1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portatil a watercooling?

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por Sensei Sin, 13 de Junho de 2008. (Respostas: 19; Visualizações: 2627)

1. Boas malta,

Tenho andado a pesquisar maneiras de arrefecer o meu portatil mas as bases "normais" que encontramos à venda não me inspiram confiança.( leia-se: não são extravagantes)

Sou o feliz dono de um ASUS G1S e o PC tem uma performance excelente e não podia estar mais contente com o "bixo". O probema é que aquece que nem uma chaleira ao lume.
    Andei a ver e já vi na net alguns projectos meio marados de pessoas que puseram os seus portateis no watercooling mas muitos deles passa por escavacar, abrir, rasgar e/ou cortar peças aos portáteis. (não sendo de estranhar que estes projectos sejam feitos em portáteis velhos...)

Ora não será possível criar uma dessas bases para portáteis mas a watercooling?
    Tenho a certeza que com tubo suficiente e paciência até se poderia fazer.
    Imagino algo do tipo tubos de água enrolados ao pé dos componentes que aquecem mais tipo disco, processador e gráfica e dps de retorno a um radiador etc etc etc

Já há algum tempo que penso nisso e a ideia não me parece muito descabida certo?
    Quer dizer... já se viu coisas piores não?

2. CarlosA

CarlosA Suspenso

Eehehe a ideia até nem é má de todo mas eu só fazia se fosse um portátil muito velho mesmo :P, penso que a melhor opção é comprares uma table de refrigeração com duas ventoinhas :D

3. Sinceramente a "pica" era em fazer algo estranho mais do que o arrefecimento.

A coisa até não está no custo nem no trabalho mas mais naquela do tu olhares e pensares "Xiça deu-me trabalho mas ficou uma cena bacana e muita marada" tas a ver?

pelas minhas contas teria de comprar equipamento de watercooling (radiador, tubo e etc) no valor de cerca de €100~150.

Basicamente é um daqueles projectos do "Construir uma ratoeira melhor".

4. rav3n

rav3n Power Member

esquece isso, nao vais ganhar nada significativo em por a base com WC, e até podes mesmo perder performance, porque nesse caso interessa é criar uma corrente de ar para arrefecer a parte de baixo do portatil

se nao tas satisfeito com o que há no mercado adapta duas ventoinhas de 80 ou 120mm de baixa rotação na base de dissipaçao, fica bem porreiro
    ou entao podes sempre construir uma de raiz se tiveres acesso a materiais e ferramentas

5. Agradeço a tua opinião e compreendo-a mas a minha intenção não é converter uma base pré-existente mas sim criar uma do zero.

Materiais e ferramentas não faltam por aqui e o que não tiver também facilmente arranjo.

Vou tentar criar um esboço da minha ideia e depois ponho aqui, talvez ajude a esclarecer a minha ideia melhor.

Obrigado pelas vossas opiniões.

6. ||Red_Evil||

||Red_Evil|| [email protected] Member

vejo tanto "entrave" que nem sei por onde começar!

num sistema de WC tens que ter blocos (para cpu, chipset, GPU, etc), e esses blocos tem que estar presos e em contacto com os componentes (cpu, chipset, etc), como pensas fazer isso num portatil? cortar o chassis? depois vais andar com radiador, bomba, tubos atras quando levares o portatil para algum sitio?

faz uma base com 2 fans de 80 ou 120 e assunto resolvido.

7. KingjacK

KingjacK What is folding?

Eu acho que o melhor seria criar uma Rad box com tudo o que é material de WC lá dentro(incluindo fonte própria) e a única coisa que sairiam dessa caixa era 2 tubos para irem até ao bloco

O nosso amigo squeezer já refrigerou um portátil 0ºC :)

8. Qtherc

Qtherc Power Member

9. rav3n

rav3n Power Member

segundo o que percebi ele quer por a base de refrigeração do portatil com água, nao o portátil em si

se por WC num laptop é complicado, numa base de dissipaçao é um desperdicio/disparate, na minha opiniao

Sensei Sin:
    eu deixei a minha sugestão acima, fazer uma base e por umas ventoinhas grandes de baixa rotação, talvez em aluminio para nao ser muito pesada

Última edição: 13 de Junho de 2008
  10. Se fosse fácil não tinha piada nenhuma :)
    O desafio é também parte do que me motiva a embarcar num projecto destes.
    Pelo motivo da "portabilidade" é que eu pensei em talvez fazer uma base de arrefecimento em vez de ter um WC como vemos nos PC's "domésticos".
    Assim quando estivesse em casa punha o portátil em cima da base de arrefecimento.
    Afinal o portatil só aquece se puxar-mos por ele (jogos), se sais de casa com o portátil normalmente é para faculdade ou assim e normalmente não o vamos usar para jogar nesses sítios :)

@KingjacK:

A ideia era mesmo essa, o meu problema é os blocos.
    Não sei se quero tirar as tampas do portátil para poder ter lá os blocos em cobre ou se faço apenas uma espécie de serpentina com tubo passar nessa área.

@Qtherc:

Obrigado pelo link, excelente e muito interessante mas esse método continua a situar-se à volta do cortar parte do chassis do portátil para se poder colocar as alhetas de cobre.

As vossas opiniões são muito interessantes e dão que pensar, por isso agradeço a vossa ajuda.
    De novo, se calhar seria uma melhor ideia uma espécie de plataforma de arrefecimento com uns permutadores de calor (serpentinas) nas areas que aquecem mais, sempre escoa algum calor penso. Outra ideia seria uma espécie de blocos de arrefecimento exteriores que se colocassem nas zonas quentes; talvez assim fosse mais simples permitindo a fácil colocação e remoção do portátil desta base de arrefecimento.

Enfim, Roma também não se fez num dia não é?

11. $oprano

$oprano What is folding?

12. $oprano obrigado pelos links.
    São sem duvida nenhuma muito interessantes e puseram-me a pensar ainda mais e tenho cada vez mais ideias de como fazer isto.

13. souto

souto To fold or to FOLD?

^Não percebi muito bem uma coisa. Queres abrir o portátil e adaptá-lo ou queres fazer uma base que arrefece o portátil com water cooling somente por contacto? Isto é, os tubos apenas entravam em contacto com as partes mais quentes do portátil, evitando esburacá-lo.

Cumprimentos.

14. g_card

g_card Power Member

queres WC para o portátil, mas não queres tocar no portátil...certo?

para o que queres usar o WC, não vais tirar proveito nenhum dele....
    a única coisa que eu estou a ver para tirares proveito do WC é usares um peltier...
    e mesmo assim vais ter mais problemas para resolver...

cumps

15. Qtherc

Qtherc Power Member

Acho que com apenas uma base não deves conseguir tirar proveito nenhum porqueo 'frio' gerado por esse teu sistema de wc teria de passar o plastico do portatil e isso e uma grande barreira!

acho que o melhor era cortares uns bocados de plastico e por o cobre directamente sobre esses locais.

no entanto se nao quiseres perder a mobilidade em vez de colares o cobre arranjas uma maneira de por e tirar facilmente.

o que achas??

16. _Fighter_

_Fighter_ Power Member

Desculpem lá se estou errado, mas a ideia de ter um portátil não é que ele seja Portátil??

Ao pores WC directamente num portátil, acabas sempre por lhe tirar a sua portabilidade que o caracteriza.

Acho a ideia original mas não muito prática.

17. A ideia principal aqui seria de criar um sistema de arrefecimento diferente do normal num portátil.
    Infelizmente as soluções mais simples como as bases de arrefecimento a ar forçado não convencem muito pela eficácia.

O mal específico deste portátil (Asus G1S) é que aquece que nem uma chaleira ao lume, como muitos outros portáteis mas este atinge temperaturas ridículas mesmo em idle (atingindo os 48ºC em algumas zonas).

Pessoalmente procuro e tento descobrir um método de arrefecimento eficaz e localizado, uma qualidade muito apreciada no watercooling (afinal a água consegue transportar mais calor que o ar).

Preferia não esburacar nem estripar o portátil tanto quanto possível pois para além de ainda se encontrar na garantia, evitava também converter o portátil num desktop.

A portabilidade ou não deste sistema de arrefecimento extra é meramente um bónus visto que não tenho intresse de o transportar para lado nenhum, apenas para ajudar a manter o portátil frio enquanto estou a usa-lo em casa.

A ideia de uma base em contacto com as partes quentes do portátil seria uma boa opção, pelo menos pareceu-me a mais lógica na altura daí ao meu pedido de ajuda no fórum :)

Sinceramente não tinha conhecimento dos Peltier's e deixa-me extremamente curioso. Pelo que consegui descobrir é uma placa que tem passagem de corrente e que arrefece a placa mas não percebi muito bem o seu funcionamento e alpicação. Alguem pode dar-me umas luzes?

Obrigado

18. g_card

g_card Power Member

http://www.google.pt/search?hl=pt-PT&q=como+funciona+um+peltier&btnG=Pesquisar&meta=

O google é o nosso é o nosso melhor amigo

Googlar faz bem

19. hmm... pelo que descobri as pastilhas termoeléctricas ou os peltiers são de facto muito potentes e capazes de arrefecer ou aquecer algo excepcionalmente bem desde que essas coisas não sejam muito grandes.

Mas pelo que li também são muito dados à criação de condensação o que os torna pouco práticos na aplicação directa nos CPU's e também geram muito calor, com diferenças na ordem dos 50ºC entre as duas faces do peltier e se não for arrefecido o peltier torna-se inutil (visto que a face quente do peltier acabará por aquecer a face fria) certo?

@g_card:

Podias elaborar um bocado melhor a tua ideia de usar um peltier para arrefecer o portátil? E onde é que poderia arranjar um peltier? Na loja que eu costumo ir não tem nada sobre peltiers.

obrigado pela atenção

20. g_card

g_card Power Member

tas quase la!
    o Google afinal faz bem:lol:
    tas ai com um ou dois pontos mal
    -> no caso de não arrefeceres o peltier ele destrói-se (derrete), e com ele derrete tudo o tocar nele... (existem imagens engraçadas de peltieres que derretem no cpu, vão caindo, a placa gráfica (normalmente logo por baixo do cpu) raramente escapa, etc, etc...)

elaborar a minha ideia?
    ate tenho 2 :lol:

-> podes arranjar uma placa metálica (boa condutora de calor) que fique por baixo do portátil e esteja a ser arrefecida por um peltier...

-> podes fazer uma base para portátil normalmente mas esta manda ar mais fresco com a ajuda do peltier...

isto sao as ideias base... para as por em pratica ainda tens de fazer algumas coisas...usa a imaginação!

Claro que para usares um peltier vais ter de ter muitos cuidados, entre eles muitos problemas te vão surgir...

Peltier Swiftech 226W

Abraço

Partilhar esta Página