Portáteis Clevo (Dúvidas|Contribuições|Opiniões|Novidades)

Há malta que descrevia ter problemas semelhantes e que trocar o heatsink melhorava. Supostamente com o tempo ele perdia alguma eficiência. Mas já não me lembro qual a thread do notebookreview falava nisto, só procurando :/
 
Boas! Não sei se este é o tópico indicado para colocar esta questão mas cá vai.

Tenho um Clevo W230SD (GTX960M + i7-4710MQ) e tenho graves problemas de sobreaquecimento (temperaturas no cpu chegam a atingir 97 ou 98 graus a jogar PUBG). Outro problema é que o SSD atinge temperaturas de 75ºC. Já fiz o seguinte:
- Abri-o e fiz a devida limpeza.
- Repaste com Artic MX-4
- Undervolt de 80mV (aos 85mV começo a ter instabilidade)
- Comprei um cooler deepcool windpal -> 115CFM
- Comprei um vacuum cooler klim Cool+
- Já abri o PC durante o funcionamento e toquei na heatsink para ver se estava quente e está bastante quente bem como o ar que sai através da ventoinha (posso concluir que o calor está a passar dos componentes para o heatsink portanto está a funcionar como é devido, certo?)

Resultados:
Continuo a ter temperaturas muito elevadas mas tenho o processador a funcionar a mais Hz.
A única solução que encontrei para o CPU funcionar entre os 80 e os 90 ºC durante o jogo foi limitar o turbo boost para 28x portanto tenho o cpu a funcionar a 2.8MHz, quando ele consegue funcionar a 3.3MHz.

Alguém tem alguma ideia do que posso fazer para resolver este problema? É que o portátil ainda funciona bastante bem para eu considerar trocá-lo.

Existem pastas térmicas melhores, tipo IC Diamond, Grizzly Kryonault.
Que software estás a usar para gerir o CPU? Throttlestop?
Se limitares o clock do CPU ligeiramente deves conseguir mais undervolt.
O Undervolt faz sempre igual no CPU CORE VOLTAGE OFFSET e no CACHE VOLTAGE OFFSET

Depois de colocares uma boa pasta térmica o melhor que podes fazer é tentar limitar o CPU e fazer mais undervolt.

Não me lembro como eram as temperaturas desse modelo, a gráfica tem a VBIOS stock? Ou tem overclock também?

Tirando isto só se o cooler tiver defeito ou alguma ventoinha não está a girar correctamente, não me lembro de mais nada.
 
Existem pastas térmicas melhores, tipo IC Diamond, Grizzly Kryonault.
Que software estás a usar para gerir o CPU? Throttlestop?
Se limitares o clock do CPU ligeiramente deves conseguir mais undervolt.
O Undervolt faz sempre igual no CPU CORE VOLTAGE OFFSET e no CACHE VOLTAGE OFFSET

Depois de colocares uma boa pasta térmica o melhor que podes fazer é tentar limitar o CPU e fazer mais undervolt.

Não me lembro como eram as temperaturas desse modelo, a gráfica tem a VBIOS stock? Ou tem overclock também?

Tirando isto só se o cooler tiver defeito ou alguma ventoinha não está a girar correctamente, não me lembro de mais nada.

Para gerir o CPU utilizo o intel extreme utility. Eu coloquei -80mV no core voltage offset, na cache e na placa grafica integrada. Neste momento, após ter limitado o boost a 2.8GHz, ele atinge temperaturas acima de 85 mas inferiores a 90 portanto já não faz thermal throttling. Mas seria suposto o CPU conseguir trabalhar a 3.3GHz sem atingir os 90+ ºC, certo?

Quando falas em limitar o CPU e fazer mais undervolt é colocá-lo a menos GHz e com isso ia perder mais performance, certo?

Relativamente à pasta térmica, posso comprar uma das que referiste claro, mas não ser isso que vai fazer uma grande diferença quando já tenho uma pasta relativamente boa e o heatsink estando tão quente, quer dizer que está a absorver bem a temperatura, certo?

A placa gráfica deve ter a vBIOS de stock porque nem se quer sei o que isso é, portanto não mexi em nada disso. Nunca tentei dar overclock à gráfica porque com um modelo de 13'' e com uma ventoinha apenas tinha medo de estragar o portátil. Já tentei sacar o MSI afterburner para ver se era possível dar undervolt (vi uns vídeos de gente a mexer na curva) mas está tudo bloqueado, não consigo sequer aceder à curva.

Por fim, gostava de te colocar 3 perguntas. A ti, ou a qualquer utilizador que me saiba responder.

É possível fazer um upgrade à placa gráfica ou ao processador deste portátil (um processador de 7a ou 8a geração)?
É possível adicionar uma displayport, removendo a porta VGA, por exemplo?
Por fim, uma pergunta que é mais de opinião pessoal.. Consideras que é possível substituir um pc fixo por um portátil sem nunca sofrer de problemas de overheating?
 
É possível fazer um upgrade à placa gráfica ou ao processador deste portátil (um processador de 7a ou 8a geração)?
Podes actualizar o CPU, mas só dentro dessa geração (a quarta).
A gráfica é soldada.

É possível adicionar uma displayport, removendo a porta VGA, por exemplo?
Não.

Por fim, uma pergunta que é mais de opinião pessoal.. Consideras que é possível substituir um pc fixo por um portátil sem nunca sofrer de problemas de overheating?
É. Depende do que estas à procura.
 
É. Depende do que estas à procura.

Estou à procura de um portátil para gaming, jogos FPS. Tenho muito interesse em em alguns portáteis da Clevo que têm o CPU e a GPU modulares e que posso substituir desde que tenham o mesmo socket. Isso permitir-me-ia utilizar o portátil como um fixo, fazendo upgrades quando e se necessário. Apenas tenho medo devido ao sobreaquecimento do meu portátil. Tenho medo de investir muito dinheiro num portátil e ficar sempre limitado a um problema de overheating que irá eventualmente aparecer.

Tenho interesse num portátil e não num fixo pois jogo muitas vezes em casa de um amigo e é muito mais prático transportar o portátil do que um PC fixo, caso contrário compraria sem dúvida um pc fixo
 
Sinceramente pelo preço que gastas num portátil gaming que tenha cooling decente que seja uma boa máquina, montas um bom PC mini ITX deixas de ter todos esses problemas. A única coisa é que não é tão fácil transportar como um portátil, mas em termos de longevidade é muito melhor.

No entanto se pretendes o portátil, deves pedir ajudar na zona das recomendações como já te disseram.
 
Estou constantemente com bluescreens, a maioria das vezes nem consigo ver qual o erro porque o PC reinicia logo (já apanhei o SynTP.sys e o Bedaisy.sys). Alguém me sabe dizer se no meu PC (W230SD) devo fazer os windows updates ou se devo apenas fazer o download dos drivers no site da clevo e desligar o windows update?
 
Se procurares nesta thread este BSOD resolves editando o regedit.

Eu julguei ter resolvido isto ao instalar os drivers do site da clevo, de 2015, porque tinha lido isso em pesquisas (não sobre o meu modelo em específico). Deixou de acontecer mas ultimamente tem acontecido de novo. Não sei se foi o windows update que reinstalou os drivers mais recentes sem me avisar ou se afinal eu não resolvi problema nenhum, daí ter perguntado se deveria fazer sempre update aos drivers ou tentar manter-me com os drivers de 2015.

Mas vou procurar melhor nesta thread então, obrigado.
 
Estou constantemente com bluescreens, a maioria das vezes nem consigo ver qual o erro porque o PC reinicia logo (já apanhei o SynTP.sys e o Bedaisy.sys). Alguém me sabe dizer se no meu PC (W230SD) devo fazer os windows updates ou se devo apenas fazer o download dos drivers no site da clevo e desligar o windows update?

Aconteceu-me o mesmo no meu P151SM1 após uma actualização tive de desinstalar o ControCenter (clevo), tb nao o usava (exepto para overclock da gráfica que passei para o MSI AfterBurner e com melhores resultados) por isso nao vem muito mal ao mundo.
 
Não sei se aconteceu com quem tem gráficas que não são de origem, mas para conseguir fazer o update do W10 para a versão 1809 precisei de remover os drivers da gráfica, só assim é que consegui fazer update.
 
Boa tarde pessoal,

Uma ajuda por favor, estou a pensar em mudar a minha gráfica do meu Clevo X8100 (isto porque não quero comprar outro pc) qual destas gráficas recomendam Nvidia 680M ou AMD 7970M? Preço Nvidia 330€ AMD 130€!!!
 
Boas pessoal

Tenho um clevo W650SJ (I5-4210; GTX850) com 4 anos e em uso normal (ver series, net,...) as ventoinhas estão sempre ligadas ou ligam demasiadas vezes. O PC está na altura de ser formatado e substituidas as massas termicas. A minha duvida é se depois a situação das ventoinhas melhora ou se se mantem na mesma o que é um bocado ruidoso

Obrigado
 
Alguém mais entendido em Clevos me pode dizer se é viável colocar uma egpu num clevo w230sd? Penso que a única solução sem ter que remover HW é utilizar o slot expresscard (penso que neste portátil é PCI 2.0) mas não sei se há alguma limitação a nível de BIOS ou qualquer outra limitação.
 
Pessoal tenho o N150RD, e reparei agora que a "tampa" exterior do portátil está toda manchada (dedadas, etc.). Este portátil tem aquele material emborrachado (não sei qual é o termo correto). Como é que vocês limpam este material?

Pano húmido? Pano com álcool?
 
Back
Topo