Portátil bateria não removível

ncp

Power Member
"herdei" um portátil ASUS X555L, que tem uma bateria não removível.

Como devo lidar com este facto? Tenho estado a carregar e usá-lo até descarregar até aos 20% +ou-, e volto a carregar até aos 100%, com ele ligado e a ser usado, mas não sei se para a saúde da bateria este é o melhor procedimento?
 
Eu sempre fiz ciclos completos de carga e descarga num portátil com 5 anos; um Samsung NP530u4c-S04PT também com bateria não removível

Tenho a bateria a durar 1h30/2 horas com uso normal do PC (sem jogos). Quando comprei, acho que durava menos de 3 horas
 
Última edição:
Basta teres noção que tudo tem o seu tempo de vida e que mais dia menos dia terás que substituir. O tempo médio de vida de uma bateria (friso o médio) é de cerca de dois anos com capacidade aceitável. Após isso, acredito que encontres baterias baratas para substituição, que é extremamente simples nesse modelo.
Por curiosidade, já falta algum parafuso em baixo?
 
Viva. O PC tem os parafusos todos. Vou optar por cargas e descargas "completas", a ver se prolongo ao máximo a bateria.
 
Epá, a nao ser que precises de o usar sem estar ligado à corrente,usa-o ligado e nem penses nisso. Se pensares em substituir a bateria, é removivel como qualquer bateria, é so tirar a tampa de baixo e tens acesso a ela,e removes como qualquer uma.Talvez tenhas que tirar um parafuso que a segura,pouco mais.
 
Epá, a nao ser que precises de o usar sem estar ligado à corrente,usa-o ligado e nem penses nisso. Se pensares em substituir a bateria, é removivel como qualquer bateria, é so tirar a tampa de baixo e tens acesso a ela,e removes como qualquer uma.Talvez tenhas que tirar um parafuso que a segura,pouco mais.

Mais precisamente teria que retirar 10 parafusos em baixo e retirar o teclado (o teclado e o top case são um só, portanto sai tudo fora). Depois retirar 3 parafusos que seguram a bateria e substituir :)

Viva. O PC tem os parafusos todos. Vou optar por cargas e descargas "completas", a ver se prolongo ao máximo a bateria.

A minha questão dos parafusos prende-se com um problema crónico que esse equipamento tem. Mas se ainda estão todos no sítio e bem apertados, basta não pegares nele pelo canto direito que vai durar muitos anos.
Se começar a fazer estalos quando abres e fechas a tampa, é sinal que está na hora de um apertão aos parafusos.

Boa sorte com a máquina ;)
 
@Black_Puma olá!

Curioso que tenho aqui um PC comprado a um particular com dois meses de uso sendo que o modelo na caixa é o Asus K540u e do outro lado da caixa diz K540ua e já no CPU-z dá a informação que é um X540UAR vou lá eu saber ao certo qual é.
Bem mas no entanto falta realmente um parafuso por baixo, onde passa bateria, achei estranho pois nunca me pareceu aberto a ver pelos parafusos, mas agora que vim dar a este tópico o que poderá ser isso? Até porque a bateria dura umas 6 horas ou mais, ainda tenho isto só à 2 dias.
 
@GyGu

Boas!
O teu modelo não sofre do mesmo problema, no caso do X555 os parafusos que seguravam as dobradiças perdiam torque com o tempo e saltavam.
O teu tem o modelo comercial K540U, variante UA e a motherboard é da variante UAR. Cada letra significa uma coisa diferente, não sei ao certo o que quer dizer o R mas é a informar uma característica específica desse modelo (tipo ter gráfica).
O teu parafuso deve ser um caso isolado, mas arranjas outro facilmente para o substituir.
 
Obrigado @Black_Puma assim já fico mais descansado, porque quando li a tua conversa aqui encaixava na perfeição no meu caso de não ter ali um parafuso.
Acho isto meio "chato" de ter uma bateria não removivel, é a primeira vez que tenho um portatil assim (também só tive outro na vida que durou 12 anos), dá a sensação que vai ter menos tempo de duração de vida útil e depois trocar já tem que se desmontar o pc.
 
Tens que pensar de outra forma @GyGu, a bateria continua a ser removível. Só tens que tirar o teclado :)
Se analisares bem, é o preço de ter equipamentos mais baratos. Ao inserir a bateria no chassis poupa-se dinheiro e evita-se má manutenção por parte do consumidor (deixar cair, tirar a bateria quando não se devia, etc...).
Sou completamente a favor, desde que seja reflectido no preço do equipamento a poupança que a marca está a ter.
 
Pois eu comprei este usado por 300€ com 2 meses de uso, foi comprado em dezembro passado e tenho fatura de garantia, pareceu me um bom negócio @Black_Puma por um i5 8250u e dai ter surgido a minha dúvida também do parafuso. E nem sabia que não trazia a drive de CD/DVD também isto é bem leve que até me faz confusão, mas pronto se é assim que tem que ser o futuro eu apoio.
Por exemplo então para uma melhor conservação de bateria seria nunca deixar chegar aos 0% e nem aos 100% de carregamento, tipo só nos 75% e retirar da ficha e para manutenção depois bem mais tarde deixar descarregar e carregar até aos 100%.
 
Sim já instalei esse software, até porque o portatil ainda vinha com tudo da Asus e com o Windows Home penso eu e eu formatei para o ter o Windows 10 Pro, eu o portatil só utilizo mais ao sábado (quase o dia todo) e domingo até ás 19h qual será o melhor metodo para gerir a bateria na tua opinião? @Black_Puma
 
Última edição:
Back
Topo