Portatil avariado pela quarta x em ano e meio...

Inspecter

Portugal@Home Member
Boas.

Tenho um familiar que à um ano e meio atrás comprou um fujitsu-siemens na Vobis do Vasco da Gama...Entretanto avariou-se/ teve defeitos ja por quatro vezes...

De salientar que ja veio de inicio com as luzes de funcionamento ( ligado, leitura, caps-lock, etc) desligadas...

1ª avaria- O portatil desligava-se sozinho... Foi activada a garantia e "arranjado"...

2ª avaria- O portatil passado 2 meses voltou a desligar-se sozinho... Foi "arranjado" de novo...

3ª avaria- O monitor desligava-se sozinho, mas bastava mexer nele para ligar... Foi "arranjado" e corrigido o problema das luzes de funcionamento...

4ª avaria- O monitor veio apertado demais, e qd se inclina para a frente ou para trás desliga-se no movimento, além a placa wireless nao funcionar (antes funcionava)... segundo o tecnico da Clix k fez a instalacao wireless a placa está desligada (?!) ...

Faltando uns 5 meses para acabar a garantia, gostava de saber se não são motivos suficientes para exigir a devolucao do dinheiro ou troca de equipamento, fazendo uso se preciso da "queixa á DECO" da qual o dono do portatil é socio, e pedir o livro de reclamaçoes do serviço de reparações da Vobis?

Cumps
 
podes fazer tudo isso e, ainda melhor, colocar o problema, ao fabricante (tel. 21 891 1777) e pede informações sobre o procedimento a tomar...
além disso, podes consultar as condições da garantia.
devolução do dinheiro, depois de todo este tempo...não me parece possível...
 
Deixa-me começar por dizer que, o portatil em si, foi uma má escolha...
Ja devias ter feito reclamação e ter partido a loiça toda logo na 3ª avaria.

Vai á Vobis e diz que se não arranjarem uma solução para o teu portatil dentro de 1 semana que instauras um processo! E diz tambem que não existe possibilidade de negociação quanto a devolução. Diz que queres mesmo uma devolução a menos que tenham uma ideia luminosa que te faça mudar de ideias.

Abraço!
 
Última edição:
maravilha pà Vobis esses Filhos Da P*** andam sempre a engonhar, tá se a passar o mesmo mas a agravante é que perdi a factura (aka garantia) e eles andam só a enrolar que é arquivo morto não podem fazer nada. No outro dia uma funcionária da própria Vobis disse-me que quando é assim eles têm 1 mês exacto por lei para entregar uma 2ª via, se se armarem em parvos sempre posso pedir livro de reclamações e chamar gerente, e ela diz que geralmente só nestes casos é que alguém se mexe para fazer alguma coisa. E o habitual é depois oferecerem cheque vale para fazer lá compras...Concluindo o mal é o pessoal deixar andar. Só estou à espera que passem trabalhos e exames da faculdade para tratar disto visto não poder ficar sem portátil.

CHEERS
 
maravilha pà Vobis esses Filhos Da P*** andam sempre a engonhar, tá se a passar o mesmo mas a agravante é que perdi a factura (aka garantia) e eles andam só a enrolar que é arquivo morto não podem fazer nada. No outro dia uma funcionária da própria Vobis disse-me que quando é assim eles têm 1 mês exacto por lei para entregar uma 2ª via, se se armarem em parvos sempre posso pedir livro de reclamações e chamar gerente, e ela diz que geralmente só nestes casos é que alguém se mexe para fazer alguma coisa. E o habitual é depois oferecerem cheque vale para fazer lá compras...Concluindo o mal é o pessoal deixar andar. Só estou à espera que passem trabalhos e exames da faculdade para tratar disto visto não poder ficar sem portátil.

CHEERS
Caso não saibas, não é obrigatório dar uma 2ª via da factura!
E caso não saibas também já tive la na Vobis e tivemos a procura em 6 capas cheias de facturas por uma factura de uma cliente, que depois até chegou a conclusão que nem a pediu!
Achas fácil procurar num molho de facturas?
Soz pelo offtopic!
 
Caso não saibas, não é obrigatório dar uma 2ª via da factura!
E caso não saibas também já tive la na Vobis e tivemos a procura em 6 capas cheias de facturas por uma factura de uma cliente, que depois até chegou a conclusão que nem a pediu!
Achas fácil procurar num molho de facturas?
Soz pelo offtopic!

Caso não saibas é sim obrigatório dar uma 2ª via e no prazo máximo de um mês. Até a funcionária da Vobis confirmou.

CHEERS
 
Actualizacao:

Falei com uma funcionaria da Vobis do Colombo (bem bonita por acaso :D ).

Ela diz que a politica de reparacoes diz que só à terceira avaria do mesmo componente, pode ser devolvido o dinheiro ou feita a troca por outro... até lá vai a arranjar...

Disse tambem que para quando levarmos o aparelho para pedirmos para falar com uma permanencia de loja ( ou chefe de permanencia, ja nao me lembro :S ) e expor a situacao...

Por ultimo disse tambem para expormos o caso com a maior calma possivel porque senão o empregado que nos atende em vez de se preocupar com o caso e "defender-nos" perante a chefia, pode simplesmente "lixar no assunto"...

Cumps e obrigado pela ajuda ;)
 
Segundo o site da Deco: http://www.deco.proteste.pt/map/src/433051.htm
"Entrega-se o produto para reparar ou, simplesmente, troca-se por um novo. A escolha é do consumidor, excepto quando tal se revelar impossível por o modelo estar esgotado ou for abuso de direito."

Também gostaria de saber até que ponto essas políticas da loja contam. Segundo o que percebi é que o consumidor pode decidir-se pela troca do equipamento quando este avaria e não só à 3ª ou xª vez que tal aconteça..
 
Também gostaria de saber até que ponto essas políticas da loja contam. Segundo o que percebi é que o consumidor pode decidir-se pela troca do equipamento quando este avaria e não só à 3ª ou xª vez que tal aconteça..

A minha interpretação do decreto lei e da explicação do que está escrito na página do consumidor, é que se houver algum problema com o equipamento, e esse problema for abrangido pela garantia, então, podemos exigir a devolução do valor do equipamento. Como exigir isto à loja ou simplesmente explicar isto ao "gerente" ou ao "simples" funcionário é outra história!
Isso do funcionário "lixar" para nós é uma bacorada, dizes que queres falar directamente com o gerente e mais nada, não precisas sequer de falar com o funcionário!

Eu tive um problema com a fonte de alimentação do meu portátil, fui lá e só disse isto, ou me dão uma nova neste preciso momento ou devolvo o computador todo, passado 5 minutos tinha uma fonte nova na minha mão.
 
burnin e quanto tempo tinha o portatil?

Achas que era possivel eu lá chegar com um portatil com quase dois anos e exigir que se nao me "dessem" uma peça igual á que está avariada eles caíam nessa, ou que aceitavam o portatil de volta e devolviam o guito? :wow: eu axo que nao...

O gajo da Fujitsu-Siemens disse-me os "arranjos"...

1º- Motherboard nova

2º- Disco Rigido Novo

3º- Motherboard nova (outra x)

Mas quando lá levar o portatil, dirijo-me logo para falar com a permanência de loja e resolvo o assunto a bem ou a mal...
 
Uma nota, durante o tempo em que o portatil ou qualquer outro equipamento não está nas tuas mãos por motivos de reparação cobertos pela garantia, a garantia fica suspensa.
 
burnin e quanto tempo tinha o portatil?

Achas que era possivel eu lá chegar com um portatil com quase dois anos e exigir que se nao me "dessem" uma peça igual á que está avariada eles caíam nessa, ou que aceitavam o portatil de volta e devolviam o guito? :wow: eu axo que nao...
Lá está, eu estou te a dizer o que está na lei, agora como podes fazer aplicar a lei é outra história! Se leres o que está no portal do consumidor é o que vale, agora como fazer valer os teus direitos já é outra história. Tens algum familiar advogado? Dá lhe isso a ler e ve se ele te escreve uma carta por exemplo, a exigir o cumprimento da lei.


Com esta medida pretendeu-se obrigar o vendedor a garantir, por um prazo mais dilatado, que em caso de não funcionamento do bem de forma adequada, ou que não esteja de acordo com as legítimas expectativas do consumidor, este tenha direito a exigir uma das seguintes reparações:
  • substituição do bem;
  • reparação do defeito;
  • redução do preço;
  • resolução do contrato, com consequente devolução do preço pago.
Ora se durante o prazo de 2 anos de garantia, existe um não funcionamento do bem, tens o direito de exigir umas destas 4 hipoteses. Eu no teu caso escrevia uma carta a Vobis a explicar o que se passou e a dizer que exiges a resoluçao do contrato com consequente devolução do preço pago! O que eles vao respoder? Não sei... acho que não perdes nada em tentar!
 
Última edição:
Back
Topo