Portáteis Clevo (Dúvidas|Contribuições|Opiniões|Novidades)

Boas pessoal tuga entendido em CLEVOs!!!

Ja desbloquei as opcoes da minha BIOS com o AMIBCP e ja flashei! Tenho um CLEVO N170SD

Ja tentei mexer em algumas opcoes e consegui com sucesso desbloquear os limites de TDP e o limite TDC (No entanto penso que dé para desbloquear mais opcoes importantes para o meu problema)!

O cpu abranda (current limit throttle) quando jogo um jogo que puxa pela gpu, ou seja quando a gpu liga.

Alguem que percebe das funcoes mais estranhas da BIOS que me possa ajudar?!

O Prema diz que nunca mexeu neste portatil, mas diz que é do EC. Diz que como o modelo é antigo o código deve ser simples e deve estar "à superficie" do EC.

Eu acho que na BIOS deve haver opcoes de voltagem e corrente, do genero ICC que devem resolver o problema, no entanto nao percebo muito da coisa, e mexer muito pode dar mau resultado.

Obrigado

Para limitar o VDDC da placa tens de carregar Ctrl+F para abrir o gráfico e ai tens de alterar tu.... Consegues postar umas prints com o Limit reasons aberto do ThrottleStop e o throttle do XTU na altura que isso acontece?
 
@horus19

5JBuyP.png


8b4Tct.png
 
@horus19

Já fiz, mas tirei para este teste. Normalmente tenho a -65mv.
Thermal throttling nao costuma acontecer, só mesmo current.
tentei fazer Ctrl + F no afterburner e nada.
NVIDIA GTX 960M

O pc chega ao 98ºC??? :n1qshok::n1qshok::n1qshok: Alguma vez mudas-te a massa térmica?
Tens de baixar essas temperaturas, -65mv foi o valor estável máximo que conseguis-te?
 
@horus19

Consigo um pouco mais que -65.
Mudei a pasta a menos de 1 mês.
Normalmente a jogar nao aquece muito, fica nos 70s ºC
Só nos jogos muito puxados (exemplo middle earth shadow of war), é que vai para os 80s ºC.
Temperatura não é dificil de resolver e varia. Current limit é que é constante.
 
@horus19

Consigo um pouco mais que -65.
Mudei a pasta a menos de 1 mês.
Normalmente a jogar nao aquece muito, fica nos 70s ºC
Só nos jogos muito puxados (exemplo middle earth shadow of war), é que vai para os 80s ºC.
Temperatura não é dificil de resolver e varia. Current limit é que é constante.

Estive a ler um pouco do que postas-te no forum notebookreview e vejo que nem o Prema te pode ajudar....o user "Falkentyne" também percebe de voltagens mas mesmo ele te falou que está relacionado com o EC.

Então tenta aplicar -10mv de cada vez até teres BSOD para aplicares o máximo estável no teu pc, penso que poderás ir até 80mv mas depende muito do material do cpu....ao que parece aquilo que te disse para fazer no msi afterburner não funciona no teu modelo de gráfica...

"The frequency curve editor is only supported with GPU Boost 3.0-Pascal GPUs. Not Maxwell or previous microarchitecture. "
 
@horus19

Pois, estou agarrado a um portatil que nao dá o seu maximo porque a CLEVO acha bem "impor" limites nas suas maquinas.
Ainda nao formatei o pc desde que fiz upgrade da BIOS. Nas informacoes de sistema e no HWInfo ainda aparece a antiga. Formatar nao vai adiantar nada ne?! só mesmo um EC modificado sem o current throttle?
(Acho estranho nao haver mais pessoal com este portatil a reportar problemas, ou que tenha reportado visto ja ter uns anos)
 
@horus19

Pois, estou agarrado a um portatil que nao dá o seu maximo porque a CLEVO acha bem "impor" limites nas suas maquinas.
Ainda nao formatei o pc desde que fiz upgrade da BIOS. Nas informacoes de sistema e no HWInfo ainda aparece a antiga. Formatar nao vai adiantar nada ne?! só mesmo um EC modificado sem o current throttle?
(Acho estranho nao haver mais pessoal com este portatil a reportar problemas, ou que tenha reportado visto ja ter uns anos)

Cuidado ao fazer alterações na Bios desbloqueada ou no EC, podes adormecer o pc xDDD e depois so com hardware mesmo para fazer o flash de novo.

Geralmente, aplicar pasta e fazer undervolt resolve a maior parte dos problemas.
 
@horus19

Na bios Advanced>CPU Config, mandei disable no VR current lock, e partir dai apareceu me a opcao Processor current limit no XTU. E tambem mandei disable nos power limits. Confirmei no HWInfo que tanto os limites TDP como TDC alteram-se de facto.
A bios nao estava bloqueada, estava so escondida para o pessoal nao andar a mexer.
Tambem ha la umas opcoes de corrente e voltagem acho eu mas mexer nisso sem perceber pode fritar o portatil, e eu ate arrisquei mas chega a um ponto que ja nao consigo arriscar mais.
Porque nao sei se é mesmo o EC ou a bios tem la opcoes que me livrem do current limit, tudo o que sei ja tentei.
 
@horus19

Na bios Advanced>CPU Config, mandei disable no VR current lock, e partir dai apareceu me a opcao Processor current limit no XTU. E tambem mandei disable nos power limits. Confirmei no HWInfo que tanto os limites TDP como TDC alteram-se de facto.
A bios nao estava bloqueada, estava so escondida para o pessoal nao andar a mexer.
Tambem ha la umas opcoes de corrente e voltagem acho eu mas mexer nisso sem perceber pode fritar o portatil, e eu ate arrisquei mas chega a um ponto que ja nao consigo arriscar mais.
Porque nao sei se é mesmo o EC ou a bios tem la opcoes que me livrem do current limit, tudo o que sei ja tentei.

Manda-me por PM umas imagens da Bios onde alteras-te os parâmetros. Tu também podes desactivar o BD Prochot ou fazer o undervolt na BIOS...mas o BD Prochot não aparece no limit reasons, portanto podes deixar activado isso.

Como podes reparar o teu Prochot( BD Prochot é diferente) activa ao 98ºC, tens de baixar as temps primeiro.

Depois de conseguires o máximo undervolt, faz reset no limit reasons ao clicar no core/gpu e ring e posta novamente como corre nos jogos...aliás o que está a amarelo no TS significa que foi ativado recentemente, o que está a vermelho significa que ainda está presente que neste caso é o EDP Current.
 
Última edição:
O processor core iccmax é diferente do processor current limit?

Nem todas as opcoes da bios estao desbloqueadas, estao muitas mas outras desbloqueei e nao apareceram como por exemplo overclock da RAM
 
Back
Topo