A minha experiência com o Ally tem sido positiva mas nada fácil. Curiosamente quando equacionei um steam deck vs Ally uma das coisas que lia era que o steam deck era mais direcionado para quem queria mais uma "console experience" e o Ally para quem queria algo com mais performance e compatibilidade. Eu não percebia muito bem este argumento da "console experience" visto que o ally também tem steam big picture etc mas agora passados 8 dias em que passei 85% do tempo a configurar a ally e 15% a jogar consigo compreender.
Venho pedir ajuda pois tenho encontrado alguns problemas/bugs que ainda não consegui resolver, alguns deles já vi que têm solução mas é um pouco complicada e tenho de ir com calma e com tempo, outros ainda não consegui descobrir a solução.
Para contexto digo o que já fiz e depois o que tenho dúvidas/ problemas
O que já fiz: Updates a tudo (windows; AC; My asus; AMD; Microsoft store); Core isolation; virtual machine; bit locker e fast startup; desinstalar manualmente apps que não uso; retirar de start up apps desnecessárias; 6Gb VRAM; manual power com fan curves manuais. E muitos muitos muitos outros pequenos tweaks.
O que não fiz: Não fiz debloat com programas tipo Bloatynosy ou scripts tipo CTT Debloat.
Problemas:
- Quando encerro ou hiberno o Ally, o ecrã desliga mas ele ainda fica com o led superior ligado e com as ventoinhas a funcionar. Só passado algum tempo é que param e o aparelho fica totalmente desligado (Do que li está relacionado com o ultimo update do windows e tem solução mas não é extremamente fácil)
-Mesmo depois de encerrar o Microsoft Edge ele fica como processo ativo a consumir ram no gestor de tarefas. Mesmo depois de desabilitar a opção no próprio browser de "
Continue running background extensions and apps when Microsoft Edge is closed". Pelo que vi tem solução mas mais uma vez não é extremamente fácil. Tenho parado a tarefa manualmente no gestor de tarefas mas talvez será melhor instalar outro browser e tentar desinstalar o edge.
- O AMD adrenaline às vezes ficava completamente preto e sem se poder encerrar só parando o processo no gestor de tarefas, isto acontecia principalmente a tentar usar RSR (Radeon Super Resolution). Fiz Repair e Reset e até agora tem estado tudo bem.
-Utilização de RSR ou RIS através do control center. Sei que são mutualmente exclusivos, mas até agora não consegui utilizar nenhum deles (ou então o efeito é quase impercetível) principalmente quando docked, ligado a uma tv. Sei que se tem de ligar primeiro o jogo, meter numa resolução mais baixa, depois desligar, ligar o RSR e só depois ligar novamente o jogo mas mesmo assim não dá e acontece o ponto seguinte:
-In game overlay do RSR/RIS/Chill/Boost não aparece no jogo mesmo com a opção ligada. Para confirmar se tenho algum deste parâmetros ativos tenho de fazer Alt+R e quando o faço e retorno ao jogo, o mesmo (que está numa resolução mais baixa neste caso 1080p numa tv 4k) fica a ocupar apenas 25% da tv em vez de fullscreen.
-Quando estou a jogar programas como EA play, Armory crate e AMD adrenaline continuam activos a gastar Ram considerável, ainda sou do tempo em que se carregava no atalho do jogo e não era preciso mais nada
. Tanta ram a ser usada por todos estes programas não poder ser benéfica para a performance do jogo.
-Windows defender consome sempre entre 150-190 Mb de ram.
-Utilização de ram por processos desnecessários como phone link e windows widgets que não consigo remover.
- Já tive dois pequenos sustos, um logo no inicio a atualizar o windows que ficou parado e tive de forçar o encerramento e noutra ocasião mais recente a fazer restart do ally em que ficou sempre na roda e tive de forçar o encerramento também.
- A minha dock JSaux não me permite atingir o modo 30W com o carregador original da Ally, sei que houve um firmware anterior que permitia isso mas não consigo de maneira nenhuma meter esse firmware na dock
Tem sido a minha experiência ate agora, se alguém tiver alguma sugestão ou resolução de problemas agradeço!