Portáteis Compal (Santa Rosa) - Discussão geral

Gasuinas

Power Member
Pois é meus amigos os novos Compal estão prontos para sair e como tenho uma excelente experiência com esta marca, muito provavelmente o IFL90 (Nvidia Go8600) vai ser a minha próxima máquina... aqui vão as caracteristicas podendo mesmo assim não ser a versão final segundo se consta noutros foruns!!!

IFL90



Size/Weight: 15.4" WSXGA or 15.4" WXGA 355mm(W) x 257mm(D)x 35.2mm(H) 2.8kg w/ 6 Cell Battery

CPU: Dual Core 800MHz FSB Support

Hard Drive/Storage: SATA150 Support, Intel Robson support, 3-in-1 card reader, High Definition Disc(BD-Multi/ HD DVD ROM)

Chipset: Intel Crestline PM965 + ICH8-M
- Merom processor support
- 667 MHz and 800MHz FSB support
- Support for Dynamic FSB Frequency Switching

Memory: - Support DDR-II 533/667MHz
- Two SODIMM with 512MB/1GB/2GB modules
- Easy upgrade for two SODIMM.
- Max. 4GB

Graphics: nVIDIA NB8P 512MB 128bit GDDR 2 32M x 16 * 8

Communication: Wireless LAN, 802.11a/b/g, a/b/g/n via Mini-Card interface, 2M Pixel CMOS via USB2.0 interface, Broadcom 5786 Gigabit LAN

Fingerprint Reader Planned along with 6 & 9 Cell Batteries

IFL91



Size/Weight: 15.4" WXGA 355mm(W) x 257mm(D)x 35.2mm(H), 2.7kg w/ 6 Cell Battery

CPU: Dual Core 800MHz FSB Support

Hard Drive/Storage: SATA150 Support, Intel Robson support, 3-in-1 card reader, High Definition Disc(BD-Multi/ HD DVD ROM)

Chipset: Intel Crestline GM965/GL960 + ICH8-M
- Merom processor support
- 667 MHz and 800MHz FSB support
- Support for Dynamic FSB Frequency Switching

Memory: - Support DDR-II 533/667MHz
- Two SODIMM with 512MB/1GB/2GB modules
- Easy upgrade for two SODIMM.
- Max. 4GB

Graphics: UMA : Intel GM965/GL960, 256MB share from system memory

Communication: Wireless LAN, 802.11a/b/g, a/b/g/n via Mini-Card interface, Bluetooth Ver. 2.0 module with USB2.0 interface, 2M Pixel CMOS via USB2.0 interface, Broadcom 5786 Gigabit LAN


IFT00



Size/Weight: 14" WXGA 337mm(W) x 245mm(D)x 34.2mm(H) 2.5kg with 6 Cell Battery

CPU: Dual Core 800MHz FSB Support

Hard Drive/Storage: SATA150 Support, Intel Robson support, 3-in-1 card reader, High Definition Disc(BD-Multi/ HD DVD ROM)

Chipset: Intel Crestline PM965 + ICH8-M
- Merom processor support
- 667 MHz and 800MHz FSB support
- Support for Dynamic FSB Frequency Switching

Memory: - Support DDR-II 533/667MHz
- Two SODIMM with 512MB/1GB/2GB modules
- Easy upgrade for two SODIMM.
- Max. 4GB

Graphics: nVIDIA NB8M 256MB 128bit GDDR 2 16M x 16 * 8

Communication: Wireless LAN, 802.11a/b/g, a/b/g/n via Mini-Card interface, Bluetooth Ver. 2.0 module with USB2.0 interface, 2M Pixel CMOS via USB2.0 interface, Broadcom 5786 Gigabit LAN

Fingerprint Reader Planned along with 6 & 9 Cell Batteries

IFT01



Size/Weight: 14" WXGA 337mm(W) x 245mm(D)x 34.2mm(H) 2.4kg with 6 Cell Battery

CPU: Dual Core 800MHz FSB Support

Hard Drive/Storage: SATA150 Support, Intel Robson support, 3-in-1 card reader, High Definition Disc(BD-Multi/ HD DVD ROM)

Chipset: Intel Crestline GM965/GL960 + ICH8-M
- Merom processor support
- 667 MHz and 800MHz FSB support
- Support for Dynamic FSB Frequency Switching

Memory: Support DDR-II 533/667MHz
- Two SODIMM with 512MB/1GB/2GB modules
- Easy upgrade for two SODIMM.
- Max. 4GB

Graphics: UMA : Intel GM965/GL960, 256MB share from system memory

Communication: Wireless LAN, 802.11a/b/g, a/b/g/n via Mini-Card interface, Bluetooth Ver. 2.0 module with USB2.0 interface, 2M Pixel CMOS via USB2.0 interface, Broadcom 5786 Gigabit LAN

Num outro site encontrei isto podendo mesmo corresponder às versões finais...



Resta-me agora aguardar que a Tsunami/Clasus/InMove/Zepto ou outra marca os lance em Portugal o que deve demorar ainda uns mesinhos (espero que não seja mais que 3 ou 4 meses...)

Vou estar atento aos desenvolvimentos e alguma coisa anuncio aos fans desta grande marca com 22 anos de história...

http://forum.notebookreview.com/showthread.php?t=119874

Cumps....

 
Pelo menos parecem mais bonitos que os da gama actual da Compal :D

Se vierem mesmo com drive Blu-ray/HD-DVD, duvido que fiquem a um preço acessível...

Também tenho estado atento aos novos barebones da Asus - Z37S/S37S, Z/S98S, Z/S84S e C90S

Resta-me agora aguardar que a Tsunami/Clasus/InMove/Zepto ou outra marca os lance em Portugal o que deve demorar ainda uns mesinhos (espero que não seja mais que 3 ou 4 meses...)
Não te esqueças da Intel (VBI) :p A Inmove só tem VBI's
 
Última edição:
Não te esqueças da Intel (VBI) :p A Inmove só tem VBI's

Por acaso há uma coisa que não sei o que difere os VBI's dos outros??? Sei que são os que são verificados e aprovados pela Intel... apenas isso???

Haaa é verdade realmente parecem bem mais bonitos que a anterior versão... a ver vamos...

Tenho Dois Mil Euros para gastar agora resta-me esperar!!!!
 
Deve ser algo como dos Core Duo para os Core2 Duo. Por volta dos 10%, dependendo dos casos...
Sendo que a tecnologia é à mesma de 64bit
 
era bom era que fosse ja este mes....

a diferenca sera muita perante os actuais core2duo?

Cumps

Em termos de performance de processador a diferença deve ser ai cerca de 10 a 15% mais rápido devido ao FSB 800Mhz, no entanto traz novas tecnologias que poderão fazer a diferença como a Intel Turbo Memory que ao que percebi é qualquer coisa como uma memória flash integrada que tira todo o proveito do ready boost do Windows Vista e pelo que tenho lido por ai reduz para metade o arranque de programas nomeadamente do Windows...

Cumps...
 
Para quem ainda não viu o aumento de performance que pode ter um Santa Rosa com a Inter Turbo Memory "activada" aqui vai um exemplo e se repararem bem o portátil usado é nada mais nada menos que o Compal IFL90... a Intel confia nas máquinas da Compal porque será???

http://www.hexus.tv/show.php?show=78

Cumps...
 
Um aumento de mais de 100% em tarefas que utilizam muito o CPU ._.

Pelo que deu para ver no vídeo, IFL90 parece ter um bom monitor em termos de brilho e saturação...

a Intel confia nas máquinas da Compal porque será???
Provavelmente usou o IFL90 porque vai ser um dos próximos VBI's.

Off topic: naquele site, alguém se deparou com o background cinzento a "tremer"? Deve ter a ver com o refresh rate ou com o tempo de resposta deste monitor. =/
 
Um aumento de mais de 100% em tarefas que utilizam muito o CPU ._.

Duvido um bom bocado... Não é uma nova arquitectura que foi introduzida. è uma antiga um pouco melhorada. Certamente que, para os mesmos clocks, a performance vai ser superior quando comparado com o C2D, mas não mais do que 10/15%... Podem ver alguns comentários aqui e uma comparação aqui. Interessante é ver esta comparação:
14621.png

Mesmo considerando que havia algum problema com o Robson, de notar que a diferença entre o Napa e o Santa rosa sem o Robson ligado têm quase a mesma performance, o que é notável uma vez que o Santa Rosa está a trabalhar a 2.4Ghz e o Napa a 2.33Ghz. Ou seja, para sistemas euivalentes (sem robson) as performance é muito marginal. Um comentário que já vi (e ao qual em parte é feita referência na comparação da AnanTech) é que a tecnologia Robson parece ter sido implementada utilizando o PCI-E, ou seja, o que poderá significa que qualquer computador actual, sem Robson, com uma porta Express card pode aproveitar isto no Vista bastando para tal meter um módulo de memória na porta. Na realidade a transcend e a Lexar já tem uma coisa parecida que permite utilizar o Superfetch e o Readyboost do Vista, e com maiores capacidades que os módulos Robson que vão ser introduzidos (julgo que estes serão de 256MB ou 512MB se não esotu em erro). Outro comentário que já vi tb é que, um dos argumentos a favor da plataforma SAnta Rosa é que permite poupar mais energia (o que para portáteis é muito bom), mas na realidade não é o seu se passa. Os processadores aquecem mais e a vantagem de poupança de energia é muito reduzida.
Julgo que será de esperar que exista um aumento de performance, mas não o aumento de que se fala. Será mais marketing que outra coisa. Quando se introduzir os processadores a 45nm ai sim, se calhar vamos ter melhorias, Até lá, ao que parece, é mais hype que outra coisa.
 
Última edição:
Pessoalmente acho que são precisos mais testes. Não penso que seja para já de fiar num único teste, em que inclusive o computador em questão está com problema na BIOS, afectando resultados supostamente reais por exemplo da Intel Turbo Memory. Acho que é cedo ainda para falar bem para falar mal, enquanto não forem feitos mais testes.
 
Pessoalmente acho que são precisos mais testes. Não penso que seja para já de fiar num único teste, em que inclusive o computador em questão está com problema na BIOS, afectando resultados supostamente reais por exemplo da Intel Turbo Memory. Acho que é cedo ainda para falar bem para falar mal, enquanto não forem feitos mais testes.
Não estou a falar mal e concordo que se tenham de fazer mais testes. De certeza que vai haver uma melhoria de performance, mas não aquela que se anda a apreguar. De facto o computador Santa Rosa podia estar com problemas para aproveitar o Robson, mas se comparares os dois últimos resultados, a diferença não é muita, mesmo apesar do processador do Santa Rosa ter um clock e FSB mais elevado. Ou seja, para computadores equivalentes, as melhorias não são significativas, ou pelo menos não são os 100% que estão no vídeo da hexus (que por sinal já houve alguém que notou que o computador não SAnta Rosa parecia estar a fazer algo mais; para teres a noção, sem qq validade, tenho um T7200 e abro o Google Earth - instalado de fresco, sem qq cache - mais depressa que esse computador, por isso, os testes valem o que valem). É só isso que estou a dizer. Vai haver melhorias (principalmente o directx10, que para o mim não me interessa), mas não devem ser significativas. Como qq produto, as empresas que o desevolvem vão tentar gerar o máximo de hype à volta do mesmo para motivar compra/troca.
 
Concordo contigo, mas o pré-negativismo antecipa-se frequentemente de qualquer avaliação objectiva. Penso que por vezes cai-se nesse extremo também, embora não esteja a dizer que seja o caso do teu post. :)
 
A Xotic PC já publicou as specs preliminares e algumas fotos dos novos Compal:
IFL90
IFT00

Algumas destas specs podem mudar quando chegarem a portugal através do programa VBI. Por exemplo, a bateria de origem poderá ser a de 6 células, a resolução do monitor apenas WXGA, etc.

Quanto às placas gráficas, o IFL90 irá ter uma Geforce 8600M 512MB, e o IFT00 uma 8600M 256MB. As versões com gráfica integrada (IFL91 e IFT01) irão ter provavelmente uma Intel X3100.

O lançamento do IFL90/91 nos EUA está previsto para a primeira metade de Junho. As versões de 14'' sairão um pouco mais tarde.

Fonte
 
Última edição:
Back
Topo