Portateis chineses a 100€

mundano disse:
Bem vejo que há por aqui muita gente que fala, fala, masnão sabe do que fala....

Antes de mais, o computador chines não é um Portatil. É um desktop.


E depois, para quem diz que os chineses copiam tudo, vejam bem as specs do processador que eles usam.. É simplesmente o processador mais eficiente do mundo no racio consumo/aquecimento/performances... Tem o poder de um Pentium III a 1 Ghz e consome uns irrisorios 5W... Provavelmente nem precisa de cooler, como os antiguinhos 386...

É totalmente a 64 bits e é baseado na arquitectura MIPS que é muito mais eficiente do que a x86.. Dai o desempenho de um PIII a 1Ghz com apenas 500Mhz.

Ainda este ano, vai sair versões desse processador a 1gh com varios cores.. Que facilmente igualarão o desempenho de um Pentium 4..

E isto é tudo tecnologia chinesa.. Aqueles que disseram que por usar a arquitectura MIPS que é uma copia, pela mesma logica têm que dizer que os AMD que usam a arquitectura x86 são copia dos Pentium... Ou seja, nem vale a pena comentar...

É preciso perceber que o investimento em investigação de desenvolvimento na China cresce a 10% ao ano.. Enquanto que por cá por portugal já no tempo do Cavaco, quando ele inaugurou o Tagus Park, ele dizia que quando saisse de primeiro ministro seria um investimento de 1% do PIB e ainda hoje, 16 anos depois o nosso investimento em I&D não chega a 0.8% do PIB..

Por isso, têm que se habituar que cada vez mais o tempo dos produtos chineses copiados vai acabar e têm que contar com a China como uma grande potencia a nascer...

Mas como é obvio, se eles continuarem a desenvolver-se isso vai reflectir-se no nivel de vida deles e vão deixar de poder competir pelo preço da mão de obra.. É inevitavel... Aconteceu com todos os outros paises asiaticos que percorreram o mesmo caminho..

A arquitectura MIPS (e este semestre todas as semanas programo em assembly para esse CPU) é uma arquitectura risk muito simples e que os CPU deles sao muito usados em pequenos aparelhos de eletronica, telemoveis, etc.
A arquitectura pode ser mais eficiente (ou nao), mas nunca na vida consegue ter um poder de um cpu intel ou amd actual. Dou-te o exemplo do Geode da AMD que vai consumir 2w e rolar tb em clocks altos, etc. Por isso tudo nao passa de uma questao de a intel ou amd quererem lançar cpu´s desse genero. (muito provavelmente nao lhes compensa, pq o MIPS e outros cpu´s risk estao bem implementados a esse nivel e o mercado de alto cpu´s de alto poder de processamento é bem mais lucrativo).

mips-> http://www.mips.com/

Quanto ao portatil curtia ver como era ao vivo :)
 
isto patece-me uma reencarnação do ZX spectrum..lol.
vá lá, sejam realistas. Axam que esta m**da vai sequer xegar a portugal? Parece que vai ser necessario dar á manivela..lol. Enquanto houver povinho a comprar m**das a estes gajos só nos estamos a lixar a nós e a enrriquece-los a eles. Nunca comprei nada a esses gajos e nunca fui almoçar ou jantar a um restaurante deles, orgulho-me disso. Com 300€ já se compra um desktop novo com uma configuração básica AMD sempron 30x melhor que este trambolho oriental. Entrei no site da empresa e apareceu-me uma cena de leiçois para a cama e com musiquinha de fundo..lol. Estes gajos só podem estar a gozar connosco

http://www.menglan.com/
 
max_clock disse:
Com 300€ já se compra um desktop novo com uma configuração básica AMD sempron 30x melhor que este trambolho oriental.

entretanto não precisas de rato, teclado, ecran, e uma eventual impressora...

eu quando quiser comprar um portátil óbviamente que queria uma coisa boa, mas quando trabalho nas férias apenas ganho 420€, ora gastar td num portatil (que nem chega), ou num desktop de 600€ é descabido...

eu tenho pais que me deram um pc (torre) de 1800€ tenho essa sorte, mas acabou!!! apartir de ag tenho q ser eu a comprar e óbvia mente este portatil pr desenrascar na universidade ou outro curso será uma excelênte hipotese!!!

nem que dure só dois anos!!!

cumps
 
Epá, eu acho q há aqui pessoal(especialmente nerds do CS 1.6) que tá a ser bronco, ja alguem pensou nas possibilidades disto? 100€?
Imaginem os vossos filhos daki a uns anos a ir para a escola, e em vez de 5kg de livros ás costas levam um portatil pekeno de cores vivas? este é só um exemplo de muitos q posso dar, agora acho mal tarem a criticar de isto correr ou nao CS, kem ker jogar ou usa desktop ou gasta packa em portateis como deve de ser, porque a ideia de portatil no inicio nem era para jogar, foi uma adaptaçao.Apesar de agora basicamente PCs rodarem em funçao dos jogos n se podem eskecer que é por nossa causa q isso acontece, mas ha mais gente, muita mais do q pensam que nao jogam, trabalham, e com certeza um portatil por 100€vai dar uma grande ajuda.
:Winkani:
 
timber disse:
Vocês estão a misturar dois portáteis parecidos
O da foto (o verde com manivela) é o portátil dos 100 doláres e é um projecto do Media Lab do MIT para que todas as crianças de países em vias de desenvolvimento possam ter um portátil para aprender e não só. É baseado num Geode da AMD.
A noticía que deu origem à thread é sobre um portátil chinês de €100 com motivações mais ou menos semelhantes
Os dois usarão Linux

O portátil do MIT faz usar minix... linux é muito pesado para o que se pretende...
 
Venham eles

Então mau......n entendo pessoal...

1 portatil simples, eficaz pra quem n precise mt mais k ler 1ns mails , navegar 1 pouco e processar texto ...nem k seja por 100€ mais gastos de envios ou k chegue a Europa por 150€....~

na minha opnião é excelente...venham eles....

Afinal nem td k vem da China é mau pois n......??????
 
E assim se desenterra uma thread com mais de um ano... :rolleyes:

Só uma nota quanto à notícia original... Adoro gente que escreve sobre tecnologia e depois manda estes bitaites:
equivalente a um computador
de mesa Pentium III de 1 Gigabyte.

Um Gigabyte de quê? Memória? É que 1 Gigabyte de velocidade não existe... Enfim... :paranoid:
 
Só 3 coisitas:

1 - O salário médio (ou seja de quem tem um bom emprego numa indústria) na China é de 150 euros.

2 - Um P3 a 1Ghz não é suficiente para correr o Windows XP em condições.

3 - Já algúem se lembrou de pesquisar na Wikipédia em vez de estar com suposições?
http://en.wikipedia.org/wiki/Longmeng

um p3 a 1ghz nao corre o xp bem ?!?

Fogo, até um p3 500mhz com alguma memoria corre bem o xp ...
 
preços, críticas, filosofia, ja se falou aqui um pouco de tudo menos quando é que eles saem..e eu gostava de saber isso

já agora, as specs do tão criticado portátil:
 
Última edição:
um p3 a 1ghz nao corre o xp bem ?!?

Fogo, até um p3 500mhz com alguma memoria corre bem o xp ...


Desculpa lá mas não não corre e muito menos com o resto das especificações do portátil que eu sinceramente duvido que sejam essas ... para correr bem o windows xp com um pentium 3 precisas de um sistema minimamente rápido eu por exemplo com um pentium4 a 2.0 512 de ram sinceramente vejo-me a rasca o windows em si corre bem mas tenho um disco lento pequeno e cheio uma placa de som onboard ranhosa e uma gráfica integrada e isto é um um nojo.
Para postar aqui no forum na raposa é quase 30s até abrir uma página.
De certeza que muita gente já nem se lembra do que um p3 é capaz mas eu sinceramente digo isto não é para windows xp só com muito investimento e a 100€ não me cheira!!!
Agora continuo a achar que seja bom haver ao menos um destes produtos no mercado para começar a haver pressão nos grandes fabricantes (que essa conversa de qualidade aqui na tuga infelizmente os nossos bolsos não o permitem na maior parte das vezes) não para comprarmos que pelo menos para mim 100€ é dinheiro e não me apetece manda-los fora,mas simplesmente para haver alternativas, todos sabemos a qualidade dos produtos chineses como já foi aqui referido também sou contra a venda de produtos de qualidade nula e sem garantia mas a verdade é que cada um compra o que quizer e acho que disto até ao monopólio geral do mercado ainda falta muito tenham calma.

Abraço
 
Desculpa lá mas não não corre e muito menos com o resto das especificações do portátil que eu sinceramente duvido que sejam essas ... para correr bem o windows xp com um pentium 3 precisas de um sistema minimamente rápido eu por exemplo com um pentium4 a 2.0 512 de ram sinceramente vejo-me a rasca o windows em si corre bem mas tenho um disco lento pequeno e cheio uma placa de som onboard ranhosa e uma gráfica integrada e isto é um um nojo.
Para postar aqui no forum na raposa é quase 30s até abrir uma página.
De certeza que muita gente já nem se lembra do que um p3 é capaz mas eu sinceramente digo isto não é para windows xp só com muito investimento e a 100€ não me cheira!!!
Agora continuo a achar que seja bom haver ao menos um destes produtos no mercado para começar a haver pressão nos grandes fabricantes (que essa conversa de qualidade aqui na tuga infelizmente os nossos bolsos não o permitem na maior parte das vezes) não para comprarmos que pelo menos para mim 100€ é dinheiro e não me apetece manda-los fora,mas simplesmente para haver alternativas, todos sabemos a qualidade dos produtos chineses como já foi aqui referido também sou contra a venda de produtos de qualidade nula e sem garantia mas a verdade é que cada um compra o que quizer e acho que disto até ao monopólio geral do mercado ainda falta muito tenham calma.

Desculpa lá eu, é que eu já pus muitas vezes o XP num computador de 98, um HP, com 128 de ram, uma riva tnt(2?), e um pentium 2........, e come tudo o que eu lhe dou menos jogos....faz tudinho na boa, secalhar tu não lhe fazes manutenção e depois queixas-te que fica lento...

P.S: Dêm uma olhadela: http://en.wikipedia.org/wiki/Children%27s_Machine Tá barato, wifi e tudo....sim senhor, se isto vier pa público geral
 
Última edição:
pois eu tb tenho aqui o xp+sp2 a correr num pII 450Mhz com 230 MB ram ...

precisas de um p4 xpto .. so se fores tu ... ou então é computador mais fraco q te passou pelas mãos ...
 
Ai meu deus quem diz que o xp nao corre num PIII esta doido so pode tive um a correr so com 128 mb deram e andava bastante bem, ora claro nao podes é andar a instalar maravilhas a torto e a direito e depois tira la o serviço indexador e fica só com o tema clássico a ver se isso não anda bem....... ate voa (isto ja sou eu a exagerar).

so para finalizar amigo winxp corre ( eu vi num pentium 2 com 64mb ram e ai sim ele arrasta .... mas ainda funciona)
 
preços, críticas, filosofia, ja se falou aqui um pouco de tudo menos quando é que eles saem..e eu gostava de saber isso

já agora, as specs do tão criticado portátil:


no inicio li que só ia ter uma memoria flash
agora tem disco 40-60 GB ?
duvido mas ok :-D

Não se esqueçam que isto é para paises sub-desenvolvidos, logo o preço está adapdado a estes
 
no inicio li que só ia ter uma memoria flash
agora tem disco 40-60 GB ?
duvido mas ok :-D

Não se esqueçam que isto é para paises sub-desenvolvidos, logo o preço está adapdado a estes
Ó meu amigo, isto não é aquela iniciativa da OLPC, esses sim, têm uma flash de 1GB, vai á wiki e vê por ti próprio.

Estas são as specs do tal OLPC de 1GB flash:
The hardware specifications as of March 2007 are:
  • CPU: 433 MHz AMD Geode LX-700 at 0.8 Watts, with integrated graphics controller
  • 1200×900 7.5" diagonal LCD (200 dpi) that uses 0.1 to 1.0 Watts depending on mode. The two modes are:
    • Reflective (backlight off) monochrome mode for low-power use in sunlight. This mode provides very sharp images for high-quality text.
    • Backlighted color mode, with an effective resolution that is asymmetrically reduced in complicated ways. See below for details.
  • 256 MiB of Dual (DDR266) 133 MHz DRAM (in 2006 the specification called for only 128 MiB of RAM[25])
  • 1024 KiB (1 MiB) flash ROM with open-source LinuxBIOS and Open Firmware
  • 1024 MB of SLC NAND flash memory (in 2006 the specifications called for only 512 MB of flash memory[26])
  • Internal SD card slot[27]
  • Wireless networking using an “Extended Range” 802.11b/g wireless chipset run at a low bitrate (2 *****/s) to minimize power consumption.
  • Marvell 8388 wireless chip, chosen due to its ability to autonomously forward packets in the mesh even if the CPU is powered off. An ARM processor is included.
  • Dual adjustable antennae for diversity reception.
  • Water-resistant membrane keyboard using a fairly conventional (QWERTY in the US International localization) layout. The multiplication and division symbols are included.
  • Dual five-key cursor-control pads; four directional keys plus Enter
  • Touchpad for mouse control and handwriting input
  • Built-in color camera, to the right of the display, VGA resolution (640×480)
  • Built-in stereo speakers
  • Built-in microphone
  • Audio based on the AC97 codec, with jacks for external stereo speakers and microphones, Line-out, and Mic-in
  • 3 external USB 2.0 ports.
  • Power sources:
Desculpem lá o offtopic, mas isto foi mais um tira-dúvidas que outra coisa
 
Desculpa lá mas não não corre e muito menos com o resto das especificações do portátil que eu sinceramente duvido que sejam essas ... para correr bem o windows xp com um pentium 3 precisas de um sistema minimamente rápido eu por exemplo com um pentium4 a 2.0 512 de ram sinceramente vejo-me a rasca o windows em si corre bem mas tenho um disco lento pequeno e cheio uma placa de som onboard ranhosa e uma gráfica integrada e isto é um um nojo.
É curioso que já tive o Windows XP instalado num P3 a 400 Mhz e funcionava a 100%, como é que um P3 1Ghz não corre? Por favor :-D
 
Back
Topo