Portáteis Asus e Linux

Ragnarok

Folding Member
Boas.

Estou a pensar comprar um portátil Asus (nomeadamente da série V6000) e, como quero instalar Linux nele (provávelmente Slackware, para exprimentar), andei a pesquisar como se dão os laptops Asus com Linux. Parece que a Asus tem alguns problemas com software opensource, como está aqui NESTA PÁGINA, embora esta seja acerca de motherboards e não de portáteis.

Além disso, todas as páginas que encontrei a explicar como instalar Linux em portáteisAsus, como ESTA PÁGINA não têm nada acerca da série V6000.
Começo a ficar preocupado com isto. É que eu quero mesmo usar Linux (e preciso, para programar para o curso) e não me dava nada jeito ter um portátil sem Linux... :(

Alguem já experimentou Linux num portátil Asus (se for da série V6000, ainda melhor) que me possa dizer se dá bem ou não? E o software que os portáteis trazem normalmente para gerir a bateria, há algum para portáteis Asus em Linux? Eu googlei também por isso e nada... :o

Obrigado antes de mais, fiquem bem. :)
 
Boas
tenho um m3n com linux sem probs.
O problema dos asus com o acpi, pensava-se que era das dst tables, mas depois veio-se a concluír que era o próprio suporte acpi do linux que tava mal feito.
Mal se descobriu isto, o prob foi corrigido e já bomba tudo.
Nesse modelo n sei, mas já instalei slack (porque foi o que falaste) aqui em mais asus e n tive probs (como n tive com nenhuma outra distro que instalei). Com o kernel 2.6 em princípio funcionará tudo na boa.

Cumps
 
Eu tenho o Suse 9.2 no portátil, e funciona tudo bem. Ou quase...
Antes de fazer o update para o 9.2, via FTP, o wireless funcionava, agora nem por isso :(.
Tenho que arranjar outra versão, mas estou a pensar instalar o Geento, por isso ainda não sei como vai ficar.
 
caprr disse:
conheço varias pessoas com asus dos mais diferentes modelos e ninguem se queixa das instalaçoes de linux...

Yeap muitas pessoas mesmo :) Ate' eu tive uma dakelas boards manhosas na altura dos problemas e sempre usei slackware bastante bem...
 
nunca vi dar chatice... acho que é mais o medo do desconhecido. lembro-me de ter a mesma duvida quando comprei o meu portatil lol
 
Boas
Eu tenho um Asus A3N30 e tenho o Suse 9.2 a funcionar 100%

Apenas ainda n consegui actualizar as libs para o Intel@PRO Wireless 2200BG poder funcionar, mas é reconhecida.
 
Ragnarok disse:
Obrigado pela resposta, deixaste-me aliviado! :)
E quanto ao software, sabes se se arranja para Linux?

Que tipo de software?
Tens alguma coisa específica em mente?
Para veres, eu faço todos os projectos da faculdade e pessoais em linux .. aliás só tenho o windows mm por causa do .NET, e isto pq inda n experimentei o mono a fundo.
Se tiveres algum programa específico em mente, diz qual é que logo se vê se bomba em linux ou n ;)

Cumps e boa sorte com isso
 
xtr3me disse:
Se tiveres algum programa específico em mente, diz qual é que logo se vê se bomba em linux ou n ;)

Cumps e boa sorte com isso

Referia-me ao software da Asus para gerir o consumo da bateria, a temperatura, etc.

Obrigado, fica bem.
 
Back
Topo