Portáteis para professores - qual escolher?

Speed On

Power Member
A minha mulher é professora. Hoje veio com a ideia de aderir ao programa do governo, que visa atribuir computadores portáteis aos professores.

Vai ter de entrar com 150€ pelo notebook e ficar a pagar à TMN 17,50€ durante os 3 anos de fidelização. Sinceramente, não sei se esta é uma boa ideia (??), mas ... adiante.

A questão que vos queria colocar é a seguinte:
- Eles dão 2 alternativas de escolha: ou compram o TOSHIBA SATELITE L40 ou o FUJITSU SIEMENS ESPRIMO MOBILE V5515. Só que a minha mulher (e a quase totalidade das colegas) não sabe(m) qual dos 2 portáteis escolher, i.é., qual dos dois será o melhor (ou menos mau).

Vocês podem dar uma ajuda. Qual escolheriam? Qual será o melhorzito?

Aparentemente, os 2 computadores portáteis só diferem nos GHz do processador...
TOSHIBA SATELITE L40
Monitor 15,4"
Processador Pentium Dual Core 1,46 GHz
Memória 1GB ; Disco 80GB ; DVD Writer Wi-FI
Windows Vista Premium
Office 2007 Standard PT
c/ placa ZTE USB
Banda larga 3,6

ou

FUJITSU SIEMENS ESPRIMO MOBILE V5515
Monitor 15,4"
Processador Pentium Dual Core 1,86 GHz
Memória 1GB ; Disco 80GB ; DVD Writer Wi-FI
Windows Vista Premium
Office 2007 Standard PT
c/ placa ZTE USB
Banda larga 3,6

Agradeço antecipadamente as vossas opiniões.
 
Se os 2 custarem o mesmo(mensalidade), eu ia para o que tem mais GHz... Se não, e como não é um portatil para ser utilizado para jogos etc (acho eu) então nesse caso ia para o mais barato.

Quanto à ideia de comprar pelo governo, já ouvi falar na televisão mas como não estou dentro do assunto não me pronuncio.
 
Última edição:
só nao entendo o porque de nao incluir 2Gb (por acaso entendo, mas prontos)
de qualquer forma eu escolheria ou o que tem mais Mhz ou o que for mais "bonito"
 
Se os 2 custarem o mesmo(mensalidade), eu ia para o que tem mais GHz... Se não, e como não é um portatil para ser utilizado para jogos etc (acho eu) então nesse caso ia para o mais barato.

Quanto à ideia de comprar pelo governo, já ouvi falar na televisão mas como não estou dentro do assunto não me pronuncio.

O preço é o mesmo.

Quanto a ter apenas 1GB de memória... Depois da compra, não se pode acrescentar mais?
 
Sim dá para aumentar a memória do portatil, se um dia mais tarde for preciso, é claro que num portatil existem algumas peças que não se pode mudar claro.
O governo? hahahaha andam a fechar escolas, hospitais etc..... e achas que eles iam se interessar pelo futuro de portateis?? Oh melhor isto irá acabar por sair do nosso bolso por inteiro o preço dos portateis mais cedo ou mais tarde.
 
Última edição:
estética... e peso nesse caso, penso que para o que vai servir, e dado que têm características idênticas.... o com menos MHz até deve consumir menos bateria... digo eu...
 
Também sou professor e tenho acesso aos portáteis das "Novas Oportunidades". Qual vou escolher? Nenhum... 150 + 36*17,5 = 780.

Para mim, nenhum vale o investimento (mesmo considerando a ligação e o pacote de software).

Cumps
 
Também sou professor e tenho acesso aos portáteis das "Novas Oportunidades". Qual vou escolher? Nenhum... 150 + 36*17,5 = 780.

Para mim, nenhum vale o investimento (mesmo considerando a ligação e o pacote de software).

Cumps

os 780€ de que falas não tem lógica nenhuma....


Lixado é comprar um portátil por 500€/780€/1000€/1500€/2000€ e ainda ter de pagar 22,5€ para ter internet; tal como muitos aqui o fizeram, outros vão fazer e ainda outros que vão repetir!!!!
 
Também sou professor e tenho acesso aos portáteis das "Novas Oportunidades". Qual vou escolher? Nenhum... 150 + 36*17,5 = 780.

Para mim, nenhum vale o investimento (mesmo considerando a ligação e o pacote de software).

Cumps


Será que se pode fazer essa aritmética? Há o computador, o software, a ligação ...

A pergunta é esta: se eu quiser comprar um computador portátil para a minha mulher, com características semelhantes, com aquele software e uma placa de ligação idêntica, consigo comprar um computador/conjunto mais barato?

Se "sim", qual o modelo que aconselham?
 
Claro que não consegues....


Um professor que esteja colocado longe de casa esta é uma óptima opção, talvez uma das únicas coisas boas feitas por este governo.


Não é que eu concorde com a parte de facultarem aos professores esta hipótese, mas se calhar há alunos com mais dinheiro que os professores e também o podem fazer.
 
Exacto. Acho que a grande vantagem aqui é a ligação à Internet. Se já tiveres internet em casa e morares perto da escola penso que não compensa porque pelo mesmo preço há portáteis com melhores características.

EDIT: Também há a vantagem dos 780€ serem pagos "a prestações". Costumo pagar a pronto por isso não sei bem como andam as ofertas das lojas neste campo, mas de qualquer maneira é uma vantagem, torna o pagamento mais soft.
 
Última edição:
toshiba sem pensar duas vezes.... já tive portateis simens e ja tive toshiba e em media tenho uma taxa de 2 / 3 que as avarias apareciam com mais frequencia no simens...

e atenção. estou a falar de avarias por mau HW ou por má engenharia... não sao avarias do tipo... ups caiu....
 
Boas,

Quanto ao portátil escolheria o Fujitsu pelos MHz extra e pela qualidade de construção, o Fujitsu é mais robusto.

Estão-se a esquecer de uma coisa muito importante...o tráfego incluido no pacote fornecido dos portáteis da TMN - 1GB, o que eu acho ridiculo. Raro vai ser o utilizador que não vai ultrapassar o plafond, como bem sabemos 1GB não é nada especialmente em ligações 3G que consomem mais tráfego nas ligações que as ADSL (passam a vida a cair, etc... antes de reclamar das quebras lembrem-se que há zonas sem cobertura 3G). Se fizermos bem as contas vê-se bem que esta proposta só serve para quem tiver direito ao portátil pelo preço minimo (150€+5€ mensais que na minha opinião deveria ser de borla até).

A TMN é que se safou: acaba por ter o retorno do valor pago pelo portátil (</= 500€), recebe por um péssimo serviço 3G com um plafond ridiculo de 1GB e o custo da licença 3G fica-lhe quase de borla...

Cumps
 
Também sou professor e tenho acesso aos portáteis das "Novas Oportunidades". Qual vou escolher? Nenhum... 150 + 36*17,5 = 780.

Para mim, nenhum vale o investimento (mesmo considerando a ligação e o pacote de software).

Cumps

Finalmente uma conta bem feita. Nenhum é a resposta!
 
Tenho portáteis de ambas essas marcas.

Na minha opinião ambos são robustos, porém, penso que a Toshiba tem melhor qualidade no material empregue exteriormente e interiormente, isto é, ligações dos cabos interiores, etc.

Mais, tenho experiência no serviço pós venda de ambas as marcas e informo que ambas são satisfatórias com ligeira vantagem para a Toshiba por ter demorado menos tempo na reparação.

Eu escolheria a Toshiba.

Tendo em conta as características técnicas, o desempenho é similar. Não seria por esse critério a decisão da escolha.

Se olharmos bem numa *****, Worten ou *****, e se compararmos uma marca à outra em modelos ou patamares semelhantes, iremos aperceber que exteriormente os Toshibas são agradáveis à vista, isto é, o material empregue é de facto muito bom. Por dentro, ligações, qualidade dos fios/cabos é irrepreensível.

Os Fujitsu Siemens apresentam uma estética menos trabalhada. Costuma-se dizer que a Fujitsu Siemens é forte e feio.

Eu escolheria: o Toshiba.
 
Back
Topo