portatil Acer extensa 5630G - avariou

M45T

Power Member
boas!

Tenho o portatil acima descrito, simplesmente liga, nao da imagem nenhuma, apenas acende os LED's.

Não apita nem da bips, é problema de hardware certo (board)?

Ou algum truque para o russucitar tipos os Acer One?

Obrigado.
 
é uma ati HD ja o abri, é amovivel. Como é que eu posso confirmar se é da grafica? Nos desktop, os bips ajudam imenso. Aqui no portatil isto nao dá rigorosamente nada, apenas acende os led's, e fica por ai, o mais estranho é que a ventoinha é partilhada pela grafica e pelo processador, depois de arrancar passado alguns segundos pára.
 
Última edição:
Liga a um monitor externo. Se aí tiveres imagem, é problema do LCD do portátil. Se também não tiveres imagem, deve ser da gráfica. Os portáteis não costumam apitar (infelizmente).
 
Realmente a board nao dar os apitos dificulta. Vou tentar ligar a um monitor externo so na expectativa... no meu pensamento, é a board ou a grafica. esperemos que seja a grafica :/
 
tenho exactamente o mesmo problema aqui com um acer aspire 5535, AMD x2 QL-62, 4gb, HD 3200, 320GB.

carrego no botão do power (independemente com bateria carregada, toda carregada, sem bateria e so com corrente, com as duas) e liga o led da energia, a ventoinha roda durante ~5segundos depois pára e nada no ecrã. estranho é que anda as "prestaçoes"(um dia liga tudo bem, outro dia acontece isso uma porrrada de vezes, dali a uns dias volta a ligar tudo bem(tudo bem quer dizer normalmente, com imagem) e depois acontece outra vez isso).

ate ja fiz o teste do RAM (o pc tem 2 gb x2) troquei os sticks de slot, dimm 1 no slot 1, dimm 2 no slot 1, dimm 1 no slot 2, dimm 2 no slot 2 mas nada. isto dos apitos fazia mesmo jeito se os tivesse... que mais tenho a experimentar? portatil tem 6 anos, ta fora de garantia

vou experimentar ligar um monitor externo, ja volto a dizer alguma coisa

mais alguma coisa a fazer que não fiz?
 
Terás uma Nvidia, certo?
hardware.gif
 
God_Like: A temperatura aumenta e diminui, e isso expande e contrai as soldas. Isso depois permite ou interrompe os contactos. Acho que devias levar o portátil para reparação muito em breve, antes que fiques sem imagem de vez.
 
God_Like: A temperatura aumenta e diminui, e isso expande e contrai as soldas. Isso depois permite ou interrompe os contactos. Acho que devias levar o portátil para reparação muito em breve, antes que fiques sem imagem de vez.

carai, pois aumenta e diminui, mas no maximo dos maximos e ja a esticar bem sao uns 80º de pico que pode atingir, o que não deve ser o caso, pois quando o abri notei que tinha muito pouco pó e sendo um AMD, com chipset integrado HD3200 (ATI, não NVIDIA), as soldas sao assim tao frageis para não aguentar temperaturas de, estiquemos, 80º de pico??? não tou a dizer que não possa ser isso o que me disseste mas isso é muito estranho...

e sim tambem sei que acer é a marca que é... mas carai, soldas sao soldas...
 
Tens a certeza que só atinge 80º de pico? Há portáteis que passam dos 100. Quanto à ATI 3200 HD, por acaso até é quentinha. Aqui há tempos umas boards da Gigabyte tiveram uns problemas porque o dissipador passivo não era suficiente para as arrefecerem.
Isto depois é uma questão de termodinâmica... basta o teu portátil ter um thermal pad em vez de contacto directo com o dissipador, para o calor não se transferir com tanta eficiência e "ganhares" 20º extra permanentemente ao chip.

Quanto à resistência das soldas, estamos a falar de BGA (ball grid array). São umas dezenas de bolinhas minusculas de solda, soldadas à superfície entre o chip e a board. Podia-se achar que são resistentes, mas a verdade é que a maior parte das avarias "permanentes" de portáteis é devido às soldas frias (estaladas), devido ao ciclo de aquecimento e arrefecimento.
 
Tens a certeza que só atinge 80º de pico? Há portáteis que passam dos 100. Quanto à ATI 3200 HD, por acaso até é quentinha. Aqui há tempos umas boards da Gigabyte tiveram uns problemas porque o dissipador passivo não era suficiente para as arrefecerem.
Isto depois é uma questão de termodinâmica... basta o teu portátil ter um thermal pad em vez de contacto directo com o dissipador, para o calor não se transferir com tanta eficiência e "ganhares" 20º extra permanentemente ao chip.

Quanto à resistência das soldas, estamos a falar de BGA (ball grid array). São umas dezenas de bolinhas minusculas de solda, soldadas à superfície entre o chip e a board. Podia-se achar que são resistentes, mas a verdade é que a maior parte das avarias "permanentes" de portáteis é devido às soldas frias (estaladas), devido ao ciclo de aquecimento e arrefecimento.

Pronto, pela forma que tas a escrever, ja vi que percebes do que estas a dizer. Com dialogo se resolve tudo... É, eu tambem tava a apostar em qualquer coisa do genero, mas uma pessoa quer acreditar sempre que haja outra solução. Obrigado pela explicação, e tambem pelo senso comum faz sentido...

dito isto, só restam 2 opçoes(não deve haver + testes a fazer, pois não?), certo?

ou "sujar as maos"(eu ou uma loja) ou vender pa peças...

obrigado mais uma vez
 
Antes de gastares dinheiro, eu sugeria instalares o programa HWMonitor e deixá-lo ligado enquanto usas o portátil. Este programa regista a temperatura mínima e máxima, pelo que depois podes ver qual foi o pico de temperatura que atingiu.
Se o HWMonitor não verificar o sensor da gráfica, experimenta usar o GPU-Z, que costuma funcionar.

Aqui há tempos fiz manutenção num Acer 5135. Creio que terá um interior parecido com o 5535, pois o chassis é parecido mas de cor branca. Não chegou a ter problemas no BGA porque lhe mexi antes, mas já andava acima dos 100.

Adiante, instala esses programas, deixa o pc a funcionar um bocado, e depois verifica as temps e coloca aqui para vermos.
 
Antes de gastares dinheiro, eu sugeria instalares o programa HWMonitor e deixá-lo ligado enquanto usas o portátil. Este programa regista a temperatura mínima e máxima, pelo que depois podes ver qual foi o pico de temperatura que atingiu.
Se o HWMonitor não verificar o sensor da gráfica, experimenta usar o GPU-Z, que costuma funcionar.

Aqui há tempos fiz manutenção num Acer 5135. Creio que terá um interior parecido com o 5535, pois o chassis é parecido mas de cor branca. Não chegou a ter problemas no BGA porque lhe mexi antes, mas já andava acima dos 100.

Adiante, instala esses programas, deixa o pc a funcionar um bocado, e depois verifica as temps e coloca aqui para vermos.

Se o consegir fazer com que entre no windows, farei isso. o problema é que que carrego no botao do power, acende o led da energia a ventoinha roda por ~5 segundos e depois para.... e no ecra, capute, nada...
 
Hmmm, quase de certeza que é gráfica, mas por descargo de consciência tenta ligar o pc a um ecrã externo. Se der imagem, pode ser problema do monitor (mas pela tua descrição acho que não é).
 
Hmmm, quase de certeza que é gráfica, mas por descargo de consciência tenta ligar o pc a um ecrã externo. Se der imagem, pode ser problema do monitor (mas pela tua descrição acho que não é).

mas isso, acho que não é ate porque o led do hdd não pisca, mas por descarga de consciencia, sim vou fazer isso...

tambem estive a ver videos e secalhar pode ser da BIOS como neste video -> http://www.youtube.com/watch?v=iHkGkw9EE8c vale a pena testar???
 
Para mim é quase 80 % certeza que é da grafica. Graficas ati em portatil da bosta ...basta comparar o meu portatil(aspire 5738zg) que é nvidia com o do meu cunhado que é igual e que é ati, o dele de vez em quando friza e já foi para garantia e continua igual ...
 
God_Like: A temperatura aumenta e diminui, e isso expande e contrai as soldas. Isso depois permite ou interrompe os contactos. Acho que devias levar o portátil para reparação muito em breve, antes que fiques sem imagem de vez.

Isto é uma maravilha, bem disseste tu no inicio... das soldas, só encontro essa explicaçao logica...

ora, vou explicar o que fiz:

ligei o power, fan ~5segundos -> desligou-se, nothing hapened @black screen, deixei o ligado assim uma hora e pouco... desliguei o, ligei o imediatamente a seguir, tchanannnnn!!! iniciou bem,

é disso, precisa de algum calor! o malandro... mas é estranho que tenho um desktop com um prolema semelhante(de aquecer), quando o ligo a frio fica 5 minutos a trabalhar mas ele arranca sozinho apos esse tempo, no acer tem que se desligar e ligar "manualmente".

esquecemos o desktop... agora vou ver as temperaturas no hwmonitor... mas ha alguma coisa a fazer pa remediar esse precalço? ou fica com esse truque pa "vida"? remediar, só pondo mais solda no sitio especifico que não sei qual é? obrigado + 1 vez
 
Back
Topo