1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Portátil até 1000 Euros para jogos

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por GtAkReYz, 28 de Agosto de 2008. (Respostas: 20; Visualizações: 2636)

1. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Boas, quero comprar um portátil, por isso peço a vossa ajuda. Cumprindo as regras, aqui ficam as respostas ao questionário. Desde já, parabéns pelo excelente fórum, e obrigado pela ajuda!

1) Qual é o orçamento disponível?

1000€ (com uma margem de 100€, para cima ou para baixo).

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)
    a. Ultra-portátil: 12.1" ou menos
    b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"

c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"
    d. Substituição de Desktop: 17" ou mais

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
    Pelo que li no artigo de Dicas, a Acer não me interessa pela pior assistência técnica. Se for um PC montado na loja (tipo Compal) não me chateia nada.

4) A que tarefas se destina o portátil?
    Basicamente, para tudo, desde trabalho em AutoCAD até navegação na internet e Office, mas quero que corra jogos novos.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
    A maior parte do tempo é para estar em cima da secretária, quando não for, viaja de carro.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
    Como é para estar em cima da secretária, não sou esquisito, mas pelo menos 2h (sem ser para jogos) deve aguentar.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
    Sim, sobretudo jogos de carros (Need For Speed, etc). É absolutamente primordial que seja capaz de jogar de forma perfeitamente fluída o GTAIV que sai em Novembro, como ainda não há "System Requirements", é difícil antever, por isso deixo isso a quem percebe mais do assunto que eu, ;). Gostava de ter uma GeForce 8700M, mas do que já estive a ver, só encontro disso em portáteis fora do meu orçamento, ou não?

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
    Não me importo se for mesmo um bom negócio, mas normalmente os gastos de envio não compensam. Pela net tenho 15 dias para me "arrepender" da compra sem ter que dar cavaco a ninguém, e até dou valor a isso. Se não for pela net, como sou da linha de Sintra e trabalho em Lisboa, convém ser nessas áreas.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
    Não quero gastar dinheiro com o SO, se venderem mais barato sem o Windows, tanto melhor. E se vier com Vista, é para tirar e pôr o XP.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
    a. WXGA - 1280x800;
    b. WXGA+ - 1440x900;
    c. WSXGA+ - 1680x1050;
    d. WUXGA - 1920x1200;

Basicamente, não quero resoluções muito altas, para proteger os olhos, mas sobretudo para não ter que exigir demasiado da gráfica para correr os jogos na resolução nativa.

11) O aspecto do portátil é importante para ti?
    Não.

12) Quando é que vais comprar o portátil?
    Até Novembro, Dezembro no máximo. O GTA IV sai a 18/21 de Novembro, e gostava de começar a jogá-lo no portátil mal ele saísse.

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
    Pelo menos 160GB.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
    Normalmente os portáteis já vêem com gravador de DVD (single-layer), isso basta-me.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
    Queria ter uma saída DVI para ligar ao monitor de secretária. Wifi é obrigatório e Bluetooth seria agradável.

Toda e qualquer recomendação é bem vinda! Obrigado!

2. Eu mesmo

Eu mesmo Power Member

Olá, porque é que não compras o hp dv5-1050? É um bom PC para gaming. Não é TOP, mas safa-se muito bem!

3. plancha

plancha Power Member

Esse hp seria a melhor opção se comprasses agora, mas como só vais comprar no fim do ano é melhor perguntares nessa altura, já que até lá irão sair muitos modelos novos.

4. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Eu estou a pensar comprar nos próximos dois meses (ou seja, até Novembro), será que até lá vão sair assim tantas novidades que não valha a pena começar a pensar já nas opções? Por exemplo, é plausível que os portáteis que agora têm gráficas GeForce 8700M GT possam vir a descer até aos 1000€ (isto supondo que não existem ainda portáteis nessas condições, pois o mais barato que vi foi a 1600€)?

Quanto ao HP, está dentro das minhas possibilidades, mas as características que ele apresenta, consigo tê-las por menos 200€ com um Compal da ***** que até tem mais RAM (embora só dê para usar até 3GB, pelo que já li), mais resolução e um disco mais rápido (mas com menos capacidade). E até tem 1GB de Intel Turbo Memory, mas não sei se isso ajuda ou não...

Já agora, quando eles falam numa gráfica "GeForce 9600M GT até 1791 MB de memória gráfica total com 512 MB dedicados", o que é que isso quer dizer? Como é que posso usar esses 1791MB de memória?

5. M4N!4K

M4N!4K Power Member

turbo cache.. ou seja, a grafica tem 512 dedicados, da propria grafica.. no entanto, caso seja necessário vai à ram do sistema buscar mais, até um total de 1791MB caso necessário

6. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

E pode ir buscar memória àquela que não é usada pelo Windows? Como li que o Windows de 32bits não usa mais do que 3GB, não haveria qualquer vantagem em comprar mais do que isso, a menos que a gráfica consiga ir buscar essa memória não utilizada, certo?

7. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Entretanto, a ***** já me "tramou", agora passou a usar os Compal JHL 90 que trazem monitores de 15.4" e resolução de 1680x1050.8|

E eu que achava que o meu monitor Asus VW198T de 19" e 1680x1050 já começava a ter resolução a mais para a diagonal que tem... Esta resolução num monitor de 15.4" não "ataca" um bocado a visão?

Por um lado, fico contente de ver que a tecnologia vai avançando, e eu sou um fã de altas resoluções, mas por outro, fico preocupado com a consequência que isso tem para a exigência adicional para a gráfica ao jogar na resolução nativa.

Pelo que estou a ver, o melhor que vou conseguir nos próximos tempos, e com este orçamento, é uma gráfica GeForce 9600M GT, será que esta resolução não é "muita areia para a sua camioneta"? É que eu trocava sem grandes hesitações a resolução maior (mas demasiado grande, se calhar) por um melhor desempenho a nível de jogos à resolução nativa.

Já agora, eu tenho estado a escrever 8700M como a placa que gostava de ter, mas é mesmo a 9700M...

8. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Então, não há respostas às minhas perguntas?

Como as tenho estado a espalhar por vários posts, vou reagrupá-las, para facilitar:

1. É plausível que os portáteis que agora têm gráficas GeForce 9700M GT possam vir a descer até aos 1000€ (isto supondo que não existem ainda portáteis nessas condições, pois o mais barato que vi foi a 1600€)?
    2. Intel Turbo Memory, isso ajuda para alguma coisa, ou mais vale comprar logo RAM em quantidade equivalente? O que é mais rápido, 4GB de RAM, ou 3GB de RAM + 1G de ITM? É preciso o Vista para dar uso a esta memória, não é?
    3. Acerca da Turbo Cache, pode ir buscar memória àquela que não é usada pelo Windows? Como li que o Windows de 32bits não usa mais do que 3GB, não haveria qualquer vantagem em comprar mais do que isso, a menos que a gráfica consiga ir buscar essa memória não utilizada, certo?
    4. Pelo que estou a ver, o melhor que vou conseguir nos próximos tempos, e com este orçamento, é uma gráfica GeForce 9600M GT, será que esta resolução não é "muita areia para a sua camioneta"? É que eu trocava sem grandes hesitações a resolução maior (mas demasiado grande, se calhar) por um melhor desempenho a nível de jogos à resolução nativa.
    5. Por norma, os portáteis já trazem saída DVI para ligar a monitor de secretária?

Obrigado novamente pela ajuda!

9. luisnogueira

luisnogueira Power Member

Já agora e porque tenho lido várias coisas sobre a limitação dos 3GB, isso era um bug do Vista que já foi corrigido no SP1 do Vista. Por isso esqueçam essa história...

10. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

11. CesarLuc

CesarLuc Power Member

Detectar é diferente de usar.

12. bzoiro

bzoiro Power Member

Aqui vai uma ajuda

1- 9700 Dúvido MMTTT. o máx que pode aparecer é uma 9650gs ou gt e mm assim duvido que caia na gama de preços que queres. pode sim aparecer assim de paraquedas um dos 17" que tinham a 8700 a baixar de preço para acabar com os stocks.

2- Em teoria o Turbomemory é mt bonito mas na practica os seus efeitos são mt duvidosos. tvz com a sp2 do windows se começe a ver alg coisa. o problema é que a microsoft cortou as instruções para este tipo de memória para acelerar o lançamento do vista. de qqr maneira sim, só funciona em vista. a questão da memória é +/- assim: os sistemas de 32bits suportam até 4 Gb no total. o que acontece é que esse total incluí memória da gráfica e de outros módulos que possam usar memória própria, e como tal, toda a memória existente no sistema que não RAM, disconta na RAM disponível para ti. o vista sp1 não corrige este problema, o que faz é reconhecer a quantidade de RAM que tens no sistema, mas não quer que faça uso dela. Pondo por termos simples, se pelo mesmo preço tens ITM e 4 Gb de Ram mt bem, senão não te preocupes com isso para já.

3- a turbo cache mais uma vez, só faz uso da ram que o sistema pode usar (imagina que tens 4 gb e uma gráfica de 512mb e mais nenhuma placa com memória própria, fica com 3.5gb livres para o sistema, incluindo turbo cache.

4- pela experiencia que tenho (incluindo que tenho essa 9600gt) tu não colocares a resolução nativa, nota-se no ambiente de trabalho, nos jogos podes por a resolução que quiseres que o monitor n fica diferente. e a gráfica não é desenhada para uma resolução específica, o ecrã é que é, se ligares a um ecrã externo por exemplo não tens problemas nenhuns com resoluções nativas ou n. mas digo-te que no ecrã a 1440x900 tive de aumentar o tipo de letra que estava a fazer algum esforço de vista, por isso imagino 1680x...

5- houve uns tempos em que mts portáteis traziam uma porta para ligar a dvi (mini-dvi se não me engano), hj em dia é raríssimo. quase tds tÊm é HDMI que é facil de converter para DVI

PS: ah e parece-me que o compal que viste que custava menos 200 euros que o hp tinha uma 8600gt e não a 9600gt que ainda tÊm uma bela diferença

Última edição: 1 de Setembro de 2008
  13. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Obrigado pelas respostas, bzoiro, estou bastante mais esclarecido.

Como não tenho pressa, acho que vou esperar mais 2 meses e ver no que dá o mercado das gráficas, pode ser que saia essa eventual 9650GT, mas se não sair, também já estou convencido que a 9600GT deve ser suficiente para os meus requisitos. Gosto de jogar, sobretudo GTA, mas não sou nenhum gamer ultra-exigente... Aliás, ainda hoje jogo os restantes GTA3's (os que não são em top-down) com o mesmo gosto, porque a história e os detalhes do jogo é que me continuam a deliciar...
    Turbo Memory, já vi que é para esquecer, mais vale comprar um PC com 4GB de RAM e expansibilidade até aos 8GB, do que me andar a fiar em tecnologias com nomes sonantes mas sem provas dadas de competitividade.
    Sobre o Compal, tens toda a razão, fiz confusão, vi mal e na altura até estranhei porque até estava à espera de ser 9600GS, quando vi o "GT" nem reparei que tinha um "8600" atrás... :/

14. CO2

CO2 Power Member

ATI 3650 versus geforce 9600GT

E a gráfica Radio ATI 3650 não é uma boa opção? Há quem afirme que uma ATI 3650 comporta-se melhor num ecrã com resolução 1280x800 do uma 9600 GT num ecrã com resolução 1490x900.
    O que acham?

15. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Pois, se isso acontece ou não, não sei, mas também estás a comparar resoluções diferentes logo não é muito justo. Não sei se tens consciência, mas de uma resolução para a outra há um aumento de 30% de área em pixeis, logo muito mais dados para processar.

Em benchmarks, a 9600M GT fica sempre à frente da ATI HD 3650, logo deve ser melhor... ;)

16. starcraft2

starcraft2 Power Member

Penso ser o HP dv5 1050/1040. Não encontrei outro melhor nesta gama de preços. O g50 seduz-me muito mas o tempo de entrega desconhecido não me agrada, bem como ser muito pouco discreto. Parece feito para quem gosta de tuning, isto sem qualquer desprimor para quem gosta, mas eu geralmente gosto de ser mais sóbrio e discreto. Os toshibas são igualmente interessantes mas a ati parece perder... Pessoalmente gosto da HP. Já agora, sabem se é possível comprar o HP sem SO? Fica mais barato? Haverá drivers para XP para este pc?

Abc

17. OubeLa

OubeLa Power Member

Tenta não enganar as pessoas por favor. Nenhum SO de 32bits suporta 4GB de RAM, esqueçam isso. Nem o vista, nem o XP, nem Linux, nem Mac OS X. Querem usar 4GB ou mais de RAM precisam de um SO 64bits. Quem está minimamente por dentro do assunto sabe perfeitamente que apesar de aparecerem ou não os 4GB lá é indiferente. Alias, na realidade o que está mais correcto é o caso do SP1, já que tens 4GB, o que não quer dizer que possam ser usados. Melhor dizendo, até podem, activando a PAE, mas não aconselho.

Isso é claramente um artigo escrito por alguém que simplesmente acordou hoje para a vida, ou então por alguém que não gosta do Vista. Nunca vi em lado nenhum a dizer que o Vista SP1 permitia usar os 4GB de ram :zzz:

18. BrokasMan

BrokasMan Power Member

................................................

Já agora, aproveitando essa deixa, podes esclarecer-me esta duvida?...

Aconselhas 1 SO 64 bits ou de 32 bits neste momento? Vantages e desvantagens de 1 e de outro? É que já ouvi dizer que ainda é dificil encontrar driver's e programas compativeis com o de 64 bit's...

Outra duvida é pq é que existem modelos de portateis a serem lançados agora só com opção de SO de 32 bits? Por exemplo os Toshiba Qosmio que vão chegar à excepção do X300 que é o modelo gamer da gama Qosmio, vêm todos com o de 32 bits...existe alguma razão logica racional para isso?

19. GtAkReYz

GtAkReYz Power Member

Vamos lá ver, não gosto que digam coisas sobre mim que não são verdadeiras. Eu, ignorante que sou nesta matéria, não tentei enganar quem quer que fosse. Limitei-me a citar um artigo que contrariava o que disse o luisnogueira, que postei para não estar a fazer afirmações contraditórias não-suportadas, e disse apenas que o "bug" não tinha sido corrigido pelo SP1, apenas maquilhado. Sei agora (não graças a ti) que afinal nem sequer se trata de um "bug", mas de uma limitação dos sistemas de 32bits. Repara que no mesmo post em que eu pus o link para o artigo, perguntava antes se o XP de 32bits também "padecia" desse bug. Por isso, agradecia um pouco mais de contenção quando me quiseres acusar de algo que não fiz... ;)

20. OubeLa

OubeLa Power Member

Bem, peço desculpas pelas minhas palavras excessivas, não foi minha intenção ofender :).

BrokasMan, não terás problema nenhum em usar a versão de 64bits, se a fabricante do portátil der suporte aos 64bits (coisa que infelizmente nem sempre acontece). Num laptop pode ser complicado usar, eu apenas não uso porque não há drivers para a webcam e leitor de cartões de memoria. Tirando isso quase não há incompatibilidades entre o Vista 64bits e software. Em relação ao uso da versão 32bits por parte dos fabricantes é mais por perconceito do que qualquer outra coisa, só depende deles lançarem os drivers, e com o lançamento de drivers cada vez menos incompatibilidades existem.

Eu recomendo o Vista 64 bits, quando for possível usar (drivers...). No entanto, pode acontecer de um ou outro software não funcionar, não nego isso.

Partilhar esta Página