Portátil barato (apenas para finais de Fevereiro)

6r4ff3r

Portugal@Home Member
Apesar de já ter metido um post semelhante a este no tópico do Romani, decidi na mesma criar um tópico, para que a visibilidade do mesmo não seja comprometida. No entanto, se os moderadores decidirem que este tópico é desnecessário, podem apagá-lo.

Agora, vamos ao assunto.

O portátil irá dar lugar a um Compaq de 14" e 3.5 kgs, que actualmente o uso nas deslocações para a faculdade. Apesar de ser algo arcaico (Celeron "Coppermine" 566 mhz), tem sido usado para algumas tarefas. Mas como a conexão com as redes na faculdade, são piores do que uma chamada de telemóvel numa aldeia fronteiriça (dado que uso um adaptador wi-fi usb 2.0, numa porta usb 1.1, e é a unica que o portátil tem), comecei a pensar num substituto.

1) Qual é o orçamento disponível?
Até 500€.

2) Qual ou quais os tamanhos que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Netbook: 10"

b. Pequeno e Leve: 13" - 14.1"
c. Tamanho vulgar: 15" - 15.4"

3) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não. Desde que a marca tenha uma assistência técnica razoável e bom suporte, tudo bem.

4) A que tarefas se destina o portátil?
Net, e trabalhos para a faculdade com recurso programação (Python,C,Prolog,Java,VBA,SQL...) usando ferramentas como o netbeans, eclipse e os editores de texto "da praça" (Emacs, Notepad++), e também o uso do office.

5) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou é para ficar em cima da secretária?
Vai ser transportado frequentemente, e com 90% das deslocações a pé.

6) Quantas horas de bateria necessitas?
Irrelevante, dado que irá passar boa parte do tempo ligado à corrente. Se for 2 horas, chega.
No caso do netbook, 3 ou mais horas.
Mas tanto no caso, como no outro, mais horas são sempre bem-vindas.

7) Vais jogar no portátil? Se sim, que jogos?
Não.

8) Importas-te de comprar o portátil pela Internet? Se preferes ver o portátil ao vivo, em que zona do país?
Porto.

9) Queres comprar o portátil com Sistema Operativo já incluído? Se sim, qual? Windows XP, Windows Vista ou Mac OS?
Sim. Qualquer um dos Windows.

10) Quais as resoluções de ecrã que preferes? (eliminar as que não pretendes)
Irrelevante.

11) O aspecto do portátil é importante para ti?
Apenas na prática, ou pormenores de construção.

12) Quando é que vais comprar o portátil?
Apenas em fins de Fevereiro (quando acabarem os exames).

13) Quanto espaço em disco queres, no mínimo?
A partir de 160 gb.

14) Precisas de uma drive óptica? Se sim, queres uma drive de DVD, de HD-DVD ou de Blu-Ray?
Só para backups, transferências de dados e pouco mais.

15) Precisas de alguma porta específica (HDMI, eSATA...) ou de outro tipo de comunicações (Bluetooth, ...)?
Desde que tenha o essencial (usb's, vga/dvi, wi-fi), tudo bem.
 
Após algumas experiências que fiz, resolvi mandar os 15.4" para o lado.

Como nem sempre levo o carro para a faculdade, e quero apenas algo para desenrascar (e não para "montar a tenda"), prefiro os seguintes tamanhos: 10", 12" e 13.3".

O orçamento continua até 500€, mas se puder esticar um pouco, também o faço.

O ideal seria um Macbook, mas apanhar promoções dos brancos não é fácil, e dar 1200€ por um unibody é (muito) acima das minhas posses.

De resto, mantém-se as respostas do questionário.

Sei que as novidades neste mercado são sempre constantes, mas apesar de só ir comprar no próximo mês, não deixei de desenterrar este tópico.

Agradeço a vossa ajuda.
 
Os brancos foram revistos tem agora um hardware muito semelhante aos unibody, mas mesmo assim o preço está perto dos €900: http://store.apple.com/pt_edu_940200/configure/MB881PO/A?mco=MzMyNTcwMg

Cumps

Pois, mas para isso tenho de aguentar mais algum tempo, e depois chegam as férias de Verão e não compensa comprar nessa altura. Dava-me jeito, mas para o próximo semestre.

Pode ser que volta e meia, apanhe alguma "promo"...nem que se lembrem de escoar os pretos (a não ser que já tenham escoado de vez, o que duvido).

EDIT: Obrigada pela sugestão, embora já tivesse conhecimento. No entanto, tenho que reflectir depois.
 
Última edição:
Back
Topo