Portáteis Clevo (Dúvidas|Contribuições|Opiniões|Novidades)

Stop laptop war :P eles estão pessimos! muahahah. Agora a serio a inpetch propria disse que entrou em thermal throttling. O cpu em full loading tanto faz se está em 1 teste como em 50, full load é full load, deviam estar nos 80's isso sim era um bom sistema de refrigeração, mas vamos ver com a nova pasta ;)
 
@Mav aqui tens imagem do N150RF do @ritto num stress teste sem undervolt.
DUsQHmM.jpg
 
OK já montei um com i5 e outro com i7.
Ambos com teclado PT que por acaso já tenho os teclados em stock faz cerca de uma ano [emoji14]
Ainda não tenho é teclados RGB.

Quem quer testes fresquinhos?
São 5 euros por cada teste, quem paga? Lol
 
OK já montei um com i5 e outro com i7.
Ambos com teclado PT que por acaso já tenho os teclados em stock faz cerca de uma ano [emoji14]
Ainda não tenho é teclados RGB.

Quem quer testes fresquinhos?
São 5 euros por cada teste, quem paga? Lol

São iguais aos de algum modelo anterior da Clevo tou a ver :)
 
Para responder às perguntas / PMS, aqui fica:

O monitor até que nem é nada mau, boa qualidade e MUITO POUCO bleed.
O modelo do monitor:
monitor.png


Com fundo preto e brightness ao máximo (praticamente ZERO bleed):
IMG_20170126_184347.jpg



Quanto às temperaturas, após algum trabalho a testar pastas térmicas e thermal pads, está assim com o i7, no entanto acho que ainda consigo melhorar qualquer coisa.

Perfil AUTOMATICO de fans:
temp_test.png

Temperaturas estabilizadas abaixo dos 80ºC a puxar tudo a 100% menos o HDD.
CPU @ 2.8Ghz, ZERO throttle!

O aspecto do teclado com retro-iluminação apenas branca - PT. Teclado RGB ainda não está disponivel:
IMG_20170126_184024.jpg
 
Temperaturas estabilizadas abaixo dos 80ºC a puxar tudo a 100% menos o HDD.
CPU @ 2.8Ghz, ZERO throttle!

a 2.8Ghz está com o turbo desligado, ~77ºC nessas condiçoes não é mau mas tambem não é extraordinário..

Mas já nos novos testes feitos pela inptech o processador tb se fica pelos 3.1Ghz a puxar pelos 4 cores..
Será que é limitação de potencia do carregador?
 
a 2.8Ghz está com o turbo desligado, ~77ºC nessas condiçoes não é mau mas tambem não é extraordinário..

Mas já nos novos testes feitos pela inptech o processador tb se fica pelos 3.1Ghz a puxar pelos 4 cores..
Será que é limitação de potencia do carregador?

Se o GPU estiver a ser puxado a 100% ele não activa o Turbo do CPU. Nem neste nem nenhum, é assim que funciona a BIOS dele.

Isto não é a primeira vez que acontece. Já era assim com outros modelos.
A única maneira de contornar isto é alterando a BIOS para uma NON-CLEVO.

Se puxares só CPU a 100% ai ele faz 3.4Ghz aos 4 cores.

De notar que o clock máximo é 3.8Ghz single core, assim que aumentas os cores ele vai descendo, sendo 3.4Ghz a velocidade com 4 Cores, isto é algo decidido pela Intel e não tem a ver com a BIOS.

A temperatura máxima do CPU a 100% com os 4 cores a 3.4Ghz é de máximo 90ºC sem nunca fazer throttle. Se tapar o sistema de refrigeração e deixar a temperatura subir mais por volta dos 92ºC ele desce para 3.2Ghz e quando a temperatura desce novamente ele volta a subir para os 3.4Ghz (este é o comportamento normal do turboboost Intel e não é thermal throttle).

Sendo os coolers independentes a nível de temperatura era perfeitamente possivel usar o CPU + GPU ao máximo com o CPU sempre a 3.4Ghz.

Ou existe limite no circuito da motherboard ou é apenas uma prevenção estúpida da CLEVO, deixa-me investigar ;)
PS. Não é do AC!
 
Última edição:
PS.

Após forçar o uso de Turboboost com o GPU a 100% o melhor que consegui foi oscilar entre 2.9Ghz e 3.1Ghz - Temp Max 90ºC
É relativamente fácil forçar o Turboboost, acho que toda a gente já sabe fazer isso por esta altura certo?


EDIT:

After some more tuning:

image.png


Fixo aos 4 cores a aprox 3.2Ghz, com 100% GPU usage, temps estabilizam em max 80ºC.
 
Última edição:
Se o GPU estiver a ser puxado a 100% ele não activa o Turbo do CPU. Nem neste nem nenhum, é assim que funciona a BIOS dele.

Isto não é a primeira vez que acontece. Já era assim com outros modelos.

pois, já suspeitava que pudesse vir a acontecer o mesmo neste..

Pode não ser erro, pode ser "propositado" (de ser o suficiente para aguentar com a 1050 Ti e 7700HQ nos base clock, tens mais margem de manobra nos restantes )
Ou já te esqueces-te que no N150RF quando puxavas pela grafica o 6700HQ ia logo para os 2.6Ghz ?



De notar que o clock máximo é 3.8Ghz single core, assim que aumentas os cores ele vai descendo, sendo 3.4Ghz a velocidade com 4 Cores, isto é algo decidido pela Intel e não tem a ver com a BIOS.

A temperatura máxima do CPU a 100% com os 4 cores a 3.4Ghz é de máximo 90ºC sem nunca fazer throttle. Se tapar o sistema de refrigeração e deixar a temperatura subir mais por volta dos 92ºC ele desce para 3.2Ghz e quando a temperatura desce novamente ele volta a subir para os 3.4Ghz (este é o comportamento normal do turboboost Intel e não é thermal throttle).

sim, eu sei..

90ºC a puxar pelo CPU com o turbo ao máximo (3.4Ghz) não é dos piores, mas podia ser melhor..
Se bem que com um undervolt é capaz de melhorar a bem a coisa..
 
pois, já suspeitava que pudesse vir a acontecer o mesmo neste..

sim, eu sei..

90ºC a puxar pelo CPU com o turbo ao máximo (3.4Ghz) não é dos piores, mas podia ser melhor..
Se bem que com um undervolt é capaz de melhorar a bem a coisa..

Sim ele facilmente aceita undervolts superiores a -125mv, isso até é o que mais me espanta!!
E agora estou na dúvida se a BIOS está mesmo a limitar o Turbo com o GPU a 100% ou não, é que agora já não consigo reproduzir isso, mas já mexi muito na máquina, vou ter que montar outra.

Um coisa é certa mesmo que ele não desligue o turbo boost com tudo stock dificilmente consegues passar os 2.8Ghz com 100% GPU.

Mas como coloquei em cima, com algum tuning tens isto:


image.png


Fixo aos 4 cores a aprox 3.2Ghz, com 100% GPU usage, temps estabilizam em max 80ºC.

A parte mais boa, MUITO silenciosa esta máquina.
 
Pois, estava a estranhar as imagens do teclado, as que eu vi na net eram em azul, depois li o que disseste xD

Será que vale a pena esperar para comprar este portátil (devido a atualização de preços por parte da clevo para baixar), ou mais vale comprar assim que se puder ?
 
Back
Topo