Portátil Asus desliga em 30 minutos

Slim_Boss

Membro
Boa Tarde Pessoal,

Venho aqui solicitar a vossa ajuda/opinião para um caso que me está a deixar os cabelos em pé.
Antes de mais vamos ao equipamento: Portátil Asus X55A-SX119H (vem de origem com W8).
A anomalia: Desliga exatamente ao fim de 30 minutos.
Triagem:
- Mudada a RAM (4GB e 2GB): Continua a desligar;
- Mudado o HDD (160GB e 250GB): Continua a desligar;
- Instalado W10 (modo normal e segurança): Continua a desligar;
- Instalado W7 (modo normal e segurança): Continua a desligar;
- Instalado ZorinOS e MintOS: Continua a desligar;
- Desmontagem, com limpeza a fundo (cooler e afins), mudança da pasta térmica, limpeza de todos os contatos: Continua a desligar;
- Arranque com Entrada na Bios, sem nada conectado (placa rede, hdd, etc): Continua a desligar;
- Não se verifica (a olho nú) nenhum condensador, capacitador com vestígios de oxidação;
- Após desligar, posso voltar imediatamente a ligar que arranca normalmente (nenhum dos Windows deu sequer erro ou BSOD), o que descarto aquecimento (salvo erro);
- No aquecimento através do HWmonitor, temperatura máxima de 58º;

Não percebo muito de eletrónica, para arriscar a mudar componentes da Motherboard, e tenho visto nos últimos dias diversas soluções, onde todas elas não resultam.
Assim peço ajuda aqui ao mais entendidos que possam dar a V/opinião. Existe possibilidade de a MB estar em curto? Como poderei verificar?

Agradeço imenso desde já a vossa ajuda.
 
Pessoal ATUALIZAÇÃO

Ao fim de alguma pesquisa consegui descobrir metodo para atualizar BIOS sem o aviso "BIOS DATE IS TO OLD".
No entanto no processo de atualização, o "diabo" do meu pequeno desligou o portátil, mesmo na parte de "erase bios".
Agora o equipamento "morreu", pelo que constatei será necessário reprogramar a BIOS ou recuperar.

Daí a minha questão:
1) Alguém sabe como será o processo de recuperação? Já testei o indicado no site da ASUS mas não resolveu nada;
2) Alguém pode indicar um conhecido que reprograme (sem que "levem" todos os cêntimos que tenho, solicitei orçamento e ronda no mínimo 250,00€)?

Sintomas atuais:
- Liga, mas dá black screen;
- LED acendem mas depresssa voltam a apagar;
- Ventoinha não arranca;
- HDD dá sinal, mas não sei que chega a arrancar;

Preciso mesmo de ajuda, preciso recuperar este equipamento, pois é para uso de trabalho.

Grato
 
Slim_Boss

Neste momento não tens muito a fazer, ou tratas de procurar outra motherboard usada para substituir essa ou tens de deslargar a nota para alguém especializado te recuperar isso(valor que nem o portátil já vale), até porque isso não é qualquer um que faz esse tipo de serviços e é necessário também equipamento apropriado que não é propriamente barato, dai os preços de recuperação serem altos para algo que parece um procedimento banal.

simplesmente ficaste com a bios apagada, os procedimentos de flachar uma bios, tem de ser feitos com máximo de cuidado e não pode falhar nada para evitar a coisa corra mal, como foi o caso, agora tens um pisa papeis.
 
Slim_Boss

Neste momento não tens muito a fazer, ou tratas de procurar outra motherboard usada para substituir essa ou tens de deslargar a nota para alguém especializado te recuperar isso(valor que nem o portátil já vale), até porque isso não é qualquer um que faz esse tipo de serviços e é necessário também equipamento apropriado que não é propriamente barato, dai os preços de recuperação serem altos para algo que parece um procedimento banal.

simplesmente ficaste com a bios apagada, os procedimentos de flachar uma bios, tem de ser feitos com máximo de cuidado e não pode falhar nada para evitar a coisa corra mal, como foi o caso, agora tens um pisa papeis.
Boa Tarde,

Grato pela explicação. E a opinião face aos DIY que circulam por ai, como por exemplo adquirir um programador eeprom, ou colocar o ficheiro bios numa pen.
Experimentei as soluções da própria ASUS, mas não surgiram efeito (Fazer hard reset á board) e depois simplesmente ligar o pc que o mesmo reponha.

Abraços
 
Slim_Boss

as opções DIY que ai andam não tem servem de muito agora, apenas a alguém já com outro nível de conhecimento mais avantajado na eletrónica, pois o no caso de um programador de eprom tinhas de saber extrair o chip da motherboard , para o poder inserir no programador e no final de carregar a bios, voltar a soldar de volta na motherboard, logo não é algo que se faça sem experiencia, pois tanto na extração como na reposição se correr mal acabas com o chip e já era.

a solução de meter o file da bios numa pen, isso só resultava se a mesma estivesse corrompida, e mesmo assim é uma alternativa que não dá para fazer em qualquer pc, o que pelo que descreves não é o teu caso, simplesmente o processo parou na altura que ela foi limpa e nem sequer começou a ser carregada, logo nem tem por onde pegar.

como é natural, a partir do momento que a bios ficou comprometida, esquece lá as soluções da marca, pois ai os reset's não funcionam, pois a bios está inativa, ou melhor nem sequer existe neste momento.

a realidade nua a crua é que a única opção de resolver isso passa por ter de ir a uma casa de assistência técnica, pois os procedimentos estão para lá das tuas capacidades como já deste a entender, já para não falar do valor que nem sequer compensa mandar reparar, mais facilmente procuras uma Motherboard usada e trocas a dita.

ultimo caso tens de te mentalizar que esse portátil já não há muito que possas fazer, e tentares arranjar outro, mesmo que usado.
 
Não me pareça que valha a pena gastares mais dinheiro nesse equipamento.
Tendo em conta que o hardware também já é velho, por 300€ consegues encontrar uma coisa recente, mais eficiente, com mais poder, e com mais 2 anos de garantia de fábrica.

Pode não ser a solução desejada, mas é a melhor, dado o orçamento para reparação "250€".
 
A bios tem que ser regravada com um leitor de eeprom. O chip da bios tem que ser dessoldado,ou com sorte pode ser que uma pinça leia o chip. O ficheiro com a bios encontra se facilmente,posso mandar um link por pm. E se é perdido por 10 perdido por 100,ficava mais barato comprar uma gravadora no Eb@y que custa 15€ e tentar o reparo.

Voltando a conversa mais atras, testou tudo o que foi componentes menos um,ou pelo menos nao mencionou: o carregador e a bateria. Se retirasse a bateria desligava-se so ligado no carregador' Desligava se so ligado na bateria? Testou com outro carregador?
 
A bios tem que ser regravada com um leitor de eeprom. O chip da bios tem que ser dessoldado,ou com sorte pode ser que uma pinça leia o chip. O ficheiro com a bios encontra se facilmente,posso mandar um link por pm. E se é perdido por 10 perdido por 100,ficava mais barato comprar uma gravadora no Eb@y que custa 15€ e tentar o reparo.

Voltando a conversa mais atras, testou tudo o que foi componentes menos um,ou pelo menos nao mencionou: o carregador e a bateria. Se retirasse a bateria desligava-se so ligado no carregador' Desligava se so ligado na bateria? Testou com outro carregador?
Bom Dia,

No seguimento das respostas e tendo em conta que atualmente o equipamento é um "pisa-papéis", adquiri um Programador de Eeprom, modelo CH341A, veio com os acessórios todos, inclusive garra de forma a evitar a dessolda do chip.
Como disseram, perdido por perdido ao menos, brinco um pouco e ao mesmo tempo que aprende-se.

Agora a questão após instalar o software, é feita a leitura, passo seguinte gravação, poderá ser o ficheiro disponibilizado no site da Asus suporte, na secção da BIOS? Por exemplo o primeiro lançamento ou o último? Ou tem de ser um ficheiro especifico, como o referido pelo ff1esta?

ff1esta foi testado de todas as formas, como bateria e carregador, sem bateria com carregador e por fim apenas com bateria, sempre ao fim de 30 minutos certos desliga. Tenho quase certeza é o problema será o indicado no primeiro post (link), algo haver com o intel management engine. Ao que parece poderá ficar resolvido com a atualização da BIOS, o que eu estava a fazer, até dar merd@.

Abraços
 
Bom Dia,

No seguimento das respostas e tendo em conta que atualmente o equipamento é um "pisa-papéis", adquiri um Programador de Eeprom, modelo CH341A, veio com os acessórios todos, inclusive garra de forma a evitar a dessolda do chip.
Como disseram, perdido por perdido ao menos, brinco um pouco e ao mesmo tempo que aprende-se.

Agora a questão após instalar o software, é feita a leitura, passo seguinte gravação, poderá ser o ficheiro disponibilizado no site da Asus suporte, na secção da BIOS? Por exemplo o primeiro lançamento ou o último? Ou tem de ser um ficheiro especifico, como o referido pelo ff1esta?

ff1esta foi testado de todas as formas, como bateria e carregador, sem bateria com carregador e por fim apenas com bateria, sempre ao fim de 30 minutos certos desliga. Tenho quase certeza é o problema será o indicado no primeiro post (link), algo haver com o intel management engine. Ao que parece poderá ficar resolvido com a atualização da BIOS, o que eu estava a fazer, até dar merd@.

Abraços

Para realizares a programação da eeprom, convém desligar a bateria principal e retirar a bateria CMOS, para que não exista ponto de energia ligados. Depois é que convém ligar o programador e ler a eeprom (ver o que dá).
 
Para realizares a programação da eeprom, convém desligar a bateria principal e retirar a bateria CMOS, para que não exista ponto de energia ligados. Depois é que convém ligar o programador e ler a eeprom (ver o que dá).
Thks,

Tenho a MB desmontada. A bateria CMOS é soldada, não queria arriscar a retirar, pois não tenho as ferramentas necessárias.
 
(ACTUALIZAÇÃO)

Bem após pôr mãos á obra para tentar a minha sorte, ou falta dela:

Software V1.18: Write operations timeout failed! Código: %d
Software V1.34: Falha na detecção, Eprom não detectada
Software V1.41: Lê, dá a entender que escreve, mas na verificação dá erro: Possible protection is enable. Press "unprotect" and check datasheet (fica com a mensagem: programando chip... e a única opção livre é abortar) - Será que deixo ficar assim durante alguns tempos (já deixei por 30minutos)?

Nota: Chip WinBond 25Q64FV

Alguém por aqui mais entendido na matéria que queira dar umas lições básicas. Onde estou a falhar?

Abraços e desde já obrigado.i
 
(ACTUALIZAÇÃO)

Bem após pôr mãos á obra para tentar a minha sorte, ou falta dela:

Software V1.18: Write operations timeout failed! Código: %d
Software V1.34: Falha na detecção, Eprom não detectada
Software V1.41: Lê, dá a entender que escreve, mas na verificação dá erro: Possible protection is enable. Press "unprotect" and check datasheet (fica com a mensagem: programando chip... e a única opção livre é abortar) - Será que deixo ficar assim durante alguns tempos (já deixei por 30minutos)?

Nota: Chip WinBond 25Q64FV

Alguém por aqui mais entendido na matéria que queira dar umas lições básicas. Onde estou a falhar?

Abraços e desde já obrigado.i

Infelizmente nunca experimentei fazer isso, mas dá aqui uma vista de olhos:
https://www.win-raid.com/t4175f16-GUIDE-Flash-BIOS-with-CH-A-programmer.html

Coloca ai uma foto da motherboard.
 
Última edição:
Back
Topo