Portátil com engasgos

foscloxe

Power Member
Boas!

Já há algum tempo que o portátil anda assim mas como sou teimoso deixei andar e esperei que o mal fosse embora. O que acontece é que do nada ele pára (freeze/hang) mas isto só dura uns 1 ou 2 segundos não mais que isto.

Ao inicio ainda pensei de ser do Chrome, ao abrir, o problema acontecia mas depois tranquilo.
Agora tenho estado com o Firefox e a mesma coisa, abro o browser, freeze de 1/2 segundos e segue, abro um link num novo separador e volta a fazer o mesmo, abro mais 3 ou 4 separadores e não volta a fazer.
Pensei de ser só do browser mas quando clico naquele ícone no canto inferior direito na barra de tarefas para aceder às definições, ele faz o mesmo.
Agora até aconteceu estar no zwame a ver uns tópicos e ao fazer scroll o gajo voltou a fazer o mesmo.

Tenho todas as actualizações e anti-vírus actualizados, faço limpeza de ficheiros e blá blá blá, tá polido :winknu:

Detalhes adicionais:
Firefox com dois extras activos (DuckDuckGo Privacy Essentials ; uBlock Origin) e um desactivado (Iridium)

Firefox com dois separadores abertos (uma página de um fórum e a página inicial do Youtube)
qxYd6FI.png


9XRqhAU.png


36auupE.png

SSD e HDD respectivamente
 

Tens ai no campo do SMART: "Ultra DMA CRC errors rate count" 2 erros......

Essa parte do SMART é a comunicação entre a Board e o disco, ou seja, quando começa a dar erros ai é porque tens um problema na porta SATA da board do portátil ou na ligação á board: cabo ou peça que liga o disco á board.

Podes mudar o disco para outra porta da tua board se o teu portátil tem dois slots para 2 discos?

Caso o portátil esteja na garantia manda o portátil para a marca com um print do smart do disco, o disco está bom a porta da tua board é que está a falhar.

Eu no desktop tenho uma porta sata avariada que originou 37 erros nos dois discos que lá estavam ligados a sata 2: um ficou com 17 erros de UltraDMA e outro com 37 e o pc fazia o mesmo que o teu portátil por causa disso: crashava e entrava em freeze ou nem arrancava...

Mudei os cabos para outras 2 portas sata 2 e resolveu...

Tenho dois SSDs ligados a sata 3 6 GB e tenho umas 4 portas sata 2 e uma delas foi á vida.

É isso que está a acontecer no teu portátil.
 
@SuperLuis Boas, já troquei os discos. O portátil só tinha slot para um disco mas como não fazia uso da driver óptica decidi colocar um segundo disco com um caddy (O portátil tem cerca de 6 anos)

Até ao momento ele está com os mesmos sintomas

Eq23jXt.jpg



Mesmo formatando ele até me dá a sensação que fica pior e depois "estabiliza". Não me consigo recordar no entanto se isto já acontecia quando tinha o OS no HDD
 
@SuperLuis Boas, já troquei os discos. O portátil só tinha slot para um disco mas como não fazia uso da driver óptica decidi colocar um segundo disco com um caddy (O portátil tem cerca de 6 anos)

Até ao momento ele está com os mesmos sintomas

Eq23jXt.jpg



Mesmo formatando ele até me dá a sensação que fica pior e depois "estabiliza". Não me consigo recordar no entanto se isto já acontecia quando tinha o OS no HDD

Atenção que o campo C3 do Smart também não está bem.

Segundo ponto: NÃO podes ter um disco ligado á porta Sata aonde os erros de UltraDMA surgem, mesmo que não seja o disco do sistema o portátil fica com os mesmos problemas.

Ou seja essa porta sata que tem problemas tem que estar sem nenhum disco ligado a ela para confirmares se o problema é só a porta ou o disco igualmente.

Uma porta sata com problemas nunca pode ter um disco ligado a ela porque o sistema fica todo marado mesmo que o disco ligado a essa porta não seja o disco de arranque.
 
Ou seja essa porta sata que tem problemas tem que estar sem nenhum disco ligado a ela para confirmares se o problema é só a porta ou o disco igualmente.

Quando mandei o primeiro print tinha o SSD no slot 1 e o HDD no slot 2 (a tal adaptação com um caddy)
Neste segundo print e atualmente, tenho o slot 1 vazio e o slot 2 com o SSD. O HDD está aqui em cima da secretária.

Ou percebi tudo errado?
 
Ou o problema é geral: Os dois slots ou então o SSD pode não estar bom por causa do outro campo do Smart.
Tens 100% de endurance no SSD?

Podes formatar e testar apenas o HDD com o Windows no slot 2 a ver se acontece os mesmos problemas?
 
Edit: tens 100% de vida no SSD...... Portanto o problema é mesmo do portátil e da board....

Edit 2: Tens a versão 1709 do Windows 10? Não andas ai com a RS4 pois não? É que a RS4 do Windows 10 anda a causar esse tipo de problemas.
 
Última edição:
Podes formatar e testar apenas o HDD com o Windows no slot 2 a ver se acontece os mesmos problemas?

É isso que terei que fazer um dia destes uma vez que não tenho mais nenhum disco (externo)

Edit: tens 100% de vida no SSD...... Portanto o problema é mesmo do portátil e da board....

Edit 2: Tens a versão 1709 do Windows 10? Não andas ai com a RS4 pois não? É que a RS4 do Windows 10 anda a causar esse tipo de problemas.

Epá, isso é que eu não queria ler :-D

Tenho a 1709 sim, já tive no programa insider e entretanto saí... secalhar até isso é um dos problemas.
Em suma, o próximo passo é mesmo isso, experimentar instalar o Windows no HDD porque creio até que com Linux em dual boot o gajo também se engasgava quando navegava

Muito obrigado pela disponibilidade e pela paciência! :beerchug:
 
De qualquer das formas tens ai os erros de TltraDMA.
Se esse valor continuar a aumentar então podes pensar noutro portátil novo ou então em usares o SSD numa caixa externa por USB e se o portátil suporta USB 3.0 Gen 1 até podes comprar uma caixa UASP USB 3.0 se a Bios suporta o UASP.

Caso suporte isso as velocidades do SSD na caixa externa são igual a Sata 3 6GB.

Mas é melhor confirmares se por USB o Windows já funciona sem problemas.
 
Back
Topo