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Portatil avariado pela quarta x em ano e meio...

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico Portáteis' iniciada por Inspecter, 25 de Maio de 2007. (Respostas: 12; Visualizações: 1370)

  1. Inspecter

    Inspecter [email protected] Member

    Boas.

    Tenho um familiar que à um ano e meio atrás comprou um fujitsu-siemens na Vobis do Vasco da Gama...Entretanto avariou-se/ teve defeitos ja por quatro vezes...

    De salientar que ja veio de inicio com as luzes de funcionamento ( ligado, leitura, caps-lock, etc) desligadas...

    1ª avaria- O portatil desligava-se sozinho... Foi activada a garantia e "arranjado"...

    2ª avaria- O portatil passado 2 meses voltou a desligar-se sozinho... Foi "arranjado" de novo...

    3ª avaria- O monitor desligava-se sozinho, mas bastava mexer nele para ligar... Foi "arranjado" e corrigido o problema das luzes de funcionamento...

    4ª avaria- O monitor veio apertado demais, e qd se inclina para a frente ou para trás desliga-se no movimento, além a placa wireless nao funcionar (antes funcionava)... segundo o tecnico da Clix k fez a instalacao wireless a placa está desligada (?!) ...

    Faltando uns 5 meses para acabar a garantia, gostava de saber se não são motivos suficientes para exigir a devolucao do dinheiro ou troca de equipamento, fazendo uso se preciso da "queixa á DECO" da qual o dono do portatil é socio, e pedir o livro de reclamaçoes do serviço de reparações da Vobis?

    Cumps
     
  2. luikki

    luikki Power Member

    podes fazer tudo isso e, ainda melhor, colocar o problema, ao fabricante (tel. 21 891 1777) e pede informações sobre o procedimento a tomar...
    além disso, podes consultar as condições da garantia.
    devolução do dinheiro, depois de todo este tempo...não me parece possível...
     
  3. Johanam

    Johanam Power Member

    Deixa-me começar por dizer que, o portatil em si, foi uma má escolha...
    Ja devias ter feito reclamação e ter partido a loiça toda logo na 3ª avaria.

    Vai á Vobis e diz que se não arranjarem uma solução para o teu portatil dentro de 1 semana que instauras um processo! E diz tambem que não existe possibilidade de negociação quanto a devolução. Diz que queres mesmo uma devolução a menos que tenham uma ideia luminosa que te faça mudar de ideias.

    Abraço!
     
    Última edição: 25 de Maio de 2007
  4. CowboyFromHell

    CowboyFromHell Power Member

    maravilha pà Vobis esses Filhos Da P*** andam sempre a engonhar, tá se a passar o mesmo mas a agravante é que perdi a factura (aka garantia) e eles andam só a enrolar que é arquivo morto não podem fazer nada. No outro dia uma funcionária da própria Vobis disse-me que quando é assim eles têm 1 mês exacto por lei para entregar uma 2ª via, se se armarem em parvos sempre posso pedir livro de reclamações e chamar gerente, e ela diz que geralmente só nestes casos é que alguém se mexe para fazer alguma coisa. E o habitual é depois oferecerem cheque vale para fazer lá compras...Concluindo o mal é o pessoal deixar andar. Só estou à espera que passem trabalhos e exames da faculdade para tratar disto visto não poder ficar sem portátil.

    CHEERS
     
  5. brunobski

    brunobski Power Member

    Caso não saibas, não é obrigatório dar uma 2ª via da factura!
    E caso não saibas também já tive la na Vobis e tivemos a procura em 6 capas cheias de facturas por uma factura de uma cliente, que depois até chegou a conclusão que nem a pediu!
    Achas fácil procurar num molho de facturas?
    Soz pelo offtopic!
     
  6. CowboyFromHell

    CowboyFromHell Power Member

    Caso não saibas é sim obrigatório dar uma 2ª via e no prazo máximo de um mês. Até a funcionária da Vobis confirmou.

    CHEERS
     
  7. burnin

    burnin Power Member

    Última edição: 26 de Maio de 2007
  8. Inspecter

    Inspecter [email protected] Member

    Actualizacao:

    Falei com uma funcionaria da Vobis do Colombo (bem bonita por acaso :D ).

    Ela diz que a politica de reparacoes diz que só à terceira avaria do mesmo componente, pode ser devolvido o dinheiro ou feita a troca por outro... até lá vai a arranjar...

    Disse tambem que para quando levarmos o aparelho para pedirmos para falar com uma permanencia de loja ( ou chefe de permanencia, ja nao me lembro :S ) e expor a situacao...

    Por ultimo disse tambem para expormos o caso com a maior calma possivel porque senão o empregado que nos atende em vez de se preocupar com o caso e "defender-nos" perante a chefia, pode simplesmente "lixar no assunto"...

    Cumps e obrigado pela ajuda ;)
     
  9. yOURsELF

    yOURsELF Power Member

    Segundo o site da Deco: http://www.deco.proteste.pt/map/src/433051.htm
    "Entrega-se o produto para reparar ou, simplesmente, troca-se por um novo. A escolha é do consumidor, excepto quando tal se revelar impossível por o modelo estar esgotado ou for abuso de direito."

    Também gostaria de saber até que ponto essas políticas da loja contam. Segundo o que percebi é que o consumidor pode decidir-se pela troca do equipamento quando este avaria e não só à 3ª ou xª vez que tal aconteça..
     
  10. burnin

    burnin Power Member

    A minha interpretação do decreto lei e da explicação do que está escrito na página do consumidor, é que se houver algum problema com o equipamento, e esse problema for abrangido pela garantia, então, podemos exigir a devolução do valor do equipamento. Como exigir isto à loja ou simplesmente explicar isto ao "gerente" ou ao "simples" funcionário é outra história!
    Isso do funcionário "lixar" para nós é uma bacorada, dizes que queres falar directamente com o gerente e mais nada, não precisas sequer de falar com o funcionário!

    Eu tive um problema com a fonte de alimentação do meu portátil, fui lá e só disse isto, ou me dão uma nova neste preciso momento ou devolvo o computador todo, passado 5 minutos tinha uma fonte nova na minha mão.
     
  11. Inspecter

    Inspecter [email protected] Member

    burnin e quanto tempo tinha o portatil?

    Achas que era possivel eu lá chegar com um portatil com quase dois anos e exigir que se nao me "dessem" uma peça igual á que está avariada eles caíam nessa, ou que aceitavam o portatil de volta e devolviam o guito? :wow: eu axo que nao...

    O gajo da Fujitsu-Siemens disse-me os "arranjos"...

    1º- Motherboard nova

    2º- Disco Rigido Novo

    3º- Motherboard nova (outra x)

    Mas quando lá levar o portatil, dirijo-me logo para falar com a permanência de loja e resolvo o assunto a bem ou a mal...
     
  12. FastBoy

    FastBoy Power Member

    Uma nota, durante o tempo em que o portatil ou qualquer outro equipamento não está nas tuas mãos por motivos de reparação cobertos pela garantia, a garantia fica suspensa.
     
  13. burnin

    burnin Power Member

    Lá está, eu estou te a dizer o que está na lei, agora como podes fazer aplicar a lei é outra história! Se leres o que está no portal do consumidor é o que vale, agora como fazer valer os teus direitos já é outra história. Tens algum familiar advogado? Dá lhe isso a ler e ve se ele te escreve uma carta por exemplo, a exigir o cumprimento da lei.

    Ora se durante o prazo de 2 anos de garantia, existe um não funcionamento do bem, tens o direito de exigir umas destas 4 hipoteses. Eu no teu caso escrevia uma carta a Vobis a explicar o que se passou e a dizer que exiges a resoluçao do contrato com consequente devolução do preço pago! O que eles vao respoder? Não sei... acho que não perdes nada em tentar!
     
    Última edição: 31 de Maio de 2007

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