Portáteis Clevo (Dúvidas|Contribuições|Opiniões|Novidades)

Boas pessoal, adquiri um Clevo N850HK, instalei Windows 10 + drivers do site da *****, no entanto estou com um problema no mínimo irritante.

Sempre que o sistema operativo demora um bocadinho mais de tempo a fazer alguma coisa, parece que a gráfica não faz render de nada, o resultado que se nota mais é o pointer do rato ficar stuck um bocadinho.
Consigo reproduzir isto sempre que carrego no ícone da bateria, demora um bocadinho até aparecer a info da bateria, e esse tempo que demora o rato fica stuck.
Thanks!
Isso é um comportamento que existe em diversas marcas que usam o sistema MSHybrid/Optimus.
Parece ser um bug do Windows 10 em que fica confuso em coisas banais e ativa a gráfica nvidia (por ex colocar uma pen faz acontecer isso). Já existem relatos de que parece estar corrigido em versões insider mais recentes.
Eu no meu p650 tenho usado a aplicação emptyproject11 quando estou ligado à corrente, que corrige esse problema pq mantem a nvidia em modo ready (deixa de haver o freeze de a "activar"). Depois quando desligo da corrente fecho a aplicação para voltar a desligar a nvidia e obter o maximo de bateria.
 
Já ando nesta e noutras threads da Clevo aqui no fórum há uns 2 anos para arranjar um portátil, mas todos os anos há uma novidade que me faz adiar a compra.
Agora, com a saída dos Ryzen, é outra.
Isto vai fazer alguma diferença nos portáteis de gama média este ou no próximo ano?
Eu sei que alguns high end levam processadores de "fixos" e pelo que percebi estes da AMD não são móveis, mas está programada algum lançamento de Ryzen móvel?
 
Sim, está, acho que para o final do ano só vai sair para portáteis os Ryzen... E só por volta dessa altura é que os preços dos processadores da Intel devem baixar também... Provavelmente também vão baixar os preços de GPU da Nvidia... (a AMD também vai lançar novos GPU, acho que também para portátil, para o final do ano, mas este último ponto não sei)...
 
É que competitividade é sempre boa. Talvez aguente mais uns meses para ver os desenvolvimentos
Espero mesmo que a AMD lance CPUs decentes móveis, é que as últimas vezes que tive a triste oportunidade de mexer num portátil com um, até me fez doer o coração. E mesmo que sejam pouco competitivos sempre faz descer os preços da concorrência.
 
É que competitividade é sempre boa. Talvez aguente mais uns meses para ver os desenvolvimentos
Espero mesmo que a AMD lance CPUs decentes móveis, é que as últimas vezes que tive a triste oportunidade de mexer num portátil com um, até me fez doer o coração. E mesmo que sejam pouco competitivos sempre faz descer os preços da concorrência.

A quantidade de tempo que é necessário para desenvolver um produto do zero (que é o que um fabricante de portáteis tem que fazer para integrar os AMD) é ENORME, não vais ter novidades em portáteis tão cedo, pelo menos na CLEVO.

Até metade do ano, não existe nada planeado, nem em desenvolvimento.
 
Boas malta

Tenho umas questões em relação aos modelos da Clevo baseados no P670. Fiz uma pesquisa aqui no forum e não encontrei nada de concreto (provavelmente é um modelo que não se vende muito).
Andei a ler umas reviews no notebookcheck sobre alguns modelos de marcas que comercializam estes barebones, e parece haver algumas diferenças a nível de arrefecimento entre eles. Nos testes realizados a Schenker XMG têm valores bem mais baixos que a Nexoc, e olhando para os heatpipes e a configuração interna talvez tenha razão de ser (ou não).
Vou meter umas fotos aqui em baixo para verem a diferença

Nexoc
Innen1.jpg

Schenker XMG
chassis9.jpg

A Nexoc tem um heatpipe comum ao CPU e GPU e a Schenker XMG não... e nos testes a Schenker XMG têm temperaturas bem mais baixas.
Andei a ver os portáteis da ***** que é patrocinada aqui pelo forum, e gostava de saber se alguém tem um destes P670 que me possa mostrar como é a configuração do sistema de refrigeração.
 
Boas malta

Tenho umas questões em relação aos modelos da Clevo baseados no P670. Fiz uma pesquisa aqui no forum e não encontrei nada de concreto (provavelmente é um modelo que não se vende muito).
Andei a ler umas reviews no notebookcheck sobre alguns modelos de marcas que comercializam estes barebones, e parece haver algumas diferenças a nível de arrefecimento entre eles. Nos testes realizados a Schenker XMG têm valores bem mais baixos que a Nexoc, e olhando para os heatpipes e a configuração interna talvez tenha razão de ser (ou não).
Vou meter umas fotos aqui em baixo para verem a diferença

Nexoc
Innen1.jpg

Schenker XMG
chassis9.jpg

A Nexoc tem um heatpipe comum ao CPU e GPU e a Schenker XMG não... e nos testes a Schenker XMG têm temperaturas bem mais baixas.
Andei a ver os portáteis da ***** que é patrocinada aqui pelo forum, e gostava de saber se alguém tem um destes P670 que me possa mostrar como é a configuração do sistema de refrigeração.


As fotos que colocaste são de dois modelos diferentes.

Ou seja, qualquer "marca" que venda este portátil neste momento tem os mesmos coolers. A única marca/loja que eu conheço que está neste momento a alterar os coolers, e quando digo "alterar" é realmente modificar ao ponto de envolver solda de cobre, é uma marca Portuguesa.

Cada marca monta os portáteis e altera ou não aspectos do portátil como bem entende, umas limitam-se a ir ao ponto de colocar pastas térmicas decentes, outras vão além disso e fazem desde BIOS com menus novos e opções novas, modificam coolers, fazem delid em CPUs desktop e usam metal liquido, colocam branding, fazem software proprio, etc.
A diferença em alguns modelos é gigante, numa loja tens uma máquina que faz throttle e limita a potencia do equipamento facilmente, noutra tens modificações que te permitem não só teres uma máquina throttle-free mas também fazer ainda overclock.

Numas lojas tens suporte limitado, noutras tens aplicações desenvolvidas pela loja para manteres o portátil actualizado tanto a nível de drivers como BIOS. Mais uma vez, software para isso, que inclusive inclui um BIOS updater no Windows de apenas um click, só conheço uma loja Portuguesa a fazer isso.

O problema é só um, o problema é o pessoal chamar "CLEVO" a isto, a CLEVO só fabrica o chassis, é uma fabrica não é uma marca. Se o pessoal chamasse aos portáteis pela marca/loja que os vende, não acontecia o que muitas vezes acontece, que é a falta de qualidade de algumas lojas darem mau nome ao produto. Como se costuma dizer "por uns pagam todos".

A única maneira de um cliente se prevenir é exigir à loja um controlo de qualidade antes do envio do equipamento, por exemplo 20m de AIDA Extreme a puxar por TUDO (CPU + GPU a 100%), mostrar também se existe um undervolt feito para "permitir" os valores apresentados, para isso no mesmo printscreen deve ter a página FIVR do ThrottleStop.
Quando o cliente recebe o equipamento deve efectuar testes para garantir esse mesmo relatório.

E pronto este é o "panorama" geral, não estado a referir nomes visto que existem MUITAS marcas e lojas a nível Europeu cada uma a trabalhar à sua maneira e cada uma com qualidade diferente.

A nível nacional tens como referiste a loja patrocinadora do fórum, que não parece ter clientes insatisfeitos, não conheço o trabalho deles mas a ausência de "queixas" deve ser bom sinal, digo eu.
 
@JohnKeeL obrigado pela explicação.
Entendo perfeitamente que a Clevo fabrica e as marcas alteram, daí pensar que podiam ser coolers "personalizados", parece que são é modelos diferentes... Estranho é que o modelo mais antigo e com mais "potencialidade" para aquecer fosse o que tinha melhores resultados! É o que falas da optimização por parte das marcas!
Já entrei também em contacto com a ***** para saber como é o modelo deles e se têm alguns testes feitos. Nunca pensei em investir tanto € num portátil, mas de momento penso que é o compromisso certo para o que pretendo.
Sabes como são por dentro os modelos novos do P600 de 17" com o i7 7700HQ e a GTX 1060 ?

Cumprimentos
 
@JohnKeeL obrigado pela explicação.
Entendo perfeitamente que a Clevo fabrica e as marcas alteram, daí pensar que podiam ser coolers "personalizados", parece que são é modelos diferentes... Estranho é que o modelo mais antigo e com mais "potencialidade" para aquecer fosse o que tinha melhores resultados! É o que falas da optimização por parte das marcas!
Já entrei também em contacto com a ***** para saber como é o modelo deles e se têm alguns testes feitos. Nunca pensei em investir tanto € num portátil, mas de momento penso que é o compromisso certo para o que pretendo.
Sabes como são por dentro os modelos novos do P600 de 17" com o i7 7700HQ e a GTX 1060 ?

Cumprimentos

A questão é que os "novos" apesar de terem um cooler melhor (verões P670HP6, P650HS e P670HS), têm também algo chamado KabbyLake que é bem mais quente que o modelo anterior. Tens a certeza que estás a olhar para temperaturas de modelos com o mesmo CPU ?

Se sei como são por dentro? Digamos que sim... é normal ver uma boa dose deles todos os dias.


P600 de 17" com o i7 7700HQ e a GTX 1060 chama-se P670HP6-G, tem o cooler como na primeira foto. O único que tem o cooler como a segunda foto que mostras é o P650HP6-G (15" com GTX 1060) todos os outros é como a primeira foto.
 
Os kabylake são mais quentes que os skylake? Pensei que no mínimo fossem iguais, então piorou em vez de ficar melhor...

Os kabylake são praticamente skylakes com overclock é a melhor descrição que encontro. Nos CPUs desktop manter os bixos sem fazer throttle em portáteis não é para qualquer um. Ou melhor, se começas a puxar pelo CPU e GPU ao mesmo tempo é estupidamente difícil manter o sistema com temperaturas decentes.
Já em CPUs mobile é relativamente fácil, sendo o 7820HK o ranhoso da família.

Aqui tens o meu sistema de teste, um P751DM2 que ando a desenvolver com GTX 1080:

Nesta primeira imagem tens um 6700K sem nada de especial feito, sem delidd sem metal liquido, NADA, apenas o cooler feito para suportar a GTX 1080:

nEvS2Ak.png


Sem grande trabalho tens um portátil com CPU a puxar 4.2Ghz aos 4 cores ou seja e podes ver uma GTX 1080 e o CPU a 100% ao mesmo tempo e com temperaturas razoáveis para o hardware em questão. Com algum conhecimento consegues tirar uns 10º a essa configuração só a fazer delid e a usar metal liquido ;)


Agora vamos passar para o 7700K:

SsldobD.png


Com um 7700K consegues ter os 4 cores a 4.5Ghz enquanto puxas pela GTX 1080 e o CPU a 100% ao mesmo tempo, no entanto tens temperaturas bem mais altas e se soubesses o trabalho extra necessário e até undervolt necessário... ui ui...

Para ganhar 300mhz em cada core ganhas mais calor, mais barulho, tens que ter o sistema bem melhor montado, com undervolt, coolers alterados, etc, etc, etc....

Se eu estivesse comprador de um portátil destes corria era a tentar apanhar os 6700K antes que desapareçam.

A mesma coisa acontece nas series mobile como a que estás a pensar comprar, manter um CPU desses sem fazer throttle obriga a uma PERFEITA montagem do equipamento, se queres tirar partido do portátil e manter níveis de ruído aceitáveis.

Fazer undervolt ajuda apenas até um certo ponto, os Kabbylake são mais sensíveis ao undervolt, e em CPUs mobile simplesmente não deveria ser necessário. Muitas vezes para corrigir temperaturas o pessoal faz undervolts que simplesmente não são estáveis, parecem, mas não são, começa a acontecer fenómenos estranhos, problemas no audio do portátil, crashes, problemas a resumir ou hibernar, etc, etc, etc.

A moda neste momento é as marcas estarem a enviar portáteis com undervolt de origem, mas undervolts DOIDOS tipo -100mv em KabbyLake, a própria CLEVO está a fazer isso em alguns modelos nas últimas versões de BIOS, isso é de loucos, já me passou muitos KabbyLake pelas mãos que crasham com undervolts superiores a -80mv...

Portáteis actuais com Kabbylake mobile devem conseguir refrigerar tudo sem undervolt. Portáteis actuais com KabbyLake Desktop se levarem com 7700K precisam de algum grau de undervolt, ponto final.

Nunca houve uma geração que obrigasse a tanto cuidado por parte de quem monta os equipamentos, e nunca vi tantas marcas a vender tostadeiras.
 
Neste ultimo ano não andei muito atento ao que aconteceu no mundo da informática... Mas já estou a ver que devia ter comprado o 6700 com a gtx 1060 :/
 
Nao foi isso que eu disse. Simplesmente em CPU mobile nao vais ter problemas de temperatura se for um Sistema bem montado.

@JohnKeeL , ando a considerar adquirir um P650 com a 1070 mas estás portanto a não aconselhar o 7820HK nas gamas P600's?

Pelo que li para tirares o aproveitamento total da gtx 1070 só consegues com o processador de desktop , o 7700HQ limita-te a utilização da GPU entre 70~80%, é verdade?

e já agora , a nivel de ruido como é que o P650 se porta com o 7820HK?

é algo que me preocupa nos P600's e tenho visto o pessoal a queixar-se do ruido, quando procurarmos uma maquina silenciosa e sem exageros nas temperaturas.

Muito Obrigado
 
@JohnKeeL , ando a considerar adquirir um P650 com a 1070 mas estás portanto a não aconselhar o 7820HK nas gamas P600's?

Pelo que li para tirares o aproveitamento total da gtx 1070 só consegues com o processador de desktop , o 7700HQ limita-te a utilização da GPU entre 70~80%, é verdade?

e já agora , a nivel de ruido como é que o P650 se porta com o 7820HK?

é algo que me preocupa nos P600's e tenho visto o pessoal a queixar-se do ruido, quando procurarmos uma maquina silenciosa e sem exageros nas temperaturas.

Muito Obrigado
O 7820HK mais uma vez é um daqueles CPUs que não é facil manter com boas temperaturas e um nível de ruido decente. Tens 2 ou 3 portáteis no mercado que o conseguem fazer, acima de tudo tem que ser muito bem montado o sistema. Aprende a configurar o CPU, um undervolt bem feito juntamente com uma boa montagem e ficas com uma máquina porreira.

é um portatil com processador de desktop... O silêncio é pedir demais...
O 7820HK é um CPU mobile.
 
Boas.

Este laptop da msi gt72vr 7re tem a 1070 mxm ou seja suporta upgrade, acham que dará para fazer upgrade para a 1080 ou a sucessora da 1070 a tal 1170 que falam?

Qual o Clevo mais barato com a 1080Gtx ?
Com ecrã GSync, 16Gb Ram, SSD 256 ?
 
Back
Topo