[PORTAL] Discussão sobre Podcast

Temos de ter em atenção uma coisa. Para um podcast durar 30 minutos tem de ser extremamente convidativo, leve e com bom senso. Eu não iria ficar 30 minutos a ouvir três pessoas a falar num tom monocórdico e com vontade de se ir embora. A boa disposição, umas piadas e uns confrontos são sempre bons de se ver.



Btw, onde está a minha PM? Perdeu-se? :-D
 
Ora vamos lá animar isto:

Andei aqui a matutar nesta história dos Podcasts e a ideia sem dúvida agrada-me. Um podcast feito em Português sobre tecnologias com o "selo de qualidade" da TZ. Sem dúvida, tem sérias hipóteses de sair algo muito bom :)

Tenho algumas sugestões/opiniões/questões para por:
- Os podcasts serão separados por temas (um podcast sobre Hardware, outro sobre Windows, etc) ou será um podcast sobre tudo?
- No caso de ser a primeira opção, mesmo os 30 mins não serão demais? Eu sei que são mensais, mas meia hora dá para falar sobre -muita- coisa.
- Os podcasts serão sobre o que o "moderador" (não se entenda Moderador, parte do Staff da TZ) do podcast achar mais apropriado nessa altura, serão sobre um tema anunciado previamente, noticias/actualidade, discussão ou uma mistura disto tudo?
- Isto é a minha veia de "perfeccionista" a falar, mas não será melhor fazer umas "audições" primeiro? Se calhar é preferível ter uma pessoa que saiba menos, mas que saiba comunicar do que ter um gajo que sabe muito mas que a última coisa que apetece é ouvi-lo a falar. Isto implicaria muita coisa, sem dúvida, mas temos que ter que um podcast, a veia "comunicativa" importa e muito.
- Haverá possibilidade de existir feedback dos users? Nem que seja numa thread da TZ. Isto parece-me muito importante.
- Como é que serão executados, tecnicamente, os podcasts? Que programas é que vão ser usados para o fazer?

Agora em relação aos screencasts: é sem dúvida uma sugestão que daria muito facilmente resultado, porque não implica que haja voz, as imagens a maior parte das vezes são auto-explicativas e uns textos não são difíceis de fazer.
Apesar de não achar que se deva avançar já com os screencasts, estes deviam ser de livre submissão por parte dos users, e existiria uma equipa que controlaria essa submissão, havendo liberdade de temas (dentro do bom-senso e da tecnologia, claro).

Bem, para já, acho que só me lembro disto.
 
Tenho algumas sugestões/opiniões/questões para por:
1 - Os podcasts serão separados por temas (um podcast sobre Hardware, outro sobre Windows, etc) ou será um podcast sobre tudo?
2 - No caso de ser a primeira opção, mesmo os 30 mins não serão demais? Eu sei que são mensais, mas meia hora dá para falar sobre -muita- coisa.
3 - Os podcasts serão sobre o que o "moderador" (não se entenda Moderador, parte do Staff da TZ) do podcast achar mais apropriado nessa altura, serão sobre um tema anunciado previamente, noticias/actualidade, discussão ou uma mistura disto tudo?
4 - Isto é a minha veia de "perfeccionista" a falar, mas não será melhor fazer umas "audições" primeiro? Se calhar é preferível ter uma pessoa que saiba menos, mas que saiba comunicar do que ter um gajo que sabe muito mas que a última coisa que apetece é ouvi-lo a falar. Isto implicaria muita coisa, sem dúvida, mas temos que ter que um podcast, a veia "comunicativa" importa e muito.
5 - Haverá possibilidade de existir feedback dos users? Nem que seja numa thread da TZ. Isto parece-me muito importante.
6 - Como é que serão executados, tecnicamente, os podcasts? Que programas é que vão ser usados para o fazer?

Isto deverá ser assim (nenhuma destas respostas é definitiva e poderá ser alterada após discussão nesta thread):
1 - Tendo em conta as limitações que a comunicação por VoIP tem em termos de qualidade, os temas deverão ser algo específico dentro de cada uma dessas áreas, de forma a que no podcast participem 3 pessoas que realmente sabem do que estão a falar para que se possa ter um debate agradável.

2 - Olha que não dá assim para tanto, pelo menos nos podcasts que oiço em 30 minutos fala-se de uns dois assuntos, isto normalmente com 3 pessoas a falar.

3 - O assunto do podcast e os 3 participantes deverão ser escolhidos com umas 2 semanas de antecedência para que estes possam debater durante esse tempo sobre o que vão falar e as referências que vão utilizar. Assim, um dos participantes deverá adoptar o papel de moderador da discussão apenas para controle do tempo despendido por cada assunto.

4 - Claro, apenas me parece mais fácil escolher um certo número de pessoas pelos seus conhecimentos e depois eliminar aqueles que não têm jeito para comunicar do que fazer o contrário.

5 - Sim, seja numa thread, para um e-mail ou mesmo numa plataforma própria deverá existir um local para os utilizadores deixarem feedback.

6 - Programa de VoIP para comunicação (Skype, talvez) e depois quem tratar da parte mais técnica decidirá os melhores programas para a gravação/edição do podcast.
 
A nível de comunicação entre os vários intervenientes não existe sequer discussão, o skype é a única possibilidade viável com qualidade suficiente para o podcast final ter qualidade a nível de som. Além de que pode ser usado nos 3 SO, Linux, Windows e OSX.

Em OSX é muito fácil por exemplo estar a captar a conversa do skype, com o wiretap pro, ele só vai mesmo buscar a saída de áudio do programa específico. Deve haver equivalentes nas outras plataformas (não tão simples), mas isso seria a ferramenta de quem estivesse encarregado de captar o podcast.

Uma outra coisa que convém lembrar a quem vai ficar encarregue disso (não sei se já estão escolhidos) é falar com os "convidados" do podcast acerca da obrigatoriedade de usar phones e microfone quando estiverem a falar, senão o resultado final sai uma cagada :P
 
Última edição:
Isto deverá ser assim (nenhuma destas respostas é definitiva e poderá ser alterada após discussão nesta thread):
1 - Tendo em conta as limitações que a comunicação por VoIP tem em termos de qualidade, os temas deverão ser algo específico dentro de cada uma dessas áreas, de forma a que no podcast participem 3 pessoas que realmente sabem do que estão a falar para que se possa ter um debate agradável.

Esclarecido.

2 - Olha que não dá assim para tanto, pelo menos nos podcasts que oiço em 30 minutos fala-se de uns dois assuntos, isto normalmente com 3 pessoas a falar.

Acredito que sim, a minha experiencia nesta área é bastante reduzida.

3 - O assunto do podcast e os 3 participantes deverão ser escolhidos com umas 2 semanas de antecedência para que estes possam debater durante esse tempo sobre o que vão falar e as referências que vão utilizar. Assim, um dos participantes deverá adoptar o papel de moderador da discussão apenas para controle do tempo despendido por cada assunto.

Esclarecido.

4 - Claro, apenas me parece mais fácil escolher um certo número de pessoas pelos seus conhecimentos e depois eliminar aqueles que não têm jeito para comunicar do que fazer o contrário.

Óptimo :)

5 - Sim, seja numa thread, para um e-mail ou mesmo numa plataforma própria deverá existir um local para os utilizadores deixarem feedback.

Esclarecido.

6 - Programa de VoIP para comunicação (Skype, talvez) e depois quem tratar da parte mais técnica decidirá os melhores programas para a gravação/edição do podcast.

Isso já era mais discutível. Sinceramente, uso o Skype mas não gosto. Deviamos, na minha opinião, optar por uma alternativa opensource/free software (XMPP ou outro?). Mas, se tiver que ser Skype, Skype será :)
 
Isso já era mais discutível. Sinceramente, uso o Skype mas não gosto. Deviamos, na minha opinião, optar por uma alternativa opensource/free software (XMPP ou outro?). Mas, se tiver que ser Skype, Skype será :)

As "alternativas" ao skype são completamente inviáveis pelas mais variadas razões, e se o skype é de longe muito superior em comunicações de voz, a nível de utilização de banda e qualidade sonora, não vejo que haja realmente alternativas ...
 
Isso já era mais discutível. Sinceramente, uso o Skype mas não gosto. Deviamos, na minha opinião, optar por uma alternativa opensource/free software (XMPP ou outro?). Mas, se tiver que ser Skype, Skype será :)

Eu nisto não tenho grande experiência, falei logo do Skype porque é aquele que é utilizado em alguns dos podcasts que oiço e porque sei que é multi-plataforma, se é o melhor ou não é questão de se experimentar.
 
As "alternativas" ao skype são completamente inviáveis pelas mais variadas razões, e se o skype é de longe muito superior em comunicações de voz, a nível de utilização de banda e qualidade sonora, não vejo que haja realmente alternativas ...

Tudo bem, tudo bem. Eu não os exprimentei todos, mas é bem provável que tenhas razão :)
 
EU concordo com o skype, realmente tem uma qualidade muito superior a outros programas do género.

Além de ser multi-plataforma (Muito bom para por exemplo, ao convidar pessoas da *Nix World ou Apple Wolrd não ficarem a olhar para os pássaros e ter de instalar outro SO só para fazer os PODCAST (N faz sentido).

Quanto à duração, não se deve defacto ter um PODCAST com mais de 30 minutos. Não é necessário aprofundar muito nenhum assunto falado. Assim também é uma boa maneira de ''convidar'' os ouvintes a acompanhar a thread correspondente ao assunto falado.
 
Eu tb voto no skype. Já experimentei e a qualidade é boa.
Além disso é simples e muita gente usa. Dois aspectos a ter sempre presente.
 
Eu acho que deveriam ver isto que em termos de video estão muito bons. (têm de se registar). Acho que poderiam fazer algo do genero, tanto na parte dos jogos como nas das noticias (eles criaram apenas a favor dos jogos, nós geramos à nossa maneira.)

É um dos exemplos portugues que conheço.
 
Julgo que o mais interessante seria mesmo ter um tema a debate, previamente preparado pelos podcasters e pelo moderador do podcast para que seja o mais interessante possível para a audiência. Quanto à duração, tudo tem a ver com o interesse do tema em discussão e com a possibilidade de continuar a discussão sem se entrar em repetições ou em monotonias. Acho que pode ser uma experiência muito interessante mesmo.

Faz sentido a meu ver ter um local no fórum onde depois possam ser discutidos os podcasts.
 
Julgo que o mais interessante seria mesmo ter um tema a debate, previamente preparado pelos podcasters e pelo moderador do podcast para que seja o mais interessante possível para a audiência. Quanto à duração, tudo tem a ver com o interesse do tema em discussão e com a possibilidade de continuar a discussão sem se entrar em repetições ou em monotonias. Acho que pode ser uma experiência muito interessante mesmo.

Faz sentido a meu ver ter um local no fórum onde depois possam ser discutidos os podcasts.

Boa, um lugar para discutir o podcast seria interessante, até para discutir ideias e assim.
 
A pergunta a seguir é:
faz sentido um lugar público ou privado?

A mim faz sentido que seja público. Porquê?
Porque apesar de se ficar a saber o tema e assim poder retirar algum factor surpresa penso que isso não seja problema porque sabendo o tema e até podendo antecipar a posição dos intervenientes numa discussão, nunca sabemos os argumentos que vão usar nem os argumentos com que vão ser confrontados.

Talvez um sub-fórum para o Portal onde integremos estas questões todas que estão a ser discutidas e depois de terminado a fase da criação fecham-se os tópicos que não fizerem mais sentido.

Mas como aqui já entra uma discussão genérica talvez seja melhor falar disto na thread principal.
 
Back
Topo