pois dava mais tempo para ser preparada, mas isto é uma questão a ser discutida....
Se calhar partir para o vídeo é um bocado mais difícil. Leva a uma maior necessidade de recursos e de disponibilidade por parte dos utilizadores, até porque é muito mais difícil editar um vídeo do que editar uma faixa áudio.



Parece-me que o mais adequado seria um modelo bimensal (2x/mês), isto se fosse utilizado aquele modelo de que falei acima (cast c/ 6 pessoas fixas + convidados).


PS: Já agora Metro, pode-se abrir uma thread à parte para discutir as ideias para o podcast e não ficar aqui tudo amontoado?

Também é verdade... Mas porque não um screencast? Sempre seria mais fácil e quiçá mais interessante.

Em relação aos podcasts poderia ser quinzenal. Mas em vez de serem apenas dois seriam quatro pessoas fixas para os podcasts. Depois seria convidado um user ou algo do género. Mas dois destes faziam de mês em mês o podcast e os outros dois fariam o mesmo. Tornava-se menos cansativo para os podcasters e seria bom para o portal já que iria ser actualizado com maior regularidade.


Se necessitarem de algo posso ajudar, tempo tenho eu. :p


Prometo fazer umas reviews para ajudar o crescimento do portal. :D

Adorei a tua ideia, de facto está muito boa e é uma boa maneira de não cansar os Podcasters.

Não gostei muito da ideia de outro user de variar entre PODCASTS audio e video, o máximo que se pode fazer é reunir 2 equipas, uma para video e outra para audio, e assim lançar as 2

Cumps ;)

Sinceramente eu não vejo grande vantagem em ter conteúdo visual juntamente com o podcast, parece-me que esse tipo de conteúdo seria mais interessante se fosse utilizado em artigos dos utilizadores ou até mesmo substituindo esses apenas pelo conteúdo vídeo (quando refiro o conteúdo vídeo falo tanto de screen como de videocasts), para um podcast apenas, pelo menos ao início, me parece que seja interessante o áudio, em que sejam discutidas pelos users as notícias mais relevantes e conteúdos interessantes por um grupo de users.

Mas se calhar é uma limitação minha, não sei.

Concordo com ambos.

E a partir de lá não se poderia criar uns concursos sobre tudo? Ter lá uma sub-divisão onde estivessem postados os concursos que existiram ou apenas vencedores e com um link para o tópico onde isso foi desenvolvido. Por exemplo, ali nos concursos de fotografia.
 
Última edição:
Bem, fica a minha opinião que erradamente coloquei na outra discussão acerca do portal.

Post Original de ruimoura
Acho que a nível de podcast o que se podia fazer é simples. Pegava-se numa equipa responsável pelas entrevistas/edição/escolha de temas e depois, com a frequência escolhida, debatia-se com vários membros da TZ (escolhidos pela sua participação nas mais variadas secções do fórum) os assuntos escolhidos. Era só andar com atenção aos utilizadores que se destacam em várias áreas, e em cada podcast fazer um grupo, falar previamente com eles para saber da sua disposição, e em cada podcast novo com assunto novo escolhiam-se outros utilizadores da TZ, mais experts noutros assuntos, e assim por aí em diante. Era interessante, a meu ver.

Se for preciso alguém para edição/realização dos podcasts avisem (mais a parte técnica)

E acho péssima ideia podcasts de vídeo, btw. São chatos, entediantes, e não trazem realmente nada de novo, além de serem a nível técnico extremamente complicados de fazer quando os vários intervenientes não estão no mesmo local.
 
Quanto aos podcasts de vídeo: referia-me apenas a screencasts. Não precisam de ser longos ou complexos. Screencasts de 2/3 mins eram o ideal. Seria até uma forma de expandir os conteúdos de cada quadro (Windows World, Apple World, Linux e afins).

BTW, continuo a achar que se deve começar apenas com áudio, com o formato já discutido.
 
MacDicas:

Vejamos se percebi a parte do screencast de 2 a 3 minutos. Isso serve para demonstrações certo?

Tb acho que nos devemos cingir a audio numa primeira fase.
Um dia destes já fazemos um teste :D
 
Se vai ter área de videojogos, porque é que não fica em aberto um local para video-reviews sobre jogos para os users? Por exemplo, eu comprava um jogo, fazia uma video-review (com parâmetros anteriormente estipulados no portal) e depois dava a conhecer e se fosse aprovado, seria colocado no portal.

Isto iria ajudar a criar mais dinamismo e a estar sempre em cima do acontecimento já que um grupo nao conseguiria abranger todos os jogos.
 
Se vai ter área de videojogos, porque é que não fica em aberto um local para video-reviews sobre jogos para os users? Por exemplo, eu comprava um jogo, fazia uma video-review (com parâmetros anteriormente estipulados no portal) e depois dava a conhecer e se fosse aprovado, seria colocado no portal.

Isto iria ajudar a criar mais dinamismo e a estar sempre em cima do acontecimento já que um grupo nao conseguiria abranger todos os jogos.

Isso já foge do âmbito do podcast, na minha opinião. São coisas distintas, pode fazer-se perfeitamente, obviamente, mas fica ao critério de cada um, fora do alcance de um possível podcast da TZ.

Quanto aos screencasts achoq ue também são coisas distintas, e tinha que se ver onde podem realmente ser aplicados. São coisas muito simples de fazer, já fiz vários, são mesmo bem menos complexos que um podcast :)
 
Isso já foge do âmbito do podcast, na minha opinião. São coisas distintas, pode fazer-se perfeitamente, obviamente, mas fica ao critério de cada um, fora do alcance de um possível podcast da TZ.

Quanto aos screencasts achoq ue também são coisas distintas, e tinha que se ver onde podem realmente ser aplicados. São coisas muito simples de fazer, já fiz vários, são mesmo bem menos complexos que um podcast :)

Ups. My bad. Não queria colocar esta proposta aqui. Mas agora como estão três tópicos a falar disto um gajo confunde-se.

Mas podcast iria falar basicamente de quê? Iriam haver pedidos para um podcast? Iria ser ao critério dos podcasters? Iria ser básicamente uma critica do que se passou aquela semana?
 
Ups. My bad. Não queria colocar esta proposta aqui. Mas agora como estão três tópicos a falar disto um gajo confunde-se.

Mas podcast iria falar basicamente de quê? Iriam haver pedidos para um podcast? Iria ser ao critério dos podcasters? Iria ser básicamente uma critica do que se passou aquela semana?

Na minha ideia podia ser algo do tipo pegar em dois ou 3 utilizadores, por exemplo, da área windows, dos mais participativos e entendedores, e discute-se um pouco as novidades, dicas, problemas, etc dessa área com eles. Depois vai-se fazendo o mesmo noutras áreas, com outro utilizadores. seria preciso obviamente alguém que os escolhe-se, fazer uma selecção dos assuntos, etc. Como é um fórum gigante, teria que haver uma boa equipa para tornar isto possível.

Ter meia dúzia de utilizadores mais entendidos em actualidades para estar pelo menos sempre um presente num podcast também era bem, para fomentar a conversa com os outros.

Poderia também haver uma espécie de "entrevistador", sempre presente nos podcasts, para por aquilo em ordem e dinamizar o podcast, alguém com alguma experiência em comunicação com outras pessoas e mesmo em podcasts.
 
Tal como já tinha referido, na parte de edição e masterização audio podem contar comigo.

Tambem acho que será mais prudente numa primeira fase se avançar apenas com os PODCAST e só depois caso exista "a necessidade" avançar para os screencast.

Cumprimentos.
 
Poderão (Tal como tinha dito na outra thread) contar comigo para a equipa de liderança dos PODCASTS ou SCREENCASTS (A decidir no desenvolvimento do tópico), fazer 1 ou 2 equipas de Podcasters era o ideal, já que muitas pessoas (Incluindo eu), não se pode dedicar a tempo inteiro a um projecto destes. Quando à minha experiência, sei um pouco de tudo, estou na actualidade do software e hardware (Menos um pouco do que o software) e passo muito do meu tempo aqui no fórum (Embora não pareça). Com a Mais Net (Agora semi-fechada), ganhei muita experiência neste tipo de conteúdo, já que nunca tinha feito antes nenhum tipo de review em vídeo ou audio do que quer que fosse, e tive muito feedback positivo das minhas reviews e dos restantes membros. Infelizmente o problema de me ter de dedicar a tempo inteiro para saciar a sede a mais de 8000 pessoas por mês era um bocado dificil, até que se tornou um autêntico problema, baixando as minhas notas no curso e a minha média, tendo eu de abrandar um pouco, não fechei por completo o portal, pois já tinha muito conteúdo e por isso decidi deixar o portal aberto para eventual actualização (www.maisnet.pt.la)

Desculpem também não tar a participar no tópico principal, embora perceba bem do assunto falado agora no tópico original, não sou o que sei mais, nem lá me aproximo, pelo que prefiro não dizer disparates (Já como o outro dizia, mais vale tar calado e parecer estúpido, do que abrir a boca e tirar as dúvidas). Evidentemente que vou dando uma ajuda no que puder (Layout por exemplo), mas não contem comigo para código e afins.

Quando ao tema inicial que me levou a responder aqui neste tópico:


- 4 equipas de podcasters (2 Audio, 2 vídeo) [li/]
- Podcast mensal (Novidades na techzone, os tópicos mais concorridos, e opiniões pessoais de alguns membros de influência e/ou muito participativos no fórum sobre esses mesmos tópicos.[li/]
- Alternância na actividade das equipas, mês sim, mês não. (Isto devido à indisponibilidade de muitas pessoas que querem participar, têm experiência para isso, mas o tempo não permite mais), servindo também para dar alguma dinamização (Não ser sempre as mesmas pessoas a falar)


PORQUÊ AUDIO E VIDEO?
- Vídeo para ver as noticias, com mais tempo e ter uma melhor noção do que se fala para quem não percebe do assunto falado.
- Áudio para se poder ouvir a caminho do trabalho, da escola, no comboio, no autocarro, quando se está de férias (Sim porque sacar um ficheiro gigantesco de vídeo numa net movél ou num Hotspot demora bastante tempo e pode não existir esse tempo.)

PORQUÊ MENSAL?
- Este mensal foi dito porque é um prazo que é bastante usado (Revistas p/ Exemplo), mas também pode ser feito semanalmente, quinzenalmente ou outro tipo de separação.

PORQUÊ EXISTIR DUAS EQUIPAS PARA ÁUDIO E DUAS PARA VIDEO?
- Para não "cansar" tanto os podcasters, dando assim mais vontade de fazer estes podcasts, sem tornar isso uma obrigação (Que foi o que aconteceu na Mais Net entre mim e o restante staff, quando começamos a establecer prazos para a publicação de conteúdo... prazos apertados não resultam simplesmente.

----

Aqui estão as minhas sugestões todas concentradas num reply... Poderão opinar sobre elas à vontade, até porque gosto de ouvir a opinião dos outros, para poder ouvir as opiniões dos outros e claro está, ter assim outras ideias e pensamentos diferentes. Uma das razões por que me inscrevi aqui no fórum não foi para tirar dúvidas, mas sim para opinar sobre os assuntos discutidos, e obter opiniões de outros users para aprender ainda mais. Claro está, tamvém para poder ajudar os novatos e quem precisasse de mim...

Cumprimentos ;) Fico à espera das vossas sugestões e opiniões, e como já disse, contem comigo para o que precisarem (PM ou MSN)

Cumps ;)
 
Última edição:
Tenho estado a falar com o Metro sobre o podcast e o ponto de situação é mais ou menos este:
Os podcasts serão bimensais alterando ligeiramente esta frequência, se necessário, de acordo com disponibilidade/assuntos para o podcast.
Irá iniciar como um podcast apenas de áudio.

Quanto aos users irá ser constituída uma equipa de uns oito utilizadores, 2 para a parte técnica e os outros 6 para cast efectivo. Este cast efectivo terá membros de 4 áreas (Hardware, Windows, Gnu/linux e Mac) e por cada edição do podcast estarão presentes 2 destes membros e um convidado.

Estes membros (tanto a equipa como os convidados) irão ser contactados por pm com um convite para integrar a equipa/participar no podcast, estes convites vão ser enviados ainda esta semana, sendo que a equipa poderá sempre ter entradas/saídas caso se considere que um dos elementos não se integra bem no projecto.
 
Mas já sabem ao certo quem vai ser a equipa?

Já existe uma lista grande de nomes, agora vamos começar a enviar os convites para saber a disponibilidade dos mesmos para participar. Esta lista está por ordem preferencial, assim, será enviados os convites para os primeiros 6, se algum deles disser que não pode/não tem interesse em participar envia-se um convite ao seguinte da lista e assim sucessivamente, até perfazer o cast de 6 utilizadores.
 
Não queria de todo que as coisas ficassem fechadas ou que parecesse que estão.

Há contributos de todos que são importantes. Tb é importante avaliar continuamente como estão a correr as coisas para elevarmos a qualidade se possível.
Pensar em aspectos como a duração do podcast por exemplo também faz sentido.
Se inicialmente faz sentido mantermos as coisas simples e o podcast ser audio, a hipótese de um podcast vídeo faz sentido até para conhecermos as caras do fórum e que tantos contributos lhe têm dado.

É um work in progress. Estou extraordinariamente satisfeito com a evolução da nossa discussão até agora em todos os aspectos destas novas ideias para a TZ. Penso que é só continuar :)
 
Sim, o portal e os PODCASTS podem ser uma grande revolução para a techzone! A duração dos PODCASTS terá de ser muito bem pensada mas a meu ver não poderá ser estipulada porque poderão haver muitas mais coisas a discutir num mês do que noutro e por isso não deverá existir um tempo certo para o podcast, mas sim um tempo máximo limite...
 
Sim, o portal e os PODCASTS podem ser uma grande revolução para a techzone! A duração dos PODCASTS terá de ser muito bem pensada mas a meu ver não poderá ser estipulada porque poderão haver muitas mais coisas a discutir num mês do que noutro e por isso não deverá existir um tempo certo para o podcast, mas sim um tempo máximo limite...

Um podcast com mais de 30 minutos torna-se tremendamente entediante, e ocupa muito tempo às pessoas. Acho que o limite são os 30 minutos ...
 
Discordo, em certa parte. Para alguns temas 30min sao o limite, no entanto, para questões "mais filosoficas" 60min será, na minha opiniao, o limite.

cumps
 
Discordo, em certa parte. Para alguns temas 30min sao o limite, no entanto, para questões "mais filosoficas" 60min será, na minha opiniao, o limite.

cumps

Discordo :P

Compreendo o que queres dizes, mas mais de meia hora a ouvir as mesmas pessoas a falar torna-se num tédio, a minha lista de podcasts no itunes é enorme e olha que é raro aquele que passa dessa meta, eles vão sendo naturalmente diminuídos à medida que dão conta da diminuição de "ouvintes".

Há excepções, mas tem que ser algo que cative, e muito, as pessoas, um podcast de topo, senão não vai lá.
 
Back
Topo