Portatil 24h ligado é seguro?

te-lo sempre ligado apenas aumentas as probabilidades de algo avariar.. é tudo mais miniaturizado e akece mais.. mesmo com esse coler da akasa nca vai arrefecer bem.. alem do k s algo avariar sao componentes mais caros a substituir.. para sempre ligado vale mais um desktop.. mas são opiniões.. qualker aparelho electronico s tiver ligadoo dia e noite "gasta-se" muito mais do k s for usado com frequencia mas com periodos de paragem..
 
Boas pessoal,

Espero que venha dar um contributo, trabalho com computadores desde o Timex 2048, nunca vi um computador "gasto" ou que tenha menos tempo útil de vida, só por estar mais horas ligado.
Esta pode ser nova mas será que a corrente eléctrica agora também provoca "erosão"???

Deixem-se de cenas, de facto o único cuidado que se deve ter é com a temperatura, isto porque se aquecer demais pode queimar os circuitos do processador (conforme o pc mas aguentam bem, geralmente até aos 70º ou mais). Agora gasta-los ????
Para portáteis, um notebook cooler não faz mal nenhum de certeza, pelo contrário.
E sim, vejo muitos portáteis ligados dias inteiros e não se estragaram por causa disso.
 
Também deixava o meu ligado de ontem... Ao fim de 3 anos o carregador queimou, o que vale é que o meu irmão o arranjou...

Por isso cuidado, não queiram ficar sem carregador

:wink:
 
Boas pessoal,

Espero que venha dar um contributo, trabalho com computadores desde o Timex 2048, nunca vi um computador "gasto" ou que tenha menos tempo útil de vida, só por estar mais horas ligado.
Esta pode ser nova mas será que a corrente eléctrica agora também provoca "erosão"???

Deixem-se de cenas, de facto o único cuidado que se deve ter é com a temperatura, isto porque se aquecer demais pode queimar os circuitos do processador (conforme o pc mas aguentam bem, geralmente até aos 70º ou mais). Agora gasta-los ????
Para portáteis, um notebook cooler não faz mal nenhum de certeza, pelo contrário.
E sim, vejo muitos portáteis ligados dias inteiros e não se estragaram por causa disso.

gasta-se ta entre "" por alguma razão ok.. resumindo o que eu keria dizer na pratica é k se meterem um pc desktop e um portatil nas mesmas condições ligado dia e noite vao ver qual vai dar problemas primeiro.. apenas isso.. se perguntarem aos fabricantes das maiores marcas se é aconselhavel ou se não ha problemas em tar sempre ligado eles apenas dizem k n foi feito para isso.. no entanto pode.. reduzindo "a sua esperança de vida".. é mesma coisa k s pegares num carro e andares 5000km sem parar e andares 5000km a parar d 1000km em 1000km..
 
MAs qual é diferenca de teres um pc "normal" sempre ligado e um portail??? Não é tudo o mesmo?? Não são pc`s na mesma? Tanto dá problemas num portatil como num "normal". Grandes filmes que fazem...
 
olha,que eu saiba tanto se estragam estando sempre ligados ou nao...mas uma base de arrefecimento nao é ma se o queres deixar 24h ligado...
CuMpZ
 
gasta-se ta entre "" por alguma razão ok.. resumindo o que eu keria dizer na pratica é k se meterem um pc desktop e um portatil nas mesmas condições ligado dia e noite vao ver qual vai dar problemas primeiro.. apenas isso.. se perguntarem aos fabricantes das maiores marcas se é aconselhavel ou se não ha problemas em tar sempre ligado eles apenas dizem k n foi feito para isso.. no entanto pode.. reduzindo "a sua esperança de vida".. é mesma coisa k s pegares num carro e andares 5000km sem parar e andares 5000km a parar d 1000km em 1000km..

OOs carros avariam porque têm peças móveis, em teoria os condutores eléctricos não sofrem movimento só talvez dilatação devido ao calor e o aumento de resistência, daí a importancia do arrefecimento dos componentes. O tempo que está ligado não tem grande importância, se o deixares ir a temperaturas perto dos limites do material é que não pode ser muito bom. Eventualmente alguma fraqueza mesmo do material e pode avariar, claro, mas basicamente tudo depende se o tratas bem.
E podes ver o exemplo dos servidores, muitos têm os mesmos processadores que os nossos pcs, e estão feitos para trabalhar e durar. Um portátil não é um servidor, mas também é feito para durar, e é feito para ser portátil, portanto, mais resistente. Acho que os fabricantes não iam meter produtos no mercado que só podessem estar ligados ás vezes :)
Vendo por outro lado estar o computador mais tempo ligado existe mais possibilidades de acontecer algo (curto circuito, aumento de tensão, etc)

é a minha opinião, até alguem me dizer que o pc pifou por trabalhar tempo demais
 
OOs carros avariam porque têm peças móveis, em teoria os condutores eléctricos não sofrem movimento só talvez dilatação devido ao calor e o aumento de resistência, daí a importancia do arrefecimento dos componentes. O tempo que está ligado não tem grande importância, se o deixares ir a temperaturas perto dos limites do material é que não pode ser muito bom. Eventualmente alguma fraqueza mesmo do material e pode avariar, claro, mas basicamente tudo depende se o tratas bem.
E podes ver o exemplo dos servidores, muitos têm os mesmos processadores que os nossos pcs, e estão feitos para trabalhar e durar. Um portátil não é um servidor, mas também é feito para durar, e é feito para ser portátil, portanto, mais resistente. Acho que os fabricantes não iam meter produtos no mercado que só podessem estar ligados ás vezes :)
Vendo por outro lado estar o computador mais tempo ligado existe mais possibilidades de acontecer algo (curto circuito, aumento de tensão, etc)

é a minha opinião, até alguem me dizer que o pc pifou por trabalhar tempo demais
ate a data ainda nao vi um pc estragar-se por estar ligado,ate é mais provavel estragar se algo ao liga lo que deixando-o estar...
temos a mesma opiniao
 
em teoria pk na pratica mto ppl vem aqui com sintomas de avarias, reboots sucessivos, temperaturas elevadissimas sem sentido, erros sucessivos, e outros problemas estranhos.. quando na base do problema foi o mau uso ou abuso na utilização de um pc..
eu ja deitei fora duas boards (uma asus e outro compaq) por causa de tar o pc ligado dia e noite.. duraram cada uma ceca de 1 ano.. ao fim disso uma deixou de aparecer kualker imagem ao ligar, e outra fazia reboots sucessivos sem mais nem menos, tenho colegas k tiveram problemas identicos.. nas mesmas condições..
agora tenho o pc desktop ligado cerca de 14h/dia ja a mais d um ano e nada..
um servidor pode ter processadores especiais como se podem usar processadores comuns mas os restantes componentes não são tao comuns como os utilizados para os utilizadores domesticos (é claro que existe quem tenha em casa).. são apenas opiniões.. cada um dá o uso que ker aos pc's.. :)
 
Record Uptime: (1m 3w 10h 19m 36s)

O desgaste deve-se a temperaturas, num servidor, tanto a temperatura dos cpus como das boards ronda os 20ºC, o que faz com que o desgaste seja pequeno (não querendo dizer que com baixas temperaturas não haja desgaste, mas sim que é menor).

Num portátil, não deves o ter sempre na máxima performance, ele é que deve escolher o clock do cpu mediante a necessidade, pois de noite ou quando não o estiveres a usar não deves precisar de grande uso do cpu.

Em relação à bateria, esta nunca se deve tirar, o bem mais importante será sempre o portátil, e a bateria protege. Se quiserem também podem comprar um UPS (se já tiverem melhor) e retirar a bateria, mas o calor é que as estraga.
Cada portátil tem um modo diferente de protecção da bateria, mas os recentes, penso que todos de há 3 anos para cá pelo menos, já não passam carga depois da bateria estar carregada. Se não usarem a bateria ela perde carga, mas por exemplo no meu, ele não volta a carregar, é como se não tivesse no portátil, se a luz for abaixo, ele utiliza a bateria, quando volta, aí já carrega.

Com o portátil ligado à corrente, devido a esta não ser constante, o portátil pode ter necessidade de utilizar a bateria como estabilizador de corrente.
 
Viva pessoal!

tal como o topico indica o tencionava saber se existe algum problema em deixar o portatil cerca de 24h ou ate 32h ligado, os riscos de ele avariar podem ser elevados?

Ja li noutros topicos que existem umas especie de ventoinhas que se poe por baixo para arrefecer o portatil, isso relamente resulta? Vale a pena o investimento?

Ja agora o Portatil é um Toshiba Tecra A6.


Obrigado cumps
eu tenho o meu portatil Asus A6J ligado 24h(tem que se aproveitar o happy hour:D) e nunca me deu nenhum problema! Mas tou a pensar em comprar um dissipador para portáteis, pois quando vou a ver o portátil de manhã, está a ferver, e é para não falar do barulho que faz durante a noite!
 
eu tenho o meu portatil Asus A6J ligado 24h(tem que se aproveitar o happy hour:D) e nunca me deu nenhum problema! Mas tou a pensar em comprar um dissipador para portáteis, pois quando vou a ver o portátil de manhã, está a ferver, e é para não falar do barulho que faz durante a noite!

tmb só o tens ligado dia noite a pouco tempo..
só alguns meses depois ek começam a ter anomalias.. ou não.. :x2:
 
Tenho aqui em casa um Asus L8400, acho que já fez 6 anos, o único problema que teve foi a drive cd-rw que ao fim de 3 anos de uso intensivo não aguentou. Desde o ínicio que o usei com o emule 24/7, sempre com a bateria ligada. Ainda hoje ao fim de 6 anos se tiver a bateria a 100% ainda consigo ter uma autonomia entre 1h e 1h30. E já não leva formatação desde que fiquei sem drive de cds.

cumps
 
Back
Topo