1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portáteis - Overclock e Underclock

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por jcse, 27 de Maio de 2005. (Respostas: 21; Visualizações: 2127)

1. Boas pessoal.

Tenho uma questão a colocar a quem possa ajudar, referente a computadores (PC) portáteis.

- Quais são os melhores Modelos/Marcas e que CPU/Board existem para tanto alternar em Over e Underclock?

Estou prestes a comprar um PC portátil, mas precisava de algo que fosse algo fléxivel... tanto que me permitisse optar entre, AUMENTAR o clock por forma a obter performance em Jogos e programas 3D, ou DIMINUIR o clock enquanto estiver a dar aulas, online, a processar texto, e etc..

Agradeço a vossa atenção e qualquer resposta útil à pergunta!

JCSE / 27-05-2005

2. redalert

redalert Folding Member

isso significa 2 coisas:

- bateria a 0 em meia hora
    - cpu em iminencia de incendio :D

isso ja e feito automaticamente. ;)

[[]]

Última edição: 27 de Maio de 2005
  3. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Depende... Overclock de cpu SEM SUBIR VOLTAGEM, quase não aumenta a temperatura, a ponto que o meu Venice 1800 @ 2510 @ defaut vcore só sobe 2ºC em full...

bateria a 0? Só ia bulir @ OC ligado a tomada é obvio...

Penso que um ligueiro OC só tráz vantágens

4. God_Lx

God_Lx Folding Member

destr0yer gostei do teu Venice, manda pm com o nome da loja (Quase k adivinho mas pronto :P)

5. SwimmerBoy

SwimmerBoy Folding Member

TAMOS A FALAR DE PORTATIS, YA?!?!

Não mistures conversas...

Back to topic: um portatil não é para fazer overclock.... Compra um portatil bom, que dure um tempinho...e não te preocupes com mais nada!!! Tirando isso, mais não te posso ajudar pk acho que é suicidio comprar um portatil para OC

6. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Sobre temperatura em portáteis não sei... Tu é que deves reportar aumentos... Pelo menos em desktop se subir uns mhz e não mexer no vcore não há aumento de temperatura... se eu por a 2000 mhz fica nos 35ºC a mesma...

Claro que comprar um portátil só para OC é desnecessário... Quando comprar o meu, irei fazer uns testes acerca disto e dissipar dúvidas

7. SwimmerBoy

Outra coisa....portatil que se preze funciona à velocidade maxima sempre k ligado à corrente... Só diminui velocidade e power nas situações só de bateria!!

8. Stormgiant

Stormgiant Moderador Corredor
    Staff Member

No meu Asus vem uma aplicação chamada POWER4 GEAR que dá para parametrizar vários componentes de acordo com a utilização que lhe quiser dar.

9. redalert

redalert Folding Member

nao compares arquitecturas diferentes em condicoes diferentes e sobretudo com COOLING diferente. nao vamos comparar a eficiencia dum dissipador dum desktop com a dum "mobile"... "eu ainda sou do tempo" em k um bom dissipador de cobre pesava perto de 1kg :x2:

edit: subscrevo inteiramente as palavras sabias do swimmer! :p

Última edição: 27 de Maio de 2005
  10. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

Só para saberes, utilizo o stock cooler, que tem pouca eficácia, é obvio que se meter um XP90 ou um WC a história é outra...

Se eu chegar, meter 2000 mhz e 1.55 vcore, o bicho chega quase nos 50ºc... Não estou a comparar directamente um portátil com o meu CPU!!!
    Estu a comparar a relação que o vcore tem nas temperaturas aqui... Ou chegas num dothan 1800 que opera digamos a 40ºC full load, colocas a 1900 e ele fica a 70ºC :D

Quando disse que overclockar o portátil e não subir as temperaturas, digo situação de 5-10% e não 20-30%

Se eu disse "meu Venice" refiro-me claramente ao Desktop, desconheço a parte portáteis com Venices :007:

E se eu disse "Quando comprar o meu," é obvio que ainda não tenho :rolleyes:

ou tenho que fazer um desenho :P

Swimmer, tu que andaste a fazer umas experiencia sobre overclock, reporta ai temperaturas para dissipar dúvidas...

11. SwimmerBoy

Kdo pararem com as conversas paralelas talvez!!

12. redalert

redalert Folding Member

40º é quase o idle :x2:

dah! confundi os venice com os dothan... :sad: :lol:

[[]]

13. SwimmerBoy

Então aqui vão umas temperaturas!!!

O CPU em ambos estava a correr o folding logo 100% de utilização

e tinha o firefox e isto aberto

Tirem as vossas conclusões!!!

14. tetsuo

tetsuo 1st Folding then Sex

Acho que o grande problema não é a temperatura!

A questão é que quando se aumenta o fsb do cpu também se aumenta o fsb das memorias e agp/pci (acho que os portáteis não têm agp/pci LOCK).

As consequências serão estragar alguma coisa que não o cpu! Por consequência é logo instabilidade!

Overclock em portáteis is a no go!

15. SwimmerBoy

Tem PCI LOCK...nao tem e PCI-E lock

16. JPgod

JPgod Moderador
    Staff Member

2ºC não é quase nada, ainda mais que 55 para 57 vai dar o mesmo e estamos a façar em 300 e tal mhz de OC!!

Agora imagine que se pudesse mudar o vcore e metia-se mais 0,1 volts, ui!!!!

Por acaso não achava que estes cpus ficavam assim tão quentes :sad:
    word... O mesmo acontecia em sistemas antigos, e eu sei muito bem, visto que lixava o windoze por causa disto (celeron 466 @ 600)

mas até um limite as placas aguentam... o AGP non locked era problemático com ATI's, com Nvidas toleram bem

Eu acho que OC em portáteis só algo de 5-10% no máximo e só apenas para dar um boostzito para programas com mais powa e em bateria voltava ao estado underclockado típico...

Última edição: 28 de Maio de 2005
  17. MJRL

MJRL To fold or to FOLD?

Só na tua cabeça é que não podia aquecer. Aquilo é uma caixa completamente fechada quase com tudo onboard... :-D
    E quase sem fans.

18. eagle

eagle I folded Myself

Instruam-se, meninos! :)

http://www.rojakpot.com/default.aspx?location=3&var1=177&var2=0

http://notebookforums.com/showthread.php?t=76096&page=1&pp=15

http://notebookforums.com/showthread.php?t=80879&page=1&pp=15

Não só o overclock é possível como até existem determinados modelos muito interessantes... e não se esqueçam de que: 1) já existem cpu's a 2,13ghz e 2) a tolerância a alta temperatura é uma característica dos pentium-m.

Nos casos mais interessantes, é necessária a abertura do portátil, chipset i915 e um cpu de fsb400 (725 será o modelo ideal), portanto não é para todos... No caso de utilizarem o clockgen, é mais simples, funciona em alguns modelos (ainda testei à pouco tempo com um toshiba...), mas aumentam o pci e as mem's, pelo que é difícil grandes aumentos.

19. SwimmerBoy

AH!?

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=47052

http://www.xtremesystems.org/forums/showthread.php?t=62124

(só aqui tens muita instrução...) ;)

Quem disse que não era possivel fazer OC?! E preços de CPUs de 2Ghz para cima?!

Wrong... Não é necessário abrir portateis para fazeres overclocks... Se tens lido com atenção, verificavas que eles abriram o portatil para colocar pasta térmica em vez das fitas adesivas condutoras! Se falas em chipset i915 é preferivel falares em sonomas (fsb 533), se realmente queres um cpu de fsb 400 (banias) ai vais para chipset i855!!!

É normal ao fazeres OC por FSB subires tb as memorias....a unica diferença é k nos desktops consegues fazer AGP/PCI lock enquanto nos portateis já é mais dificil (eu no meu consigo fazer PCI lock mas PCI-E já não :()

20. APLinhares

APLinhares OpenSource Moderator
    Staff Member

eu gosto d oc mas em desktop :D
    fazer oc n1 portatil na minha opiniao, é a maior asneira k s pode fazer. com tudo onboard, andar a saturar inda mais os componentes n é boa ideia... downgrade axo mt bem.. agora oc ?
    cumps

Partilhar esta Página