1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Portatil até 1800 € ? Mac? PC?

Discussão em 'Aquisições/Upgrades Portáteis' iniciada por LipSlide, 18 de Dezembro de 2006. (Respostas: 4; Visualizações: 659)

1. LipSlide

LipSlide Power Member

Vou comprar um portatil, posso gastar no máximo até 1800 euros.
    A minha primeira escolha foi logo o Macbook Pro 2.16 que com o desconto estudante fica em 1800 e pouco.
    O computador vai ser usado apenas para trabalhar (nada de jogos), essencialmente imagem e video (photoshop, illustrator, Premier, After Effects, Final Cut Pro).
    Tenho tentado informar-me por ai e cheguei á conclusão que pelo mesmo valor encontro PCs com specs muito superiores (Asus AJ8S, entre muitos outros), com gráficas de 512Mb, contra os 128Mb da gráfica do Macbook Pro.
    Contudo quando meto esta questão toda a gente me diz, "epá se isso é para trabalhar e ainda por cima imagem e video, vai para o Macbook Pro".
    Agora pergunto eu...entao se os outros PCs tem specs parecidas ao MBP mas tem ainda muito mais memoria gráfica não são supostamente superiores para trabalhar, ainda por cima imagem e video?

Peço a todos os que queiram colaborar que me deixem a vossa opinião e se não for pedir muito que me deixem algumas alternativas até 1800€.

Desde já o meu obrigado.

2. ricreis

ricreis Power Member

Andaste a falar com Mac users não foi? :)

De experiência, uso Freehand, Photoshop e um programa de animação 3D com regularidade no meu ASUS F3Ja (Core 2 Duo T7200+ATI Mobility Radeon X1600 com 256 MB Vram+256 MB ram partilhada) e digo-te que nunca tive problemas nenhuns a correr qualquer um destes programas.

Esse mito dos Mac's serem melhores para programas de design gráfico vem do tempo do MacOS 9, quando esses programas eram feitos para MacOS e depois adaptados para Windows. Isso já não acontece pelo que, a não ser em programas feitos especificamente para Mac (caso do Final Cut), um PC com melhores specs é superior a um Mac (E mais barato).

Agora numa coisa há uma grande diferença, que é a nível de sistema operativo. O MacOS X "desenvolve" mais que o Windows, porque é feito especificamente para o hardware usado nos Macs.

3. setekh

setekh Power Member

sem querer entrar na guerra Mac vs PC (até porque uso dos 2 :P), acho que falta dizer o seguinte - um Mac é um Mac...e um PC é um PC :P
    Do modo como vejo as coisas, os argumentos contra e a favor de cada uma das facçoes sao

PC
    - mais baratos
    - maior flexibilidade na configuração
    - placas gráficas com mais memória dedicada

- QUALIDADE DO ECRÃ (não...o caps lock não encravou :P esta é mesmo - a meu ver - a grande desvantagem dos PCs)

MacBook Pro
    - excelente qualidade do ecrã
    - SO direccionado para a produtividade, mais fiavel e estável que o Windows
    - melhor e fácil calibração das cores (ter muita atenção a isto quando se mexe em programas de design gráfiico)
    - resolução (1440x900)
    - porta firewire 800
    - design

- limitação das specs
    - incompatibilidade com PC
    - photoshop CS2 não optimizado para o CPU (só o CS3 - a sair na primavera - é que vai resolver isso)

lendo novamente o meu discurso parece um pouco o de um fanboy...mas há que dar crédito a quem merece. com €1800 disponíveis para um portátil eu escolhia o macbook sem qualquer margem de dúvida :)

agora acho que se põe a questão - será que eu preciso/quero gastar €1800 num portátil?

para um orçamento mais moderado (€1350) há o Asus F3JP que me parece ser bem porreiro :)

4. LipSlide

LipSlide Power Member

Muito obrigado aos dois pela vossa opinião.
    No seguimento dos aspectos que referiram acham que o facto do MBP ter uma gráfica com pouca memória vai ter um desempenho pior que um PC com 512MB na gráfica?
    Ontem disseram aqui por outro topico que a performance de uma gráfica não se mede só pelos Mb e que uma gráfica com 128 Mb nem sempre é pior que uma com 512 Mb...

Mais uma vez obrigado.

5. setekh

setekh Power Member

Para não variar....depende :P

Uma placa gráfica mede-se não só pela quantidade de memória, mas também pela frequência a que essa memória funciona (por isso é que as placas com GDDR3 são bem mais caras que as com GDDR2) e, (principalmente) nos portáteis, também é preciso ter em atenção se a memória é dedicada ou partilhada (a performance de gráficas com memória partilhada nem se compara com as de memória dedicada)

A X1600 128MB é uma boa gráfica, e aguenta perfeitamente tudo aquilo que podes querer fazer no Photoshop, InDesign, Illustrator etc, mas se utilizares muito o Maya ou outro software de 3D rendering a sério :P já é capaz de se notar diferença para uma X1600 256MB (e sim...esta dá para tudo e mais alguma coisa...e sobra :P)

Partilhar esta Página