1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portas de Serie.. quem precisa delas???

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por melSpeedl.ine, 7 de Fevereiro de 2005. (Respostas: 5; Visualizações: 1481)

  1. melSpeedl.ine

    melSpeedl.ine Power Member

    Pois é, elas estão a desaparecer...mas ainda aparece por aí muito material a usara estas "portinhas" rascas que conseguem ser mais lentas que um caracol em hora de ponta mas que... por incrivel que parece fazem FALTA!

    O problema é que a minha Asus P4S8x tem uma porta de serie de 9 pinos - as nossas tão conhecidas COM, e a velhinha de 25 pinos que agora nem as impressoras as querem...

    Ora á um tempo atrás na minha placa de TV veio o dispositivo de InfraRED para o comando da placa - finalmente alguma utilidade para isto! - o dispositivo usa um prog chamado WinLIrc q usa portas COM.

    Dias mais tarde... aparece o telemovel, que por acaso até trás cabo e para grande surpresa a minha usa tb as portinhas reles de 9 pinos! E o software do cabo tb usa exclusivamente portas designadas COM! E agora? tenho que andar sempre a trocar compnentes,a deactivar uns para ligar outros..

    Soluções...

    Lembro-me de uma peças que convertiam as de 25 pinos em 9 - eram usadas nos antigos modens externos. Problema. e os softwares? eles usam as COM's e a de 25 pinos não deixa de ser um LPT - como poderei converter isto???

    Solução 2:

    Cabo conversor de portas de serie 9 pinos em fichas USB - um cabinho todo bacano, trás um cd e tudo mas que nã Vobis custa cerca de 55€ :die: Se calhar este tal cd que vem com o cabo já trás uma solução para o problema de cima - converter portas,e se calhar até já punha o meu telemovel a funci mais rápido do que atraves da COM - é uma lentidão. Mas comprar esta cabo está completamente fora de questão pois um cabo USB novo para o telemovel custa apenas 38. Amenos que alguem tenha um tutorial de "como fazer um cabo de converter serial em usb com as suas proprias mãos" e as drives em algum site, esta opção está fora de questão pois é cara e bem cara.

    A outra até era interessante se não fosse o problema de software e de já ter corrido 4 lojas de informática e afins aqui em viana do castelo e não encontrar nada!

    Sugestões há???

    Desculpem lá este discurso todo mas hoje estava inspirado...

    Brigado por tudo
    Cumps
     
  2. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    pois é.... conheço muita gente c/ esses problemas, especialmente os que têm portateis... e akilo que costumo aconcelhar, é comprar o cabo usb/com ke custa a tal roubalheira dos 11cts, e precisa de drivers.
    tb haviam placas ISA ou pci ha uns tempos atraz para disponibilizar portas de serie...
    enfim... quando so ha uma solução no mercado, é sp a mm coisa, não são capazes de arranjar preços razoaveis.

    a minha board por acaso ainda tem as tais duas portas de serie (e ja me custou encontrar na altura dos nforce2) e ja estas 2 me causam problemas:
    cabo da laculadora, cabo do telemovel, infravermelhos da placa de tv, e mais uns dispositivos especificos que aki tenho...
    mas vou preferir sempre andar a troalos que dar os tais 11cts pelo raio do cabo adaptador...
     
  3. teknix

    teknix Power Member

    Olha, a board suporta 2 portas COM, mas a segunda tem de ficar separada e liga-se na board.

    Tu precisas de uma coisa destas:

    [​IMG]

    para ligar aqui:

    [​IMG]

    Se não conseguires arranjar, fala comigo que eu arranjo-te uma.
     
  4. nothing

    nothing Power Member

    Realmente não percebo como podem estar a começar a cortar nas porta série. Se formos a ver que, por exemplo, os router da cisco são configurados pela porta série.
     
  5. Koncaman

    Koncaman Utilizador Saloio

    e daki a uns tempos, a porta paralela tb vai c'os porcos... é ver...
    acho as abit ic7 ja n tinham, s fatality, salvo o erro tb ja n têm...
    de qualker maneira deve haver um conector interno...
    as novas asus ja so têm porta de serie c/ conector interno (plo menos algumas, como a p5gd2)
     
  6. melSpeedl.ine

    melSpeedl.ine Power Member

    Vou ver se encontro alguma coisa num velhote pentium 100 que um amigo meu tem...

    brigado a todos
     

Partilhar esta Página