Portatil aquece muito o que devo fazer?

Estás com o vista, por isso não esperes milagres, ainda por cima possuis a barra lateral activa.

O Vista possui uma regra: Quanto mais bonito, mais lento.

No Vista temos de sacrificar sempre uma destas duas: (Performance/Aspecto gráfico)

Existem alguns ficheiros a funcionar que te estão a consumir os dois cores.

Para usar o Vista, aconsleho o 64Bits Ultimate, caso contrário é sempre o Xispe.
Bem... O meu portátil ultimamente também aquece bastante, especialmente quando estou a jogar (Guild Wars, tudo ao minimo...). Acho bastante estranho, porque não tenho muitos programas em background a "puxar" pelo computador.

Já vi o tutorial do undervolting, mas como sou meio azelha, não vou nem experimentar... Já pensei em comprar uma base para isto, mas tar a dar dinheiro para continuar na mesma não é comigo...

Será que as ventoinhas teem pó? ou será problema de outro componente?

Ah... E na barra lateral do Vista, tenho um Widget que me diz o uso dos cores, e ultimamente quando estou a jogar, praticamente estão os 2 a 100%... :|
 
Saca o seguinte aplicativo: Autoruns

Executa-o.

Depois do programa carregar na totalidade, escolhe File -> Save, e grava com o teu user ou algo do género.

Manda-me isso por PM.

Este aplicativo vai indicar quais os programas que possuis a iniciar com o sistema.

O que acontece com alguns clientes HP, é que possuem dezenas de programas a iniciar com o sistema e ficam bastante lentos no iniciar e a funcionar.

Após verificar este ficheiro arn que me vais enviar, posso te indicar o que podes retirar do iniciar do sistema.
 
Bem ja me mandaram um email k esta a caminho o cooler espero bem que resolva o meu problema...
Mandei vir um cooler de 17" o que se fala aqui por o forum, nem foi muito caro 32€ sem portes.
 
Bem vou então acabar o que comecei:

Executas o autoruns, e fazes o seguinte:

Retiras os vistos das seguintes aplicações:

autoruns.gif


Reinicias o sistema, e verifica se continua com o mesmo load no cpu.

Existe uma outra forma:

Fazes o download do seguinte ficheiro:

Services Configuration Files

Dentro deste zip, possuis alguns scripts de edição de registo, cada um com uma função diferente.

Antes de utilizares qualquer um dos ficheiros executa o Backup Your Registry.bat.

Com este ficheiro vais fazer um backup completo do registo do Windows.

Tenho sempre estes ficheiros no ambiente de trabalho para utilizar quando são necessários.

As informações indicadas de seguida são baseadas em sistemas XP:

DEFAULT................ 77Mb RAM
SLIGHT..................... 68Mb RAM

LITE.......................... 61Mb RAM
HARDCORE........... 48Mb RAM
MANIAC.................. 39Mb RAM

Contudo estes scripts funcionam na perfeição no Vista ou no Seven.

O que cada um destes ficheiros fáz, é desabilitar determinado serviço.

Por exemplo:
001 - DEFAULT.reg = Definições de origem (contudo uso sempre o backcup)
003 - LITE.reg=

This setup is a litte more daring than the last! This LITE setup will disable
several more services that are generally not used, but even this LITE setup
still keeps Windows Update, digital camera functionality, printer and so forth.

Here is the full list of disabled services in the LITE configuration...

------------------------------------------------------
* Alerter
Application Management
ClipBook
Distributed Link Tracking Client
Distributed Transaction Coordinator
DNS Client
Error Reporting Service
Fast User Switching Compatibility
Help and Support
HTTP SSL
* Human Interface Device Access
IMAPI CD-Burning COM Service
Indexing Service
IPSEC Services
Logical Disk Manager Administrative Service
* Messenger
MS Software Shadow Copy Provider
* Network DDE
* Network DDE DSDM
NT LM Security Support Provider
Portable Media Serial Number Service
QoS RSVP
Remote Procedure Call (RPC) Locator
Remote Registry
* Routing and Remote Access
Secondary Logon
Security Center
SSDP Discovery Service
System Restore Service
* Telnet
Universal Plug and Play Device Host
Volume Shadow Copy
WebClient
Windows Management Instrumentation Driver Extensions
Windows Time
WMI Performance Adapter
------------------------------------------------------

* = Already disabled on a default setup.

Já o 005 - MANIAC.reg =

This configuration is enough to make a grown man cry! If you use this MANIAC
file, there is a lot to take into account - before all the explination about
risks, let
me just point out how to manually enable this service or that
service in case you
are crazy enough to use this configuration. To manually enable a single service,
do this...



Necessitas de reiniciar o pc após executar o ficheiro reg que desejas.

Para voltares a colocar o sistema como de origem, executas o reg que criaste com o Backup Your Registry.bat.
 
Dá algum feedback.

Se precisares de ajuda com o scripts avisa.

Eu uso-os sempre quando quero jogar um jogo que puxa muito pelo pc, uso o LITE.

Penso que estes dois cortam a net:

HARDCORE........... 48Mb RAM
MANIAC.................. 39Mb RAM
 
Bem acabou de chegar o cooler de 17" da nox... agora keria k me dixezem k medidor de temperatura usar para ver se akilo da resoltados... gostava tb de saber como regolo a velocidade e a ordem das ventoinhas do cooler....

Se algem souber espero resposta...
 
O meu portátil também aquecia muito e eu colocava gelo por baixo mas depois ficava quente na mesma. Cheguei a deixar o portátil sem a tampa de baixo para a ventoinha mandar o ar para fora mas não resultou.

Fiz o tutorial do undervolting e resultou!!!!!
Sim o tutorial a 1 vista parece complicado mas se perderem 2/3 horas a perceber como aquilo funciona vão ver que resulta.
 
Bem, usei aqueles ficheiros de registo e não notei nada de diferente... Aliás, até me dá um erro a dizer que não foi possível aplicar todas as mudanças porque algumas chaves de registo estavam em uso pelos sistema ou por processos abertos... :|

P.S: Lembrei.me de pesquisar no Google por Toshiba A300 overheating e descobri lá nos foruns da própria Toshiba algumas dicas. Pessoal que mudou os esquemas de energia e que resolveu o assunto... Eu lembrei.me de ir ao Catalyst Control Center e fazer disable ao PowerPlay... De 80%-100% nos 2 Cores passou para 40%-60% a jogar... E já não está tão quente também :D

Quem tiver um Toshiba e tiver o mesmo problema, já sabe... Se não resolver... O que conta é a intenção :D
 
Última edição:
Eu no meu portatil também andava com temperaturas altissimas, inclusivé desligava-se se puxava muito por ele.
Peguei numa chave de estrelas, abri o portatil, e qual não foi o meu espanto ao ver para ai uma camada de pó de meio cm de espessura entre o cooler e a grelha que faz a ventilação. A camada era de tal forma compacta e espessa que puxei-a por uma ponta e ela saiu inteira :-D
Desmontei também o cooler, dei-lhe uns sopros e umas pinceladas, e pronto... foram alguns 15-20º a menos.

É fácil de fazer e não custa nada...
 
Uma limpeza dos coolers, resove sempre ;), no entanto temos de ter bastante cuidado com as ventuinhas, pois se forçármos demaziado podem perder a força.

Sei disto pq já me aconteceu.

Já agora, podem tb verificar se conseguem comprar uma ventuinha igual para substituir, "carne fresca" não f´z mal a ninguém.

Penso que se devem de vender tb.
 
Trabalham lindamente ate pk este portatil tem opçao para desligar e ligar as ventoinhas e esta sempre ligadas...

tenho este portatil, com windows xp 32bits. podes me dizer onde posso encontrar essa opçao de ligar e desligar as ventoinhas? porque com speedfan e EVGA precision nao consigo.

Antes de gastarem $ tentem isto
http://forum.zwame.pt/showthread.php?t=204177

A mim baixou-me pelo menos 20ºC em load

tentei fazer isto mas nao devo ter feito bem pois nao consegui baixar as temps. com este M761SU que trás uma intel pentium dual cpu t3200 @ 2.00ghz diz no site que a voltagem é entre 1.075V-1.175V.

ps. tambem tou a pensar comprar o Nox boreas 17'' e limpar as ventoinhas quando voltar de ferias.
 
Última edição:
Back
Topo