Portáteis Estrangeiros

MaxDamage

Power Member
Vejo por vezes users que colocam a hipótese de arranjar portátil no estrangeiro (porque vão em viagem, porque têm lá conhecidos, etc), e estou neste momento interessado num VAIO* vaio que aparentemente não vai estar à venda em Portugal, tendo assim de encomendar online. Neste caso, e penso que seja sempre assim, o teclado não será português (neste caso em concreto, seria UK qwerty), o que leva à minha pergunta, para aqueles que estão nesta situação:

O facto de ter um teclado não-português é muito impeditivo? É confuso demais escolher o layout em português (no sistema operativo) e tentar adivinhar/decorar onde estão as teclas com os caracteres portugueses?


* VAIO VGN-BZ12VN
 
mudares o layout no OS é simples ( no maximo podes que ter que instalar o OS com suporte lingua PT) , quanto questão da habituação depende quem vai usar o portatil. quem já está habituado nem para o teclado olha, ou podes optar por colar um "stick" na tecla referida

ps: pouco tempo encontrei uma loja online que vendia esses sticks com boa qualidade e duravéis
 
mudares o layout no OS é simples ( no maximo podes que ter que instalar o OS com suporte lingua PT) , quanto questão da habituação depende quem vai usar o portatil. quem já está habituado nem para o teclado olha, ou podes optar por colar um "stick" na tecla referida

ps: pouco tempo encontrei uma loja online que vendia esses sticks com boa qualidade e duravéis

Para além disso penso que há uma espécie de atalhos de teclas para fazer o "ç" e os acentos..não me lembro é quais são =/ Assim que souber eu ponho aqui :)

Edit:Tens:

http://bemsimples.uol.com.br/pages/viewpage.action?pageId=14713040

Cumps
 
Última edição:
Não te esqueças também da garantia. é que mesmo dentro da UE a garantia não é uniforme entre países. Ex. UK e Espanha têm garantia de 1 ano enquanto que em PT são dois anos. Ou seja, se o computador avariar depois de um ano e o tiveres comprado no UK, tens de arcar com todos os custos de reparação. A questão do teclado não é muito impeditiva (eu tenho um netbook com teclado inglês e não tenho problemas, mas tb escrevo muito em inglês), mas para quem escreve muito PT pode dar algum trabalho. Julgo que o teclado UK tem menos um ou duas teclas que o PT, ou seja, não é só trocar o code page no OS.
 
outra opção será usar o allchars, um sofware que permite conjugar teclas para 'fazer' os caracteres pt (ç, ´,...), é uma questão de hábito.
 
Já confirmei com a Sony, e de momento eles não comercializam teclados. No entanto, hoje por acaso tive a oportunidade de experimentar um teclado americano de um colega meu (curiosamente era um VAIO), pelo que vi e pelo feedback que ele me deu de facto uma pessoa acaba por se habituar e associar rapidamente a localização dos caracteres portugueses (e há ainda sempre a hipotese de arranjar uns sticks como foi referido)

Contudo, não me tinha lembrado do pormenor da garantia (tinha a ideia, aparentemente errada, que na EU era tudo com 2 anos), e esse sim, é um grande contra :\ Sendo assim, acho que vou tentar procurar um modelo que exista em Portugal (que implica muito menor opções de escolha :confused:)


Thanks pelas respostas!
 
Já confirmei com a Sony, e de momento eles não comercializam teclados. No entanto, hoje por acaso tive a oportunidade de experimentar um teclado americano de um colega meu (curiosamente era um VAIO), pelo que vi e pelo feedback que ele me deu de facto uma pessoa acaba por se habituar e associar rapidamente a localização dos caracteres portugueses (e há ainda sempre a hipotese de arranjar uns sticks como foi referido)

Contudo, não me tinha lembrado do pormenor da garantia (tinha a ideia, aparentemente errada, que na EU era tudo com 2 anos), e esse sim, é um grande contra :\ Sendo assim, acho que vou tentar procurar um modelo que exista em Portugal (que implica muito menor opções de escolha :confused:)


Thanks pelas respostas!

Slavo erro, existe uma directiva europeia que define os 2 anos de garantia para este tipo de produtos. No entanto os diversos estados são livres de a adoptarem ou não (UK e ES não adoptaram). O argumentos desses estados é que os clientes que queiram mais garantia podem sempre comprar extensões das mesmas.

Julgo que estás a pensar comprar no UK. Há uns meses surgiu-me a possibilidade de comprar um Vaio no UK por um preço muito bom. Contactei a Sony UK e informaram-me que podia comprar extensões de garantia (neste caso tinha de ser com cobertura internacional) e assim já tinha cobertura em PT. Claro que, juntando ao custo desta garantia (não era barata, mas não me lembro dos montantes envolvidos) e considerasse a mudança de teclado o preço já não se tornava apelativo.

Se quiseres comprar no UK, para teres cobertura internacional, julgo que as únicas marcas que te garantem esse serviço são a Asus (tem cobertura internacional de 2 anos, independentemente do mercado) e a Dell. A Asus não aconselho por experiência própria por motivos de qualidade. Quanto à dell, comprei um Precision M2300 no UK (por telefone consegui que me metessem teclado PT sem custos adicionais) e tenho cobertura internacional (na UE) de 3 anos com next business day on-site (ou seja, vão a acasa no dia útil seguinte arranjar o computador). Mas isso julgo que está relacionado com o modelo (os Precision são os topos de gama). Se fosse um latitude julgo que garantia era de apenas um ano por defeito, mas podias comprar extensões de garantia (no meu caso tb comprei uma extensão de garantia para 5 anos (baratinha,hehehe), que julgo que tb cobre Portugal.
 
Hmm, interessante! Obrigado pela informação, vou tentar saber preço para extensão de garantia + cobertura internacional dos VAIO (temo contudo que seja uma coisa para mais de 200€ não?), e já agora dar uma vista de olhos pelos Dell :)


edit: acabei de telefonar para a sony style store (número português, curiosamente atendeu-me um inglês e acabei a falar com um espanhol xD), e disseram-me que qualquer VAIO comprado por aqui tem garantia de 2 anos :wow: Parece-me bom demais para ser verdade.. vou tentar confirmar por outros meios lol
 
Última edição:
Hmm, interessante! Obrigado pela informação, vou tentar saber preço para extensão de garantia + cobertura internacional dos VAIO (temo contudo que seja uma coisa para mais de 200€ não?), e já agora dar uma vista de olhos pelos Dell :)


edit: acabei de telefonar para a sony style store (número português, curiosamente atendeu-me um inglês e acabei a falar com um espanhol xD), e disseram-me que qualquer VAIO comprado por aqui tem garantia de 2 anos :wow: Parece-me bom demais para ser verdade.. vou tentar confirmar por outros meios lol[/quote]

isso mostra que estás pouco informado nestes aspectos.

a lei portuguesa prevê que qualquer produto electronico tem uma garantia de pelo menos 2 anos.

é daquelas coisas que convem sempre saber... fkb
 
Acho curioso que tenhas encontrado na Sony Style um portátil com um preço vantajoso. Realmente, há alguns modelos que não há cá, o BZ, alguns Z11, no entanto os preços da Sony Style não são propriamente uma simpatia. Compara os preços deles com os das lojas cá (nos portáteis que existem cá, claro).

Sinceramente, já ando nisto há muitos anos, já vi pessoal que escrevia nas teclas com caneta difícil de apagar, já vi autocolantezinhos, há pessoal que não olha para o teclado, e há pessoal que abdica de escrever em português com acentos (sei lá, em investigação, escrever em português é só para a família). Eu, não dava 1500€ por um computador sem teclado português (e sou dos que não olha para o teclado). Recentemente pensei encomendar um mas que podia eu trocar o teclado (o teclado é um FRU nos ThinkPads), mesmo assim não o fiz, os portes do teclado eram £15 quando os portes do portátil eram £9.

É uma coisa pessoal. Para mim pareceria sempre um produto mal acabado, desenrascado, e dar 1500€ para isso, não. Mas compreendo-te, é muito difícil comprar um portátil profissional em Portugal. Uma dica: telefona para o tipo da Dell cá (www.dell.pt), talvez venda a particulares e talvez faça um desconto equivalente ao dos outros países da Europa.
 
Última edição:
isso mostra que estás pouco informado nestes aspectos.

a lei portuguesa prevê que qualquer produto electronico tem uma garantia de pelo menos 2 anos.

é daquelas coisas que convem sempre saber... fkb
Exacto, a lei portuguesa.. se leres o tópico com atenção vês que está em causa a encomenda de um portátil que vem de fora
:007: (neste caso nem é UK, vem do Japão mesmo). Bem mas anyway, confirmaram-me na sony (daqui, os escritórios portugueses) que qualquer produto comprado na Sony Style Europe tem 2 anos de garantia, o que é bastante interessante. Tenho apenas que averiguar ao certo como é que se processa o serviço de assistência (onde é que é entregue o portátil em caso de avaria, onde é que ele vai ser arranjado, etc etc).


bsd disse:
Acho curioso que tenhas encontrado na Sony Style um portátil com um preço vantajoso. Realmente, há alguns modelos que não há cá, o BZ, alguns Z11, no entanto os preços da Sony Style não são propriamente uma simpatia. Compara os preços deles com os das lojas cá (nos portáteis que existem cá, claro).

Sinceramente, já ando nisto há muitos anos, já vi pessoal que escrevia nas teclas com caneta difícil de apagar, já vi autocolantezinhos, há pessoal que não olha para o teclado, e há pessoal que abdica de escrever em português com acentos (sei lá, em investigação, escrever em português é só para a família). Eu, não dava 1500€ por um computador sem teclado português (e sou dos que não olha para o teclado). Recentemente pensei encomendar um mas que podia eu trocar o teclado (o teclado é um FRU nos ThinkPads), mesmo assim não o fiz, os portes do teclado eram £15 quando os portes do portátil eram £9.

É uma coisa pessoal. Para mim pareceria sempre um produto mal acabado, desenrascado, e dar 1500€ para isso, não. Mas compreendo-te, é muito difícil comprar um portátil profissional em Portugal. Uma dica: telefona para o tipo da Dell cá (www.dell.pt), talvez venda a particulares e talvez faça um desconto equivalente ao dos outros países da Europa.
Hmmm, olha que a coisa não é assim tão má como a pintas :p, fazendo a comparação de preços: por exemplo o VAIO VGN-FW21Z (acabado de sair) está a 1499€ tanto na Sony Store como nas lojas de cá (*****, *****, etc). Quanto ao teclado, de facto já me mentalizei que é um mal menor, uma pessoa acaba por se habituar e dar a volta a esse handicap.

Relativamente ao modelo que quero, o VGN-BZ12VN (mais tech details) está a 1.099,00€, com o custo de entrega fica a 1.125,40€, o que parece um preço justo (btw, nunca daria 1500€ por um portátil :p). Tem as características que procuro (performance & portabilidade - 2,6Kg), um layout sóbrio, tem uma estrutura mais resistente que os portáteis "normais" (eles por acaso têm uns videos engraçados de testes lá no site), e depois tem a qualidade dos ecrans VAIO :D neste caso em 15'4 (e tem ainda mais umas mariquices, tipo ter um coating resistente às dedadas, etc). Se a história da garantia for como eles contam (o ter 2 anos), este portátil parece ser uma boa opção.

Relativamente à DELL, o único portátil que se assemelha a este da sony é o Latitude E6500, mas para ter umas as specs parecidas acaba por ficar a 1500€... de resto não vi nada na gama deles que me interessasse :\
 
Última edição:
Relativamente ao modelo que quero, o VGN-BZ12VN (mais tech details) está a 1.099,00€, com o custo de entrega fica a 1.125,40€, o que parece um preço justo (btw, nunca daria 1500€ por um portátil :p). Tem as características que procuro (performance & portabilidade - 2,6Kg), um layout sóbrio, tem uma estrutura mais resistente que os portáteis "normais" (eles por acaso têm uns videos engraçados de testes lá no site), e depois tem a qualidade dos ecrans VAIO :D neste caso em 15'4 (e tem ainda mais umas mariquices, tipo ter um coating resistente às dedadas, etc).

Então, parabéns! Escolheste um portátil!
Confesso que também olhei muito tempo para esse.
Ecrã 15.4" LED de 1440x900, P8600 um pouco mais de bateria, estilo sóbrio...

Relativamente à DELL, o único portátil que se assemelha a este da sony é o Latitude E6500, mas para ter umas as specs parecidas acaba por ficar a 1500€... de resto não vi nada na gama deles que me interessasse :\

O E6500 não é tão semelhante assim, tens imensos processadores à escolha, imensas opções de bateria, capazes de estender a duração acima das 10h, bateria normal dá 5h, tens a possibilidade de uma gráfica mínima da NVIDIA (para mim era importante) e os mesmos 1440x900 num ecrã mais pequeno (mais pequeno->menos área->menos energia para iluminar), reforço em magnésio, garantia on-site de 3 anos.... Ou seja, é uma gama um pouco acima. E há Deis mais baratos. Agora, o que eu dizia é que os preços no site são assustadores, são para o segmento das grandes empresas, o gajo depois faz desconto, para ver preços mais realistas é ver no site francês ou espanhol.

PS: Na ***** é igual à Sony Style, mas nas lojas normais costuma ser mais barato. O FW21Z está aqui http://www.*****.pt/#?p=ProdDetail&ProdId=11130 por menos 65€, o Z11 estava na ***** por menos 200€. E neste caso não interessa a loja.
 
Última edição:
Back
Topo