Portáteis, Dead Pixeis & Garantias

Trance

Power Member
Oi,

Tenho tido conhecimento que algumas pessoas reclamam por dead pixeis, actualização de BIOS, temperaturas etc etc nos mais diversos contextos e marcas. Queria abrir aqui um debate sobre a resolução deste problemas dentro do razoável.

1) Dead Pixeis

IMHO, qualquer fornecedor deve tornar explicito qual a politica de dead pixeis do fabricante. Alguns até fornecem uma garantia expecifica para este caso. A questão é se é legitimo reclamar por um ou dois dead pixeis no LCD qualquer que seja a sua colocação no ecrãn. Eu penso que não desde que no acto da compra a politica do fornecedor seja transparente para o cliente nesta matéria.

2) Temperaturas

Portáteis diferentes atingem temperaturas diferentes, até mesmo entre portáteis do mesmo modelo. Este facto é ainda mais visível nos portáteis do tipo Gamer atingindo temperaturas mais elevadas. Nao acho que que isto seja motivo de reclamação mesmo que as temperaturas atingidas excedam o esperado pelo cliente. No entanto considero que sempre que solicitado pelo cliente deverá se indicar um espaço de valores esperados relativamente ás diversos componentes (CPU, Placa Gráfica e Discos) e caso o portátil não funcione dentro dos valores esperados aí sim a reclamação deve ser resolvida (esta informação é normalmente facultada pelo fabricante ao fornecedor ou distríbuidor quando solicitada).

3) BIOS

Os forums são livres é uma forma excelente de partilhar informação. Informação técnica de diferentes níveis é partilhada. No caso do BIOS e o upgrade á BIOS é feito apenas quando é necessário sendo que a operação deverá ser feita por pessoas conhecedoras da matéria. Até mesmo pessoa que sabem instalar um sistema operativo podem não ter a experiência necessária para o efeito isto porque ao contrário do SO qualquer valor errado na config da BIOS pode impredir arranque da máquina. Repare-se que a BIOS "desactulizada" não é motivo para reclamação ou mesmo para qualquer suporte do fornecedor IMHO quando tudo funciona correctamente! Se o portátil funciona correctamente ... não existe razão para a reclamação ou suporte IMHO.

4) Overclocking

Muitas pessoas fazem overclocking da sua máquina. Tenham no entanto nota que a maior parte dos overclocker's na NET assume esse facto perante a garantia dada pelo fabricante. Danos causados pelo overclocking não devem ser imputados ao fabricante/fornecedor. Pode e deve no entanto o fornecedor dar informação sobre o que é admissível em termos de overclocking ... a isto chama-se suporte.

IMHO, esas são as regras éticas gerais e os aspectos mais importantes a ter em conta quando se compra um portátil super potente (tipo Gamer).

Stay cool,

Trance
PS: Fica assim aberto o debate de opiniões. Eu dei a minha.
 
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