Portáteis - Overclock e Underclock

jcse

Membro
Boas pessoal.

Tenho uma questão a colocar a quem possa ajudar, referente a computadores (PC) portáteis.

- Quais são os melhores Modelos/Marcas e que CPU/Board existem para tanto alternar em Over e Underclock?

Estou prestes a comprar um PC portátil, mas precisava de algo que fosse algo fléxivel... tanto que me permitisse optar entre, AUMENTAR o clock por forma a obter performance em Jogos e programas 3D, ou DIMINUIR o clock enquanto estiver a dar aulas, online, a processar texto, e etc..

Agradeço a vossa atenção e qualquer resposta útil à pergunta!

JCSE / 27-05-2005
 
jcse disse:
(...)precisava de algo que fosse algo fléxivel... tanto que me permitisse optar entre, AUMENTAR o clock por forma a obter performance em Jogos e programas 3D
isso significa 2 coisas:

- bateria a 0 em meia hora
- cpu em iminencia de incendio :D


jcse disse:
(...) DIMINUIR o clock enquanto estiver a dar aulas, online, a processar texto, e etc..

isso ja e feito automaticamente. ;)

[[]]
 
Última edição:
sso significa 2 coisas:

- bateria a 0 em meia hora
- cpu em iminencia de incendio

Depende... Overclock de cpu SEM SUBIR VOLTAGEM, quase não aumenta a temperatura, a ponto que o meu Venice 1800 @ 2510 @ defaut vcore só sobe 2ºC em full...

bateria a 0? Só ia bulir @ OC ligado a tomada é obvio...

Penso que um ligueiro OC só tráz vantágens
 
destr0yer disse:
Depende... Overclock de cpu SEM SUBIR VOLTAGEM, quase não aumenta a temperatura, a ponto que o meu Venice 1800 @ 2510 @ defaut vcore só sobe 2ºC em full...

bateria a 0? Só ia bulir @ OC ligado a tomada é obvio...

Penso que um ligueiro OC só tráz vantágens

TAMOS A FALAR DE PORTATIS, YA?!?!

Não mistures conversas...

Back to topic: um portatil não é para fazer overclock.... Compra um portatil bom, que dure um tempinho...e não te preocupes com mais nada!!! Tirando isso, mais não te posso ajudar pk acho que é suicidio comprar um portatil para OC
 
Sobre temperatura em portáteis não sei... Tu é que deves reportar aumentos... Pelo menos em desktop se subir uns mhz e não mexer no vcore não há aumento de temperatura... se eu por a 2000 mhz fica nos 35ºC a mesma...

Claro que comprar um portátil só para OC é desnecessário... Quando comprar o meu, irei fazer uns testes acerca disto e dissipar dúvidas
 
Outra coisa....portatil que se preze funciona à velocidade maxima sempre k ligado à corrente... Só diminui velocidade e power nas situações só de bateria!!
 
No meu Asus vem uma aplicação chamada POWER4 GEAR que dá para parametrizar vários componentes de acordo com a utilização que lhe quiser dar.
 
destr0yer disse:
Depende... Overclock de cpu SEM SUBIR VOLTAGEM, quase não aumenta a temperatura, a ponto que o meu Venice 1800 @ 2510 @ defaut vcore só sobe 2ºC em full...


destr0yer disse:
Pelo menos em desktop se subir uns mhz e não mexer no vcore não há aumento de temperatura... se eu por a 2000 mhz fica nos 35ºC a mesma...



nao compares arquitecturas diferentes em condicoes diferentes e sobretudo com COOLING diferente. nao vamos comparar a eficiencia dum dissipador dum desktop com a dum "mobile"... "eu ainda sou do tempo" em k um bom dissipador de cobre pesava perto de 1kg :x2:


edit: subscrevo inteiramente as palavras sabias do swimmer! :p
 
Última edição:
redalert disse:
nao compares arquitecturas diferentes em condicoes diferentes e sobretudo com COOLING diferente. nao vamos comparar a eficiencia dum dissipador dum desktop com a dum "mobile"... "eu ainda sou do tempo" em k um bom dissipador de cobre pesava perto de 1kg :x2:

Só para saberes, utilizo o stock cooler, que tem pouca eficácia, é obvio que se meter um XP90 ou um WC a história é outra...

Se eu chegar, meter 2000 mhz e 1.55 vcore, o bicho chega quase nos 50ºc... Não estou a comparar directamente um portátil com o meu CPU!!!
Estu a comparar a relação que o vcore tem nas temperaturas aqui... Ou chegas num dothan 1800 que opera digamos a 40ºC full load, colocas a 1900 e ele fica a 70ºC :D

Quando disse que overclockar o portátil e não subir as temperaturas, digo situação de 5-10% e não 20-30%

redalert disse:
afinal de contas... tens ou nao tens portatil? :rolleyes:

[[]]

Se eu disse "meu Venice" refiro-me claramente ao Desktop, desconheço a parte portáteis com Venices :007:

E se eu disse "Quando comprar o meu," é obvio que ainda não tenho :rolleyes:

ou tenho que fazer um desenho :P

Swimmer, tu que andaste a fazer umas experiencia sobre overclock, reporta ai temperaturas para dissipar dúvidas...
 
destr0yer disse:
Estu a comparar a relação que o vcore tem nas temperaturas aqui... Ou chegas num dothan 1800 que opera digamos a 40ºC full load, colocas a 1900 e ele fica a 70ºC :D

40º é quase o idle :x2:


destr0yer disse:
Se eu disse "meu Venice" refiro-me claramente ao Desktop, desconheço a parte portáteis com Venices :007:

E se eu disse "Quando comprar o meu," é obvio que ainda não tenho :rolleyes:

ou tenho que fazer um desenho :P

dah! confundi os venice com os dothan... :sad: :lol:

[[]]
 
Então aqui vão umas temperaturas!!!

octemps9fj.jpg


O CPU em ambos estava a correr o folding logo 100% de utilização

e tinha o firefox e isto aberto

add9kk.jpg


Tirem as vossas conclusões!!!
 
Acho que o grande problema não é a temperatura!

A questão é que quando se aumenta o fsb do cpu também se aumenta o fsb das memorias e agp/pci (acho que os portáteis não têm agp/pci LOCK).

As consequências serão estragar alguma coisa que não o cpu! Por consequência é logo instabilidade!

Overclock em portáteis is a no go!
 
SwimmerBoy disse:
Então aqui vão umas temperaturas!!!

octemps9fj.jpg


O CPU em ambos estava a correr o folding logo 100% de utilização

e tinha o firefox e isto aberto

add9kk.jpg


Tirem as vossas conclusões!!!
2ºC não é quase nada, ainda mais que 55 para 57 vai dar o mesmo e estamos a façar em 300 e tal mhz de OC!!

Agora imagine que se pudesse mudar o vcore e metia-se mais 0,1 volts, ui!!!!

Por acaso não achava que estes cpus ficavam assim tão quentes :sad:
tetsuo disse:
Acho que o grande problema não é a temperatura!

A questão é que quando se aumenta o fsb do cpu também se aumenta o fsb das memorias e agp/pci (acho que os portáteis não têm agp/pci LOCK).

As consequências serão estragar alguma coisa que não o cpu! Por consequência é logo instabilidade!

Overclock em portáteis is a no go!
word... O mesmo acontecia em sistemas antigos, e eu sei muito bem, visto que lixava o windoze por causa disto (celeron 466 @ 600)

mas até um limite as placas aguentam... o AGP non locked era problemático com ATI's, com Nvidas toleram bem

Eu acho que OC em portáteis só algo de 5-10% no máximo e só apenas para dar um boostzito para programas com mais powa e em bateria voltava ao estado underclockado típico...
 
Última edição:
Só na tua cabeça é que não podia aquecer. Aquilo é uma caixa completamente fechada quase com tudo onboard... :-D
E quase sem fans.
 
Instruam-se, meninos! :)

http://www.rojakpot.com/default.aspx?location=3&var1=177&var2=0

http://notebookforums.com/showthread.php?t=76096&page=1&pp=15

http://notebookforums.com/showthread.php?t=80879&page=1&pp=15

Não só o overclock é possível como até existem determinados modelos muito interessantes... e não se esqueçam de que: 1) já existem cpu's a 2,13ghz e 2) a tolerância a alta temperatura é uma característica dos pentium-m.

Nos casos mais interessantes, é necessária a abertura do portátil, chipset i915 e um cpu de fsb400 (725 será o modelo ideal), portanto não é para todos... No caso de utilizarem o clockgen, é mais simples, funciona em alguns modelos (ainda testei à pouco tempo com um toshiba...), mas aumentam o pci e as mem's, pelo que é difícil grandes aumentos.
 
eagle disse:
Instruam-se, meninos! :)

AH!?

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=47052

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=62124

(só aqui tens muita instrução...) ;)

eagle disse:
Não só o overclock é possível como até existem determinados modelos muito interessantes... e não se esqueçam de que: 1) já existem cpu's a 2,13ghz e 2) a tolerância a alta temperatura é uma característica dos pentium-m.

Quem disse que não era possivel fazer OC?! E preços de CPUs de 2Ghz para cima?!

eagle disse:
Nos casos mais interessantes, é necessária a abertura do portátil, chipset i915 e um cpu de fsb400 (725 será o modelo ideal), portanto não é para todos... No caso de utilizarem o clockgen, é mais simples, funciona em alguns modelos (ainda testei à pouco tempo com um toshiba...), mas aumentam o pci e as mem's, pelo que é difícil grandes aumentos.

Wrong... Não é necessário abrir portateis para fazeres overclocks... Se tens lido com atenção, verificavas que eles abriram o portatil para colocar pasta térmica em vez das fitas adesivas condutoras! Se falas em chipset i915 é preferivel falares em sonomas (fsb 533), se realmente queres um cpu de fsb 400 (banias) ai vais para chipset i855!!!

É normal ao fazeres OC por FSB subires tb as memorias....a unica diferença é k nos desktops consegues fazer AGP/PCI lock enquanto nos portateis já é mais dificil (eu no meu consigo fazer PCI lock mas PCI-E já não :()
 
eu gosto d oc mas em desktop :D
fazer oc n1 portatil na minha opiniao, é a maior asneira k s pode fazer. com tudo onboard, andar a saturar inda mais os componentes n é boa ideia... downgrade axo mt bem.. agora oc ?
cumps
 
Back
Topo