1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portáteis sem windows

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por test666, 27 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 32; Visualizações: 1989)

  1. <newbie>

    Olá,

    Preciso de uns pointers para portáteis que venham sem M$ pré-instalado (sem imposto Redmond, logo, em princípio, mais baratos...).

    Estava a pensar em algo como os Insys "topo de gama" (SLI :-)) - raid, Quad-COre, RAM qb - indo além dos 4GB dos Insys), mas infelizmente parece que não consigo acesso a um configurador que me permita construir a máquina e obter uma estimativa do preço.

    Não quero nenhum SO pré-instalado, quero mesmo uma máquina virgenzinha ;-)

    Última coisa: lojas nacionais (eu sei, é pedir muito).

    Obrigado pela atenção.

    </newbie>
     
  2. Mitch

    Mitch Banido

    o que tu queres é construir um portátil baseado num barebone. há várias lojas em portugal que vendem e configuram portáteis à medida. mas não penses que vai ficar "mais barato" por não ter windows. ***** é um exemplo de uma loja com configurador. há mais mas não sei quais, procura :P
     
  3. Ser obrigado a levar com Windows na compra dum PC nas grandes superfícies é estúpido, não sei como a DECO ainda não fez nada quanto a isso...
     
  4. Mitch

    Mitch Banido

    Tu não tens de levar com nada, o windows faz parte do pacote da maioria dos portáteis. não queres? não compres. há alternativas.
     
  5. Eu sei que há... por isso é que não compro nas grandes superfícies!
     
  6. PJ_viana

    PJ_viana Power Member

    Diz-me em quantos sítios em Portugal tu podes comprar um portátil sem teres de levar com o Windows!? É uma estupidez uma pessoa ser obrigada a pagar um sistema operativo mesmo que não o queira!
     
  7. Mitch

    Mitch Banido

    em todas as lojas que vendam barebones ou portáteis de determinadas marcas (as que fabricam os barebones). são bastantes.
     
  8. ensiferum

    ensiferum Power Member

    e é facilmente reinstalado, também não percebo qual o problema de vir com o windows/linux de raiz, é como um mac vir com o leopard ou lá o q é lol

    raramente sai mais barato vir sem OS, e se um dia precisares sempre tens essa licença para "reclamar"
     
  9. acho que quem compra MAC quer um SO da Apple digo eu...
    não precisas da licença do SO para reclamar lol não tenho a certeza mas a garantia normalmente não cobre problemas de software...
     
  10. estrafalhote

    estrafalhote Power Member

    eu quando comprei o meu portatil na fnac, em primeiro quando perguntei à senhora se podia levar o portatil sem licensa do windows primeiro ela nem sabia o que era, mas depois de lhe explicar que queria comprar o portatil sem o windows vista ela ate me disse que isso era impossivel porque ia contra a lei, que eu era obrigado. Como Efoi o ultimo sitio onde o encontrei, lá o trouxe sem grande alarido. e ainda para mais nem sequer uso tal coisa como o vista.
     
  11. Esses mans das grandes superfícies o que querem é vender! É incrível a competência da funcionária que te atendeu !!!
     
  12. Mitch

    Mitch Banido

    tu querias comprar um produto que tinha o windows. obviamente que não dá para tirar o windows...
    então eu chegava à fnac e dizia "olhe quero levar este computador mas não quero o windows, nem as memórias nem o disco, ah, e os acessórios extra também não quero, quero só o básico e pagar menos." obviamente que me mandam passear... o produto é tudo o que vem na caixa.
     
  13. John Silva

    John Silva Power Member

    Este tema dá pano para mangas !
    Não concordo em ter que pagar por um SO que já possuo em casa ( legal ) e não concordo que não possamos escolher a nossa ferramenta de trabalho ( aka, software ).
    Dizer que se vende um pacote ( hardware+software) não faz disso mais ou menos legítimo. Num carro... e estamos a falar em investimentos mais avultados, se quiseres um carro cor-de-rosa, com jantes especiais todas XPTO, um motor mais potente ( dentro do disponível da marca ), um leitor de DVD's, ar condicionado, GPS com um ecrã todo catita, é perfeitamente possível basta esperares um pouco por ele. Nos computadores em na maior parte das marcas... nem esperando sentado!
    Felizmente, a mentalidade tem vindo muito lentamente a mudar e já é possível terem computadores Dell e HP com outro SO e até seres tu a montar através do site o teu computador com as características que pretendes.

    Como disse, é um assunto que dá muito que falar....
     
  14. madsites

    madsites Power Member

    Por acaso outro dia na rádio (TSF) um tipo a dizer que quando compramos um PC, podemos não querer sistema operativo, ou seja, podemos dizer para retirar, e com isso fica mais barato.
    Vou ver se encontro essa suposta "lei".
    Cumps
     
  15. iGama

    iGama Ubuntuguide Translator

    Quando compras um PC novo que venha com Windows, quando começares o PC e recussares a licença , o Windows diz para ir ao teu revendedor pedir o dinheiro da licença. mas cá em pt isso é mt mas mt complicado mm.

    Sei que a ***** já permite essa opção ( chamam-lhe upgrade para Fedora 10, fica -90€ o preço do portatil )

    Também tens esta página da ANSOL com iformações : http://wiki.ansol.org/PortateisSemSO
     
  16. madsites

    madsites Power Member

    É mais ou menos isso, mas tenho que me informar melhor.
    Cumps
     
  17. Daru

    Daru Power Member

    Partindo do principio que a loja faz esse suposto upgrade, quem é que se responsabiliza pelo funcionamento integral do PC em linux?

    Pode haver algum problema com algum componente do pc....
     
  18. Underground909

    Underground909 Power Member

    Teoricamente o consumidor pode pedir reembolso da licença do Windows ao fabricante. Mas na prática os fabricantes recusam-se cumprir essa condição da EULA.

    Tem havido alguns sucessos por parte de clientes individuais na Itália e em França, mas tiveram de ir a tribunal para que a marca fosse obrigada a reembolsar o consumidor, e claro isso demorou o seu tempo. Como o tempo e dinheiro que se gasta em tribunal é provavelmente mais do que vale a licença, a maioria das pessoas desiste.
     
  19. rmrb

    rmrb Power Member

    que pergunta newbie.... mas pode-se instalar outro so que não seja da apple num pc apple? já sei que os novos já vêm com intel mas daí a se puder instalar outra coisa... já agora se se pode quais são as alternativas?
     
  20. Underground909

    Underground909 Power Member

    Um caso recente que se passou em França: Após colocar entraves durante alguns meses, e intervenção do apoio jurídico da associação local de defesa do consumidor, a Dell aceitou reembolsar o consumidor em 180 euros. Nada mau!

    http://www.aful.org/blog/2008_12_08_logiciels-imposes-dell-rembourse-180-euros

    Para os fanboys: este caso nem teve nada a ver com GNU/Linux. O consumidor, enquanto estudante, já era beneficiário de uma licença MSDNA que lhe permitia usar os produtos da Microsoft sem pagar uma licença adicional. Porquê então pagar 100 ou mais euros que não são devidos? Só para dar uma esmola à Microsoft?
     

Partilhar esta Página