Portatil como Media Center

leficoma

Power Member
Alguem usa o seu portatil como media center? Ou seja, se o ligam ao LCD HD/FullHD(i.e. sala como leitor de dvd, divx, mkv...?
A máquina aguenta? Quais os requisitos para isso?

Obrigado
 
Alguem usa o seu portatil como media center? Ou seja, se o ligam ao LCD HD/FullHD(i.e. sala como leitor de dvd, divx, mkv...?
A máquina aguenta? Quais os requisitos para isso?

Obrigado
Eu uso todos os dias e aguenta na boa mesmo. Os requesitos minimos deve ser paí teres um core 2 duo ,uma grafica dedicada, e 2 gigas de ram( ou seja o normal em qualquer portatil recente).
 
pois mas vai la meter um filme a 1080p num celeron e dps vem ca contar como correu.....

a 1080p ? a n ser que seja ripado tens de ter leitor de blueray ou HD DVD, n me parece que existam celerons com isso...


depois de ripado qq celeron recente tem poder para ler um filme desses...

Até o meu pda phone, ASUS p535 que tem um processador a 500 MHZ ve filmes com essa resoluçao, ser tiver espaço no cartao...

agora se tiveres a falar de fazer codificaçao de um formato para o outro...isso sim, um celeron é pouco...
 
Era exactamente ai que eu queria chegar...h264,x264...sei que existem graficas (hd2400,hd2600...) que fazem o decode, isso liberta o trabalho do processador. Sera facil encontrar um portatil com estas caracteristicas?
Em relacao ao ruido do portatil, será silencioso o suficiente para estar numa sala, no silencio da noite a ver um filme?
Quando chamam a atencao para as portas hdmi referem-se a "hdmi" ou a "dvi"?
"Codificacao de um formato para outro", referem-se a que concretamente?
Desculpem tanta pergunta mas tou um pouco a leste.

Obrigado
 
Em relacao ao ruido do portatil, será silencioso o suficiente para estar numa sala, no silencio da noite a ver um filme?
Isso aí depende bastante do portatil. O que podes fazer é quando fores a uma loja ver uns modelos pedires na loja para os porem sob load e escutares as ventoinhas de cada um no máximo para veres se te agrada.Mas penso que qualquer portatil relativamente normal não fará barulho nenhum( ou quase nenhum).

Quando chamam a atencao para as portas hdmi referem-se a "hdmi" ou a "dvi"?- falouse em HDMI pk alguns portateis hoje em dia já as trazerem, mas de qualquer forma mesmo que nao traga nao sera problema nenhum, pois com VGA ou DVI é suficiente (mesmo que quisesses HDMI compravas um cabo conversor).


Codificacao de um formato para outro = converteres de um formato para outro ( por exemplo meters um dvd no portatil e converteres o seu conteudo para um ficheiro .avi ) mas isso só foi referido na discussao de processadores sendo isso mencionado só para dizer que um celeron seria muito lento nessas lides.


Quanto queres gastar??? o mínimo que encontrei foi este http://www.*****.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisHP&scategory=computadoresPortateisHP&product=883585586837&minIndex=2&pageSize=8&orderBy=cy_list_price&template=Template%20Portatil
que penso já dar para o que queres.
o único problema que penso poder existir será nas ligações a sistemas de som.Vais usar??? é que os portateis nunca trazem placas de som sendo que para os ligar a sistemas tipo 5.1 acho que são necessarias.Ou nao sao??? disso nao percebo muito.
Se nao fores utilizar ligas por exemplo via HDMI à televisao e dessa forma tanto a imagem como o som "saem" da Tv como um canal normal.
 
Última edição:
Nos desktops, as boards actualmente suportam, 5.1, 7.1 integrados. Nos portateis nao sei mas se suportarem 5.1 será suficiente para mim pois nao tenho placa de som e nao sinto falta dela. Nao sou muito exigente a esse nivel ate pq vivo num apartamento e nao posso por a casa dos outros a tremer.
Quanto ao preço penso q me posso esticar ate aos mil areios, mas tudo vai depender do q a maquina tiver para me oferecer.
Outra coisa, posso mudar o sistema operativo que vem de origem? Ja ouvi comentarios a dizer que nao.

Cumps
 
Em relacao ao ruido do portatil, será silencioso o suficiente para estar numa sala, no silencio da noite a ver um filme?
Isso aí depende bastante do portatil. O que podes fazer é quando fores a uma loja ver uns modelos pedires na loja para os porem sob load e escutares as ventoinhas de cada um no máximo para veres se te agrada.Mas penso que qualquer portatil relativamente normal não fará barulho nenhum( ou quase nenhum).

Quando chamam a atencao para as portas hdmi referem-se a "hdmi" ou a "dvi"?- falouse em HDMI pk alguns portateis hoje em dia já as trazerem, mas de qualquer forma mesmo que nao traga nao sera problema nenhum, pois com VGA ou DVI é suficiente (mesmo que quisesses HDMI compravas um cabo conversor).


Codificacao de um formato para outro = converteres de um formato para outro ( por exemplo meters um dvd no portatil e converteres o seu conteudo para um ficheiro .avi ) mas isso só foi referido na discussao de processadores sendo isso mencionado só para dizer que um celeron seria muito lento nessas lides.


Quanto queres gastar??? o mínimo que encontrei foi este http://www.*****.pt/pt/Catalog/Detail.aspx?cIndex=5&catalog=hardware&categoryN=Hardware&category=computadoresPortateisHP&scategory=computadoresPortateisHP&product=883585586837&minIndex=2&pageSize=8&orderBy=cy_list_price&template=Template%20Portatil
que penso já dar para o que queres.
o único problema que penso poder existir será nas ligações a sistemas de som.Vais usar??? é que os portateis nunca trazem placas de som sendo que para os ligar a sistemas tipo 5.1 acho que são necessarias.Ou nao sao??? disso nao percebo muito.
Se nao fores utilizar ligas por exemplo via HDMI à televisao e dessa forma tanto a imagem como o som "saem" da Tv como um canal normal.


pelo mesmo preço que esse hp, encontras o toshiba A200 1Qd ja com 2Gb de ram, 160 Gb de disco e um CORE 2 DUO a 1.8 na stalpes de sintra.

por 699 tb encrontras na ***** do colombo um LG ja com bluetooth, 120Gb de disco, e um core 2 duo a 1.8 tambem...
 
a 1080p ? a n ser que seja ripado tens de ter leitor de blueray ou HD DVD, n me parece que existam celerons com isso...


depois de ripado qq celeron recente tem poder para ler um filme desses...

Até o meu pda phone, ASUS p535 que tem um processador a 500 MHZ ve filmes com essa resoluçao, ser tiver espaço no cartao...

agora se tiveres a falar de fazer codificaçao de um formato para o outro...isso sim, um celeron é pouco...

Isto é pra rir não? :rolleyes:

1080p num celeron? e num PDA? É melhor googlares o que quer dizer 1080p.
 
Isto é pra rir não? :rolleyes:

1080p num celeron? e num PDA? É melhor googlares o que quer dizer 1080p.

bem, tou a ver que isto vai de mal a pior...

o que se falou foi em termos de fixeiros ripados com origem em 1080p, é um bocado diferente.

quando ha rip, existe perda de resoluçao, ou nao?

o rapaz no post disse que queria ver fixeiros ripados de 1080p...fixeiros esses que ate o meu pda lê. agora se puseres umhd dvd ligado directamente a um celeron, isso sim, tenho duvidas que consiga ler um fluxo tão grande de dados como por exemplo um core 2 duo.

alguem quer um par de oculos para começar a ler melhor?
 
Última edição:
Vou recapitular
A minha ideia é ligar um portatil a um LCD37" FullHD da Samsung, numa sala, que faça o seguinte:

1-Sirva de leitor de DVDs (as drives fazem muito barulho?)
2-Sirva de leitor divx
3-Sirva de leitor BDrip e HDDVDrip (720p e 1080p) (aqui é q penso q a porca pode torcer o rabo, por isso queria um portatil com uma grafica que fizesse o decode)
4-Sirva de gravador de tv (terei de comprar um placa de tv externa né?)
5-Permita navegar na net no LCD sem problemas
6-Usar o windows media center ou semelhante

Podia sempre optar por construir um desktop, mas se conseguir aliar estas capacidades num portatil (embora mais caro) prefiro, porque me dá jeito a portabilidade para outras coisas.

Opinem
 
bem, tou a ver que isto vai de mal a pior...

o que se falou foi em termos de fixeiros ripados com origem em 1080p, é um bocado diferente.

quando ha rip, existe perda de resoluçao, ou nao?

o rapaz no post disse que queria ver fixeiros ripados de 1080p...fixeiros esses que ate o meu pda lê. agora se puseres umhd dvd ligado directamente a um celeron, isso sim, tenho duvidas que consiga ler um fluxo tão grande de dados como por exemplo um core 2 duo.

alguem quer um par de oculos para começar a ler melhor?

LOL mas tu sabes o que dizes?? tipo na net ha rips de conteudos de HD-DVD e de bluerays. Por exemplo eu sakei uns episodios de prison break que sao rips de blueray logo têm qualidade de 1080p sendo a sua resolucao nativa de 1920×1080 ,ou seja quando tu abres num reprodutor esse ficheiro, o tamanho do video a 100%( ou seja sem tu aumentares o filme,perdendo qualidade) é de 1920x1080, daí também cada episodio ter varios GIGAS!!! Para reproduzir isso de forma fluida é necessario algum poder de processamento logo um celeron NAO aguenta....
para o poster original e atendendo que tens 1000 euros pa gastar podes comprar este Z53SV-TASUS
 
Vou recapitular
A minha ideia é ligar um portatil a um LCD37" FullHD da Samsung, numa sala, que faça o seguinte:

1-Sirva de leitor de DVDs (as drives fazem muito barulho?)
2-Sirva de leitor divx
3-Sirva de leitor BDrip e HDDVDrip (720p e 1080p) (aqui é q penso q a porca pode torcer o rabo, por isso queria um portatil com uma grafica que fizesse o decode)
4-Sirva de gravador de tv (terei de comprar um placa de tv externa né?)
5-Permita navegar na net no LCD sem problemas
6-Usar o windows media center ou semelhante

Podia sempre optar por construir um desktop, mas se conseguir aliar estas capacidades num portatil (embora mais caro) prefiro, porque me dá jeito a portabilidade para outras coisas.

Opinem


eu tenho o toshiba a200-157 com uma intel x3100 e corre na perfeiçao qq tipo de filmes...

esta a 749 na ***** de Sintra.

Aqui ficam as specs:

Toshiba

Modelo
Satellite A200-1QD

Sistema Operativo
Windows Vista Home Premium (PT)

Processador
Intel Centrino Duo, Core2 Duo T5550
667 Mhz Front Side Bus
Chipset Intel 965GM + ICH8-M

Velocidade do processador
1.83 GHz

Cache
L2 2MB

Memória RAM
1024+1024MB DDR2 (667Mhz) RAM
Expansível a 4.096MB (limitação SO a 3.072 MB)

Disco Rígido
160GB SATA (5.400rpm)

Webcam
1.3 Megapixels e microfone interno

Drive DVD
SuperMulti Double Layer (todos os formatos de gravação: DVD-R/RW, +R(DL)/+RW e DVD-RAM):

Ecrã
TFT 15.4" WXGA panorâmico, TruBrite
16.7 milhões de cores
Resolução 1280x800

Comunicações
Com Fios - 10/100/Base-TX, Ethernet Lan, RJ-45, Modem integrado Azalia 56Kbps V.90, 14.4Kbps Fax, RJ-11
Sem Fios - WLAN 802.11a/b/g/ (compatibilidade WiFi)

Placa Gráfica
Mobile Intel Media Accelerator X3100

Memória Video
358MB TAG

Sistema Audio
16 Bits stereo
altifalantes stereos integrados
Toshiba Bass Enhanced Dolby Sound Room

Interfaces
Adaptador de suportes Media 6 em 1 (SD Card SmartMedia, Memory Stick, Memory Stick Pro, MultiMedia Card)
DC
RJ-45
RJ-11
USB 2.0
IEEE 1394
Saída TV

Software
Toshiba Disc creator
Toshiba ConfigFree
Password de supervisor
Toshiba DVD Player
Norton internet Security 2007 (grátis 90 dias)
Utilitários e Drivers Toshiba
Toshiba acustic silencer

Outros
Expansão - PC Card (Express card)
Slots de memória (0 para configurar)
HD Ready
Slot para cabo de segurança Kensington
Boot Pen drive USB
Compatibilidade SM BIOS
Comutador Wireless

Bateria
Iões de lítio, autonomia máxima de 3, 00H (Mobile Mark)
 
sousa2005, não querendo duvidar do que dizes. Mas já testas-te com ficheiros MKV a 720p ou 1080p, especialmente neste último e cujo som seja DTS?
É que tudo isto puxa pelo processador e gráfica.

leficoma, também estou à procura de um portátil para utilizar como media center para ligar ao LCD.
Quero ligar via hdmi, assim som e imagem seguem pelo mesmo cabo. E um dia se adquirir um amplificador com esta entrada, fará a descodificação do som.
 
Última edição:
sousa2005, não querendo duvidar do que dizes. Mas já testas-te com ficheiros MKV a 720p ou 1080p, especialmente neste último e cujo som seja DTS?
É que tudo isto puxa pelo processador e gráfica.

leficoma, também estou à procura de um portátil para utilizar como media center para ligar ao LCD.
Quero ligar via hdmi, assim som e imagem seguem pelo mesmo cabo. E um dia se adquirir um amplificador com esta entrada, fará a descodificação do som.

resta ainda acrescentar que essa gráfica Mobile Intel Media Accelerator X3100 não suporta hardware decode p/ h264, ou seja, qd tivers a bombar um h264 é tudo no cpu!!! :o

tb procuro um tatil k se desenrask bem em media-center (sem me preocupar mto pois a ideia é daqui a algum temp montar mm uma maq para iss) de qq forma deixo os items que (na minha opinião devem ter em conta):

Saídas Video: no minimo DVI mas se puder ser HDMI c/HDCP melhor (já tens o audio incorporado)
Saídas Audio: SPDIF (a não ser k já tenha HDMI)
Gráfica: c/ suporte para hw decode avc (h264) (GF8400 ou sup, HD2600 ou sup) e se possiv com hw decode vc-1 (code microsoft)
CPU: qq t7500 ou sup (se bem que eu vou esperar pelos t9300)

Se bem k dispensaveis estes itens podem dar jeito:
Uma porta e-Sata para ligar um disco externo
Um comando remoto
Placa TV

O resto fica ao critério do comprador...
Fui...

ps. tou à espera do Asus M50SA e do Acer Aspire 6xxxG Gemstone... nunca mais xegam... :(
 
Última edição:
se é para media center tenta escolher um com uma placa da ATI pois tem uma cor mais real (mesmo uma 2400xt serve-te bem para atingires os 1080p na boa)

tens aqui este que é uma boa opção


ou então um asus X50SL

que tem

coreduo t5500 1,8 Ghz
Hd3470
250Gb a 5400rpm
ecra a 15,4" (1200x800)
3 Gb de ram ddr2 667 mhz (1Gb + 2Gb)
vista home premuim pt
Entrada de vidio DVI e VGA (precisas de outro cabo para passar o som se usares a entrada DVI)

Este segundo que é o que tenho posso-te dizer que tem muitos bons resultados a mostrar conteúdos 1080p
 
Back
Topo