[portátil asus] blank screen, reinicia sem parar

del*

Membro
Ora estava eu muito bem no portátil quando ele decide reiniciar. Depois disso o ecrã fica completamente negro, não aparece nada, nem o ecrã inicial da asus. Consigo houver a drive de cd-rom a fazer aquele barulhinho à procura de cd mas o computador volta a reiniciar, ecrã negro. Normalmente é assim, liga-se e lá vai reiniciando na dele, nunca aparece nada no ecrã. Já me aconteceu também ligá-lo e ele trabalhar um bocado (novamente sem nada no ecrã).

Chateio-me, mando-o para um canto qualquer. Passado uns dias vou lá e o bicho já funciona. Vejo uns filmes, vou à net, etc, etc. Pode estar assim 1, 2 dias e dá-lhe novamente para reiniciar e ficar com o ecrã negro. Lá vai ele ao suporte técnico da asus. Queriam quase 500 euros (sem iva) para substituir o LCD e mandei-os à fava. Quando voltou estava na mesma. Só porque me apeteceu tirei um dos módulos de ram, liguei o laptop e estava a funcionar sem problemas e assim continuou durante uns meses. Entretanto o problema voltou e mandei-o para o canto. Comprei um portátil novo e pronto. Isto à coisa de meses.

À uns dias chego-me ao pé dele naquela... Liguei à corrente, carreguei no power e funcionava. Esteve assim o fim-de-semana. Ora arrumei novamente o bicho. Uma semana depois peguei nele, instalei-lhe PC-BSD (estava curioso para ver como era o OS), ainda naveguei um bocado e depois encerrei. Arrumei-o na gavetinha. Umas 12 horas depois pego no gajo ligo e tau, blank screen, reinicia... eu forço shutdown. Ligo novamente ele reinicia, fica um bocado a trabalhar sem nada no ecrã, reinicia e anda nisto.

Visto que ele ainda trabalha quando quer vou excluir problemas com o LCD. Pelos vistos na ename queriam $ para substituir uma componente que funciona. Dado que da outra vez tirei um módulo de ram e ele ficou bom durante uns tempos isto leva-me a pensar que o problema poderá ser do outro módulo.

A minha questão é a seguinte: se eu tirar o outro módulo ficando o portátil sem ram vai aparecer alguma coisa no ecrã? Como neste momento não aparece nada, se ele desse sinal de vida então ficaria a saber que precisa de ram nova. Ram é cara, eu tenho pouco $ e não queria estar a comprar sem ter a certeza. Além disso para aceder ao outro módulo de ram é preciso tirar o teclado e parece-me um bocado complicado.


Cumprimentos.
 
Para excluires problemas de ram testa-a com o Memtest86 http://www.memtest86.com/download.html
é so gravares o iso num CD e fazeres o boot pelo cd. Configura na bios caso ele nao esteja assim pre-definido.

se quiseres tbm tens a possibilidade de correres o memtest86 por pen ou cartao de memoria, caso o teu pc faça boot por dispositivo usb/cartao.

alguma duvida pergunta

cumps
 
O problema era mesmo da ram. Comprei um módulo de ram novo e ficou a funcionar sem problemas.

P.S. Mais vale tarde do que nunca.
 
Back
Topo