Portátil Asus F3JA - Aquecimento e Barulho

Atari

Power Member
Boa noite!

Possuo um Asus F3JA T7200, 2GHz, com 1GB Ram e o mesmo aquece demasiado, sendo que por vezes se torna complicado trabalhar com ele dado que o aquecimento é tal que até incomoda (CPU 71º e HD 38º). O mesmo se passa com o barulho de "fundo" que o mesmo faz quando ligado.

Posto isto, gostaria de saber se existe alguma forma de tornar o barulho "mudo" e o aquecimento menos desagradável. Será da memória? Se o é, é fácil proceder ao aumento da mesma (custos?)?

Obrigado (sou um noob nestas coisas) :'(
 
Boa noite o Portatil ainda se encontra no período de garantia? (por norma 2 anos).
Vamos por partes relativamente ao aquecimento já experimentou mudar o portátil de superfície?
Já equacionou a compra de uma base para o mesmo de forma a reduzir a sua temperatura?
Esse barulho o que está a incomodar já faz a muito tempo ou foi recentemente?
Em principio não deverá ser problemas de memorias se a aumentar sentirá mais rapidez e não temperaturas mais baixa ou menos barulho.
cump's.
 
Boas,

A garantia já lá vai. Quanto ao mudar a superfície do portátil, falou-me numa base para reduzir a temperatura? Existe uma base especial? Se tenho o mozilla e um pdf (por exemplo) aberto o mesmo atinge temperaturas na ordem dos 80º. No que diz respeito ao barulho, bem, basta ter o portátil ligado. Até o da minha mãe (Toshiba), que veio das novas oportunidades, se porta melhor. :'(

Que soluções tenho para isto? Comprar um portátil novo não vai com nada. . .
 
bom dia Quando falo em falo em base estou em falar destas por exemplo costumam baixar a temperatura.
Outra coisa que tem que ter em atenção não terá por ai vírus / spyware que poderá causar obviamente mais lentidão e "comer" recursos que aumenta a temperatura? é que pdf + firefox nunca poderá atingir essas temperaturas.
Corra o AV (actualizado) + antispyware (spybot ou Malwarebytes' Anti-Malware por exemplo).
Depois diga qualquer coisa caso não seja detectado nada experimente enviar um mail para a ASUS de modo a verificar quanto custa uma limpeza pois de facto poderá precisar.
ps: Esse barulho que está a falar pode ser problemas com a ventoinhas se for o caso pode estar a originar temperatura altas contudo veja primeiro se não tem por ai bicharocos / vírus.
cump's.
 
Última edição:
Já corri o antivirus e o spybot e nada detectou. Vou enviar mail para a Asus de forma a resolver isto rapidamente. Obrigado
 
Cheira me mesmo a problemas de cooling.
Mudaste a massa termica? ficou a fazer bom contacto?
O pó além do aquecimento obvio irá obrigar a fan a rodar mais rapido o que ao longo do tempo traduz-se num desgaste dos rolamentos o que leva ao barulho.
Se a ventoinha já estiver a fazer muito barulho vais ter que a substituir de certeza
 
Ora bem não sendo vírus / spywares e a temperatura a aumentar dessa forma nem com base irias notar uma grande diferença sinceramente tenta saber junto da ASUS depois diz algo por aqui certamente que irá levar uma limpeza e como o JuSt_Me_AnD_yOu indicou é possível substituição da ventoinha depois diz os preços para futuras duvidas :)
cump's.
 
Resposta da Asus

As possibilidades aqui são :

Software
1- Conflito na Bios , se soluciona com actualização da Bios
2- Conflitos no sistema , se soluciona com reinstalação do sistema

Hardware
3 - modo térmico com defeito , enviar a assistência para trocar o modulo
4 - Sujeira no dissipador de calor , enviar a assistência para abrirem o portátil e fazerem a limpeza ou qualquer loja de informática.
 
Para a Asus não me apetece muito enviar. Poderá ser muito demorado o processo e estava a pensar levar a uma casa da especialidade aqui da terra.

Actualizar a Bios não sei. É fácil?
 
boas atari em principio para a asus será rápido.
Não te metas em actualizações na bios pois não será isso a causa para problemas como o barulho e afins é uma medida que a ASUS te indicou mas é somente isso trata-se de procedimentos "gerais".
cump's.
 
Não mandes isso para a Asus porque se não vais te assustar com a conta.
Tenta realizar o que disse atras. Se realmente for do cooler ai podes tentar arranjar um de substituição.
A mudança é facil e acredita que fica mais barato do que a Ename te arranjar isso
 
Contacta a asus de modo a pedires um orçamento, se não te sentes a vontade para andar a mexer é a melhor maneira.
cump's.
 
Boas... Também tenho um F3JA, penso que te posso dar algumas dicas. Desde que o compraste que deves ter notado que os nossos portáteis sempre aqueceram um pouco. Mas essas temperaturas são exageradas, posso dizer-te que neste momento tenho o iTunes, Firefox, TweetDeck, e mais umas quantas apps ligadas no Tray e o meu CPU está a 40ºC. É normal que chegue a temperaturas na ordem dos 70ºC em dias de muito calor e se estiver a jogar, senão muito raramente passa dos 50/55ºC. Se não estás muito à vontade a mexer em PC's, aconselho-te a ir a uma loja de informática que faça reparações e pede um orçamento para uma limpeza à ventoinha/condutas de ar. O meu já vai com 2 anos e meio e já o limpei umas 3 vezes, e posso dizer-te que de cada vez que o limpo, saem umas boas quantidade de pó/cotão que fazem aquecer imenso e, por conseguinte, fazem a ventoinha trabalhar mais, o que leva a maior barulho. Eu aposto que seja isso. Quanto à BIOS, é verdade que há uma BIOS (versão 208) que previne o sobre-aquecimento da bateria, não sei se realmente a diferença de temperaturas é assim tão grande para as anteriores. Eu já tive a versão 206 e não aquecia nada de mais, fiz o update por descargo de consciência e não notei diferenças. ;) Como já disse, apostava numa limpeza das ventoinhas e condutas, isso numa loja deve custar uns 20€ e não custa tentar. :D Se mesmo assim continuar a aquecer, já poderá ser outro tipo de coisas.

Cumps, qualquer dúvida avisa!
 
Bem, lá actualizei a Bios e fiz a suposta limpeza numa loja e disseram que o suposto barulho deveria ser da ventoinha e que fazer a troca ficaria por uns 150€. . . Da limpeza poucos resíduos saíram o que leva a crer que o problema não derivava daí. A verdade é que por 150€ quase que prefiro mandar vir um das novas oportunidades. Eheh.
 
Mais ou menos. Quer dizer, não atinge aqueles 90º mas continuo a ouvir o portátil se tiver com um programita ou outro a puxar por ele.

Já agora, o facto de estar ligado à corrente contribui para o aquecimento do mesmo?
 
Back
Topo