• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Portátil antigo vs Tablet atual

msalexa

Membro
Boas,

Isto pode ser um pergunta um pouco estúpida, mas cá vai.

Eu tinha um portátil antigo que, apesar de já ter quase 15 anos e ser um autêntico chaço ainda funcionava perfeitamente (até há semana passada, RIP, lol) e servia para o que eu queria. Convém acrescentar que o meu computador principal de trabalho é um iMac. Este, que apesar de tudo au ainda usava quase diariamente, servia para quando eu precisava de fazer/converter algo em ambiente windows e, downloads, incluindo torrents. Algumas tarefas já demoravam, muito até, mas nunca o substituí, porque era algo que eu tinha em segundo plano, e que entre demorar 30 minutos ou 2 horas não me fazia diferença.

Agora que tenho de o substituir, a minha questão era a seguinte:
A nível de processador e gráfica, qualquer tablet recente vai ser claramente melhor que o portátil que eu tinha, certo?

Este era o que eu tinha:

Processor: Intel Core 2 Duo T5500 / 1.66 GHz
Graphics: NVIDIA GeForce Go 7400

Este é um dos tablets que me interessam:

Microsoft Surface Pro X.

Processor: Microsoft SQ® 1
Graphics: Microsoft SQ® 1 Adreno™ 685 GPU


Já nem falo de disco e memória porque passar de um 5400rpm e 2GB de RAM para um SSD e 4 ou 8GB é obviamente um passo à frente.
Agora a nível de processador e gráfica como nunca tive nenhum tablet não faço ideia do que isto vale.

Desde já obrigado pela ajuda.
 
Eu diria que na maioria dos casos mais vale ter um portátil que um Hibrido tipo o Surface, mas tudo depende do que vais fazer.

Em relação ao portátil que tens, não há muito a fazer para os dias de hoje, tinhas que colocar o SSD e se possível para 8 GB de RAM (memórias 4GB DDR2 SODIMM são raras e caras).
 
Eu diria que na maioria dos casos mais vale ter um portátil que um Hibrido tipo o Surface, mas tudo depende do que vais fazer.

Em relação ao portátil que tens, não há muito a fazer para os dias de hoje, tinhas que colocar o SSD e se possível para 8 GB de RAM (memórias 4GB DDR2 SODIMM são raras e caras).

Em relação ao que eu tenho não há nada a fazer, ele avariou mesmo de vez, algo que de certa forma eu já esperava, e também nunca justificava qualquer tipo de investimento. O upgrade da RAM já nem sequer seria possível, o máximo era 2GB que era o que já tinha.

O que me atraiu em relação ao surface foi o facto de poder usar como tablet (e desenhar com a pen) e assim oferecer maior flexibilidade em casa (no escritório, no sofá, na cozinha) mas não é obrigatório ser tablet. Aliás, já desisti do surface porque parece que o processador ARM limita em muito os programas que posso instalar e a velocidade a que alguns correm.

Acho que me vou virar mesmo para outro portátil. Gosto, por exemplo, dos Surface Laptop. Fica é difícil justificar o preço quando há alternativas semelhantes ou se calhar até melhores, por praticamente metade do preço.
 
A não ser que necessites especificamente de um tablet por algum motivo em particular, vai para um portatil. Se for necessario opta por um com ecrã tactil para teres essas funções extra que pretendes.

E sim, qualquer "batata" recente será muito melhor que o teu antigo portatil. (assumindo que não vais para um tablet de 80€ ou um portatil de 250€ sem ssd).
 
Aconselho a criar um novo tópico ou adicionar a este a lista de requisitos que pretende para o PC. (Utilizar a pré-feita e alterar conforme o necessário).

Como dito acima, qualquer PC moderno esmaga o que utilizava anteriormente.

Não tenho a certeza de compatibilidade mas acredito que esse Surface que mencionou não correrá todas as aplicações Windows (por enquanto) devido a ter processador ARM e não x86. Atenção: Como disse, não tenho a certeza se é utilizado alguma emulador x86 mas será de confirmar antes de comprar.

Depois de submeter a lista, será mais fácil ajudar a escolher um PC se assim o quiser :)

EDIT: Vi que mencionou o facto de ser ARM. Acredito que também existem Surfaces parecidos aos que mencionou mas com processadores x86.

Algo como "Microsoft Surface Pro 7 Intel Core i5-1035G4/8GB/128GB SSD/12.3" Táctil Platino"
 
vascobrissos14

o problema dos Surface com arm é que emulam apenas o sistema x86 (32bits) o que como já foi referido a longo prazo pode vir a ter problemas de limitações, visto que cada vez menos se aposta na plataforma x86 só na x64 e o Surface pelo que vi estava só planeado para emular x64 só para o final deste ano.

a versão Surface pro com Intel é demasiado cara e só justifica se houver mesmo necessidade de algo do género, existem outras opções mais baratas se o uso for para o básico.

eu simplesmente já desisti há muito dos tablets, são bons em termos de portabilidade, mas com o tempo as limitações começam a ser outras e pelo preço prefiro investir num bom portátil que permita upgrades dentro do possível.
 
1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

500 a 1000 Euros.
Para comprar online mais rapidamente possível.

2) A que tarefas se destina o portátil? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
Alguma conversão de video e outro tipo de ficheiros, mas nada muito pesado.

Demorar 5 minutos ou 20 para uma determinada tarefa não é muito importante, tendo em conta que é um computador secundário para estar a trabalhar em background e que qualquer um vai ser um tremendo upgrade ao que eu tinha.
c) Office / Navegação web
e) Outra? Qual?
Downloads (incluindo torrents) e uploads.


3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

b. 13.3"
c. 14"
d. 15" - 15.6"


4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

b. 1920x1080 60Hz
c. 1920x1080 120-144Hz
d. 1920x1080 240-300Hz
e. 2560x1440 60Hz
f. 3840x2160 60Hz


5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?

Prefiro marcas mais conceituadas.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?

Preferencialmente na secretária, embora desse jeito que fosse leve e fino para usar noutras partes da casa.

7) Quantas horas de bateria necessitas?

Tendo em conta os standards de hoje em dia, não é importante.

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?

SSD de 128GB. Menos que isso não dá e mais é desnecessário.
O design é importante!
 
A não ser que necessites especificamente de um tablet por algum motivo em particular, vai para um portatil. Se for necessario opta por um com ecrã tactil para teres essas funções extra que pretendes.

E sim, qualquer "batata" recente será muito melhor que o teu antigo portatil. (assumindo que não vais para um tablet de 80€ ou um portatil de 250€ sem ssd).

Confesso que ando completamente a leste do mercado, mas pela pesquisa que tenho feito nos últimos dias, ainda não vi nenhum portátil com ecrã tátil que me agradasse.

Um tablet que me permita desenhar com uma pen era interessante e podia ser útil, até mais no futuro do que para já, mas também não é obrigatório.

Pois, era a ideia que eu tinha.

Aconselho a criar um novo tópico ou adicionar a este a lista de requisitos que pretende para o PC. (Utilizar a pré-feita e alterar conforme o necessário).

Como dito acima, qualquer PC moderno esmaga o que utilizava anteriormente.

Não tenho a certeza de compatibilidade mas acredito que esse Surface que mencionou não correrá todas as aplicações Windows (por enquanto) devido a ter processador ARM e não x86. Atenção: Como disse, não tenho a certeza se é utilizado alguma emulador x86 mas será de confirmar antes de comprar.

Depois de submeter a lista, será mais fácil ajudar a escolher um PC se assim o quiser :)

EDIT: Vi que mencionou o facto de ser ARM. Acredito que também existem Surfaces parecidos aos que mencionou mas com processadores x86.

Algo como "Microsoft Surface Pro 7 Intel Core i5-1035G4/8GB/128GB SSD/12.3" Táctil Platino"

vascobrissos14

o problema dos Surface com arm é que emulam apenas o sistema x86 (32bits) o que como já foi referido a longo prazo pode vir a ter problemas de limitações, visto que cada vez menos se aposta na plataforma x86 só na x64 e o Surface pelo que vi estava só planeado para emular x64 só para o final deste ano.

a versão Surface pro com Intel é demasiado cara e só justifica se houver mesmo necessidade de algo do género, existem outras opções mais baratas se o uso for para o básico.

eu simplesmente já desisti há muito dos tablets, são bons em termos de portabilidade, mas com o tempo as limitações começam a ser outras e pelo preço prefiro investir num bom portátil que permita upgrades dentro do possível.

Já tinha estado a ver o Surface Pro 7, precisamente pelo facto do processador não ser ARM.
É uma opção interessante embora me pareça um pouco caro para o que é, tendo em conta que ao preço do tablet acresce ainda o teclado.
Outro ponto que me parece negativo é o material do teclado. Ainda tenho de pesquisar mais, mas parece que é daqueles que com algum uso fica um nojo.

Estive também a ver o Microsoft Surface Laptop GO.
Gosto do design simples estilo MacBook, de ser leve e fino e dos materiais.
O ecrã não é grande coisa, mas tirando isso, parece decente...
Por 628,99€ é mau negócio?
 
Estive também a ver o Microsoft Surface Laptop GO.
Gosto do design simples estilo MacBook, de ser leve e fino e dos materiais.
O ecrã não é grande coisa, mas tirando isso, parece decente...
Por 628,99€ é mau negócio?

Se for um que está em promoção que tem 8Gb de Ram e 128Gb de SSD parece bem aceitavel. O disco é que é muito pequeno, terás que andar sempre com pens e discos externos ou usar a maioria das coisas em cloud.

Um que eu gosto mas é pena ter o teclado em espanhol é o:
Asus ZenBook Flip 13 UX363JA-EM189T - 897€

A minha irmã tem um HP spectre 13 e a caneta funciona super bem, mas foi na casa dos 1100€ na altura.
 
Microsoft Surface Laptop GO por 628,99€ (12.45" i5-1035G1 8GB 128SSD)
ou
Microsoft Surface Book 2 por 799,00€ (13.5" i5-7300U 8GB 256SSD)
?
 
Se for um que está em promoção que tem 8Gb de Ram e 128Gb de SSD parece bem aceitavel. O disco é que é muito pequeno, terás que andar sempre com pens e discos externos ou usar a maioria das coisas em cloud.

Um que eu gosto mas é pena ter o teclado em espanhol é o:
Asus ZenBook Flip 13 UX363JA-EM189T - 897€

A minha irmã tem um HP spectre 13 e a caneta funciona super bem, mas foi na casa dos 1100€ na altura.

É esse mesmo!
É para estar sempre em casa e a maior parte do tempo no escritório. 128GB é o ideal.

Vou ver esse Asus...
 
Destes 2, sem dúvida o Surface GO. Pelo simples facto do CPU ser 3 gerações mais recente.

Sim, o processador do Surface Laptop GO é melhor, mas o Surface Book 2 também tem vários pontos a favor, nomeadamente a possibilidade de usar como tablet, e o ecrã que é bem melhor.

Estou mesmo indecisa...

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7300U-vs-Intel-Core-i5-1035G1/m223355vsm895407

https://versus.com/en/microsoft-sur...4-intel-core-i5-1035g1-1ghz-8gb-ram-128gb-ssd
 
Sim, o processador do Surface Laptop GO é melhor, mas o Surface Book 2 também tem vários pontos a favor, nomeadamente a possibilidade de usar como tablet, e o ecrã que é bem melhor.

Estou mesmo indecisa...

https://cpu.userbenchmark.com/Compare/Intel-Core-i5-7300U-vs-Intel-Core-i5-1035G1/m223355vsm895407

https://versus.com/en/microsoft-sur...4-intel-core-i5-1035g1-1ghz-8gb-ram-128gb-ssd
Ediçao de video/imagem nesse orçamento acho que um HP Omen 15 Ryzen 5 4600h 1650Ti seria boa opçao.
O processador é bom pra lidar com a ediçao, exports, renders etc, e a gráfica dedicada dá uma ajuda em alguns processos.
O ecra de 144hz deste Omen 15 é dos melhores na gama dos 144, em gamas de cor e brilho.
Consegues este modelo em Portugal por 899 sem S/O (en0012np) ou 999 com S/O (en0011np).
Até 1000€ acho que ía ao encontro do que procuras.


 
Acabei de comprar o Microsoft Surface Laptop GO por 628,99€.
Acho que não foi um mau negócio e penso que vai servir perfeitamente para o que eu quero.
Assim que o receber e começar a usar deixo aqui algum feedback.
Obrigado a todos pela ajuda.
 
Back
Topo