1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Portatil Antigo Em Dos

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Blackpt, 9 de Março de 2007. (Respostas: 20; Visualizações: 1069)

1. Blackpt

Blackpt Power Member

boas pessoal, passa se o seguinte tenho aqui um portatil de mil novecentos e antigamente , pa ser mais preciso um amstrad que na tela de inicio diz 1985-1989 :) é velhinho...Bom passa se o seguinte , aparece a primeira tela quando o ligo aparece a contagem da memoria e a seguir aparece isto(é melhor ampliarem a imagem) o que quero saber é como ponho este bichito a trabalhar, ja sei que so deve funcar c DOS mas o meu principal objectivo e ler uns tools que tao numa diskete k vinha com o pc ,que e daquelas de analisar carros etc,,,

Última edição pelo moderador: 9 de Março de 2007
  2. xiserre

xiserre Power Member

o que se passa e que apresenta um erro da drive de disquetes, e tambem dos discos rigidos.. tenta premir f1 a ver se consegues arrancar..

3. msdevweb

msdevweb Power Member

Hard disk faillure ??? isso é grave... muito grave, não deves conseguir fazer nada dessa reliquia...

Agora quanto a ler a disquete isso talvez ainda se resolva, se não consegues com o F1 continuar a arrancar, prime F2 e tenta entrar no setup, aí "deve" ter uma opção parar arrancar atravez da disquette, deve dar erro visto que a disquete não é de arranque, mas vai dar esse erro na linha de comandos do DOS, ou seja, poder ver o conteudo da disquete.

4. paperless

paperless Power Member

É mais velho que eu.. :O

Fica com ele e dá aos teus netos..

Pode ser que valha um bom dinheiro numa loja de antiguidades daqui a uns anos quando houverem lojas de antiguidades que tenham aceitem antiguidades electronicas eheh

5. Figuinhas

Figuinhas Power Member

É um 386, não é assim tão velho! :)

Entra na Bios. Abre a tampa disso e configura o disco rígido/drives manualmente, na altura não se utilizavam "auto-detect's".

6. Froz3n

Froz3n I fold therefore I AM

O meu Pc do Sotao, um 386 da Triudus tambem tem esse problem... Simplesmente carrega F1 ou entao, tens uma disquete ai do DOS que veio com o PC de certeza, mete-a antes de ligar ke isso passa isso...

7. Froz3n

Ah e outra coisa, assim ke o iniciares, se nao o iniciaste ainda antes do ano 2000 convem pores lhe a data pai em 1970´s ou assim, antes de 2000, pk do Bug do Millenium... Ele nao tem o ano 00, e isso da um erro ke nca mais descalças a bota dele... O meu tinha o Windows 3.0, mudei la e bastou

8. Blackpt

Blackpt Power Member

nao tenho a diskette,bom quando continuo no f1 ele da o erro k falta o so ;) eu axo k da um erro porque andei a "brinkar" no setup e mudei la umas coisa da hard drive...ja agora alguem sabe quais as configs certa?e onde possa fazer o download do dos "mais recente" que tambem seja suportado plo pc.
    eu punha lhe o VISTA só que nao cabe numa disquete :D

Última edição: 11 de Março de 2007
  9. Blackpt

Blackpt Power Member

10. MrOverclock

MrOverclock Power Member

Eu tenho a impressão que o disco já não está a funcionar... isto se ainda lá estiver! :)

11. Blackpt

Blackpt Power Member

nepia ppl, ja consegui ir ao dos e tudo (axo k era, tinha aqueles comandos tipo tree)sO que depois no setup do pc andei a alterar umas configuracoes incluindo a do hard drive e akilo tem 20e poucas opcoes...eu precisava de saber as configs certas...

12. Blackpt

Blackpt Power Member

13. Froz3n

Eu nao tou a ver mais nada a nao ser ke fritaste o disco rigido entao... Podes smpre desmontar o pc e fazer dele uma torradeira lol :)

14. ShadeX

ShadeX Power Member

Podes ter sorte e ter só desconfigurado a BIOS no que respeita á conf do HD. Dependendo da idade do 386 podes ter ou não autodetect ao HD. No caso de não teres, que remédio senão abrires o PC para ler a conf CHS (cylinders/heads/sectors) que costuma estar escrita no HD e meteres os ditos valores na BIOS.

15. Blackpt

Blackpt Power Member

bem acho que foi mesmo isso, no setup do pc(deve ser a bios hj em dia) andei la a trocar isso.vou mesmo de ter de o abrir..alguem tem alguma dica,tipo o aspecto do disco?

16. Froz3n

Pah, deve ser do tamanho de uma caixa de ceriais... lol

17. ShadeX

ShadeX Power Member

É quase igual aos de hoje em dia. Tem atenção que se não indicar o CHS dele tens de tentar ver a marca/modelo/referência e depois cavar no google para encontrar os valores.

18. Blackpt

Blackpt Power Member

boas,ja abri o pc e configurei o hd...ta a funcar.ate inicia o dos,eu agr gostava de saber uns comandos e como executo o k ta na diskete

19. Scarecrow

Scarecrow Power Member

Como assim ? Queres ver o que está na disquete??

1º A:
    2º dir

Para veres os ficheiros que tens na disquete

Cumps

20. Blackpt

Blackpt Power Member

da me erro secalhar tambem tenho de configurar a drive,.

Partilhar esta Página