• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portáteis "recondicionados". Bom negócio?

Já tenho o meu T440P do OLX a bombar.

Quando chegou, ótimo estado. Alguns riscos mas nada de mais. Não tinha bateria e vinha com um carregador dos chineses. Também vai ser máquina de guerra quanto menos atrativa melhor.
le8duBe.jpg

v0pPaOa.jpg



Algum do material a ser instalado: Monitor, Touchpad, SSD M.2, drive caddy e bateria de 100Wh
qwklGPI.jpg



Todo desmontado para limpeza e higienização, não brinco com material usado deste tipo
9VZuaCk.jpg



O Touchpad original é uma bela porcaria, portanto levou upgrade pelo do T450, à direita
Gx6OtmT.jpg



Botões físicos e botão de sroll, muito melhor
vYzmfHi.jpg



Tirando a moldura do monitor para upgrade
D5OtPyV.jpg



Sai o Chimei antigo, um TN 1600x900 com ângulos de visão e cores completamente deficientes
g3HRAto.jpg



Dentro com o novo, um AUO B140HAN01.3, IPS FHD mate
e9OSM5j.jpg

G740t58.jpg



Começar a tratar do hardware mais significativo. 2 parafusos e temos tudo à mostra
5ihGPqk.jpg



Fora com o i5 4300M
aQhxadA.jpg



Que saudades de quando CPUs socketed eram comuns :Whatever:
yw3yKPB.jpg



i7 4810MQ instalado, Kryonaut aplicada
jZzkXLk.jpg



O i5 tinha um TDP de 37W, este tem um consideravelmente superior de 47W. Levou undervolt de -50mV e removi filtros para melhorar o fluxo de ar
8pREeST.jpg



Kit 2x4GB 1600MHz instalado
ezGgxJt.jpg



Instalação de um 850Evo 250GB de 2.5", um pouco fino demais para a slot de 2.5" deste portátil e como não tinha suporte tive que improvisar
cISOYqX.jpg

DYAZbJk.jpg



Já no sítio, daqui não sai facilmente
QPmGAOu.jpg



Por curiosidade, aqui está uma das condutas que canaliza água para fora do portátil no caso desta cair sobre o teclado ou topcase. Há uma de cada lado.
QS5U7u9.jpg



SSD M.2 SATA 42mm instalado e com dissipador colocado. Vai ser drive de OS e software
v4aZO37.jpg



Bateria de 100Wh da Lenovo instalada, agora não só tem 8 horas de autonomia como tem um excelente suporte para o segurar com apenas uma mão
oUWlJnc.jpg

PM4Jvds.jpg



Aspeto final
13QoOIl.jpg




Custo da brincadeira:
Lenovo T440P - 100€
i7 4810MQ - 100€
8GB DDR3 - 20€
Bateria 57++ - 35€
Ecrã FHD IPS - 60€
Touchpad T450 -20€
SSD M.2 - 20€
Caddy HDD - 5€

Total - 360€

Estou só à espera da última peça, um teclado português retro-iluminado. Já que esta unidade vinha com teclado espanhol.
Entretanto também arranjei um carregador oficial Lenovo de 135W, também usado por 35€.

Temperaturas estão perfeitamente controladas. Não passa dos 75C no CS-GO e o CPU faz turbo adequadamente para 3.6-3.8GHz. Em Photoshop e Illustrator também se porta bem e silenciosamente.
A correr o Prime95 é que chegamos facilmente aos 92C. Normal considerando que este dissipador não é apropriado para um aumento de quase 30% do TDP do CPU, mas para o trabalho que vai fazer porta-se lindamente.

Já vi quem colocasse o dissipador do T440P com placa gráfica nestas unidades, mesmo sem gráfica. Tem mais metal e ligeiramente maior capacidade de dissipação de calor, mas é consideravelmente mais barulhento. Não planeio fazer esse upgrade.

Muito satisfeito com esta build e com a robustez e capacidade de apanhar porrada deste chassis. É uma excelente base para quem precisa de um PC como ferramanta para o dia-a-dia. Não é a coisa mais compacta mas comparado com o meu Clevo de 17" isto parece um macbook air :D
 
Última edição:
Até dá gosto ver quem sabe da poda. De facto, quem sabe fazer estas melhorias todas poupa muito dinheiro. O mais "complicado" que me atrevi a fazer no portátil e no PC foi mudar umas placas de memória RAM e trocar discos HDD por SSD, fazer instalação do windows 10 e do MS office com recurso às licenças adquiridas por aí.
Neste Lenovo Thinkpad X260, para além da instalação do software, até consegui colar os autocolantes nas teclas e trocar o trackpoint :205::001:
 
Última edição:
Nesse T440p , que é a máquina que eu também ando a namorar há muito, e fazendo esses mesmos upgrades, que já vi nos youtubes mil e uma vez, falta contabilizar o Samsung 850 Evo 250GB de 2.5"...não sei se já o tinhas, mas é um custo...ao preço actual eram para aí mais 100 euros( 50 euros se fosse a versao 860 mais actual)...mas mesmo assim, uma bela máquina...eu só estou á espera de uma boa oportunidade...
 
Boas.
Então acabei por comprar um portátil no ebay.
Visto que itzoo não faz envio para "Island, just mainland Europe" Então andei a procurar por várias páginas de ebay e mandando mensagens a vários ebay sellers.
Acabei por comprar um e7450 14inch FHD i7 5600u 8GB 256GB mSATA por 290€(free shipping) (239£ + conversoes do paypal).
Ecrã 1920*1080.
Recebi por DPD(Chronopost), bem empacotado, funcional. Tracking, funcionava. Demorou 10 dias a chegar.
Veio com bateria ao que indica 85%, adaptador de fixa para EU. Ecrã(com 2 marcas muito pequenas pouco notáveis), e teclado excelente estado.
Eu sabia que havia alguns modelos do e7450. Com gráfica integrada(apenas) ou com nvidia 840M (nvidia+intel, nvidia optimus), só como o modelo de nvidia é mais raro pensei que não o ia receber. Ora foi o que recebi.
A razão pela qual queria mais o modelo só intel, é porque permite instalar disco de 2.5inch. Enquanto que o modelo nvidia, só permite mSATA.

Imagens do portátil
https://imgur.com/a/MowTeuR

Estou a ponderar retornar, disponho de 30 dias. pois acho mais prático ter a possibilidade de por discos 2.5inch. Pode ser também eu a ser um pouco "OCD". pois também não iria tar sempre a mudar disco ou assim. Tinha que comprar um de 500GB ou assim, e punha Win10 e Linux.
Encontrei já vários outros sellers, que fazem envio para ilha da madeira, de outros modelos e7450, e mais.
Se avançar para o retorno, posso usar direto a embalagem que recebi, sem ter que por nova papelada de morada e tal?
Embalagem: https://imgur.com/a/MCeM2St no lado direito diz a morada do seller e tal. Nunca fiz retornos...

Qual a vossa opinião?
 
Última edição:
Se queres devolver só por causa disso, não vale a pena.
Podes pôr um disco 2.5" nesse sem problema. Aliás, o disco mSata que esse tem, está montado num suporte para discos 2.5".

Convém pores um bracket tipo este, para o disco nunca se desconectar: https://www.ebay.co.uk/itm/173701490657

Este é o modelo que tenho:
3-E7450-bottom-cover-removed-737x501.jpg


Layout interno diferente dos só Intel HD integrado. Que pelo pesquisei é "raro"
Sem espaço para 2.5inch.
 
Última edição:
My bad. O meu E7450 trazia mSata, mas vinha montado num suporte.

Nesse caso só mesmo substituindo o portátil. Para fazer a devolução 1º tens de contactar o vendedor, para te fornecer a morada de entrega, pode ser diferente de onde foi remetido. E podes usar a mesma embalagem, tens é de tirar esses autocolantes, ou sobrepôr os teus.
 
Se está em bom estado de funcionamento, por acaso não consideraste a hipótese de vender o aparelho a alguém conhecido?
Mesmo que seja só pelo valor de compra (não ganhas nada no negócio) mas livraste de chatices com a devolução...
 
Boas,
Encontrei um Lenovo Thinkpad L390 13.3 FHD, 8gb ram (1x, posso simplesmente adicionar outro pente de 8gb para ficar com 16), 256gb ssd, i5-8265U por 500€ ainda com garantia até Abril de 2020.

Acham que é uma boa compra?

(Sei que não é bem sobre recondicionados, mas tenho visto a falarem bastante sobre thinkpads nesta thread e podem ter mais informações do que eu)
 
Nesse T440p , que é a máquina que eu também ando a namorar há muito, e fazendo esses mesmos upgrades, que já vi nos youtubes mil e uma vez, falta contabilizar o Samsung 850 Evo 250GB de 2.5"...não sei se já o tinhas, mas é um custo...ao preço actual eram para aí mais 100 euros( 50 euros se fosse a versao 860 mais actual)...mas mesmo assim, uma bela máquina...eu só estou á espera de uma boa oportunidade...

Já o tinha, mas não faltam alternativas a partir dos 30€ tanto no OLX como no ebay. Dar 100€ por um 850Evo não faz sentido.
 
Back
Topo