Portatil às vezes liga, outras vezes nao. Freeze no Boot - Desafio quase Impossivel

herpez

Power Member
Boa Noite. Tenho um portatil que para o caso nao interessa muito mas tem Linux e windows, com o GRUB a gerir o Boot.
O que se passa é o seguinte, quando ligo o portátil às vezes segue para o boot, outras vezes pára completamente a meio.
A sequencia do boot é:

Phoenix NoteBIOS 4.0 Release 6.1

1015M system RAM Passed
2048K Cache SRAM Passed
System BIOS shadowed
Video BIOS shadowed
Fixed Disk 0: HTS42xxxxxxxxxx
ATAPI CD-ROM: PIONNER DVD-RWxxxxxx
Mouse initialized

E em baixo, Press <F1> to enter SETUP

Quando chega a este ponto, umas vezes para aqui e nao dá para fazer nada, outras vezes avança e entra no GRUB. É quando pára neste ponto (sem mostrar o ecran do GRUB) que eu chamo de FREEZE!

Bem, o mais normal é dizerem me para fazer um format completo e tal mas nao adianta,já fiz e nd.

Hoje, como nao tenho garantia, abri o bicho...

Tirei lhe a bateria, e tentei ligar retirando componentes.

Em Resumo: Sem a placa wireless ligada, sem a bateria, CDROM, sem teclado (nao, n apareceu a célebre msg "keyboard not present, press F1 to resume...", sem rato, sem fan, sem HDD, ele fez um freeze.

Claro que todos estes componentes foram testados individualmente e depois todos em conjunto.

Ou seja, penso agora em: Motherboard, BIOS, RAM, Energia.

Na RAM, fiz experiencias, tenho 512Mb em cada um dos 2 slots e ponho aqui os resultados

RAM 2 no Slot 2 e sem RAM 1 -> Da 1a vez fez freeze, da segunda vez tambem.
Sem qq RAM nos slots o LCD nc acendeu, parou logo, o que é normal.
RAM 2 no Slot 1 e sem Ram 1 -> Freze no sitio do costume, à segunda e 3a tentativas, AVANÇOU, ou seja, deu O.S. not found (pois estava sem disco pois era o q pensava ser o causador)

RAM 2 no slot 2 -> Freeze nas 2 vezes q iniciei
RAM 2 no slot 1 -> Freez da 1a vez, na 2a e 3a vez AVANCOU, ou seja, OS not found.
RAM 1 no slot 1 -> 3 vezes o freeze tipico
RAM 1 no slot 2 -> Apos iniciar 4 vezes, em nenhuma vez ligou sequer o LCD (mt semelhante a quando nao havia RAM nenhuma)
RAM 1 no slot 1 (repeti) -> Freeze normal
RAM 2 no slot 1 (repeti) -> Feeze das 3x q liguei, o que invalidou a minha teoria q deveria funcionar pois funcionou 5min antes
RAM 1 no slot 2 (repeti) -> Freeze normal (invalidou o que pensei que pudesse ser o maior problema, pois agora já dava um freeze normal e nao como antes)
Ram 2 no slot 1 (re-repeti) -> Freeze normal

Repeti a historia da RAM imensas vezes:
Ram 2 slot 1 -> 3 freezes
Ram 2 slot 2 -> 3 freezes
Ram 1 slot 2 -> 3 freezes
Ram 1 slot 2 -> 3 freezes

Ram1 Slot 2 e Ram 2 slot 1 -> da 1a vez deu freeze, da 2a vez deu freeze, da 3a vez nem o LCD ligou, da 4a vez e da 5a vez AVANÇOU (O.S. not found).

Ram 1 Slot 1 e Ram 2 slot 2 -> 3 freezes

Volto ao Ram1 Slot 2 e Ram 2 Slot 1 e... -> 4 freezes.

Por fim voltei a montar tudo e ficou com a Ram 1 Slot 2 e Ram 2 slot 1, pois foi a menos má.

Ligo com tds os componentes e... 3 freezes.

Espero 15min, sem mexer em nd, e 3 freezes

Tento com bateria, e freezes...

Agora estou noutro pc e nao tenho duvidas q o PC é menino p amanha ligar à 1a. Nao percebo. Tanto que nos ultimos 2 meses, sem qq factor precipitante, agravante ou aliviante, o pc tanto ligava como nao ligava, sem nc o ter aberto.

Assim, penso q tb n tem nd a ver com a bateria, pois ele tanto liga como nao liga sem ela.


- Penso agora na motherboard

- Na BIOS n penso tanto pois tanto dá como não dá sem eu mexer em nada (já tentei pôr a BIOS com default e também com o maximo de componentes desligados, e é igual, sempre aleatório). Tentei actualizar a bios mas no Vista apareceu o BSOD, nao deu :(

- A RAM aparenta ter algo de suspeito, vou deixar hj a nt toda o PC a fazer o teste de RAM que vem no boot do GRUB (caso o consiga ligar)

- Penso que possa ser flutuações da corrente ou mau contacto do carregador, nao sei bem como testar.


Por favor, tentem me ajudar.

SObre software tentei correr mt programas de benchmarks e de teste de componentes e nunca nada foi detectado


Obrigado e desculpem o testamento.

PS - no meu perfil tentei completar ao maximo toda a informação sobre o meu PC
 
Última edição:
Back
Topo