Portátil Acer deixou de ligar.

csb-17

Power Member
Boa tarde.
Recentemente o meu portátil desligou-se e não voltou a dar sinal de vida.
Não acende nenhum Led. Desmontei-o e reparei que quando ligo o carregador á board, a board aquece junto da zona onde diz PL401 foto em baixo. Alguém sabe o que poderá ser? Alguém sabe reparar? Ou alguma loja que não me diga logo que é necessário uma board nova.

Cumprimentos

46094de625405c048617aed98bb8162a.jpg
 
Última edição:
Aquece o componente,ao ponto de queimar o dedo? Isso é um resistor,ou capacitor,nao sei bem. Nao tens acesso a multimetro? Se for só isso queimado, nao é dificl a substituçao, uma boa loja de informatica fará isso.
 
Expliquei-me mal. Nao será de dificil substituiçao ou um trabalho muito caro numa loja que faça esse tipo de trabalhos. Que nao é facil de achar. EU por acaso,nao moro numa grande cidade e a loja que há aqui, repara boards,mas tambem só faz isso porque tem lá um senhor old school de reparaçoes de televisões a fazer esse trabalho que fechou a loja que tinha e acho que faz uma prestaçao de serviços lá.
Tambem pode tentar uma loja de reparaçao de eletrodomesticos ,já nao há muitas ,mas ainda se acha. Há tempos ,numa loja dessas o dono(tambem old school,lol) reparou-me uma placa de uma maquina de lavar louça e poupou-me uns quantos euros .
 
É realmente uma pena essas lojas terem fechado, isso sim são lojas de reparação, para fazer substituições de peças qualquer pessoa com formação de 1 semana consegue...

Por acaso tambem tive problemas na minha tv e pedi um orçamento para a reparação e pediram-me 85€ + 25€ por transporte.
Resultado abri a tv em casa, confirmei o problema que tinha e remediei a situação gastei 0€ para arranjar tinha que encomendar uma peça que custava 15€.

Ou seja, tirando o iva, eles ganhavam 68€, tirando a peça, ganhavam 53€. A tv valia no maximo 100€/150€ não compensava pagar mesmo que eu não conseguisse resolver.

Temos o problema, poucas lojas, pouco trabalho, preços altos, lojas a fechar.


O meu portatil precisava de substituir o chip de audio que custa menos de 10€ que está soldado na board, não encontrei quem fizesse a reparação, comprei uma pen de audio por 2.50€, problema resolvido, a unica situação chata é que se não usar fones tenho que ligar umas colunas, em casa é tranquilo já as tinha cá, pequenas e que se alimentam por usb, na rua, exterior lá tem que ser só os fones.

Deve ter outro problema o portatil que não carrega quando está ligado. Se tirar a bateria e estiver ligado ao cabo, não tem problemas, se o pc tiver desligado carrega a bateria, se o pc estiver só ligado a bateria tambem não se desliga. Agora ligado e carregar a bateria não faz :/
 
Eu já me aventurei a fazer pequenas reparaçoes em boards de portateis,tais como mudar conectores dc jack, nec tokin(um chip que avaria em alguns Toshiba A200) e ja tentei por duas vezes reparar coisas mais complexas. Num deles, era um resistor desse genero,mas mais pequeno,que infelizmente nao consegui,por nao usar as ferramentas certas. Em outro era bem complexo,um Super IO, com 128 pins. Tambem nao consegui,talvez uma das perninhas tivesse ficado mal soldada ou o problema nao fosse só esse. Estas duas situaçoes eram em portateis que já estavam dados como definitivamente avariados,ou seja, se nao conseguisse,pior nao ficava(um deles foi-me oferecido para peças,por isso foi mesmo para treinar).

O problema, em fazer estas reparaçoes ,muitas vezes nem está na dificuldade em mudar o componente,está sim,saber qual é o componente, atravez de esquema eletrico, e achar o componente certo para substituir. Saber ler os esquemas eletricos, acha-los,que nem sempre é facil, e pior que tudo, arriscar e dar a conhecer à pessoa a quem pertence o pc,que pode nao haver garantia que funcione,pelo menos em casos em que a board já morreu mesmo.

Falta referir,que para isto,tenho estaçao de solda com soprador, microscópio daqueles usb,que é um show, e muita paciencia para estas maravilhas,que me serve de hobbie e para ganhar uns trocos(mais limpezas e formataçoes de portateis do que essas reparaçoes tecnicas).
 
Boa tarde, sem pc tem sido complicado vir aqui responder, sim aquece ao ponto de queimar o dedo. Fui a uma loja de informática e estive á conversa com o "tecnico" mas não me parece que ele dê conta do recado! Disse-me para deixar lá o pc, por enquanto é a única solução que tenho depois volto a comunicar aqui.

Cumprimentos
 
Back
Topo